Após aguardar mais de 8 meses por uma consulta ginecológica, usuária da UBS do Novo Encontro, Juazeiro, recebe guia com data vencida: “Já passou”

0

 

Luzia da Silva, moradora do Novo Encontro, em Juazeiro, procurou o PNB, nesta quarta-feira (17), para relatar uma situação que vivenciou ao procurar a UBS do bairro em busca de uma consulta ginecológica.

Luzia, que trabalha como cozinheira, conta que 8 meses após esperar pela consulta com o especialista, somente hoje a guia enviada pela Secretaria de Saúde, chegou à unidade de saúde. No entanto, com uma observação que indignou a usuária: A guia já estava com a data vencida.

“No dia 8 de agosto do ano passado, fui ao posto de saúde do bairro, pois precisava de uma consulta com um ginecologista. A médica que me atendeu me encaminhou para a consulta com o médico. Recebi a guia e deixei na recepção do posto para ser marcada. A moça da recepção anotou meu número para avisar quando a guia retornasse já com a data marcada para a consulta. Como estava demorando demais, eu sempre que podia ia ao posto saber se tinha chegado ou se tinha alguma previsão, mas nunca chegava. Quando foi em outubro, fui na Secretaria de Saúde e lá me informaram que ia chegar no posto e era pra eu aguardar. Chegou hoje, dia 17 de abril, avisando que já passou da data. Simplesmente, eu perdi a consulta,” relatou a usuária.

Luzia, então, procurou a Agente de Saúde que atende à comunidade.

“Contestei com a Agente de Saúde e ela respondeu que a guia chegou hoje, dia 17, no posto e que a culpa não era dela e nem do posto, mas do setor de marcação da Secretaria de Saúde. Amanhã terei que ir no postinho de novo fazer outra consulta e aguardar não sei mais até quando para conseguir uma consulta com um ginecologista, ou seja, fazer tudo de novo. Corri atrás várias vezes, me informaram que chegaria na unidade do bairro e ao chegar, simplesmente, informam que já tinha passado. Sendo que aguardei incansavelmente,” concluiu Luzia.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome