Pescadores e navegantes do Rio São Francisco, em Juazeiro, na região norte da Bahia, realizaram uma ação para marcar o canal de navegação do rio. Segundo eles, cansados de aguardar pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a iniciativa buscou garantir mais segurança para quem trafega pela região.
“A operação de marcação do canal de navegação do Rio São Francisco foi uma ação planejada e executada pelos marinheiros do Vale, com o objetivo de garantir maior segurança e orientação para todos os navegantes da nossa região, especialmente diante da recente redução da vazão do rio. A ação foi realizada por nós, marinheiros, sem nenhum apoio institucional. A responsabilidade da marcação é do DNIT, mas como eles não fazem, a população está fazendo, porque estão acontecendo muitos acidentes, e o órgão que deveria fiscalizar e prestar esse serviço não cumpre seu papel”, disse um dos responsáveis pela ação.
Os marinheiros também fizeram um apelo para que o órgão responsável realize o serviço.
“A segurança no rio é dever da DNIT. Nós devemos, sim, ser cautelosos e cuidadosos, mas essas ações precisam partir dos responsáveis. Fizemos com muita garra e dedicação, mas não tivemos ajuda de nenhuma instituição, de nenhuma empresa, fomos nós mesmos que corremos atrás. Há muitos anos a marcação no rio não é feita, então começamos os trabalhos, colocando ao menos algumas boias nos trechos onde há pedras mais perigosas. O DNIT precisa tomar providências, senão vai acabar acontecendo mais acidentes. Na verdade, os acidentes continuam acontecendo. Quem sabe agora eles não fazem o restante das marcações no rio. Tanto antes quanto depois da barragem de Sobradinho, está faltando sinalização. Os pescadores sofrem muito com isso”, concluiu.
Estamos encaminhando a solicitação para o DNIT.
Redação PNB