PNB

4779 POSTS 0 COMENTÁRIOS

Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025

0

O período de renovação de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2025 inicia nesta segunda-feira (18) e, prossegue, até o dia 29 de novembro. A renovação deve ser realizada presencialmente, na escola onde o estudante está matriculado. É importante ficar atento ao cronograma de matrícula para cada grupo de estudantes.

O estudante ou seu responsável deve comparecer na unidade escolar e entregar a documentação que estiver pendente ou desatualizada, a exemplo da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do comprovante de residência atualizado. A entrega desses documentos dentro do prazo é obrigatória para que a renovação da matrícula seja confirmada.

Novos estudantes – Já para os novos estudantes, a matrícula para 2025 poderá ser feita a partir do dia 13 de janeiro, de forma on-line, através da plataforma ba.gov. Para tanto, o estudante deverá ser cadastrado previamente no portal ba.gov e informar o CPF, documento obrigatório para a realização da matrícula. Caso o estudante não possua CPF, deverá solicitar antecipadamente o documento em qualquer unidade do SAC.

Após solicitar a matrícula, seguindo as datas do cronograma, o estudante terá até cinco dias para comparecer à escola escolhida e entregar os documentos exigidos. Esses documentos incluem o Histórico Escolar (original), RG ou Certidão de Registro Civil, CPF, comprovante de residência atualizado e, para o aluno de até 18 anos, a Carteira de Vacinação.

É importante destacar que a ausência de qualquer documento solicitado poderá comprometer a efetivação da matrícula. No caso da Carteira de Vacinação, o responsável terá um prazo de 30 dias para regularizar a situação, conforme a Portaria Conjunta SESAB/SEC nº 01/2018, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar.

Confira o cronograma completo da matrícula 2025:

-18 a 29 de novembro de 2024:
Renovação de matrícula 2024/2025

– 13 de janeiro de 2025:
Matrícula para Pessoa com Deficiência – PCD

-14 de janeiro de 2025:
Transferência de estudantes da rede estadual

-15 e 16 de janeiro de 2025:
Matrícula para concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental

-17 de janeiro de 2025:
Matrícula para todas as ofertas do Ensino Fundamental

-20 e 21 de janeiro de 2025:
Matrícula para todas as ofertas do Ensino Médio

Ascom

Cinco minutos de atividades físicas ajudam a controlar pressão alta, sugere estudo

0

O simples fato de fazer atividades físicas rotineiras como andar de bicicleta ou subir escadas por cinco minutos a cada dia já resulta em um efeito positivo para controlar a pressão arterial, concluiu um estudo publicado na última quarta-feira (6). Mas para ter um resultado significativo, é preciso se dedicar um pouco mais: de 10 a 27 minutos, atividades trouxeram um importante benefício contra complicações cardiovasculares.

A pesquisa britânica, publicada na revista científica Circulation, analisou informações de mais de 14 mil voluntários. Os participantes utilizaram um equipamento acoplado em suas coxas que media a pressão arterial ao mesmo tempo que trazia informações sobre as atividades diárias praticadas por eles.

Essas atividades rotineiras foram divididas em seis grupos. A maior parte delas eram relacionadas com sedentarismo: dormir, ficar em pé, qualquer situação considerada sedentária, como permanecer sentado, ou praticar caminhadas, tanto lenta quanto rápida. Outro grupo de atividade foi de exercícios mais intensos, como correr, andar de bicicleta ou subir escadas.

Em média, somente 16 minutos do dia desses participantes eram dedicados às atividades intensas, enquanto dez horas diárias eram sedentárias e, durante outras sete horas os participantes dormiam.

Os pesquisadores então desenvolveram análises para estimar os efeitos da substituição das atividades sedentárias pelos exercícios intensos para o controle da pressão alta dos participantes. Uma ligeira melhora foi vista quando cinco minutos das atividades físicas eram incorporadas na rotina dos voluntários.

No entanto, conforme medições da pressão arterial sistólica, que é o valor acessado quando o coração é contraído, as melhorias mais importantes foram observadas quando os exercícios eram praticados de 10 a 15 minutos por dia. No caso da pressão arterial diastólica, quando o coração é relaxado, de 20 a 27 minutos por dia foram suficientes para gerar maiores efeitos positivos nos participantes.

Em ambos os casos, a redução na pressão associada a esses exercícios físicos pode significar uma redução média de 10% nos riscos para complicações cardiovasculares. “As descobertas enfatizam o potencial de pequenas quantidades de atividade diária semelhante a exercícios para auxiliar no gerenciamento da pressão arterial”, escreveram os autores no artigo publicado.

Os pesquisadores então desenvolveram análises para estimar os efeitos da substituição das atividades sedentárias pelos exercícios intensos para o controle da pressão alta dos participantes. Uma ligeira melhora foi vista quando cinco minutos das atividades físicas eram incorporadas na rotina dos voluntários.

No entanto, conforme medições da pressão arterial sistólica, que é o valor acessado quando o coração é contraído, as melhorias mais importantes foram observadas quando os exercícios eram praticados de 10 a 15 minutos por dia. No caso da pressão arterial diastólica, quando o coração é relaxado, de 20 a 27 minutos por dia foram suficientes para gerar maiores efeitos positivos nos participantes.

Em ambos os casos, a redução na pressão associada a esses exercícios físicos pode significar uma redução média de 10% nos riscos para complicações cardiovasculares. “As descobertas enfatizam o potencial de pequenas quantidades de atividade diária semelhante a exercícios para auxiliar no gerenciamento da pressão arterial”, escreveram os autores no artigo publicado.

Outros Fatores 

Os pesquisadores também observaram a relação entre outras atividades rotineiras incluídas na análise e a saúde arterial. Esse foi o caso, por exemplo, da caminhada. Os autores afirmam que os efeitos da atividade para a pressão arterial depende principalmente da intensidade -quanto mais intensa, maior a probabilidade de controlar a pressão nas artérias.

No entanto, pelo menos no novo estudo, não foi observada uma relação evidente entre caminhar e a pressão arterial. Um ligeiro efeito positivo foi mensurado entre aqueles sem histórico de atividades físicas intensas e constantes, mas sem representar um impacto muito alto.

Os cientistas apontaram que esse resultado já havia sido identificado em outros estudos, ao mesmo tempo que outras revisões científicas concluíram que a caminhada apresentava efeitos positivos para a saúde arterial.

Além da caminhada, os efeitos de dormir para a pressão também foram analisados, e resultados positivos foram encontrados nos casos daqueles sedentários ou com baixo índice de atividade. Os autores escreveram que processos restauradores ocorridos durante o descanso podem explicar porque essas horas ajudam a evitar a pressão alta.

Mas esse fator não é aplicado igualmente para todos: aqueles que já tem um volume elevado de sono de qualidade apresentaram piora na pressão alta quando adicionaram ainda mais horas de descanso.

 

Bahia Notícias

Bahia é o estado com maior potencial de crescimento do agronegócio, diz secretário da Agricultura

0

A Bahia está se preparando para se consolidar como uma das principais fronteiras agrícolas do Brasil, com grande potencial para expandir sua produção de grãos e se tornar relevante no cenário nacional. A afirmação é do secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) do estado, Wallison Tum, em entrevista à EXAME.

Segundo Tum, a Bahia é o estado brasileiro com o maior potencial de crescimento do agronegócio. “A Bahia tem clima, recursos hídricos em abundância, além de terras e áreas a serem exploradas e cultivadas”, afirmou o secretário. O objetivo do governo estadual é fazer do estado um dos maiores produtores de grãos do país, ao lado do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

Entre os planos da gestão estadual, o destaque é a instalação de uma indústria de processamento de suco de laranja, com início das operações previsto para 2025. O projeto está alinhado com a estratégia do estado de se tornar um centro de produção de sucos, aproveitando a produção local de frutas, especialmente a laranja, que tem mostrado crescimento nos últimos anos.

A iniciativa contará com um pacote de incentivos fiscais para atrair empresas processadoras de suco de laranja, muitas das quais já compram a fruta de agricultores baianos, mas ainda processam em outros estados.

O secretário também mencionou que, além do incentivo à indústria do suco de laranja, o governo está trabalhando para ampliar parcerias com entidades como a Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e o Sebrae Bahia, com o objetivo de qualificar e profissionalizar os produtores locais. Segundo Tum, essa é uma das principais demandas do setor.

A produção de laranja na Bahia tem mostrado evolução nos últimos anos, mas ainda está distante dos números de estados como São Paulo e Minas Gerais, responsáveis por 74,6% da produção nacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área destinada à colheita de laranja na Bahia atingiu 49,3 mil hectares em 2023, com a produção subindo de 573 mil toneladas em 2021 para 610 mil toneladas em 2023, um crescimento de 6,5%. No entanto, o estado ainda está longe do ‘cinturão citrícola’ que domina o mercado brasileiro de laranja.

A expansão do agronegócio baiano também inclui investimentos no setor algodoeiro, um dos mais tradicionais do estado. O governo estadual está ampliando os recursos destinados aos programas Prodeagro e Fundeagro, voltados para o desenvolvimento do setor. O Prodeagro receberá R$ 60 milhões em 2025, um aumento de 50% em relação a 2024, enquanto o Fundeagro terá R$ 28 milhões, representando um crescimento de 47% no mesmo período.

Além desses investimentos, o governo baiano também destinou R$ 77,7 bilhões ao Plano Safra 2023/2024, com o objetivo de fortalecer a produção agrícola e pecuária do estado.

 

Bahia BA

Desmatamento de Mata Atlântica tem queda de 55% no primeiro semestre deste ano

0

O desmatamento na Mata Atlântica sofreu uma redução de 55% no primeiro semestre de 2024, segundo dados do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), divulgados pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o MapBiomas. Entre janeiro e junho de 2024, foram desmatados 21.401 hectares, contra 47.896 registrados no mesmo período do ano passado.

Apesar da queda, a SOS Mata Atlântica alerta que o impacto do desmatamento ainda é alarmante e inaceitável, especialmente em um bioma tão ameaçado. A área desmatada nos primeiros seis meses do ano equivale a aproximadamente 20 mil campos de futebol. A fundação enfatiza que, embora a meta de zerar o desmatamento no bioma seja viável, ainda representa um grande desafio.

A redução no desmatamento é atribuída, em grande parte, ao fortalecimento da fiscalização, à restrição de crédito para desmatadores ilegais e à implementação de embargos remotos, que são restrições aplicadas a áreas desmatadas detectadas por monitoramento a distância, impedindo seu uso comercial. Luís Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da SOS Mata Atlântica, destaca que os dados atuais representam um alívio temporário, mas ressalta a necessidade de vigilância contínua e ação efetiva.

Nas áreas de encraves — fragmentos de vegetação nativa da Mata Atlântica situados em limites com outros biomas, como Cerrado, Caatinga e Pantanal — a redução do desmatamento alcançou 58%. Guedes Pinto considera essa uma ótima notícia, uma vez que no ano anterior houve um aumento nos encraves, enquanto agora se observa uma diminuição em ambas as regiões.

De acordo com o MapBiomas, restam apenas 24% da cobertura florestal original da Mata Atlântica, abaixo do limite mínimo aceitável para conservação, que é de 30%, segundo um estudo publicado na revista Science. As florestas naturais estão cada vez mais fragmentadas, com a maioria das áreas não ultrapassando 50 hectares, e 80% delas localizadas em propriedades privadas.

Para que o Brasil cumpra os compromissos do Acordo de Paris, é necessário alcançar o desmatamento zero em todos os biomas até 2030. Guedes Pinto acredita que a Mata Atlântica pode ser o primeiro bioma brasileiro a atingir essa meta, devido à sua governança relativamente forte e ao menor índice de desmatamento. No entanto, ele alerta que a impunidade em relação aos crimes ambientais ainda representa um obstáculo significativo.

“É essencial continuar a fiscalização e aplicar punições para a ilegalidade”, afirma Guedes Pinto, ressaltando a importância de reforçar a legislação da Mata Atlântica em todos os níveis de governo. Ele também menciona a necessidade de incentivos econômicos para a conservação e restauração das florestas, como o pagamento por serviços ambientais e o mercado de carbono.

 

Bahia Noticias

PEC 6 por 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor

0
aplicativos de mensagem, internet, plataformas digitais, aplicativos, e-mail, redes sociais

A discussão sobre o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de folga, a chamada escala 6×1, proposta pelo Movimento Vida Além do Trabalho, se transformou em fenômeno nas redes sociais. A conclusão é do levantamento Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, que analisou cerca de 30 mil publicações sobre o tema nas cinco principais redes: X, Facebook, Instagram, Linkedin e Tique Tok.

O estudo aponta crescimento de 2.120% no número de postagens sobre o tema nas cinco plataformas, saindo de 539 no dia 7 para 11.969 no dia 12. No mesmo período, o volume de interações – curtidas, comentários e compartilhamentos de posts – cresceu 5.513%, passando de 267.124 para 14.995.806 interações.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), na Câmara dos Deputados, estabelece a jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana no Brasil, acabando com a escalada de 6 por 1.

Do total de conteúdos, 67% foram favoráveis à PEC da extinção da escala 6×1, 26% neutros e apenas 7% contrários. Os dados foram coletados de 7 de novembro a 12 de novembro. Ao todo, 40% de todas as interações se concentraram em 12 de novembro, dia de pico no tema no ambiente digital.

“O tema se transformou em fenômeno nas redes. Além de mostrar a eficiência da narrativa dos promotores da PEC, o fenômeno demonstra ainda o interesse dos brasileiros, independentemente de sua posição político partidária, em se manifestar sobre o tema nas redes sociais. O assunto uniu fortemente a sociedade, sejam pessoas de direita, de centro ou de esquerda”, avaliou Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, em nota.

Foram analisadas ainda as 100 postagens consideradas mais relevantes, sendo as que mais engajaram, em cada uma das redes sociais analisadas. Juntas, essas 500 publicações concentraram 91% do engajamento total – considerando as 30 mil postagens. O engajamento inclui as interações com as postagens, incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos.

“A gente observou que a grande maioria das pessoas que se manifestam nas redes sociais defendem a PEC que quer mudar a jornada de trabalho para 5×2, em vez da jornada de trabalho com apenas um dia de descanso”, apontou Tokarski.

Ele pondera que o resultado não quer dizer necessariamente que apenas 7% dos brasileiros são contrários à proposta, já que pessoas que criticam a PEC podem não ter se manifestado até por serem minoria ou por conta de o assunto ser sensível. “Mas deixa clara a tendência de o Congresso receber forte pressão popular pela aprovação da PEC”, ressaltou.

 

Agência Brasil

Alba promove audiência para debater renovação da concessão da Coelba nesta terça-feira (19)

0

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) promove, nestea terça-feira (19) uma audiência pública para debater sobre a renovação da concessão da Coelba, empresa do grupo Espanhol Neoenergia, na Bahia. A sessão ocorrerá na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT).

Na audiência serão ouvidos a representação da Neoenergia e a sociedade civil sobre os serviços prestados pela companhia. Será produzido ainda um relatório, o qual será encaminhado à agência reguladora com o diagnóstico e balanço sobre os problemas e as ações do setor elétrico para o desenvolvimento no estado.

A renovação da concessão da Neoenergia Coelba será encerrada em 2027. No primeiro semestre de 2024, a distribuidora anunciou um plano para aportar mais de R$ 13 bilhões em recursos para a realização de obras de expansão do sistema elétrico da Bahia.

Em entrevista à imprensa no início de novembro, o governador Jerônimo Rodrigues comentou sobre a possibilidade de não renovar a concessão da Coelba.

Para jornalistas, o chefe do Palácio de Ondina alegou que, em algumas regiões do estado, é possível encontrar a falta de energia e que, no momento, “não consegue fazer a pontuação de garantia de energia”.

 

Bahia BA

IFSertãoPE: inscrições para o Processo Seletivo 2025 do Campus Petrolina encerram na próxima segunda-feira (25)

0

As inscrições para o processo seletivo 2025 do IF Sertão – Campus Petrolina seguem abertas até o dia 25 de novembro. Os candidatos interessados em concorrer a uma das 472 vagas disponíveis em cursos técnicos gratuitos poderão realizar suas inscrições.

Modalidades – O edital nº 89/2024 é referente ao Processo Seletivo para os cursos técnicos na modalidade Médio Integrado ao Técnico. Este ano, estão disponíveis 288 vagas, distribuídas entre cinco cursos: Química, Edificações, Eletrotécnica, Sistemas de Energia Renovável e Informática.

Para a modalidade Subsequente, regida pelo edital nº 90/2024, a Instituição oferta 184 vagas nos cursos de Edificações, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho (Semipresencial).

Inscrição – A inscrição do candidato será feita exclusivamente pela internet, no Portal do Candidato, por meio do sítio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFSertãoPE (https://selecao.ifsertaope.edu.br/), entre os dias 21 de outubro e 25 de novembro de 2024. Para se cadastrar no Portal do Candidato, é obrigatório que o candidato possua RG e CPF próprios, além de uma conta de e-mail válida, à qual o candidato tenha acesso. Todo o procedimento de inscrição está descrito no item 3 dos editais. É necessário que os candidatos sigam todos os passos, anexem corretamente os arquivos solicitados no sistema de Inscrição e finalizem suas inscrições para concorrem às vagas ofertadas no Processo Seletivo 2025. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, poderá eliminar o candidato do Processo Seletivo.

Cotas – É fundamental que os candidatos leiam com muita atenção o item 1 dos editais, que explica os Grupos de Concorrência, ou seja, as cotas nas quais poderão concorrer (tais como renda familiar, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e estudantes de escolas públicas). Essa informação será solicitada no momento da inscrição. Outro ponto que os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas devem atentar é o procedimento de heteroidentificação, descrito no item 5 dos editais.

Seleção – A seleção se dará mediante análise do histórico escolar ou declaração de notas emitida pela escola, conforme Anexo III dos editais. No caso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, as notas utilizadas serão as de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental ou séries equivalentes. Para os candidatos aos cursos Técnicos Subsequentes, a análise será realizada pela média das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano do Ensino Médio (se o candidato já tiver concluído) ou a média do 1º e 2º anos, se o candidato ainda estiver concluindo o Ensino Médio. Informações detalhadas sobre a inserção de notas e histórico escolar estão disponíveis no item 4 dos editais.

Prazos – O resultado preliminar do Processo Seletivo está previsto para publicação a partir de 16/12, e o resultado final, a partir de 27/12. As matrículas deverão acontecer em janeiro de 2025.

Dúvidas – No Anexo X dos editais, os candidatos encontram o endereço e o contato do campus Petrolina. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar uma mensagem para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o campus Petrolina nas redes sociais.

Acesse o edital nº89/2024 no site da instituição.

Ascom

PRF baiano é acusado de traficar drogas para o CV; outros dois baianos foram presos na operação

0

Diego Dias Duarte, policial rodoviário federal baiano investigado no âmbito da Operação Puritas contra o tráfico de drogas, é acusado de transportar cocaína para o Comando Vermelho, cobrando até R$ 2 mil por quilo. A informação foi obtida pelo colunista Tácio Lorran, do portal Metrópoles.

Segundo as investigações, os oficiais eram responsáveis pelo transporte de toneladas de drogas destinadas principalmente a facção criminosa no estado do Ceará. O grupo poderá responder por tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Apontado como líder da organização criminosa, o traficante José Heliomar de Souza, conhecido como Léo, era quem comandava os policiais. Heliomar, por outro lado, fornecia aos agentes da Polícia Rodoviária Federal dados sobre o tráfico de drogas na região, de forma que eles pudessem fazer flagrantes contra traficantes que contribuíam com o grupo criminoso.

Parte das drogas apreendidas também eram repassadas para Heliomar, que chegava a ficar, em alguns casos, com 30% da mercadoria. Segundo a PF, isso fez a organização criminosa “crescer muito rápido”. O dinheiro do tráfico era lavado por Heliomar em um mercado, uma locadora de carros e uma transportadora em Porto Velho.

A operação, deflagrada pela Polícia Federal, tinha como alvo 15 pessoas. Na Bahia, um advogado, um policial militar e um policial rodoviário federal foram presos. O advogado, Rafael Dias Andrade Cunha, foi preso em Gandu. Já o PM, Francisco de Assis Araújo Melo, localizado em Santaluz, trabalha no 5º Batalhão (BPM/Euclides da Cunha). Já o PRF é Diego Dias Duarte, que teve mandado cumprido em Feira de Santana, mas teria sido localizado pela PF em Natal.

 

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

0

O Brasil registrou, ao longo de 2024, 1.578 casos confirmados de mpox. O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabiliza ainda 60 casos prováveis e 434 casos suspeitos da doença no país.

A maioria das infecções se concentra na faixa etária dos 30 aos 39 anos (751 casos), seguida pelos grupos de 18 a 29 anos (496 casos) e de 40 a 49 anos (275 casos). Os homens respondem por 81% dos casos confirmados, sendo que 70% declararam ter relações sexuais com homens.

Outro recorte divulgado pelo painel de monitoramento do ministério é o de raça e cor. Os dados mostram que 46% dos casos de mpox no Brasil se concentram entre brancos; 29%, entre pardos; e 11%, entre pretos.

O Sudeste lidera o ranking de regiões com mais infecções, com 1.269 casos. Em seguida estão Nordeste (137), Centro-Oeste (97), Norte (712) e Sul (61). Entre os estados, São Paulo e Rio de Janeiro aparecem na frente, com 866 e 320 casos, respectivamente.

Emergência global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou para a próxima sexta-feira (22) uma reunião do comitê de emergência para reavaliar o cenário de mpox no mundo. Em agosto, o mesmo comitê declarou a doença como emergência em saúde pública de importância internacional.

Dados da entidade revelam que, de 1º de janeiro de 2022 a 30 de setembro deste ano, 109.699 casos de mpox foram confirmados em todo o mundo, além de 236 mortes. Pelo menos 123 países reportaram casos da doença.

O continente africano responde pela maior parte das infecções – 11.148 casos confirmados entre 1º de janeiro a 3 de novembro de 2024, além de 46.794 casos suspeitos. A África contabiliza também 53 mortes confirmadas por mpox e 1.081 óbitos suspeitos.

A República Democrática do Congo segue liderando o ranking, com 8.662 casos confirmados, 39.501 casos suspeitos, 43 mortes confirmadas e 1.073 óbitos suspeitos pela doença. Em seguida aparecem Burundi, com 1.726 casos confirmados, e Uganda, com 359 casos confirmados.

Nova variante

Segundo a OMS, três novos países confirmaram casos importados da variante 1b: Reino Unido, Zâmbia e Zimbábue. Além disso, pela primeira vez, a transmissão local da nova variante foi detectada fora da África – no Reino Unido, três pessoas foram infectadas por um viajante.

Agência Brasil