Servidores públicos de Juazeiro, no norte da Bahia, entraram em contato com a redação do Portal Preto no Branco para questionar problemas no pagamento do PASEP 2023 e 2024. Segundo elas, o benefício, que já deveria ter sido creditado, não foi pago a todos os trabalhadores municipais.
“O problema foi o seguinte: nós, funcionários públicos, já deveríamos ter recebido. Ontem, quando começou a atualizar a carteira, atualizou de todo mundo. Mas alguns servidores, inclusive eu, ficamos de fora. A prefeitura não informou todas as pessoas que tinham direito. Então, mais uma vez, ficamos sem ser contemplados e sem receber o nosso PASEP, um benefício que já estava atrasado e que deveríamos ter recebido”, relatou uma servidora.
De acordo com ela, a informação inicial era de que todos os trabalhadores seriam contemplados, mas alguns profissionais acabaram excluídos.
“Fui hoje na prefeitura pessoalmente e disseram que foi um erro, que não sabem ao certo se vamos receber. Ou seja, vamos ficar no prejuízo. Falei que iria ao Ministério do Trabalho e responderam que não adiantaria, que não resolveria nada. Então a gente vai ficar no prejuízo. Era para todos terem sido contemplados igualmente. Se tentaram ajeitar todo mundo e não conseguiram, não deveriam ter feito parcialmente. Nem eu nem as demais somos piores do que ninguém. Todos somos servidores públicos e deveríamos ter sido contemplados da mesma forma”, disse ela.
Outra servidora também relatou problemas no benefício
A gestão atual informou que o problema havia sido resolvido, mas até agora nada foi feito. O prazo dado era até o dia 5 de outubro para atualização das informações, porém isso não aconteceu e continuamos sem esclarecimentos concretos. Eu tenho 22 anos de trabalho, mas na carteira de trabalho aparecem apenas 19”, disse ela.
“Eu trabalhei durante um ano na prefeitura. Quando olhei na minha carteira digital, só depositaram 253 reais, pois está constando que eu trabalhei nove meses, quando na verdade eu trabalhei durante um ano. Fui lá na prefeitura e falaram que eu só tinha esse valor a receber. Está errado”, protestou outro ex-servidor.
Gestão Andrei garantiu pagamento
Em março deste ano, após servidores que atuaram na Prefeitura de Juazeiro em 2023 denunciarem o não repasse das contribuições previdenciárias descontadas pela gestão de Suzana Ramos (PSDB), e alegarem que a administração anterior não havia alimentado o sistema eSocial, procedimento necessário para que os servidores recebam o benefício, o prefeito Andrei Gonçalves havia informado que “os servidores municipais de Juazeiro que não receberam o abono salarial do PASEP referente ao ano-base 2023 podem ficar tranquilos”.
O gestor anunciou na época ainda que “a Secretaria de Administração já realizou o repasse das informações ao Ministério do Trabalho e Emprego, garantindo que o pagamento seja efetuado ainda em 2025. A medida corrige a ausência de envio desses dados no ano passado, que deixou muitos servidores sem o benefício nos últimos anos”.
Encaminhamos as reclamações para a Prefeitura Municipal de Juazeiro e aguardamos uma resposta.
Redação PNB




Não só a gestão municipal anterior não pagou o INSS e também a nova gestão não está pagando,desconta dos nossos salários mais não repasse para o Inss
A gestão de Andrei também está descontando o INSs e não está repassando ao órgão ficando nós trabalhadores prejudicados nisso
Não estou aqui pra fazer de PASEP, e sim dos lixão q está se juntando na rua Ramiro Ribeiro isso no centro da cidade, fazem construção e reformas sem querer pagar continhas pra juntas restos dos restos dos materiais descartáveis, daqui pra frente ninguém mais vai transitar nus passeios tomados pelo lixo.