Na última sexta-feira(22), em nota enviada ao Portal Preto no Branco, profissionais terceirizadas da empresa Limp City, contratada da Prefeitura de Juazeiro, Norte da Bahia, denunciaram condições precárias de trabalho. Os trabalhadores chegam a acusar a empresa, responsável pela coleta de lixo, de exploração trabalhista.
Na nota, os trabalhadores também criticaram o sindicato da categoria, o Sindilimp: “sabe de toda a situação e é conivente com todos os atos inadequados, e anticonstitucional”.
Também em nota enviada a nossa redação, o Sindilimp se manifestou sobre a acusação.
Confira:
“O SINDILIMP/BA, no uso de suas atribuições legais, vem publicamente prestar
esclarecimento após denúncia feita por trabalhadores e veiculada no site
pretonobranco.org em matéria publicada nesta sexta-feira, 22.11.2024.
A denúncia elenca irregularidades como jornada excessiva, registro de ponto
fraudulento, falta de pagamento de horas extras, trabalho em feriados sem compensação
e controle abusivo.
Na ocasião, a matéria afirmou que “O sindicato por sua vez (Sindilimp), sabe de toda a
situação e é conivente com todos os atos inadequados, e anticonstitucional(sic) ”
Diante disto, no exercício do direito de resposta bem assim como no intuito de informar
e esclarecer os trabalhadores da categoria, cumpre-nos trazer os seguintes fatos. O SINDILIMP é um sindicato atuante na defesa de sua categoria, mantendo um
Departamento Jurídico interno pronto para representação da entidade sindical, da
categoria de forma coletiva e dos trabalhadores de forma individualizada.
Contudo, não é possível presumir que a entidade sindical tenha conhecimento de todos
os fatos arbitrários e abusivos que possam vir a ocorrer em desfavor de sua categoria. É
preciso que os trabalhadores procurem o sindicato, procurem seu Diretor Regional na
base e façam denúncias, indiquem fatos de que tenham conhecimento.
Especificamente sobre a Limp City, o Diretor Regional comparece regularmente à
garagem da empresa para estar presente para a categoria, tendo inclusive passado a
fazer estes momentos com o trabalhador ao lado de fora da empresa, para que não haja
presença de fiscais ou supervisores que constrangessem os trabalhadores. É mantido um
grupo de whatsapp com estes trabalhadores, mas ainda assim tais denúncias nunca foram
levadas a conhecimento do sindicato.
À vista das presentes denúncias, o SINDILIMP adotará as providências cabíveis, inclusive
já oficiou à empresa solicitando informações iniciais, bem como realizará assembleia com
os trabalhadores para colher informações e então identificar a forma de atuação e os
órgãos a serem acionados. Além disto, caso o trabalhador não se sinta confortável em relatar fatos em seu ambiente de trabalho ou em grupo de whatsapp, o sindicato mantém suas portas abertas ao trabalhador, em sua subsede na Rua Fernandes da Cunha, n° 06, Edf. Judith Ribeiro, 2° andar, sala 03, Centro, CEP: 48.903-605, Juazeiro/BA ou pelo telefone 74-98806-3426, com o Diretor Jamay Damasceno.
Registra, inclusive, que se a situação for de atendimento individualizado e houver
necessidade de ajuizamento de reclamação trabalhista, pode ser agendado atendimento
com o Departamento Jurídico. O importante é que o trabalhador faça sua denúncia quanto às suas condições de trabalho ou tenha o atendimento individual de que precise.
Quando do encaminhamento da situação apurada, o SINDILIMP trará informações à sua categoria e à sociedade.
Fiando-se do respeito mútuo entre este Sindicato e a este veículo de notícias, requer o recebimento do presente ofício para que seja concedido o direito de resposta nos termos
acima descritos.
Cordialmente,
SINDICATO DOS TRAB. EM LIMP. PÚBLICA, COML., INDL., HOSP., ASSEIO,
PRESTAÇÃO DE SERV. EM GERAL, CONSERV., JARD. e CONTROLE DE PRAGA
INTERMUNICIPAL – SINDILIMP/BA
Ana Angélica Rabello
Coordenadora Geral
SINDILIMP/BA – Região Norte
Jamay Damasceno
Diretor Regional
Veja nota dos trabalhadores na íntegra:
“Condições Precárias na Limp city: Uma Denúncia de Exploração Trabalhista
A Empresa Limp city, responsável pela coleta de lixo, está sob suspeita de exploração trabalhista. Funcionários relatam condições precárias e desrespeito aos direitos laborais.
Principais Irregularidades
1. Jornada Excessiva: Mais de 12 horas diárias sem intervalo adequado para descanso e alimentação.
2. Registro de Ponto Fraudulento: Funcionários são obrigados a registrar ponto apenas às 6h50, apesar de começarem às 6h30.
3. Falta de Pagamento de Horas Extras: Trabalho adicional não é remunerado.
4. Trabalho em Feriados sem Compensação: Funcionários são obrigados a trabalhar em feriados sem direito a folga ou pagamento adicional.
5. Controle Abusivo: Folgas são concedidas apenas após comparecimento pessoal na empresa.
Vale ressaltar, que quando o carro da empresa quebra, até que se resolva o problema, os funcionários ficam no aguardo sem alimentação, e após o conserto, seja qual for o horário, os funcionários precisam retornar para a rota para que o trabalho seja concluído, independente do horário. Se preciso for vão até 00h para que isso seja concluído.
Alguns funcionários ainda apontam que quando era a empresa anterior (Vale Norte) o responsável mandava deixar o almoço na rota para que pudessem se alimentar adequadamente.
O sindicato por sua vez (Sindilimp), sabe de toda a situação e é conivente com todos os atos inadequados, e anticonstitucional.
Impacto nos Funcionários
Essas condições precárias afetam significativamente a saúde física e mental dos funcionários, causando principalmente, estresse crônico, fadiga extrema, problemas de saúde relacionados ao trabalho, prejuízo na qualidade de vida, podendo desencadear problemas mais sérios.
Necessidade de Intervenção
É fundamental que autoridades competentes, como o Ministério do Trabalho e Emprego, intervenham para, investigar as denúncias verificando os registros de ponto e contratos, para assim aplicar sanções cabíveis e garantir os direitos trabalhistas consolidados na Constituição de 1988, como direitos fundamentais para a sociedade.
Chamada à Ação, solicitamos para melhorias nas condições de trabalho humanizado e apoio dos órgãos governamentais, Conscientização sobre a importância dos direitos trabalhistas e assim, somente com uma ação conjunta podemos garantir justiça e dignidade para os trabalhadores da Limp city”.
Redação PNB