PNB

4761 POSTS 0 COMENTÁRIOS

Defesa Civil de Pernambuco dá início à Operação Inverno no Sertão do estado

0

A Defesa Civil de Pernambuco informou que iniciou a Operação Inverno no Sertão do estado, com o objetivo de preparar a região para o período chuvoso, previsto para os meses entre janeiro e abril de 2025.

A ideia da iniciativa é coordenar e fortalecer as ações de proteção e resposta a emergências nos municípios sertanejos, que historicamente enfrentam desafios durante a quadra chuvosa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26).

Segundo o major BM Luís Otávio, coordenador de Articulação e Gestão de Riscos da Defesa Civil, a operação vai trabalhar a integração dos órgãos envolvidos, elaborar planejamentos estratégicos e disciplinar as ações administrativas e operacionais.

Nosso objetivo é padronizar as ações gerenciais na resposta a emergências. Dessa forma, caso seja necessário estabelecer um gabinete de gerenciamento de crises, estaremos preparados para uma atuação coordenada em qualquer local do território estadual, disse o BM Luís Otávio.

Em nota, a Defesa Civil de Pernambuco informou que a ação vai permanecer em vigor até 30 de abril de 2025, com atenção especial aos meses de maior concentração de chuvas: janeiro, fevereiro, março e abril. Como parte da operação, equipes da Defesa Civil já realizaram visitas técnicas em cidades como Verdejante, Serrita, Carnaubeira da Penha e Mirandiba, no Sertão, avaliando a infraestrutura e identificando possíveis riscos.

Chuvas no Sertão de Pernambucano

A região Nordeste do Brasil, que ocupa cerca de 18% do território nacional, apresenta uma grande variabilidade nas chuvas. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Pernambuco, Morgana Almeida, no estado, são quatro áreas prioritárias definidas com base nos períodos de precipitação: o litoral norte, o litoral leste, a região central, que abrange grande parte do semiárido, e a região oeste, que faz fronteira com o Maranhão e a região do Matopiba.

Segundo a especialista, no Sertão pernambucano, o período chuvoso começa a partir de outubro, quando ocorre a transição entre o final da estação seca e o início da chuva. As chuvas nesse período são esparsas, com média climatológica ainda baixa. Em novembro, essa média aumenta, e o quadrimestre de maior precipitação ocorre entre dezembro e março, com os maiores volumes de chuva.

“No sertão pernambucano, mais especificamente no sertão do São Francisco, a condição mais chuvosa, o fator primordial para o estabelecimento da estação chuvosa, são as áreas de instabilidade provenientes, muitas vezes, de resquícios de sistemas frontais, ou seja, de frentes frias, que conseguem chegar ao sul baiano e instabilizar a região. Além disso, quando esses sistemas conseguem ficar parados por mais de dois dias, podemos ter estabelecido a zona de convergência do Atlântico Sul, que é uma banda de nebulosidade que se estende desde o sul da região amazônica”, explica a meteorologista.

Em regiões mais ao norte do Nordeste, o fenômeno responsável pela maior precipitação é a Zona de Convergência Intertropical, que começa a atuar em fevereiro, resultando em chuvas intensas no período.

Já o litoral nordestino possui um período chuvoso que vai do final do outono ao inverno, com chuvas causadas pelos distúrbios ondulatórios de leste, que se formam na costa da África e atravessam o Atlântico. Esses distúrbios provocam precipitações significativas ao alcançar a costa nordestina.

 

CNN Brasil

STF inicia julgamento sobre atuação das redes sociais no Brasil

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta quarta-feira (27), o julgamento de três ações que tratam da responsabilidade de provedores de internet na remoção de conteúdos com desinformação e disseminação de discurso de ódio de forma extrajudicial, sem determinação expressa pela Justiça.

A Corte vai julgar ações relatadas pelos ministros Luiz Fux, Edson Fachin e Dias Toffoli. Oo processos foram liberados para análise em agosto deste ano.

No caso da ação relatada por Dias Toffoli, o tribunal julgará a constitucionalidade da regra do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos.

No processo relatado pelo ministro Fux, o STF vai discutir se uma empresa que hospeda site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial.

A ação relatada por Fachin analisa a legalidade do bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp por decisões judiciais.

No ano passado, o Supremo realizou audiência pública para discutir as regras do Marco Civil da Internet.

O objetivo foi ouvir especialistas e representantes do setor público e da sociedade civil para obter informações técnicas, econômicas e jurídicas antes de julgar a questão.

Agência Brasil

Mega-Sena acumula e prêmio para a próxima quinta-feira (28) vai a R$ 60 milhões

0
Mega-Sena, concurso da Mega-Sena, jogos da Mega-Sena, loteria da Mega-Sena

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.800 da Mega-Sena, sorteado na noite desta terça-feira (26), no Espaço da Sorte, em São Paulo. Os números sorteados foram 01-13-19-46-50-57. O prêmio acumulou e vai para R$ 60 milhões no próximo sorteio, que vai acontecer na quinta (28).

Enquanto ninguém acertou no prêmio principal, a quina teve 73 apostas vencedoras que vão receber, cada uma, R$ 47.024. A quadra registrou 4.093 acertadores que embolsarão o prêmio individual de R$ 1.198.

Quem quiser tentar ganhar os R$ 60 milhões no próximo sorteio poderão fazer as apostas até as 19h no horário de Brasília, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. Pela internet, é necessário fazer um cadastro, ter mais de 18 anos e preencher o número do cartão de crédito. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.

 

Bahia BA

Sisu 2025 terá cotas para estudantes de áreas rurais

1
Brasília (DF), 16.02.2023 - Página do SISU 2023 na internet. Foto: Juca Varella/Agência Brasil

O governo Lula (PT) anunciou que, a partir da próxima abertura para inscrições, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) terá reserva de vagas também para alunos que estudem em escolas públicas ou comunitárias em áreas rurais.

A regra é válida para cursos de educação superior e para instituições federais de ensino que ofertam vagas em cursos técnicos de nível médio.

O objetivo, de acordo com o MEC (Ministério da Educação), é garantir equidade de oportunidades e maior integração. Embora já exista um mecanismo que preveja cotas para estudantes de escolas públicas, não existia o recorte por localização da instituição.

De acordo com o pasta, para serem elegíveis às vagas reservadas, os estudantes devem comprovar que cursaram integralmente o ensino médio em escolas localizadas em áreas rurais ou que atendem predominantemente populações do campo, como agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos e acampados da reforma agrária.

“A medida visa promover a inclusão social, garantindo que estudantes do campo tenham as mesmas oportunidades de acesso ao ensino superior que os alunos de áreas urbanas”, diz nota do ministério.

Caso as vagas não sejam preenchidas pelo grupo, elas serão destinadas, preferencialmente, a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas ou a pessoas com deficiência. Se ainda houver vagas disponíveis, elas serão abertas para os estudantes da ampla concorrência.

O Sisu é a plataforma do governo federal na qual participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se inscrevem para vagas de ensino superior em instituições públicas.

Podem se inscrever os candidatos que tenham obtido nota maior do que zero na prova de redação da prova. Além disso, as instituições de ensino podem adotar notas mínimas para inscrição em seus cursos.

O candidato é selecionado quando a nota obtida no Enem, considerando a média dos pesos definida em cada curso, está entre as maiores da opção de curso escolhida.

O ano de 2024 marcou a primeira vez que foram realizadas reservas de vagas para estudantes quilombolas.

 

Bahia Notícias

O que está acontecendo com o SAAE de Juazeiro? Desta vez, são moradores dos Residenciais Mairi e Juazeiro I que denunciam problemas na rede de esgoto e falta de assistência

0

Moradores do Residencial Juazeiro 1 e do Residencial Mairi, em Juazeiro, no Norte da Bahia, reclamam de problemas na rede de esgoto e apontam a falta de assistência do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

Um morador do Residencial Juazeiro 1 relatou problema da rede de esgoto.

“Estamos em uma situação de calamidade. Desde a última chuva, os esgotos estouraram, ligamos para o SAAE e eles dão prazo de 5 dias, depois dão como concluído sem ter resolvido. Cheguei hoje de viagem, com criança e uma idosa de 80 anos e a água do esgoto estava entrando na nossa residência”, declarou um morador.

Um morador do Residencial Mairi também relatou dificuldades causadas por esgoto a céu aberto.

“O esgoto aqui na rua D está entupido. Já liguei várias vezes e só dá ocupado.”

Imagens encaminhadas ao PNB mostram a gravidade da situação.

Encaminhamos a reclamação para o SAAE e aguardamos uma resposta.

 

Redação PNB

Fundação Nilo Coelho Anuncia Seleção para o Curso de Formação Musical – Orquestra Novos Talentos 2025

0

A Fundação Nilo Coelho abre inscrições para o Chamamento Público – Orquestra Novos Talentos Nº 02/2024, destinado a selecionar 45 jovens para o Curso de Formação Musical para Novos Talentos. A iniciativa, aprovada pelo FUNCULTURA 2022/2023, tem como objetivo promover o acesso gratuito ao aprendizado musical, oferecendo uma formação teórica e prática em música instrumental, erudita e popular, para crianças e adolescentes da rede pública ou bolsistas de escolas privadas em Petrolina/PE.

Voltado para jovens entre 10 e 17 anos, o curso visa fortalecer o desenvolvimento cultural, social e profissional dos participantes, possibilitando-lhes a oportunidade de integrar a Orquestra e o Coral Novos Talentos, contribuindo para a inclusão social e o enriquecimento artístico e educacional.

Inscrições e Processo Seletivo

As inscrições estarão abertas de 11 a 28 de novembro de 2024 e devem ser realizadas na sede da Fundação Nilo Coelho, localizada na Rua Aristarco Lopes, nº 330, Centro, Petrolina/PE. Os candidatos deverão preencher um formulário de inscrição, anexar a documentação necessária e participar de uma avaliação escrita de vocação musical.

A lista com os selecionados será divulgada em 9 de dezembro de 2024, no site da Fundação: https://fnilocoelho.org.br. Aqueles que não forem selecionados integrarão uma lista de espera e poderão ser convocados em caso de desistência.

Sobre o Curso

Com início previsto para 4 de fevereiro de 2025, o curso terá a duração de 10 meses, com aulas semanais às terças e quintas-feiras, no período noturno. Além do aprendizado musical, o curso oferece uma oportunidade única de desenvolvimento cognitivo e social, ajudando a formar cidadãos críticos e socialmente responsáveis.

Para mais informações, acesse o edital completo no site da Fundação Nilo Coelho: https://fnilocoelho.org.br.

 

Ascom

CCJ: PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara

0

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (26) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 164/2012, que proíbe o aborto legal no Brasil. A interrupção da gravidez é permitida no país nos casos de risco de morte da gestante, de gravidez por estupro e de anencefalia fetal, ou seja, de má-formação do cérebro do feto.

A presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni (PL-SC), defende a proposta e havia informado que, assim que o prazo de vista para análise dos deputados terminasse, o tema seria novamente incluído para votação na CCJ.

A votação da PEC foi adiada na segunda semana de novembro por pedido de vista e voltou para pauta da Comissão nesta terça, a partir das 14h30, e na quarta-feira (27), a partir das 10h. Se aprovado o texto na CCJ, será criada uma comissão especial para analisar o tema. Se aprovada em comissão especial, a PEC segue para o plenário da Câmara.

De autoria dos ex-deputados federais Eduardo Cunha (RJ) e João Campos (GO), a PEC busca modificar o artigo 5ª da Constituição Federal, acrescentando que a vida é

inviolável “desde a concepção”. No entendimento dos parlamentares, essa mudança proíbe as possibilidades de aborto legal permitidas atualmente pela legislação brasileira.

A matéria sofreu críticas de parte dos deputados que entendem que nos casos de estupro, de feto anencéfalo e de risco de morte da gestante deve ser garantido o direito à interrupção da gravidez.

A deputada Sâmia Bonfim, ao discutir o tema na última sessão da CCJ que debateu a PEC 164, argumentou que a proposta obriga as mulheres a terem filhos dos seus estupradores.

“A PEC fere o direito daquelas que não querem ser mães de filhos de estupradores, mas também nega o direito daquelas que querem, planejam, sonham ser mães. Por exemplo, clínicas de fertilização in vitro, de reprodução assistida, precisarão ser fechadas com essa PEC. Afinal de contas, não se poderá fazer nenhum tipo de manipulação de embriões”, justificou.

Ao responder aos questionamentos, a relatora da PEC, a deputada Chris Tonietto (PL/RJ), defendeu a gestação nos casos de estupro. “A sua mãe sofreu uma violência [estrupo]. Esse bebê pode ser morto por causa de um crime que ele não cometeu? Isso é justo? Esse é um ponto que eu pergunto”, afirmou.

 

Agência Brasil

Estudantes baianos desenvolvem repelente natural para combater mosquitos

0

O Aedes aegypti é um vetor de doenças graves, como dengue, zika e chikungunya, que trazem sérios problemas à saúde pública. Na Bahia, por exemplo, a Secretaria da Saúde (Sesab) notificou, até novembro de 2024, mais de 230 mil casos prováveis de dengue. Em resposta ao aumento de casos em sua região, Lagoa Real, os estudantes Maria Agnes, Ana Júlia Castro, Lucas Wendel, Samilly Fernandes e Yasmin Aguiar, do Colégio Estadual Luís Prisco Viana, sob orientação de Murillo dos Santos, desenvolveram um repelente natural à base de citronela, cravo-da-índia, alecrim e hortelã-pimenta para ajudar no combate ao Aedes aegypti e outros mosquitos.

A estudante Maria explica que as plantas foram escolhidas com base em uma pesquisa sobre suas propriedades. “A citronela, por exemplo, é amplamente conhecida por seu efeito contra mosquitos, incluindo o Aedes aegypti. O cravo-da-índia contém eugenol, um composto natural com forte efeito repelente. Já o alecrim e a hortelã-pimenta foram escolhidos tanto por suas propriedades repelentes quanto por seu potencial para criar um aroma agradável. Optamos por uma combinação dessas plantas para maximizar a eficácia do produto de forma natural”, explica.

Após desenvolverem a fórmula do repelente, o produto foi submetido a diversos testes. “Os primeiros ocorreram em ambiente controlado, com mosquitos, para observar a eficácia em condições seguras. Em um segundo momento, testamos o repelente em ambientes reais, aplicando o produto e analisando sua capacidade de repelir os mosquitos. Também realizamos o teste de pH, no qual verificamos que o nosso produto obteve média 6,0 na escala. Esse teste foi essencial para verificar se o pH do produto era adequado e seguro para aplicação na pele humana, prevenindo possíveis irritações”, afirma Maria.

A equipe, que tem apoio da Secretaria da Educação (SEC) e é coorientada por ⁠Izis Pollyanna Teixeira, pretende aprimorar o repelente e aumentar a produção. ”Nossos próximos passos envolvem aumentar a escala de produção do produto, visando beneficiar outras comunidades que enfrentam problemas similares com mosquitos, especialmente áreas vulneráveis onde doenças transmitidas por esses mosquitos, como a dengue, são um problema significativo. Além disso, planejamos investigar outras plantas com potencial repelente e propriedades terapêuticas, visando criar uma linha de produtos naturais que seja acessível e segura para diversas necessidades.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Secti

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

0

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira, 25, o Dia Nacional do Doador do Sangue. A data foi instituída há 60 anos em homenagem à Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

Marcar a passagem do dia é estratégico para essas instituições, porque o mês de novembro precede as comemorações de fim de ano e as férias, períodos em que costuma ocorrer baixa nos estoques dos bancos de sangue, de acordo com o Ministério da Saúde.

O diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, alerta para o risco de a oferta de sangue diminuir após o crescimento da procura típica de novembro. Isso porque neste mês pode ocorrer maior demanda pelos hospitais.

“Neste momento que se aproxima de dezembro, há o aumento das cirurgias eletivas de grande porte. Médicos, antes de saír de férias, querem atender seus pacientes, e os pacientes querem fazer cirurgias nesse período para chegar em dezembro totalmente recuperados”, disse Okumoto em entrevista à Rádio Nacional de Brasília.

Segundo ele, além da procura maior habitual em novembro, preocupa especialmente a baixa nos estoques do grupo sanguíneo O positivo. “As pessoas falam: ah, o O positivo tem bastante’, mas como 36% da população são O positivo, também temos 36% de chance de ter pacientes O positivo.”

O diretor ainda alerta para a baixa de sangue tipo O negativo, considerado doador universal, que é mais raro do que os demais grupos sanguíneos. O estoque dos dois tipos de sangue é considerado “crítico” em outros estados, como ocorre na maior rede de hemocentros do país, que fica em São Paulo.

Libertadores da América

O Hemocentro de Brasília está aproveitando a etapa final da Copa Libertadores da América, que ocorrerá no próximo sábado, 30, entre Botafogo e Atlético Mineiro, para convocar os torcedores dos dois times a doarem sangue – uma disputa que só terá vencedores: “a gente provocou as duas torcidas para que elas pudessem doar antes da final”, contou Osnei Okumoto.

Em cada doação, o sangue colhido de uma pessoa pode ajudar até quatro pacientes que poderão receber hemocomponentes obtidos com a centrifugação ou congelamento do sangue doado, ou hemoderivados produzidos a partir do fracionamento do plasma por processos físico‑químicos.

O sangue doado é utilizado por pacientes com câncer ou com doenças hematológicas, por pessoas que se submetem a cirurgias de grande porte, operações de caráter emergencial e nas intervenções seletivas.

Aplicativo

Para facilitar a captação de doadores, o Ministério da Saúde criou no ano passado o aplicativo Hemovida. A ferramenta, disponível nas lojas de app dos aparelhos celulares e na plataforma Meu SUS Digital, torna disponível a carteira virtual do doador com informações de registro pessoal e saúde, úteis em situações de emergência, e o histórico de doações.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal que no mínimo 3,5% da população doem sangue. No Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue de acordo com o Ministério da Saúde (dado de 2022). A proporção representa 14 doadores a cada mil habitantes.

Para doar sangue é preciso gozar de boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 quilos e ter IMC (índice de massa corporal) maior ou igual a 18,5. Menores de 18 anos devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto dos responsáveis. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos, entre outras orientações. Saiba mais aqui.

O Ministério da Saúde também divulgou a lista de hemocentros em todos os estados. Além do dia nacional, há o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. A doação é voluntária e não há remuneração para a iniciativa.

O verbo doar vem das palavras “donare”, que em latim significa “dar um presente”, e “donum” traduzido como “presente” ou “dom”. A doação pode ser feita sem preocupação. O procedimento tem segurança absoluta e não reutiliza material de coleta anterior.

 

A Tarde