PNB

4779 POSTS 0 COMENTÁRIOS

Número de analfabetos e taxa de analfabetismo seguem em queda na Bahia

0

O número de pessoas analfabetas e a taxa de analfabetismo continuou caindo em 2025 após três anos consecutivos de queda, chegando ao seus menores patamares nos oito anos de série histórica da PNADC Educação, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2025, na Bahia, 1,145 milhão de pessoas de 15 anos ou mais de idade não sabiam ler nem escrever um bilhete simples. Frente a 2024, quando eram 1,174 milhão, houve uma queda de 2,5% no número de analfabetos, o que representou menos 29 mil pessoas nessa condição, no período.

Apesar da queda, o estado ainda apresenta uma alta no número absoluto de analfabetos do país. A taxa de analfabetismo baiana ficou em 9,5% em 2025, frente a 9,9% em 2024.

No Brasil como um todo, 8,384 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade eram analfabetas, o que equivalia a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. Em 2024, esse indicador havia sido de 5,3%. O Plano Nacional de Educação (PNE) determina, em sua meta 9, que a taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos fosse de 6,5% em 2015 e que tivesse sido zerada em 2024.

O objetivo intermediário (6,5%) ainda não foi atingido por 11 dos 27 estados: os 9 do Nordeste mais Acre (8,9%) e Tocantins (6,8%). A meta final, de erradicação do analfabetismo, não foi cumprida por nenhuma unidade da Federação.

Na Bahia, em 2025, 6 em cada 10 pessoas analfabetas eram idosas (60 anos ou mais de idade): 62,7% ou 718 mil. A taxa de analfabetismo entre os idosos baianos é de 28,5%, indicando que 3 em cada 10 pessoas de 60 anos ou mais, no estado, não sabem ler nem escrever um bilhete simples. Também é maior entre os homens (10,3%) do que entre as mulheres (8,8%) e entre pessoas pretas ou pardas (9,8%), frente às brancas (8,3%).

A Tarde

Lula sanciona novo piso dos professores com reajuste de 5,4%

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)sancionou um aumento de 5,4% no piso salarial para professores da educação básica. O novo vencimento, no valor de R$ 5.130,63, foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19).

De acordo com o texto oficializado, o cálculo para a atualização anual do salário passa a ter base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e nas receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A fórmula anterior garantia um reajuste salarial de apenas 0,37%, enquanto a nova regra fixou o aumento em 5,4%. Em vigor desde janeiro deste ano por meio de Medida Provisória, a nova legislação ganhou aprovação no Senado em maio.

A nova regra, caso seja aplicada em todos os entes federativos, deve gerar um impacto de R$ 6,4 bilhões em 2026.

A medida vale para professores da educação básica com jornada de 40 horas semanais. Ainda de acordo com o texto, as outras jornadas de trabalho devem ter salários proporcionais ao novo piso estabelecido.

Bahia BA

Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%

0

A taxa de mortes no trânsito relacionadas com o consumo de bebida alcoólica caiu 19,5% no Brasil entre os anos de 2010 e 2024. A análise, divulgada nesta sexta-feira (19), Dia Nacional da Lei Seca, foi feita pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), referência nacional no tema.

Para se ter uma ideia, em 2010, o número era de 15 mil mortes. Em 2024, foram 13.075. No entanto, o estudo pondera que a quantidade voltou a subir a partir de 2020 (quando 11.600 pessoas perderam a vida).

Referência no mundo 

Segundo a coordenadora do Cisa, Mariana Thibes, a Lei Seca não deixou de funcionar e é uma legislação que serve de referência para o mundo ao reduzir os acidentes de trânsito e salvar vidas no Brasil.

“Essa redução foi da ordem de mais de 30%, desde que a lei surgiu (em 2008) até os últimos anos”, afirmou Mariana em entrevista à Agência Brasil. Ela concorda, no entanto, que há uma perda de fôlego em vista de “novos  desafios”. A Lei Seca começou a apresentar menos eficiência, conforme revelam os números.

“A gente vinha observando uma curva constante de queda até 2019, e a partir daí a taxa de mortes começou a crescer depois da pandemia”, acrescentou.

Mariana explica que isso ocorreu porque, embora a fiscalização tenha aumentado nos últimos anos, as formas de burlar também ficaram cada vez mais sofisticadas. “As pessoas conseguem se comunicar, usar aplicativos e saber onde estão acontecendo as fiscalizações”.

Impunidades

Além disso, ela lamenta que prevalece na população um senso de que é possível passar impune pela lei seca. Para conter isso, defende a intensificação das ações de fiscalização, o acesso a atendimento de emergência e as ações de prevenção que alcancem especialmente o público masculino (o que mais morre no trânsito).

De acordo com a Cisa, a partir de 2019, o uso de álcool é responsável por 36,6% das ocorrências no trânsito entre os homens e 26,3% entre as mulheres.  “O maior perfil de risco afetado pelas mortes são os homens jovens”.

Um problema é que a fiscalização convive com limitações, como o número de operações com uso de bafômetros e o aumento da frota e de acidentes com motocicletas.

Sensibilização

A coordenadora do Cisa recomenda que, para sensibilizar a sociedade a não beber e dirigir, as campanhas precisam ficar mais estratégicas. “É preciso ir além dos anúncios “de choque”.

“A evidência internacional mostra que as mensagens que se baseiam somente no medo têm efeito de curto prazo, mas não conseguem mudar o comportamento de forma sustentada”, disse ela.

O que funcionaria, na sua opinião, seria combinar educação, esclarecimento e percepção de risco real das pessoas.

“A pessoa precisa acreditar que vai ser fiscalizada e que vai ser punida”.

Os dados mostram que a maior parte das infrações acontecem nos finais de semana e durante a madrugada.

Por isso, um caminho seria promover a cultura de alternativas viáveis, como o transporte noturno e acessível, e os aplicativos de carona. “Quando a gente só sensibiliza, mas também não traz alternativa, ficamos com o limite claro”.

Tocantins lidera

De acordo com os dados, 18 estados apresentaram taxa de mortes por 100 mil habitantes superior à média nacional (6,2), como o Tocantins (13,4), Piauí (12,1) e Mato Grosso (11,1). Em relação às internações, 16 estados têm taxa superior. As maiores são no Espírito Santo, Pará e Acre.

“No caso dos estados com maior taxa de morte, a gente pode pensar em questões estruturais, rodovias mais perigosas, por exemplo, menor densidade de fiscalização e de acesso a serviços de emergência nas estradas”, afirmou Mariana Thibes.

Ela ressaltou que o hábito de beber e dirigir pode ser diferente conforme os estados. “São realidades específicas que precisam ser investigadas mais a fundo para que o poder público também possa dar respostas adaptadas”.

Agência Brasil

Correntistas cobram mais funcionários em agência do Banco do Brasil de Juazeiro e relatam demora no atendimento: “precisa disponibilizar mais pessoas para atender”

1

 

Correntistas da agência do Brasil, na Avenida Adolfo Viana, no Centro de Juazeiro, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar da falta de funcionários na unidade. Segundo os relatos, a escassez de servidores tem causado transtornos aos clientes, especialmente idosos que utilizam com frequência os serviços presenciais da agência.

Uma das correntistas afirma que a unidade fica sem atendimento quando o único caixa disponível se ausenta no horário do almoço e não há outro profissional para assumir o atendimento.

“Essa agência do Banco do Brasil, que fica aqui próximo à Catedral, quando o caixa vai almoçar, que só tem um caixa, fica sem ninguém. Se ele demorar vinte minutos, fica vinte minutos sem atender. Se demorar uma hora, fica uma hora sem atender”, relatou.

Segundo outro correntista, a agência atende um grande número de idosos que moram na região central da cidade e dependem do atendimento presencial para realizar operações bancárias.

“Como é uma agência próxima da gente, é uma agência que a gente sempre está usando. Tem muitos idosos que frequentam o local. Quando o caixa sai, as pessoas ficam esperando porque não tem outro funcionário para substituir. A gente acha que deveria ter mais servidores para atender a população”, afirmou.

Ele também cobra providências do banco para reforçar o quadro de atendimento e evitar que os clientes enfrentem filas e esperas prolongadas.

“O problema não é o funcionário almoçar, porque todo trabalhador tem esse direito. O problema é não existir ninguém para ficar no lugar dele. O banco precisa disponibilizar mais pessoas para atender os correntistas”, concluiu.

Estamos tentando contato com a agência bancária em busca de respostas.

Redação PNB

Após professor alertar sobre faixa apagada na BR-235, em Juazeiro, DNIT promete revitalização

0

 

Após o professor Josinaldo Diaz chamar a atenção para a faixa de pedestres apagada próximo ao colégio Modelo, na BR-235, em Juazeiro, no norte da Bahia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se manifestou.

Em nota enviada a redação do PNB, o órgão informou que a revitalização da faixa de pedestre já está no cronograma da equipe e será executada nos próximos dias.

Confira a nota na íntegra:

“O DNIT informa que a situação da sinalização da faixa de pedestres localizada na BR-235/BA, nas proximidades do Colégio Modelo, já foi identificada pela autarquia e integra a programação dos serviços de manutenção da rodovia.

A revitalização da sinalização horizontal no trecho está prevista para ser executada nos próximos dias, de acordo com o cronograma operacional das equipes responsáveis pela conservação da via.

O DNIT reforça que realiza monitoramento e manutenção permanentes ao longo da malha rodoviária sob sua responsabilidade, com foco na segurança viária e na melhoria das condições de trafegabilidade para motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam o trecho diariamente.”

O alerta

Segundo o professor, a faixa que atende diariamente estudantes e moradores do bairro Jardim São Paulo que circulam a pé pela via está praticamente apagada. De acordo com o relato, além da falta de visibilidade da faixa, também não existem placas ou outros dispositivos de advertência para alertar os motoristas sobre a travessia de pedestres no local.

“Peço atenção, por favor, à faixa na BR-235, que atende aos alunos do Colégio Modelo e moradores do Jardim São Paulo. A faixa está apagada e não há sinalização nenhuma. Diariamente, muitos pedestres circulam por aqui, principalmente adolescentes quando vão para o colégio. Um lugar com esse fluxo não pode ficar assim com uma faixa apagada”, disse o cidadão.

Segundo ele, após algumas cobranças à Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, o órgão informou que a manutenção é de competência do DNIT. Apesar disso, ele questiona a falta de diálogo e cooperação entre os órgãos para garantir a segurança dos pedestres.

“Por ser BR, alegam que é responsabilidade do DNIT, mas, se estamos falando de um perímetro urbano, a AMTT não pode enviar uma solicitação do serviço e cobrar a execução? O DNIT tem que adivinhar que aqui está assim e vir resolver?”, questionou o leitor.

Redação PNB

STF anula absolvição de empresário no Caso Mari Ferrer

0

O STF (Supremo Tribunal Federal) anulou, com unanimidade, a sentença responsável por absolver o empresário André Aranha, acusado de estuprar a influenciadora digital Mariana Ferrer. A nova decisão deverá orientar o julgamento de casos similares em todo o Judiciário do Brasil.

Com a nova decisão, proferida nessa quinta-feira (18), o processo deverá voltar a ser julgado pela Justiça de Santa Catarina, mas o juiz e o promotor que atuaram no caso anteriormente não poderão participar do processo.

Os juízes do supremo consideraram que provas produzidas em processos e julgamentos de crimes sexuais em que são violados os direitos fundamentais da vítima, especialmente no que toca a honra e a dignidade, são nulas.

No julgamento, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, argumentou que o Supremo tem construído uma jurisprudência sólida de proteção aos direitos das mulheres e, tendo isso em vista, declarou inconstitucionais a prática de desqualificar vítimas durante audiências judiciais e o uso da tese defesa da honra em crimes de feminicídio ou agressão contra as mulheres.

Moraes mostrou uma série de vídeos com trechos do depoimento de Ferrer e considerou que foi violada a dignidade da vítima. O ministro destacou que o advogado Cláudio Gastão Rosa ofendeu a vítima de maneira recorrente durante a audiência, sem qualquer intervenção por parte do juiz e do promotor. “Então, esse primeiro e importantíssimo ponto, não há nenhuma dúvida de que houve total desrespeito aos direitos fundamentais da vítima, houve revitimização, houve um tratamento cruel, desumano, com total anuência do promotor. O promotor, pelo jeito, estava de férias“, declarou Moraes.

Tendo em vista o constrangimento e considerando o fato de que uma das provas mais importantes em crimes sexuais é o depoimento da vítima, o relator chegou ao entendimento de que a prova foi obtida “em desrespeito total aos direitos fundamentais da vítima. Só por isso, ou tanto por isso, eu já anularia todo o processo a partir da audiência.”

A ministra Carmen Lúcia considerou que a atuação do Estado foi marcada por preconceito e por condutas ilícitas, fragilizando a vítima. Como forma de garantir às vítimas meios de comprovar possíveis abusos, a ministra sugeriu que as audiências de processos envolvendo crimes sexuais sejam gravadas – sempre com o consentimento da vítima – e anexados aos autos sob o mesmo regime de sigilo aplicável a esses processos.

Relembre o caso Mari Ferrer

Em 2018, a influenciadora Mari Ferrer acusou o empresário André Aranha de tê-la dopado e estuprado em uma boate em  Jurerê Internacional (SC). O empresário foi absolvido por falta de provas em primeira instância e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), ao julgar o recurso, manteve a sentença.

Imagens que foram a público mostram que, durante o recolhimento do seu depoimento, realizado pela 3ª Vara Criminal de Florianópolis, em 2020, a influenciadora foi tratada com sarcasmo, ofensas e insinuações sexuais por parte do advogado de defesa, sem que o o juiz, o promotor de Justiça e o defensor público coibissem a conduta.

O advogado Cláudio Gastão Rosa exibiu imagens pessoais da influenciadora e fez comentários como “Peço a Deus que meu filho não encontre uma mulher que nem você. E não dá para dar o teu showzinho, teu showzinho você vai lá dar no Instagram depois para ganhar mais seguidores”.

Mariana Ferrer chegou a chorar, mas ouviu do advogado ” “Não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso. E essa lágrima de crocodilo”.

Dessa forma, Ferrer pediu a anulação da sentença que absolveu o acusado por considerar que o seu depoimento foi prejudicado pelas ofensas e que essa situação teria servido como suporte para a absolvição de Aranha.

Bahia BA

Candidata contemplada na lista preliminar do MCMV, em Juazeiro, cobra resultado final e transparência: “a gente nunca sabe quando vai sair nada”; SOPH informa que o processo ainda está em andamento

0

 

Uma candidata contemplada na lista preliminar do programa Minha Casa, Minha Vida, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para cobrar a divulgação da lista final dos beneficiários. Segundo ela, apesar de as casas já estarem concluídas, ainda não há informações oficiais sobre a relação definitiva das famílias contempladas nem sobre a data de entrega das unidades.

De acordo com a candidata, a falta de informações tem gerado ansiedade entre os inscritos que aguardam a oportunidade de conquistar a casa própria.

“Gostaria de falar sobre o Minha Casa, Minha Vida. As casas já estão todas feitas e continuam fechadas. Não existe nenhuma data específica para a Prefeitura divulgar a lista final. Ninguém da Prefeitura ainda se manifestou sobre as casinhas. Estou morando de aluguel, só aguardando realizar meu sonho. Sou mãe atípica e, até agora, nada da lista”, relatou.

A candidata destaca que muitas famílias vivem a mesma expectativa e aguardam esclarecimentos sobre o andamento do processo de seleção e entrega das moradias.

“Cada etapa dessa seleção é às escuras, a gente nunca sabe quando vai sair nada. Muitas candidatas contempladas também estão aguardando com ansiedade a lista final”, disse.

Encaminhamos a cobrança para a Secretaria de Ordem Pública e Habitação. A pasta informou que o processo ainda está em andamento com análises das pessoas cadastradas. Mas ainda não tem data para a divulgação.

Lista preliminar

A divulgação da lista preliminar dos contemplados no programa Minha Casa Minha Vida, referente ao empreendimento Santo Expedito I, foi feita no dia 18 de maio, pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Habitação. A lista conta com 265 candidatos hierarquizados, sendo 204 munícipes classificados e 30% de cadastro reserva. Segundo a Secretaria de Ordem Pública e Habitação (SOPH), conforme Edital, a presença do nome na lista preliminar NÃO garante automaticamente a contemplação de uma Unidade Habitacional, pois os candidatos, após a entrega da documentação exigida, serão submetidos à análise da instituição financeira – Caixa Econômica Federal. Em caso de documentação pendente, ausente ou desistência, o município encaminhará os candidatos do cadastro reserva, conforme ordem de prioridade.

A classificação e hierarquização dos inscritos foi realizada com base nas informações declaradas no Cadastro Municipal de Habitação de Juazeiro-BA, além do cruzamento de dados com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), seguindo os critérios estabelecidos pela Portaria nº 738/2024 do Ministério das Cidades, pelo Decreto Municipal nº 432/2025 e pelo Edital nº 001/2025.

Após a divulgação da lista preliminar, a SOPH também realizou o pedido de recurso administrativo entre os dias 21 e 22 de maio para os candidatos que apareceram como aptos nas listas divulgadas pela Prefeitura de Juazeiro, mas que não constavam na relação preliminar de classificados para receber as unidades habitacionais. O resultado dos recursos ainda não foram divulgados.

Redação PNB

Sisu+: inscrições para concorrer a vagas do 2º semestre terminam hoje

0
Brasília (DF), 16.02.2023 - Página do SISU 2023 na internet. Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Os candidatos interessados nas vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu+), a etapa inédita e complementar do Sisu, podem se inscrever até as 23h59 desta sexta-feira (19), no horário de Brasília.

Os estudantes devem ter participado de uma ou mais edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos três anos e ter concorrido a vagas na etapa regular do Sisu 2026.

O sistema amplia as chances de acesso à educação superior pública dentro do mesmo processo seletivo, porque oferece eventuais vagas disponíveis para ingresso no segundo semestre de 2026 em instituições públicas de ensino superior que aderiram ao processo

Nesta primeira edição do Sisu+, 34 instituições, como universidades e institutos federais, aderiram ao processo seletivo.

Inscrições

Para se inscrever no Sisu+, os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até dois cursos, de modo independente das escolhas feitas em janeiro deste ano.

Se necessário, os estudantes que participaram da etapa regular podem atualizar informações socioeconômicas e alterar modalidades de concorrência.

É preciso indicar a primeira e segunda opção de preferência dos cursos. Até o fim do período de inscrição, o candidato pode alterar sua inscrição quantas vezes quiser.

Em cada uma delas, o estudante poderá visualizar o curso escolhido, o local de oferta, a instituição de ensino, o turno, o grau, eventuais ações afirmativas próprias da instituição (quando houver) e as modalidades de concorrência nas quais estará inscrito.

Confira o passo a passo para inscrição informado pelo Ministério da Educação (MEC):

– acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;

– faça o login na plataforma com a sua conta Gov.br;

– informe todos os dados de cadastro, como informações de contato, nome social e endereço;

– preencha o questionário de informações sociais e econômicas para que o MEC possa identificar as modalidades de cotas disponíveis;

– escolha o curso e a instituição desejadas;

– o sistema considerará a maior nota desde o Enem 2023 para classificar o candidato;

– com curso e opções definidos, e após verificar as modalidades de vagas disponíveis, é só confirmar a escolha e a inscrição no Sisu+ estará concluída.

Notas de corte

As notas de corte para a vaga pretendida já podem ser consultadas diretamente nas páginas do Sisu Aluno e do Sisu Vagas. As notas devem ser utilizadas pelos candidatos apenas como uma referência da situação em que se encontram para a vaga selecionada e não como uma garantia de seleção, avisa o MEC.

Restrições

Se o candidato aprovado na chamada regular do Sisu 2026 estiver matriculado em curso de graduação de instituição pública de ensino superior, pode participar normalmente do Sisu+, desde que opte por apenas uma das vagas, pois a legislação proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente.

Cronograma do Sisu+

A divulgação da única chamada regular com os nomes dos pré-selecionados será feita em 24 de junho na página eletrônica do Sisu.

Para quem precisar recorrer à lista de espera porque não está entre os pré-selecionados, o prazo para manifestação de interesse será de 24 a 26 de junho.

De acordo com o edital, o processo de matrícula para os selecionados na chamada regular começará a partir de 25 de junho.

Por fim, a matrícula dos convocados por meio da lista de espera terá início a partir de 1º de julho.

O que é o Sisu+

Coordenado pelo MEC, o Sisu regular tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior em instituições públicas que aderiram ao processo seletivo.

Já o Sisu+ não constitui novo processo seletivo, mas sim uma extensão do Sisu 2026. Foi desenhado pelo MEC para ser uma ferramenta mais eficiente a fim de aperfeiçoar a seleção de candidatos a vagas no ensino superior.

O ministério projeta que o Sisu+ seja usado em cursos tradicionalmente com alta rotatividade, onde o estudante é admitido, mas desiste da vaga ou muda de área, o que gera para as universidades públicas a necessidade da organização de sucessivas chamadas para preenchimento de vagas.

Com o Sisu+, a instituição pode adotar a estrutura automatizada do Sisu para rodar as listas de espera de forma mais rápida, garantindo que a vaga não fique ociosa.

Agência Brasil

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 36 milhões nesta quinta-feira (18)

0

A Mega-Sena pode pagar prêmio estimado em R$ 36 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 3020 que será realizado nesta quinta-feira (18).

O sorteio será a partir das 21h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

 

Redação PNB