PNB

4761 POSTS 0 COMENTÁRIOS

Feirão Limpa Nome da Serasa é prorrogado até 20 de dezembro

0

O Feirão Limpa Nome, promovido pela Serasa em parceria com a Febraban, alcançou números históricos em novembro e foi prorrogado até 20 de dezembro. Mais de 5,7 milhões de dívidas foram quitadas por 3 milhões de consumidores em apenas 30 dias, superando em 36% os resultados da edição do ano passado.

Na última sexta-feira, 29, 458 mil dívidas foram negociadas em um único dia, marcando o maior volume diário da história do programa. Segundo Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, “A impressionante adesão dos consumidores brasileiros às ofertas especiais nos levou a relançar o evento, estendendo os mesmos benefícios por mais três semanas”.

Além dos descontos que chegam a 99%, a edição de 2024 ampliou os canais de negociação, incluindo um telefone gratuito para atendimento, disponível até 6 de dezembro.

Na Bahia, o mutirão oferece mais de 28,8 milhões de dívidas com condições especiais de pagamento. Em Salvador, são 11,5 milhões de ofertas, enquanto mais de 6,5 milhões de débitos podem ser quitados por valores abaixo de R$ 100.

Os segmentos com maior número de negociações incluem securitizadoras, bancos e financeiras, além de telecomunicações.

Os interessados podem aproveitar as condições exclusivas do Feirão Limpa Nome acessando o site serasalimpanome.com.br, utilizando o aplicativo Serasa, disponível no Google Play e na App Store, ou entrando em contato pelo telefone gratuito 0800 591 5161, que estará ativo até o dia 6 de dezembro de 2024. Além disso, é possível realizar negociações presencialmente nas agências dos Correios espalhadas por todo o Brasil.

Com o 13º salário, a Serasa projeta que mais 2 milhões de dívidas sejam quitadas, consolidando o Feirão Limpa Nome como a maior ação de recuperação financeira do país.

 

A Tarde

Fim do ano: Cerca de 950 vagas de trabalho devem ser abertas em Juazeiro

0

Com as proximidades das comemorações de fim de ano, oportunidades de emprego temporário aquecem o mercado de trabalho em Juazeiro. Impulsionada pelo aumento da demanda durante as festividades, a previsão é a abertura de 950 novas vagas no comércio da cidade, já que o comércio e o setor de serviços no Brasil são os mais movimentados nesta época do ano, estimando 110 mil vagas temporárias, informais, efetivas ou terceirizadas, 16,18% a mais do que em 2023, até final de dezembro. São dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O presidente da CDL Juazeiro, Murilo Matos, destaca a importância das vagas temporárias para a economia. “As vagas temporárias são fundamentais para aquecer a economia no fim do ano e representam uma oportunidade valiosa para os trabalhadores demonstrarem suas habilidades e buscarem uma colocação fixa”. Ainda segundo Matos, “as vagas em Juazeiro também representam uma oportunidade de recuperação do comércio local, que enfrentou um período difícil nos últimos anos”.

Como as posições disponíveis abrangem diversos setores, especialmente comércio, logística e serviços, para o gerente da CDL, Éliton Oliveira, “a expectativa é que essas contratações ajudem a movimentar a economia do comércio varejista e de serviços de Juazeiro, proporcionando oportunidades para aqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, reforçando o quadro de funcionários das empresas para atender a demanda do final de ano.”

Modalidades de contratação

Uma pesquisa recente da CDL aponta que 62% dos empregadores pretendem contratar sem carteira assinada, 38% com registro formal e 20% por meio de empresas terceirizadas. Sendo a maioria das vagas para trabalho presencial (91%), com apenas 3% sendo para home office e 6% para o modelo híbrido. As funções mais procuradas incluem vendedores (46%), ajudantes (24%) e cabeleireiros (15%), seguidos por recepcionistas, manicures, caixas e balconistas, todos com 10% de intenção de contratação.

Ascom

Governo do Estado anuncia concurso para Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

0

Com o objetivo de seguir reforçando os efetivos das Forças Estaduais, o Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado (DOE), os editais para os Cursos de Formação de Oficiais para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O total de 130 vagas serão disponibilizadas para candidatos com idades entre 18 e 30 anos. A escolaridade mínima é nível médio. As inscrições poderão ser realizadas no site www.cfopmbm2024.uneb.br, entre os dias 5 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025. As provas acontecerão no dia 16 de fevereiro de 2025.

“Nos últimos 21 meses, o Governo do Estado contratou quatro mil novos policiais e bombeiros. Seguiremos investindo no nosso maior patrimônio, o profissional da segurança pública”, destacou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.

Cecom

Bahia recebe certificação do Ministério da Saúde por eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis

0

A Bahia foi destaque na cerimônia que marcou a certificação do Ministério da Saúde (MS) para estados e municípios que contribuem para a eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B.

A transmissão vertical se dá da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou o aleitamento. Para evitar esse tipo de transmissão, as gestantes devem fazer o pré-natal, com todos os testes e cuidados disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), que dispõe de insumos para prevenção, diagnóstico e tratamento, como preservativos, testes rápidos e laboratoriais, fórmula láctea, antibióticos e antirretrovirais.

Este ano, a Bahia tem cinco municípios contemplados pelas boas práticas voltadas para a eliminação da sífilis e do HIV. Alagoinhas recebeu Selo Prata Rumo a eliminação da sífilis; Eunápolis e Teixeira de Freitas conquistaram Selo Prata Rumo a eliminação do HIV; Santo Antônio de Jesus, ganhou Selo Prata Rumo a eliminação da sífilis e do HIV; e Luís Eduardo Magalhães foi contemplado com Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical da sífilis e do HIV.

Presente na cerimônia, em Brasília, coordenadora do Programa Estadual de HIV, Aids e outras ISTs da Bahia, Eleuzina Falcão, destacou a importância da certificação do governo federal e afirmou que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) tem trabalhado alinhada à Agenda 2030 da ONU, com 50% dos municípios com população igual ou maior que 100 mil certificados.

“Essa experiência proporciona maior integração entre a vigilância, atenção básica, assistência e rede laboratorial nos municípios, além do reconhecimento do papel do controle social para a melhoria na qualidade do pré-natal, parto e puerpério com vistas à prevenção da transmissão vertical do HIV, sífilis e Hepatite B”, enfatizou.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, pontua que o trabalho do estado em parceria com os municípios é fundamental para o sucesso de ações de eliminação da transmissão vertical desses agravos. “É essencial a união de todos os entes para conseguirmos bons resultados nas diversas áreas”, afirmou.

No ano passado, municípios baianos também se destacaram. Vitória da Conquista recebeu o certificado de eliminação de HIV e o Selo Prata Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da sífilis; Jequié recebeu o Selo Prata tanto para HIV quanto para sífilis; Barreiras foi reconhecida com o Selo Prata HIV e com o Selo Bronze Sífilis. Porto Seguro e Santo Antônio de Jesus, por sua vez, receberam o Selo Prata HIV.

Desde 2017, o Ministério da Saúde tem usado a estratégia da certificação subnacional da eliminação da transmissão vertical e concessão de selos de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical, adaptada de iniciativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis publicou este ano um novo Guia e seu Suplemento com diretrizes adequadas à realidade brasileira para orientar os estados e municípios brasileiros com 100 mil habitantes ou mais no processo de certificação.

 

Bahia Notícias 

5G de altíssima velocidade estará liberado para todo Brasil a partir de hoje

0

A partir desta segunda-feira, a rede 5G pura, de altíssima velocidade, passa a estar disponível em todos os 5.570 municípios do Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações.

A rede 5G pura (chamada de standalone, que opera na faixa de 3,5 GHz) tem hoje em média uma velocidade de 300 Mbps (megabits por segundo), cinco vez maior que o 4G.

Atualmente, 770 cidades têm a rede 5G puro ativa, somando 35 milhões de usuários, cerca de 13% dos 262 milhões de telefones em uso.

O 5G puro chegou ao Brasil em julho de 2022, em Brasília. Depois, as operadoras ampliaram a rede para as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

No país, já foram homologados 205 modelos de smartphones habilitados para operar na rede 5G.

Pelas regras do edital do leilão de 5G, as operadoras precisam atender 100% dos municípios com mais de 30 mil habitantes até 31 de julho de 2029.

Para a instalação da rede 5G, foi necessário liberar a faixa que era ocupada pela transmissão de TV. Segundo a Anatel, a liberação da faixa em todos os municípios não significa que as redes 5G serão instaladas de imediato nas localidades.

“A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, disse o órgão regulador em comunicado.

Nessa última etapa, foram liberados os últimos 190 municípios do país. O conselheiro da Anatel, Vinicius Caram, afirmou que a liberação da faixa de 3,5 GHz ocorreu com 14 meses de antecedência e, segundo ele, reflete os esforços “para levar o 5G o mais rapidamente possível para a população brasileira”.

Como navegar na rede 5G pura?

  • Celular: Para acessar a rede 5G pura (standalone), que opera na faixa de 3,5 GHz, é necessário possuir um smartphone compatível com essa tecnologia.
  • Chip: Além disso, é preciso ir a uma operadora para trocar o chip. Na Claro e na Vivo, é necessário adquirir um chip específico para ter acesso ao 5G puro. Já a TIM informa que seus chips atuais já são compatíveis com a tecnologia e não necessitam de substituição.
  • Redes: No cenário global e no Brasil, muitas empresas combinam equipamentos e redes 4G e 5G para oferecer maior velocidade de internet, comercializando o serviço como sendo 5G. Essa prática, conhecida como 5G DSS e 5G NSA (non-standalone), é permitida pelas regulamentações do setor.

O que é e quais são os benefícios do 5G?

É a quinta geração de conexão de internet móvel, que oferece mais velocidade para baixar e enviar arquivos.

O que muda do 4G para o 5G?

A rede 5G pura (chamada de standalone, que opera na faixa de 3,5 GHz) tem hoje em média uma velocidade de 300 Mbps (megabits por segundo), cinco vez maior que o 4G, possibilitando uma infinidade de novos usos, serviços e “realidades” que vão dividir espaço com os já populares streaming de vídeos e músicas em alta definição.

A chamada latência também é baixa na nova tecnologia, o que significa uma transmissão de dados mais fluida e sem demora para carregar.

Além disso, ela permite movimentos simultâneos entre duas pessoas interagindo na rede, como em games ou no uso de um aplicativo de ginástica, por exemplo.

A tecnologia também facilita novas experiências digitais, como realidade virtual e aumentada.

Qual a diferença do chamado 5G puro para o 5G DSS?

O 5G DSS é uma tecnologia lançada pelas empresas de telefonia no Brasil e no mundo para oferecer uma velocidade mais rápida que o 4G, mas ainda longe do 5G real. O DSS é uma combinação de frequências usadas para prover o 4G com antenas 5G. Isso permite oferecer velocidades maior, de 200 Mbps. É por isso que 5G DSS é chamado também de non standalone.

Alba promove reunião para votar renovação da subcomissão de fiscalização na Coelba

0

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo promove, nesta terça-feira (3), uma reunião ordinária na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para colocar em votação a renovação da Subcomissão de Fiscalização da Neoenergia Coelba.

Em novembro, a pauta foi debatida na casa legislativa através de uma audiência pública, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na sessão, foram ouvidos representantes da Neoenergia e a sociedade civil sobre os serviços prestados pela companhia.

“O nosso objetivo é que melhore os serviços de energia, que tenhamos contratos e regra que defenda mais o interesse público, que proteja o consumidor e que o debate não se esgote aqui, que entidades, cidadãos interfiram nesse processo”, disse o deputado Robinson Almeida, presidente da CCJ na audiência.

A renovação da concessão da Neoenergia Coelba está prevista para encerrar em 2027.

 

Bahia BA

Reajuste no preço do gás de cozinha entra em vigor nesta segunda (2); valor médio na Bahia chega a R$ 154

0

O gás de cozinha sofreu mais um aumento em novembro, com reajuste de 9,47% que passou a valer a partir de domingo (1º). A Acelen confirmou que o nono reajuste do ano já está em vigor nesta segunda-feira (2).

O valor médio do botijão no estado da Bahia subiu de R$ 147 para R$ 154, refletindo em um acréscimo de R$ 7 para o consumidor final.

Segundo a Acelen, o aumento foi decidido com base em variáveis do mercado, como o preço do petróleo no mercado internacional, a cotação do dólar e os custos de frete. A refinaria de Mataripe ressaltou que os preços podem continuar a oscilar, tanto para cima quanto para baixo, de acordo com essas flutuações.

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindgás) informou que apenas nos meses de abril e junho houve uma redução no preço do produto. Entre junho e novembro, o valor do gás subiu em cerca de R$ 19 para o consumidor final, impactando ainda mais o orçamento das famílias baianas.

 

Bahia BA

Terreiro Onyndancor lança no dia 05 de dezembro o livro “O Axé na história negra de Juazeiro/BA

0

No próximo dia 5 de dezembro de 2024, será realizado o lançamento do livro “Terreiro Onyndancor: O Axé na História Negra de Juazeiro/BA”, no Terreiro Ylê Asé Ayrá Onyndancor, localizado na Rua Pingo de Ouro, 588, Quidé – Juazeiro/Bahia, às 18h30 horas. Esta obra narra a história do terreiro de Candomblé, reconhecido como um dos mais antigos em funcionamento na cidade de Juazeiro/BA e a sua publicação foi possível graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo.

Já no dia 3 de dezembro, a comunidade do terreiro oferecerá um café da manhã às 09h30min à imprensa no local (mediante confirmação), com a presença do Babalorixá Edson Rosa e da Yalorixá Edna Rosa. Na oportunidade a equipe produtora do livro compartilhará suas experiências, desde a concepção até a finalização da obra, resultado de um trabalho de cinco anos. A discussão abrangerá as pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa RHECADOS (Hierarquizações Étnico-raciais, Comunicação e Direitos Humanos) – ligado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e ao CNPQ, coordenado pelas professoras doutoras Céres Santos E Márcia Guena, tendo como bolsistas os estudantes Brenda Mauricio, Marcus Gomes e Paloma Souza.

Este projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público Lei No. PG19/2023 Apoio a Publicação de Livros “e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.”
Importância do livro para o povo negro

O livro, procura reconstruir a história da criação do terreiro, a partir de relatos orais de familiares e pessoas próximas à comunidade religiosa e contribui para a preservação da história do povo negro e das religiões de matrízes africanas e indígenas. Estas abordagens são vitais para a construção de uma sociedade sem racismo religioso, justa, equitativa e diversificada.

A obra reforça a identidade cultural afro-indígena, considerando que as religiões desses povos são parte integrante da identidade racial e cultural de grande parte da população brasileira. A valorização e preservação da história e da memória dessas religiões são formas de resistência contra o racismo religioso. Ao reconhecer e respeitar essas tradições, a sociedade pode combater estereótipos negativos e garantir o direito constitucional à diversidade religiosa.

Organização do livro
O livro “Onydancor: O Axé na História Negra de Juazeiro/BA” possui 244 páginas, lançado pela Editora Oxente, de Paulo Afonso. O livro será vendido por R$ 40,00 e pode ser adquirido no site do projeto (www.onyndancorterreiro.com.br), que entrará no ar no dia 05 de dezembro. O texto é iniciado com uma apresentação, seguido pela introdução e mais por dez capítulos assim organizados:
Capítulo 1, “O Quidé e seus terreiros”, levantamento de alguns aspectos sobre a história da formação do bairro do Quidé e o surgimento dos primeiros terreiros do bairro de Juazeiro/BA..

Capítulo 2, “A fundação do Terreiro Onyndancor”, as memórias dos mais velhos e das mais velhas, que contam como tudo começou.

Capítulo 3, “Mãe Flora”, faz uma homenagem à matriarca, que principiou tudo ao lado de seu marido, Manuel Rosa e trata da iniciação da matriarca no Axé e de seu papel na preservação da ancestralidade.

Capítulo 4, “Pai Ezinho: o guardião da Casa de Xangô” Nessa parte do livro, o Babalorixá Edson Rosa, de 61 anos, atual líder religiosos do Anydancor, relata fatos sobre a sucessão do terreiro após a morte de seu pai, Manuel Rosa, e sua iniciação no Candomblé.

Capítulo 5, “Mãe Edna: a Yakekerê” é dedicado à Yakekerê do terreiro, Mãe Edna, que, lado a lado com o Babalorixá, preserva o Axé da casa.

Capítulo 6, “As irmãs e os irmãos Rosa e suas memórias”, a família consanguínea relatam as suas memórias e visões sobre o terreiro.

Capítulo 7, “As filhas e os filhos da casa e suas visões”. A maior festa do terreiro, dedicada ao Caboclo Zeca da Varginha, tem um capítulo especial.

Capítulo 8: “A festa do Caboclo Boiadeiro”, no qual há um registro de imagens de vários anos da festa.

Capítulo 9, “Ocupação negra no Vale do São Francisco”, traz uma breve história, desde o século XVI, da ocupação da região, passando pela luta dos povos indígenas contra a violência colonial e pela chegada dos africanos na região.

Capítulo 10, “Os caminhos do Onyndancor” é dedicado ao futuro, tentando responder para onde caminha o terreiro.

Evento:

O que: “Lançamento do Livro “Onydancor: O Axé na História Negra de Juazeiro/BA”

Quando: Coletiva de imprensa, dia 3 de dezembro de 2024 09h30min, na Rua Pingo de Ouro, 588, Quidé – Juazeiro/Bahia, e lançamento no dia 5 de dezembro de 2024 18h30min, na Rua Pingo de Ouro, 588, Quidé – Juazeiro/Bahia,

Local: Terreiro Ylê Asé Ayrá Onyndancor, localizado na Rua Pingo de Ouro, 588, Quidé – Juazeiro/Bahia.

Assessoria de Comunicação:
Marcus Vinicius Gomes de Jesus
Telefone/whatsApp: 71 988204558
Confirmar participação no café da manhã
E-mail: gomes.marcus.j@gmail.com
Outros contatos:
74 – 98835-4404 – Márcia Guena – Coordenadora do projeto
71 9 9989-7243 – Céres Santos – Coordenadora de pesquisa do projeto

Ascom

1ª Corrida Velho Chico, promovida pela Agrovale, acontece neste domingo (01)

0

Neste domingo (01) acontece em Juazeiro, no Norte da Bahia, a 1ª edição da Corrida Velho Chico, reunindo cerca de 500 atletas de várias partes do país. O evento é promovido pela Agrovale em parceria com o programa FazAtleta e o Governo da Bahia, com o apoio da TV São Francisco.

A largada da prova, aberta à participação de atletas de ambos os sexos, será às 6h30, na Orla Nova do município. Os participantes poderão escolher entre dois percursos: um de 5 quilômetros, destinado a atletas a partir dos 14 anos, e outro de 10 quilômetros, para competidores a partir dos 16 anos. A corrida passará por ruas do centro e de bairros periféricos, com retorno e chegada à beira do Rio São Francisco. Os cinco primeiros colocados serão premiados com troféus, e todos os atletas que completarem o percurso receberão medalhas.

A 1ª edição da Corrida Velho Chico também contará com uma tenda de Meio Ambiente, organizada pela Agrovale, que distribuirá mudas de espécies nativas da Caatinga, acompanhadas de orientações técnicas sobre plantio e cuidados. Para animar o evento, a banda Lyra garantiu um repertório repleto de sucessos do pop rock nacional e internacional.

A renda arrecadada com as inscrições dos atletas será integralmente destinada ao Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo.

Redação PNB