PNB

4813 POSTS 0 COMENTÁRIOS

Lula recebe liberação médica para viajar de avião

0

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu liberação médica para viagens aéreas após passar por novos exames de imagem neste domingo (10), no Hospital Sírio-Libanês de Brasília.

Segundo boletim médico liberado às 11h, ele permanece sem sintomas após o acidente doméstico sofrido no último dia 19 de outubro. A avaliação constatou melhora no exame deste domingo em relação aos anteriores, e ele deve manter suas atividades habituais.

Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada, bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. Exames de imagem realizados logo após o acidente mostraram uma pequena hemorragia no cérebro do presidente.

Após a queda, a equipe médica recomendou, por precaução, que Lula evitasse viagens de longa distância. Por esse motivo, o presidente cancelou a viagem que faria para participar da Cúpula de Líderes do Brics, em Kazan, na Rússia. Também não esteve em São Paulo para o segundo turno das eleições municipais, no domingo (27).

O presidente segue sob acompanhamento dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

 

Agência Brasil

ClimaTempo aponta chuva em Juazeiro nesta segunda-feira (11)

0

Após dias de altas temperaturas em Juazeiro, no Norte da Bahia, a previsão do tempo é favorável para chuva nesta segunda-feira (11), segundo o ClimaTempo.

Nesta segunda-feira (11), o ClimaTempo indica que a temperatura deve variar entre 26°C e 34°C, o dia será de sol com muitas nuvens durante e períodos de céu nublado, com previsão de noite chuvosa.

A sensação térmica pode variar de 23°C a 32°C. Em comparação com o dia anterior, a máxima de hoje está mais baixa que a do domingo (10).

Redação PNB

PL que visa fim da escala 6×1 busca apoio de deputados para ser discutido no Congresso; baianos votaram a favor

0

O projeto de lei da deputada federal Erika Hilton (Psol) pelo fim da escala de trabalho 6×1 busca espaço para ser discutida no Congresso Nacional. O PL visa alterar a atual escala, que prevê seis dias de trabalho seguidos, totalizando 44 horas semanais, por um dia de descanso. O projeto foi apoiado por três deputados baianos na Câmara.

Encabeçada pela deputada Erika Hilton, a PL visa modificar a estrutura, dando aos trabalhadores mais dias de descanso, com o intuito de promover equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

O projeto, que nasceu a partir do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), do vereador Rick Azevedo (Psol-SP), ainda está sendo discutido nas comissões da Câmara dos Deputados, mas ainda não chegou ao Congresso por falta e assinaturas.

Caso sancionada, a alteração da escala poderá impactar milhões de trabalhadores em todo o país, principalmente em setores com alta demanda de horas extras e jornadas flexíveis.

A proposta apresentada pelo VAT é de alterar a escala 6×1 para a escala 4×3, no qual o empregado trabalha quatro dias da semana e folga outros três, ideia reprovada pelo empresariado que aponta um impacto negativo nos custos da empresa, com aumento no quadro de funcionários para suprir as folgas.

Para ser discutida no Congresso, o PL precisa do apoio de 171 deputados, um terço da Câmara, ou de um terço dos senadores, 27 assinaturas. Até o momento, Erika Hilton conseguiu 71 assinaturas, entre os votos a favor estão três baianos Jorge Solla (PT), Waldenor Pereira (PT), Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB).

Confira lista completa dos deputados que apoiam a PEC pelo fim da escala 6×1:

  • Jorge Solla (PT-BA)
  • Waldenor Pereira (PT-BA)
  • Lídice da Mata (PSB-BA)
  • Alice Portugal (PCdoB)
  • Alfredinho (PT-SP)
  • Ana Pimentel (PT-MG)
  • Camila Jara (PT-MS)
  • Carol Dartora (PT-PR)
  • Dandara (PT-MG)
  • Delegada Adriana Accorsi (PT-GO)
  • Denise Pessôa (PT-RS)
  • Dimas Gadelha (PT-RJ)
  • Erika Kokay (PT-DF)
  • Fernando Mineiro (PT-RN)
  • Gleisi Hoffmann (PT-PR)
  • João Daniel (PT-SE)
  • Juliana Cardoso (PT-SP)
  • Kiko Celeguim (PT-SP)
  • Leonardo Monteiro (PT-MG)
  • Lindbergh Farias (PT-RJ)
  • Luiz Couto (PT-PB)
  • Luizianne Lins (PT-CE)
  • Marcon (PT-RS)
  • Maria do Rosário (PT-RS)
  • Miguel Ângelo (PT-MG)
  • Natália Bonavides (PT-RN)
  • Nilto Tatto (PT-SP)
  • Odair Cunha (PT-MG)
  • Padre João (PT-MG)
  • Patrus Ananias (PT-MG)
  • Paulão (PT-AL)
  • Reginete Bispo (PT-RS)
  • Reimont (PT-RJ)
  • Rogério Correia (PT-MG)
  • Rubens Otoni (PT-GO)
  • Tadeu Veneri (PT-PR)
  • Vicentinho (PT-SP)
  • Washington Quaquá (PT-RJ)
  • Benedita da Silva (PT-RJ)
  • Célia Xakriabá (PSOL-MG)
  • Chico Alencar (PSOL-RJ)
  • Erika Hilton (PSOL-SP)
  • Fernanda Melchionna (PSOL-RS)
  • Glauber Braga (PSOL-RJ)
  • Guilherme Boulos (PSOL-SP)
  • Ivan Valente (PSOL-SP)
  • Luiza Erundina (PSOL-SP)
  • Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ)
  • Prof. Luciene Cavalcante (PSOL-SP)
  • Sâmia Bomfim (PSOL-SP)
  • Taliria Petrone (PSOL-RJ)
  • Tarcísio Motta (PSOL-RJ)
  • Douglas Viegas (União Brasil-SP)
  • Meire Serafim (União Brasil-AC)
  • Saullo Vianna (União Brasil-AM)
  • Yandra Moura (União Brasil-SE)
  • Daiana Santos (PCdoB-RS)
  • Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
  • Márcio Jerry (PCdoB-MA)
  • Orlando Silva (PCdoB-SP)
  • Dorinaldo Malafaia (PDT-AP)
  • Duda Salabert (PDT-MG)
  • Marcos Tavares (PDT-RJ)
  • Célio Studart (PSD-CE)
  • Stefano Aguiar (PSD-MG)
  • Túlio Gadelha (Rede-PE)
  • Antônia Lúcia (Republicanos-AC)
  • Maria Arraes (Solidariedade-PE)
  • Dagoberto Nogueira (PSDB-MS)
  • Socorro Neri (PP-AC)
  • Fernando Rodolfo (PL-PE)
  • André Janones (Avante-MG)

 

Bahia Notícias

Enem 2024: segundo dia de provas teve 30,6% de abstenção

0
Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do ENEM 2021 em Brasília

O governo federal divulgou neste domingo um balanço do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. A abstenção foi de 30,6%, um pouco abaixo das duas últimas edições (32% no ano passado e 32,1% em 2022).

No primeiro dia a abstenção registrada foi menor: 26,6% de abstenção. O índice também é abaixo do registrado nos últimos anos, 28,1% em 2023 e 28,3% em 2022.

Os dados foram apresentados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, em entrevista coletiva.

Foram eliminados 1.925 participantes, por infrações como sair com a prova antes do horário permitido, utilizar equipamentos eletrônicos, não atender orientações dos fiscais ou ausentar-se antes do horário permitido. É uma redução em relação ao primeiro dia, quando foram registrados mais de 5 mil eliminações.

O percentual dos alunos concluintes do Ensino Médio de escolas públicas que se inscreveram para realizar o Enem passou de 58%, no ano passado, para 94% neste ano. Em alguns estados, esse índice chegou a 100%.

Na entrevista coletiva, Camilo Santana voltou a atribuir esse dado ao programa Pé-de-Meia, que paga os alunos pela permanência no Ensino Médio, com uma parcela extra para a realização do Enem.

“Só para reforçar que esse foi um esforço feito pelo MEC e também pelo impacto do programa Pé-de-Meia, nós aumentamos o número de alunos cincluintes do Ensino Médio de escolas públicas inscritos no Enem”.

 

Exame

Gabarito oficial do Enem será divulgado até 20 de novembro

0

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até o dia 20 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.

Neste ano, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o exame. As provas foram aplicadas em duas etapas: no domingo passado (3), foram as 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de uma redação dissertativa; neste domingo (10), foi a vez das 90 questões de matemática, física, química e biologia.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Agência Brasil

Eleitores que não votaram no segundo turno têm até 7 de janeiro de 2025 para apresentar justificativa

0
e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor

As eleitoras e os eleitores que não compareceram ao segundo turno das Eleições Municipais de 2024 têm até 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Para aquelas pessoas que não compareceram às urnas no primeiro turno, o prazo para justificar é até 5 de dezembro de 2024.

A justificativa pode ser realizada por diversos canais como o aplicativo e-Título, o Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente no cartório eleitoral. Cada justificativa é válida apenas para o turno em que o eleitor não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. O histórico de justificativas eleitorais, contendo os respectivos pleitos em que a eleitora ou o eleitor estiver ausente, pode ser consultado no aplicativo e-Título.

A análise da justificativa será feita pela autoridade judiciária da zona eleitoral na qual inscrito a eleitora ou o eleitor. Caso a justificativa seja aceita, será registrada no histórico do título eleitoral. Se não for aceita, o eleitor deverá pagar a multa por ausência às urnas no valor de R$ 3,51 por turno.

Como justificar

  • Pelo e-Título: o eleitor deve preencher os dados e anexar a documentação solicitada, recebendo um protocolo de envio.
  • Pelo site do TRE-BA: Acesse “Autoatendimento do Eleitor” e clique em “Justificativa Eleitoral” no sitewww.tre-ba.jus.br.
  • Presencialmente:Dirija-se ao cartório ou posto da Justiça Eleitoral com o Formulário de Justificativa Eleitoral (RJE) preenchido, anexando cópia de um documento oficial com foto e do documento comprobatório do motivo de ausência.

Penalidades

Quem não vota ou justifica a ausência às urnas por três pleitos consecutivos (três turnos) pode ter o título cancelado e estará sujeito a multas. Além disso, poderá ficar impedido de obter a certidão de quitação eleitoral necessária à emissão de passaporte, à matrícula e à posse em concursos públicos, a matrículas em instituições públicas de ensino, à assunção em cargos públicos, entre outros documentos e direitos.

TRE-BA

Curta-metragem gravado na Ilha do Massangano estreia em novembro com exibições gratuitas em Petrolina

0

O Coletivo Ônibus e a Abajur Soluções lançam este mês o curta-metragem “Pé de Chinelo”, um filme de cerca de 19 minutos com cenas gravadas em Petrolina. Para contemplar o público petrolinense, serão realizadas exibições gratuitas em quatro pontos diferentes da cidade, com estreia no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) na Ilha do Massangano, cenário escolhido para as filmagens.

O curta conta a história de um menino que quer estudar e não consegue por não ter um par de tênis. Esse enredo tão comum em nosso país, pela imensa desigualdade social, se desenvolve com muita delicadeza, de maneira a surpreender e encantar a quem o assistir. O elenco principal é formado por moradores da Ilha e o roteiro é uma adaptação do conto “Burrego”, que faz parte do livro “Tábua de Marés”, de Cátia Cardoso, diretora de “Pé de Chinelo”.

A ideia de fazer a adaptação e realizar o curta surgiu a partir do desejo de proporcionar à comunidade do Massangano um trabalho artístico, feito com mão de obra local, através do qual eles se vissem retratados e orgulhosos de pertencerem àquele lugar.

Além disso, o filme busca criar uma representatividade social através do menino que dá voz a todas as crianças carentes e sonhadoras do mundo, inclusive aquelas que já estão de cabelos brancos.

Este projeto é uma coprodução do Coletivo Ônibus e da Abajur Soluções, e teve o incentivo da Lei Paulo Gustavo – LPG no estado de Pernambuco.

Programação:

20/11: 19h – Ilha do Massangano
26/11: 19h – Cineteatro CEU das Águas (bairro Rio Corrente)
28/11: 19h – Fundação Nilo Coelho (Centro de Petrolina)
09/12: 19h – Janela 353 (Centro de Petrolina)

 

Ascom

Juazeiro – BA vai realizar em 1º de dezembro a 1ª edição da Corrida do Velho Chico

0

A Cronos e Arca Sport vão realizar, com patrocínio da Agrovale, TV São Francisco, programa FazAtleta e o Governo da Bahia, a 1ª edição da Corrida Velho Chico, com a estimativa de reunir, em Juazeiro-BA, no próximo dia 1º de dezembro, cerca de 500 atletas de várias partes do país.

A prova pedestre, aberta à participação de atletas de ambos os sexos, terá dois percursos: de 5 quilômetros, onde poderão participar atletas a partir dos 14 anos, e de 10 quilômetros, a partir dos 16 anos. A largada será na Orla nova do município, com passagem por algumas ruas do centro e de bairros periféricos, e retorno à beira do Rio São Francisco. A Cronos, entidade executora da competição, vai distribuir com os participantes kit’s de corrida com camiseta, chip da cronometragem e número de identificação.

Os cinco primeiros colocados serão premiados com troféus e todos os atletas que completarem a prova terão direito a medalhas. A inscrição custa R$ 66,00 e pode ser feita a partir deste sábado (9), através do website:www.cronoschip.com.br. No ato de retirada dos kits, a coordenação estará recebendo também dos participantes a doação de alimentos. Toda a renda será revertida para o abrigo de idosos Lar São Vicente de Paula.

De acordo com o vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores, a competição é um reconhecimento a maior riqueza natural do Brasil, símbolo de identidade cultural e fonte de subsistência para milhões de pessoas. “A Corrida Velho Chico será também uma oportunidade de conscientização e engajamento com causas fundamentais para a nossa comunidade”, ressaltou.

Durante o evento, o público terá acesso gratuito a serviços como massoterapia, ventosaterapia, liberação miofascial, dry needling, oferecidos por profissionais da Unibras, através dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem. A tenda do Meio Ambiente da Agrovale também vai disponibilizar ao público a distribuição de mudas de espécies nativas da Caatinga, com recomendações técnicas visando o manejo correto de plantio e cuidados para manutenção das plantas.

Ascom

Novembro Azul: câncer de próstata mata mais de mil homens na Bahia em 2024

0

O número de mortes de homens por câncer de próstata chegou a 1.144 até agosto deste ano, conforme informações da Secretaria estadual da Saúde (Sesab). Em 2023, a doença vitimou 1.588 homens no estado. Ainda conforme o órgão estadual, 3.103 foram internados em virtude da doença, no ano passado, e 2.122 até 30 de outubro de 2024. Já no país, esse número passa a ser de 17 mil, o que representa uma média de 47 por dia. Esse cenário alerta para a importância da realização periódica de exames e consulta com o especialista a fim de prevenir e detectar a enfermidade em estágio inicial, assim como outras doenças que atingem o público masculino.

“O Novembro Azul tem como objetivo alertar sobre a necessidade de cuidados preventivos, especialmente relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, depois do de pele não melanoma. Além disso, a campanha visa quebrar o preconceito que muitos homens ainda têm em relação a exames de rotina, como o toque retal, e estimular uma atitude mais proativa com a saúde como um todo”, destaca Pedro Pina, médico da Família e Comunidade da Amparo, empresa que integra o ecossistema do Grupo Sabin.

O especialista pontua que a saúde da população masculina não se resume apenas ao câncer de próstata. Há outras áreas igualmente importantes, como a cardiovascular, sexual, mental e metabólica. “Os homens precisam estar atentos a outros tipos de câncer, doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de transtornos psicológicos, a exemplo de depressão e ansiedade, que são menos falados, mas têm um impacto na qualidade de vida. A existência de tabus e preconceitos sobre cuidados à saúde masculina é ainda uma grande barreira cultural para que esse público alcance melhores índices de saúde”, enfatiza.

O médico recomenda que os homens devem realizar alguns exames regularmente: “É importante fazer o rastreio de câncer de próstata, a partir dos 45 anos, se houver histórico familiar, além de outras avaliações que podem ser solicitadas pelo médico a partir do quadro do paciente”.

Ele ainda informa que os homens estão mais propensos a desenvolver algumas doenças devido a fatores comportamentais, como doenças cardiovasculares, hipertensão, infarto e AVC. “Um estilo de vida que inclua etilismo, tabagismo, obesidade e sedentarismo favorece o aparecimento dessas doenças”, alerta ele, destacando que, embora menos falados, os homens têm maior risco de suicídio, em parte devido à dificuldade de buscar ajuda para questões emocionais.

“O estereótipo de masculinidade que muitos se identificam ao dizer que sentem que devem ser ‘fortes’ e não demonstrar vulnerabilidade, o que inclui buscar ajuda para questões de saúde, faz com que os homens procurem ajuda apenas quando os sintomas já estão graves, ao contrário das mulheres, que, desde cedo, são incentivadas a realizar exames preventivos. E o diagnóstico tardio limita as opções de tratamento e reduz as chances de cura”, salienta ele, ressaltando que doenças crônicas não tratadas podem comprometer gravemente a qualidade de vida, como a diabetes, que pode levar à amputação ou à perda de visão.

O especialista reforça que homens que não realizam exames preventivos têm maior risco de morte por doenças que poderiam ser tratadas ou controladas se diagnosticadas precocemente. “Portanto, o Novembro Azul é um momento fundamental para conscientizar esse público sobre a importância de cuidar da saúde de forma integral e regular”, conclui.

Bahia BA