PNB

4761 POSTS 0 COMENTÁRIOS

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até sexta-feira (29)

0
Dinheiro, Real Moeda brasileira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até esta sexta-feira (29). A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.096,78.

Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril a 8 de maio. A segunda foi depositada de 24 de maio a 7 de junho.

Quem tem direito

Segundo a Lei 4.090 de 1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.

Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.

Cálculo proporcional

O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Tributação

O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o ele, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.

A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

 

Bahia BA

Inscrições para o Processo Seletivo 2025 do IFSertãoPE encerram nesta segunda-feira (25)

0

As inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) encerram nesta segunda-feira (25). Ao todo, estão sendo ofertadas 1.920 vagas, todas gratuitas, nas modalidades Médio Integrado ao Ensino Técnico, Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Subsequente (Pós-Médio). As oportunidades são para os sete campi do IFSertãoPE: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri.

Modalidades – O edital nº 89/2024 é referente ao Processo Seletivo para os cursos técnicos nas modalidades Médio Integrado ao Técnico e Educação de Jovens e Adultos. Somente poderão concorrer às vagas destinadas ao PROEJA, candidatos com idade mínima de 18 anos completos até a data de efetivação da matrícula. Este ano, estão disponíveis 1068 vagas, distribuídas entre dez cursos: Administração (PROEJA), Agropecuária, Informática, Agroindústria, Edificações, Química, Eletrotécnica, Sistema de Energia Renovável, Mecânica e Logística.

Para a modalidade Subsequente, regida pelo edital nº 90/2024, o IFSertãoPE oferta 852 vagas em nove opções de cursos: Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (Ead), Refrigeração e Climatização, Logística, Edificações e Zootecnia. Todos os cursos são gratuitos, bem como as inscrições, matrículas e demais procedimentos. Os cursos disponíveis em cada campus, bem como o quantitativo de vagas, podem ser consultados detalhadamente no Anexo I dos editais.

Inscrição – A inscrição do candidato será feita exclusivamente pela internet, no Portal do Candidato, por meio do sítio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) (https://selecao.ifsertaope.edu.br/). Para se cadastrar no Portal do Candidato, é obrigatório que o candidato possua RG e CPF próprios, além de uma conta de e-mail válida, à qual o candidato tenha acesso. Todo o procedimento de inscrição está descrito no item 3 dos editais. É necessário que os candidatos sigam todos os passos, anexem corretamente os arquivos solicitados no sistema de Inscrição e finalizem suas inscrições para concorrerem às vagas ofertadas no Processo Seletivo 2025. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, poderá eliminar o candidato do Processo Seletivo.

Cotas – É fundamental que os candidatos leiam com muita atenção o item 1 dos editais, que explica os Grupos de Concorrência, ou seja, as cotas nas quais poderão concorrer (tais como renda familiar, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e estudantes de escolas públicas). Essa informação será solicitada no momento da inscrição. Outro ponto que os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas devem atentar é o procedimento de heteroidentificação, descrito no item 5 dos editais.

Seleção – A seleção se dará mediante análise do histórico escolar ou declaração de notas emitida pela escola, conforme Anexo III dos editais. No caso do Ensino Médio Integrado ao Técnico e da Educação de Jovens e Adultos, as notas utilizadas serão as de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental ou séries equivalentes. Para os candidatos aos cursos Técnicos Subsequentes, a análise será realizada pela média das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano do Ensino Médio (se o candidato já tiver concluído) ou a média do 1º e 2º anos, se o candidato ainda estiver concluindo o Ensino Médio. Informações detalhadas sobre a inserção de notas e histórico escolar estão disponíveis no item 4 dos editais.

Dúvidas – No Anexo X dos editais, os candidatos encontram os endereços e contatos de todos os campi da Instituição. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar uma mensagem para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o IFSertãoPE nas redes sociais.

 

Ascom

Seminário de Alimentação Sustentável em Juazeiro e Petrolina é adiado devido às chuvas

0

O Seminário de Alimentação Sustentável de Juazeiro e Petrolina, que estava previsto para ocorrer nesta terça-feira (26), no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da UNEB, Campus III, em Juazeiro, foi adiado, conforme informado pela organização por meio de nota.

“Com imensa tristeza, viemos por meio desta comunicar que o evento ‘Seminário de Alimentação Sustentável de Juazeiro e Petrolina’ precisou ser adiado por motivos de força maior.
Como é sabido por todos, nossa cidade enfrenta dificuldades de mobilidade em alguns pontos durante períodos de chuva. Para evitar maiores transtornos a todos, decidimos adiar o evento.
Em breve, divulgaremos a nova data.”

Sobre o evento

Em comemoração aos 13 anos de criação do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDES), a equipe do CAERDES, em parceria com o Projeto Banco de Aproveitamento Integral dos Alimentos (BAIA), está promovendo o I Seminário sobre Alimentação Sustentável para a região de Juazeiro e Petrolina. O evento será realizado no Auditório Antônio Carlos Magalhães, localizado no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da UNEB, Campus III, em Juazeiro-BA.

A alimentação sustentável tem como objetivo maximizar o aproveitamento dos alimentos, utilizando folhas, sementes e cascas que geralmente são descartadas na alimentação tradicional. Além disso, promove o uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), ampliando a diversidade alimentar de forma consciente e ambientalmente responsável.

Esse movimento também abre novas oportunidades de empreendedorismo, incentivando a criação de produtos e serviços inovadores que valorizam ingredientes antes subestimados. Dessa forma, contribui para a geração de negócios sustentáveis e o fortalecimento de uma economia mais verde.

 

Redação PNB

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

0

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a próxima segunda (2), para alunos de ensino médio da rede pública. A parcela será destinada a estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a 3,7 milhões de alunos do ensino médio regular, dos quais 1 milhão foi incluído no programa em agosto.

O Pé-de-Meia funciona como uma poupança e tem o objetivo de evitar a evasão escolar, com a promoção da permanência dos estudantes nas escolas e a conclusão dessa última etapa do ensino básico.

Depósitos

Para se manter no Pé-de-Meia, o estudante deve ter frequência mínima de 80% nas aulas do ensino médio. Caso a frequência diminua em algum mês, o aluno não receberá o benefício referente ao período.

A Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável pela abertura das contas em nome dos estudantes matriculados no ensino médio público e pelos pagamentos de todas parcelas do programa, com recursos do Ministério da Educação (MEC). Os depósitos podem ser consultados pelos beneficiários por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação.

O valor é depositado em conta poupança Caixa Tem. Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, de acordo com o mês de nascimento do estudante, de forma escalonada, a partir desta segunda-feira.

Calendário de pagamento por mês de nascimento:

janeiro e fevereiro: 25 de novembro;

março e abril: 26 de novembro;

maio e junho: 27 de novembro;

julho e agosto: 28 de novembro;

setembro e outubro: 29 de novembro;

novembro e dezembro: 2 de dezembro.

As informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem, disponível para smartphones.

Jovens e adultos

Em agosto, teve início o pagamento para os estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) incluídos no Pé-de-Meia, que cumprem os critérios estabelecidos pelo governo federal.

No caso da EJA, ao comprovar matrícula, o estudante recebe o incentivo de R$ 200, e incentivo mensal de R$ 225 pela frequência escolar. Ambos estão disponíveis para saque.

Pelas regras, os beneficiários devem ter idade entre 19 e 24 anos, e ser integrante de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 15 de junho de 2024, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 706 per capita).

Para os estudantes, a parcela relativa ao incentivo-frequência será paga em quatro vezes por semestre cursado. O incentivo-conclusão será acumulado em até três parcelas, condicionadas à aprovação parcial para a certificação de conclusão do ensino médio ao final de cada semestre ou ano letivo. Os jovens que ingressaram no programa a partir de setembro não receberão retroativamente as parcelas pagas pelo Pé-de-Meia.

Quem tem direito

O MEC explica que o Pé-de-Meia é destinado a estudantes do ensino médio do curso regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para participar do Pé-de-Meia o aluno deve ser integrante de uma família inscrita no CadÚnico e ter renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo.

O estudante pode consultar as regras do programa, além do calendário, histórico e status de pagamentos de parcelas (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, que traz as informações escolares desde o ensino fundamental até a pós-graduação de cada aluno.

Pé-de-Meia

O programa de incentivo financeiro-educacional tem o objetivo de democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de promover a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.

O governo federal calcula que com a expansão do programa – anunciada no início de agosto – vai elevar o número de beneficiários para quase 4 milhões de estudantes.

Ao comprovar matrícula e frequência, o estudante recebe o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento. O aluno também recebe depósitos de R$ 1 mil ao fim de cada ano letivo concluído com aprovação, que ficará como uma poupança e poderá ser sacados após a formatura no ensino médio.

Se somadas todas as parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9,2 mil por aluno.

A adesão dos estudantes ocorre por meio de termo de compromisso assinado por redes de ensino federais, estaduais, distrital e municipais que oferecem o ensino médio e informam os dados dos estudantes ao Ministério da Educação (MEC), por meio de sistema informatizado.

 

Agência Brasil

Em nota, Sindilimp se manifesta sobre denúncias de funcionários da empresa Limp City, em Juazeiro, que relatam condições precárias de trabalho

0

 

Na última sexta-feira(22), em nota enviada ao Portal Preto no Branco, profissionais terceirizadas da empresa Limp City, contratada da Prefeitura de Juazeiro, Norte da Bahia, denunciaram condições precárias de trabalho. Os trabalhadores chegam a acusar a empresa, responsável pela coleta de lixo, de exploração trabalhista.

Na nota, os trabalhadores também criticaram o sindicato da categoria, o Sindilimp: “sabe de toda a situação e é conivente com todos os atos inadequados, e anticonstitucional”.

Também em nota enviada a nossa redação, o Sindilimp se manifestou sobre a acusação.

Confira:

“O SINDILIMP/BA, no uso de suas atribuições legais, vem publicamente prestar
esclarecimento após denúncia feita por trabalhadores e veiculada no site
pretonobranco.org em matéria publicada nesta sexta-feira, 22.11.2024.
A denúncia elenca irregularidades como jornada excessiva, registro de ponto
fraudulento, falta de pagamento de horas extras, trabalho em feriados sem compensação
e controle abusivo.

Na ocasião, a matéria afirmou que “O sindicato por sua vez (Sindilimp), sabe de toda a
situação e é conivente com todos os atos inadequados, e anticonstitucional(sic) ”

Diante disto, no exercício do direito de resposta bem assim como no intuito de informar
e esclarecer os trabalhadores da categoria, cumpre-nos trazer os seguintes fatos. O SINDILIMP é um sindicato atuante na defesa de sua categoria, mantendo um
Departamento Jurídico interno pronto para representação da entidade sindical, da
categoria de forma coletiva e dos trabalhadores de forma individualizada.

Contudo, não é possível presumir que a entidade sindical tenha conhecimento de todos
os fatos arbitrários e abusivos que possam vir a ocorrer em desfavor de sua categoria. É
preciso que os trabalhadores procurem o sindicato, procurem seu Diretor Regional na
base e façam denúncias, indiquem fatos de que tenham conhecimento.

Especificamente sobre a Limp City, o Diretor Regional comparece regularmente à
garagem da empresa para estar presente para a categoria, tendo inclusive passado a
fazer estes momentos com o trabalhador ao lado de fora da empresa, para que não haja
presença de fiscais ou supervisores que constrangessem os trabalhadores. É mantido um
grupo de whatsapp com estes trabalhadores, mas ainda assim tais denúncias nunca foram
levadas a conhecimento do sindicato.

À vista das presentes denúncias, o SINDILIMP adotará as providências cabíveis, inclusive
já oficiou à empresa solicitando informações iniciais, bem como realizará assembleia com
os trabalhadores para colher informações e então identificar a forma de atuação e os
órgãos a serem acionados. Além disto, caso o trabalhador não se sinta confortável em relatar fatos em seu ambiente de trabalho ou em grupo de whatsapp, o sindicato mantém suas portas abertas ao trabalhador, em sua subsede na Rua Fernandes da Cunha, n° 06, Edf. Judith Ribeiro, 2° andar, sala 03, Centro, CEP: 48.903-605, Juazeiro/BA ou pelo telefone 74-98806-3426, com o Diretor Jamay Damasceno.

Registra, inclusive, que se a situação for de atendimento individualizado e houver
necessidade de ajuizamento de reclamação trabalhista, pode ser agendado atendimento
com o Departamento Jurídico. O importante é que o trabalhador faça sua denúncia quanto às suas condições de trabalho ou tenha o atendimento individual de que precise.
Quando do encaminhamento da situação apurada, o SINDILIMP trará informações à sua categoria e à sociedade.

Fiando-se do respeito mútuo entre este Sindicato e a este veículo de notícias, requer o recebimento do presente ofício para que seja concedido o direito de resposta nos termos
acima descritos.

Cordialmente,

SINDICATO DOS TRAB. EM LIMP. PÚBLICA, COML., INDL., HOSP., ASSEIO,
PRESTAÇÃO DE SERV. EM GERAL, CONSERV., JARD. e CONTROLE DE PRAGA
INTERMUNICIPAL – SINDILIMP/BA
Ana Angélica Rabello
Coordenadora Geral
SINDILIMP/BA – Região Norte
Jamay Damasceno
Diretor Regional

Veja nota dos trabalhadores na íntegra: 

“Condições Precárias na Limp city: Uma Denúncia de Exploração Trabalhista

A Empresa Limp city, responsável pela coleta de lixo, está sob suspeita de exploração trabalhista. Funcionários relatam condições precárias e desrespeito aos direitos laborais.

Principais Irregularidades

1. Jornada Excessiva: Mais de 12 horas diárias sem intervalo adequado para descanso e alimentação.

2. Registro de Ponto Fraudulento: Funcionários são obrigados a registrar ponto apenas às 6h50, apesar de começarem às 6h30.

3. Falta de Pagamento de Horas Extras: Trabalho adicional não é remunerado.

4. Trabalho em Feriados sem Compensação: Funcionários são obrigados a trabalhar em feriados sem direito a folga ou pagamento adicional.

5. Controle Abusivo: Folgas são concedidas apenas após comparecimento pessoal na empresa.

Vale ressaltar, que quando o carro da empresa quebra, até que se resolva o problema, os funcionários ficam no aguardo sem alimentação, e após o conserto, seja qual for o horário, os funcionários precisam retornar para a rota para que o trabalho seja concluído, independente do horário. Se preciso for vão até 00h para que isso seja concluído.

Alguns funcionários ainda apontam que quando era a empresa anterior (Vale Norte) o responsável mandava deixar o almoço na rota para que pudessem se alimentar adequadamente.

O sindicato por sua vez (Sindilimp), sabe de toda a situação e é conivente com todos os atos inadequados, e anticonstitucional.

Impacto nos Funcionários

Essas condições precárias afetam significativamente a saúde física e mental dos funcionários, causando principalmente, estresse crônico, fadiga extrema, problemas de saúde relacionados ao trabalho, prejuízo na qualidade de vida, podendo desencadear problemas mais sérios.

Necessidade de Intervenção

É fundamental que autoridades competentes, como o Ministério do Trabalho e Emprego, intervenham para, investigar as denúncias verificando os registros de ponto e contratos, para assim aplicar sanções cabíveis e garantir os direitos trabalhistas consolidados na Constituição de 1988, como direitos fundamentais para a sociedade.

Chamada à Ação, solicitamos para melhorias nas condições de trabalho humanizado e apoio dos órgãos governamentais, Conscientização sobre a importância dos direitos trabalhistas e assim, somente com uma ação conjunta podemos garantir justiça e dignidade para os trabalhadores da Limp city”.

Redação PNB 

Oportunidade: confira as vagas de emprego disponíveis em Juazeiro para a segunda-feira (25)

0

A Rede SineBahia divulgou as vagas de emprego que estarão disponíveis no município de Juazeiro, no Norte da Bahia, na segunda-feira (25).

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar.

Para realizar agendamento na Rede SINEBAHIA acesse o endereço www.sacdigital.ba.gov.br

VAGAS DE JUAZEIRO PARA DIA 25/11/2024

CARREGADOR DE ARMAZEM
Ensino fundamental completo
Salário: a combinar
18 VAGAS

ELETRICISTA DE AUTOS E MAQUINAS AGRICOLAS
Ensino fundamental completo
Salário: a combinar
02 VAGAS

TORNEIRO MECÂNICO
Ensino fundamental completo
Experiência na função
Salário: a combinar
03 VAGAS

MECÂNICO DE MAQUINAS PESADAS
Ensino fundamental completo
Experiência na função
Salário: a combinar
05 VAGAS

AGENTE DE PORTARIA (PCD)
Ensino médio completo
Jornada 12×36
Possuir CNH AB
Salário: a combinar
02 VAGAS

ATENDENTE DE LANCHONETE (AÇAITERIA)
Ensino médio completo
Salário: a combinar
01 VAGA

AUXILIAR DE COZINHA (PIZZARIA)
Ensino fundamental completo
Experiência na função
Salário: a combinar
01 VAGA

MANICURE/PEDICURE
Ensino fundamental completo
Experiência na função
Salário a combinar.
01 VAGA

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MOTOCICLETAS
Ensino fundamental completo
Experiência na função
Salário: a combinar
02 VAGAS

PADEIRO
Ensino fundamental completo
Residir ou ter intenção de residir em Maniçoba
Salário: a combinar
01 VAGA

BATEDOR DE ACARAJÉ
Ensino fundamental completo
Salário: a combinar
01 VAGA

MOTORISTA DE CAMINHÃO (PCD)
Requer CNH D
Salário: a combinar
01 VAGA

AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO (PCD)
Salário: a combinar
01 VAGA

AJUDANTE DE ENTREGA DE BEBIDAS (PCD)
Salário: a combinar
01 VAGA

GARÇOM (PIZZARIA) (TEMPORÁRIA)
Ensino fundamental completo
Experiência na função
Salário: a combinar
01 VAGA

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II/MÉDIO DE MATEMÁTICA
Ensino superior completo em Licenciatura em Matemática
Necessário residir em Juazeiro
Salário: a combinar
01 VAGA

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II/MÉDIO DE QUÍMICA
Ensino superior completo em Licenciatura em Química
Necessário residir em Juazeiro
Salário: a combinar
01 VAGA

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II/MÉDIO DE HISTÓRIA
Ensino superior completo em Licenciatura em História
Necessário residir em Juazeiro
Salário: a combinar
01 VAGA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (PCD)
Ensino médio completo
Residir em Juazeiro
Ter o laudo de PCD
Salário: a combinar
01 VAGA

 

Redação PNB

Desemprego cai para 6,4% no 3º tri, menor taxa desde 2012, com queda em seis estados

0
Carteira de trabalho digital.

O desemprego no Brasil caiu para 6,4% no terceiro trimestre deste ano, uma redução de 0,5 ponto percentual frente ao segundo trimestre (6,9%). Com isso, o país atingiu a menor taxa de desocupação para este período desde o início da série histórica, iniciada em 2012. O recuo foi observado em sete das 27 unidades da federação, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.

Na avaliação de William Kratochwill, analista da pesquisa, a queda do desemprego tem relação com a chegada do segundo semestre do ano.

“Esse é um período em que as indústrias iniciam o ciclo de contratações voltado à produção e formação de estoques, visando a atender ao aumento do consumo no final do ano. No último trimestre, a ocupação na indústria registrou um acréscimo de mais de 400 mil vagas”, destaca.

Desemprego de longo prazo recua

A pesquisa mostra ainda que o desemprego recuou acima dos 10% em todas as faixas de tempo de procura por trabalho. O número de pessoas que buscavam trabalho por dois anos ou mais recuou para 1,5 milhão, o menor valor para um terceiro trimestre desde 2014.

A economia aquecida, segundo o analista do IBGE, se reflete na diminuição do tempo de busca por trabalho.

“Como consequência, reduz-se o número de pessoas que estavam há mais de dois anos procurando por uma ocupação”, observa Kratochwill.

Exame.

Consumo de produtos ultraprocessados causa 6 mortes por hora no país

0

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que o Brasil gasta, por ano, pelo menos R$ 10,4 bilhões com as consequências do consumo de alimentos ultraprocessados para a saúde da população. São despesas diretas com tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), custos por aposentadoria precoce e licença médica. Só em 2019, segundo a pesquisa, foram cerca de 57 mil mortes prematuras pelo consumo de ultraprocessados, o equivalente a seis mortes por hora ou 156 por dia.

Os dados são do estudo Estimação dos custos da mortalidade prematura por todas as causas atribuíveis ao consumo de produtos alimentícios ultraprocessados no Brasil, realizado pelo pesquisador Eduardo Nilson, da Fiocruz, a pedido da ACT Promoção da Saúde.

Custos diretos

O estudo sobre ultraprocessados — tipo de produto que passa por um longo processo de fabricação e contém ingredientes que não encontramos na cozinha doméstica, como aditivos para substituir a cor, dar aroma e conferir determinada textura — considerou os gastos federais com as três doenças crônicas mais prevalentes e atribuíveis ao consumo excessivo desses produtos: obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial — segundo a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde, em 2023, 10,2% dos brasileiros adultos declararam ter diabete; 27,9%, hipertensão; e 24,3% relataram ter obesidade.

Segundo o relatório, do total de R$ 10,4 bilhões em custos, R$ 933,5 milhões correspondem a gastos federais com hospitais, ambulatórios e medicamentos para o tratamento de pessoas com essas condições. Há também um gasto de R$ 263 milhões por ano com previdência e devido à ausência de colaboradores durante o expediente de trabalho (por internações ou licenças médicas).

Apesar de os resultados serem alarmantes, os números podem ser ainda maiores. “Esses custos são subestimados, porque a gente não está considerando todas as fontes de gastos e estamos falando de três doenças mais prevalentes, mas sabemos que existem mais de 30 condições associadas a esse consumo”, explica o pesquisador.

Custos indiretos

Segundo o levantamento, a economia brasileira perde anualmente R$ 9,2 bilhões com a mortalidade prematura atribuível ao consumo de ultraprocessados. Esses custos ocorrem devido à saída de pessoas em idade produtiva do mercado de trabalho.

Desse total, R$ 6,6 bilhões correspondem aos custos da mortalidade prematura entre homens e R$ 2,6 bilhões entre mulheres. Vale destacar que esse valor reflete, em parte, a maior taxa de mortalidade entre os homens e o fato de eles se aposentarem mais tarde.

A pesquisa da Fiocruz também revela os Estados brasileiros com maior proporção de mortes precoces relacionadas ao consumo de ultraprocessados. O Rio Grande do Sul lidera a lista, seguido por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Amapá.

CNN Brasil

Projeto social arrecada doações para ação de Natal destinada a pessoas em situação de rua, em Petrolina

0

O projeto “SE ESSA RUA FOSSE MINHA” está arrecadando produtos de higiene, roupas, calçados, cobertores e alimentos, que serão doados para pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social, em Petrolina. O Café Solidário de Natal será realizado no dia 08 de dezembro, às 09h da manhã, ao lado da Praça da Catedral, no Centro da cidade. São esperadas cerca de 60 pessoas.

Desde 2015, o projeto social promove ações voltadas para a população em situação de rua, formada por pessoas que perderam o emprego, enfrentam dificuldades financeiras e/ou lidam com transtornos mentais e dependências químicas. Entendendo essa difícil realidade, o grupo de voluntários que forma o “SE ESSA RUA FOSSE MINHA” realiza cafés da manhã solidários na praça, todos os meses, com o objetivo não só de alimentar o corpo, mas também a alma dos atendidos.

Entre os itens que podem ser doados nessa campanha, estão os de higiene (sabonete, prestobarba, creme dental, escova de dente, shampoo, condicionador, absorvente feminino, entre outros); as roupas, calçados e cobertores (em bom estado de conservação e, se possível, higienizados); e os alimentos para compor a refeição que será servida no café da manhã (pratos doces e salgados, bebidas em geral).

Para outras informações, entre em contato através das redes sociais:

https://www.instagram.com/seessaruafosseminhape

Serviço:

Evento: Café Solidário de Natal
Data: 08/12
Horário: 09h
Local: Calçadão Bahia (ao lado da Praça da Catedral)

 

Ascom