Preto no Branco

26356 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Secretaria de Educação de Petrolina divulga gabarito definitivo do concurso público

0

 

Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Educação de Petrolina divulgou o gabarito definitivo do concurso público realizado no município, com a oferta de 1.194 vagas para os cargos de professor, secretário escolar, psicólogo escolar e assistente social.

Os resultados podem ser consultados no site da banca organizadora: www.upenet.com.br.

A Prefeitura de Petrolina alerta os candidatos para que acompanhem atentamente todas as divulgações e orientações previstas no edital, por meio do site da banca organizadora. Os resultados da primeira etapa serão divulgados no dia 17 de março, também no site da banca.

 

Redação PNB, com informações Ascom PMP

Complexo Viário de Juazeiro: AMTT informa interdição do pontilhão próximo à AABB

0

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) informou a interdição do pontilhão que liga a Avenida Santos Dumont à Avenida Raul Alves, em Juazeiro, nas proximidades da AABB.

A interdição começou na manhã desta terça-feira (3) após as fortes chuvas provocarem o afundamento do asfalto na saída do pontilhão, na Avenida Raul Alves, formando um buraco e impossibilitando o tráfego de veículos.

De acordo com a AMTT, a interdição já estava prevista pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), devido ao avanço das obras do Complexo Viário de Juazeiro. O local permanecerá fechado até a conclusão dos serviços.

Vias alternativas

* Motoristas que estiverem na Avenida Santos Dumont e desejarem seguir para o bairro Santo Antônio devem continuar pela via e utilizar o pontilhão seguinte, próximo ao Banco do Brasil.

* Já quem estiver no bairro Alto da Maravilha e quiser seguir em direção ao bairro Piranga pode optar pela Avenida Adolfo Viana, acessando o bairro João XXIII.

A AMTT orienta que os condutores redobrem a atenção e, sempre que possível, evitem circular pelas áreas em obras.

Ascom AMTT

O deputado estadual Roberto Carlos recebe representantes de Itiúba para tratar de avanços e demandas prioritárias da cidade

0

O deputado estadual Roberto Carlos recebeu, em seu gabinete, representantes do município de Itiúba para tratar de avanços e demandas prioritárias da cidade.

Participaram do encontro o prefeito Zé do Rádio, o secretário municipal de Saúde André Castro e a vereadora Aurora. A pauta foi centrada, principalmente, em ações voltadas ao fortalecimento da saúde pública e ao desenvolvimento do município.

Segundo o parlamentar, a reunião foi produtiva e marcada pelo alinhamento de estratégias para viabilizar melhorias concretas para a população. Ele destacou a importância da parceria entre o mandato estadual e a gestão municipal para garantir resultados efetivos.

Roberto Carlos reafirmou o compromisso de continuar atuando em apoio às demandas de Itiúba, defendendo investimentos e iniciativas que promovam qualidade de vida e mais oportunidades para os moradores da cidade.

Ascom

Presidente da Juazeirense, deputado Roberto Carlos, celebra transferência de Anderson Pato para o Vitória e destaca revelação do futebol baiano

0

 

O deputado estadual Roberto Carlos, também presidente da Sociedade Desportiva Juazeirense, comemorou a ascensão do atacante Anderson Pato, de 23 anos, que inicia um novo desafio no Esporte Clube Vitória.

Natural do bairro Fazenda Coutos 3, o jogador ganhou projeção após se destacar no futebol amador e, posteriormente, vestir a camisa da Juazeirense. Durante o Campeonato Baiano, Pato chamou atenção pelo desempenho em campo, conquistando troféus individuais e consolidando-se como uma das promessas da competição.

De acordo com Roberto Carlos, a trajetória do atleta reforça o papel do clube na revelação de talentos para o futebol baiano. “É uma alegria grande viver esse momento. Anderson Pato é a prova de que, quando a oportunidade encontra a determinação, o resultado aparece. Ele é cria do Cancão de Fogo e agora dá mais um passo importante na carreira”, afirmou.

Veloz, habilidoso e com personalidade marcante, o atacante passa a integrar o elenco do Vitória como mais um nome revelado pela Juazeirense para o cenário estadual. O dirigente destacou ainda a confiança no futuro do jogador. “O começo foi aqui, mas a estrada é longa e promissora. Ainda vamos ouvir falar muito nesse nome”, concluiu.

Ascom

Durante visita do Ministro Rui Costa e do Senador Jaques Wagner, prefeito de Sobradinho defende a retomada da obra do Canal Serra da Batateira: “O equipamento vai impulsionar a economia local”

0

 

No último dia 24 de fevereiro, data em que o município de Sobradinho celebrou 34 anos de  emancipação política, o Prefeito Cleivynho Sampaio, juntamente com a comitiva do Ministro Rui Costa e do Senador Jaques Wagner realizaram uma visita técnica ao Canal Serra da Batateira.

A conclusão da obra, paralisada há anos, representa um sonho antigo da comunidade pela sua importância para alavancar a economia do município.

Os representantes do Governo Federal percorrerem o canal e constataram a situação da estrutura, ouvindo o pleito do gestor municipal para que o projeto seja recolocado no centro da agenda de desenvolvimento regional.

Durante a visita, Cleivynho enfatizou que as articulações já foram iniciadas junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado no sentido de construir uma ponte que permita o escoamento da produção agrícola daquela região.

“Precisamos tirar o canal da condição de obra estagnada e estabelecer como prioridade estratégica. Tenho batido em muitas portas e defendido, desde o período eleitoral, a construção do canal como uma bandeira de desenvolvimento estruturante para Sobradinho. Essa visita nos encheu de esperança, pois tanto o ministro quanto o senador se sensibilizaram e a expectativa é que, uma vez viabilizado, o equipamento impulsione a economia local, amplie a capacidade produtiva e ofereça novas perspectivas para trabalhadores rurais e empreendedores. Mais do que um ato simbólico no aniversário da cidade, a visita reposicionou o debate em defesa desta importante obra para o nosso município”, esclareceu o prefeito.

Ascom/PMS

SEC divulga calendário de exames para certificar interessados em concluir Educação Básica

0

Os Exames de Certificação Estadual da Bahia do Programa Comissão Permanente de Avaliação (CPA) Digital têm início no dia 9 de março e prosseguem até 10 de dezembro deste ano, conforme divulgação da Secretaria da Educação do Estado (SEC) no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (3). Realizados pelas unidades certificadoras, vinculadas às instituições de ensino da rede estadual, os exames possibilitam a qualquer indivíduo que não concluiu uma ou mais etapas da Educação Básica finalizar os seus estudos, sem precisar se matricular em uma escola.

Os candidatos interessados em se inscreverem para os exames de certificação deverão realizar o pré-cadastro no site da CPA Digital (cpadigital.educacao.ba.gov.br) e, obrigatoriamente, realizar cadastro e agendamento, através do Sistema de Gestão e Certificação On-line, e o pré-cadastro para obter login e senha do Sistema de Apoio à Gestão da Aprendizagem (SAGA).

Na data e horário estabelecidos no ato da solicitação no Sistema SAGA, os candidatos deverão anexar os documentos solicitados. Após análise e validação, a Secretaria da Educação irá liberar o ambiente de agendamento das provas de certificação, que serão aplicadas até dezembro de 2026, por área de conhecimento nos níveis de Ensino Fundamental para os maiores de 15 anos e de Ensino Médio, para os maiores de 18 anos.

O Programa CPA Digital poderá realizar de modo itinerante a aplicação de exames de certificação, por meio de Termo de Compromisso e Plano de Trabalho, estabelecido entre o Governo do Estado e os municípios, empresas e organizações público/privadas, ONGS, instituições e associações legalmente constituídas, a fim de atender ao interessado que, por força do trabalho, da distância e das condições financeiras, não dispõe de recursos e tempo para acessar as unidades certificadoras.

Ascom SEC

Ministro da Educação assina ordem de serviço para obras no HU-Univasf, em Petrolina, nesta quarta-feira (04)

0
Em visita a Petrolina, nesta quarta-feira (04/03), o ministro da Educação, Camilo Santana, vai cumprir uma agenda com inaugurações e investimentos na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Dentre os recursos destinados à instituição, Camilo Santana vai assinar a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação do Centro Cirúrgico e da Central de Material de Esterilização (CME) do Hospital Universitário da Univasf, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Também estará presente nesta atividade, Arthur Chioro, presidente da Ebserh, que visitará o Hospital e se reunirá com a equipe gestora.
Ao todo, os recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) somam R$ 14 milhões, que serão executados pela estatal vinculada ao MEC no Hospital Universitário de Petrolina. Para Julianeli Tolentino, superintendente do HU-Univasf/Ebserh, o investimento representa a atenção constante da gestão com o Hospital, resultando numa melhor prestação de serviço à população. “O governo do presidente Lula, por meio do MEC e do Ministério da Saúde, tem atuado com forte empenho e priorizado as atividades relacionadas aos hospitais universitários. Não foi diferente com o nosso HU, que foi contemplado com uma fatia importante do Novo PAC. Essa ação é muito importante, pois vai resultar em maior eficiência e melhor conforto para os profissionais e usuários do serviço”, disse.
A obra
A área total de intervenção para reforma e ampliação do Centro Cirúrgico e da Central de Material e Esterilização (CME) do HU-Univasf/Ebserh é de aproximadamente 1.570 m², parte dessa área, 870 m², será destinada à reforma da estrutura já existente e, aproximadamente, 700 m² compreenderá o espaço que será construído. A contratação do serviço inclui fornecimento, instalação e comissionamento de todos os sistemas de infraestrutura, como instalações elétricas, hidrossanitárias e climatização.
O superintendente do HU-Univasf/Ebserh acrescenta que essa ampliação trará diversos benefícios. “Nós teremos uma melhoria na estrutura, um ganho para os nossos profissionais, consequentemente para os nossos pacientes, porque haverá uma disposição mais adequada dos equipamentos, além de facilitar e otimizar a execução dos procedimentos para os tratamentos que são realizados, sobretudo no bloco cirúrgico”, reforçou Julianeli Tolentino.
SERVIÇO:
Ministro da Educação, Camilo Santana, assina ordem de serviço para obras no HU-Univasf/Ebserh
Quando? Amanhã, 04/03
Horário? 16h
Local? Cineteatro do Campus Sede da Univasf (Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro)

Unidade de Comunicação Regional 10

Condenados 3 dos acusados pelo brutal assassinato de adolescente, no Nova Esperança, em Juazeiro; um dos réus foi absolvido

0

 

Terminou no final da tarde desta terça-feira (03), o julgamento dos acusados de participação no brutal assassinato do adolescente Everton de Lima Araújo, 16 anos, ocorrido em abril do ano passado, no bairro Nova Esperança, em Juazeiro.

Bruno Gomes de Leite foi condenado a 16 anos e 2 meses de prisão. Matheus Lima da Silva e Walison da Silva foram condenados a 19 anos e 5 meses.

José Mateus Ricarte, que conduzia um dos veículos usados para a prática do crime, foi absolvido.

Crime

O adolescente Everton de Lima Araújo foi encurralado por homens que estavam em três veículos, sendo dois carros e uma moto. Após ser violentamente espancado a pauladas por cerca de 6 homens, Everton foi executado a tiros no local.

Os réus foram identificados como Bruno Gomes de Leite, apontado como o autor dos disparos de arma de fogo, José Mateus Ricarte, apontado como um dos condutores dos veículos, e Matheus Lima da Silva e Walison da Silva, apontados como uns dos agressores.

Os acusados foram presos em flagrante pelas Policias Civil e Militar no dia 25 de abril de 2025, menos de 24 horas após o crime. Na época, segundo a Polícia Civil, ao ser interrogado, o acusado Bruno Gomes confessou ter sido o autor dos disparos que mataram Everton, alegando que ter sido vítima de furto praticado pelo adolescente.

Redação PNB

Bahia: Documento reforça transparência, responsabilidade fiscal e segurança jurídica nas despesas com os festejos juninos

0

A União dos Municípios da Bahia (UPB) acompanhou, nesta segunda-feira (2), a assinatura da nota técnica com orientações aos municípios baianos sobre as contratações artísticas e demais despesas relacionadas aos festejos de São João. O documento, elaborado pelo Ministério Público do Estado da Bahia, pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), a pedido da UPB, sugere a adoção de critérios para conter a elevação dos gastos públicos com as festas, preservando a autonomia municipal e conferindo mais segurança jurídica aos gestores. Entre os parâmetros, o documento sugere que nenhum município gaste mais do que o valor investido no ano anterior, acrescido da inflação medida pelo IPCA, mesmo critério utilizado para a contratação de artistas.

No ato, realizado na sede do Ministério Público, em Salvador, o presidente da UPB, Wilson Cardoso, agradeceu o apoio dos órgãos de controle na busca de uma solução conjunta para o drama vivido pelos prefeitos com os aumentos excessivos nos cachês das bandas. O gestor ressaltou que a iniciativa conta com a adesão dos 417 municípios baianos e uniu o Nordeste. “Hoje, a gente chega a este momento com uma adesão muito forte de todas as associações de municípios do Nordeste. Isso fortalece nossa cultura regional, valorizando os artistas locais. Existe uma satisfação dos prefeitos nessa parceria com o MP, TCM e TCE, e essa nota técnica será seguida à risca pelos 417 municípios. Estamos trabalhando para que a Bahia tenha festa boa e com responsabilidade com o dinheiro público”, afirmou o presidente da UPB.

O procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Pedro Maia, destacou o ineditismo da iniciativa, elogiou a postura dos prefeitos em buscar o apoio dos órgãos de controle e afirmou que a Bahia dá exemplo ao Brasil e traz consigo os municípios de todo o Nordeste para que os investimentos nas festividades juninas aconteçam de forma planejada, equilibrada e sem comprometer a saúde financeira das prefeituras. “É importante que o cidadão compreenda que gerir o município é fazer escolhas, e os prefeitos da Bahia fazem uma escolha pela austeridade, pelo bom destino do gasto público, sem abrir mão daquela que é a maior tradição da Bahia e do Nordeste, que é o São João”, pontuou.

Para o presidente do TCE, Gildásio Penedo, a nota não teve o objetivo de criar obstáculos para a realização dos festejos, mas sim fortalecer a transparência, a responsabilidade fiscal e a segurança jurídica nas contratações realizadas pelas prefeituras. “Nós temos a noção exata da importância dessas atividades na vida cultural, econômica e social dos municípios baianos. Não há, por parte dos órgãos de controle, nenhuma pretensão de obstaculizar a realização desse tipo de evento”, reforçou.

Durante o ato, também foi lançada a cartilha informativa, fruto dessa nota técnica. O documento reúne, de maneira didática, as diretrizes técnicas e os parâmetros legais. Responsável pela elaboração da cartilha, juntamente com uma comissão técnica dos órgãos de controle, a promotora Rita Tourinho adiantou o conteúdo que os gestores vão encontrar no documento. “Foi feito um estudo por esses entes e se chegou, então, a um cálculo de valores. Como é que vai ser feito esse cálculo? Qual é a sugestão do Ministério Público? Quais são as diretrizes orientativas? Primeiro, que se tome como parâmetro, para os valores pagos em 2026, aqueles que foram pagos durante a festividade junina de 2025. Qual período seria esse? De 1º de maio de 2025 a 31 de julho de 2025”, informou.