No dia 15 de julho, Juazeiro completa 145 anos de elevação à categoria de cidade. Para relembrar essa data, o Acervo Maria Franca Pires promove a exposição Juazeiro 145 anos: fragmentos de uma história, na Galeria Ivan Cruz, no dia 11 de julho, às 16h, na Galeria Ivan Cruz, Departamento de Ciências Humanas (DCHIII).
Com imagens fotográficas, cartazes e jornais que circularam no século XX, a mostra documenta modificações do espaço urbano e do patrimônio arquitetônico, cujas fotografias mostram locais que já foram demolidos. Alguns registros retratam práticas sociais e culturais relacionadas à navegação, educação e festividades.
A mostra é coordenada pela diretora do DCH III, Edonilce da Rocha Barros e a professora Andrea Cristiana Santos, com a colaboração da fotógrafa Lais Lino e alunos de Jornalismo em Multimeios. “A exposição é um presente para a comunidade juazeirense nesse momento em que se celebra 145 anos de elevação à categoria de cidade e um incentivo à visitação do acervo, que está disponível para pesquisas acadêmicas e atividades junto às escolas”, declara Edonilce Rocha. A comunidade pode visitar a exposição no período de 11 a 31 de Julho. As escolas da rede de educação pública e privada podem agendar visita guiada pelo e-mail ascomfrancapires@gmail.com. A mostra pode também ser visitada no perfil do Instagram @acervomfp a partir do dia 11 de Julho.
Ascom