Preto no Branco

26356 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Sento Sé: Vereadores contestam decisão judicial que proibiu a antecipação da eleição para a mesa diretora do Legislativo Municipal

0

Atendendo a uma Recomendação Administrativa do Promotor de Justiça Raimundo Moinhos, da Comarca de Sento Sé, o Juiz Edvanilson de Araújo Lima determinou a suspensão das eleições da mesa diretora do Legislativo Municipal, marcada para esta quinta-feira (2). Na decisão, o magistrado ressaltou que o ato está suspenso em qualquer outra data anterior ao período previsto na Lei Orgânica Municipal, e fixou uma multa de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento, por cada um dos demandados.

Em nota enviada à nossa redação, os vereadores Edilson Sá e Silva, Eduardo Nilton Bittencourt Braga, Ismael Oliveira, Elyabe Lopes Barros, Jamerson Santiago e Luis Sandro Jatobá contestam a ação do MPBA, acatada pelo judiciário,

Eles apresentam uma alegação de que a eleição é respaldada na Resolução nº 01/2014 e na Emenda nº 01/2014, que alteraram o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica Municipal, permitindo que a eleição do segundo biênio ocorra no primeiro período legislativo do último ano do primeiro biênio, entre fevereiro e junho de 2026, no caso em debate. E dão como exemplos, a eleição da mesa diretora que foi antecipada em outros municípios, como Juazeiro, Petrolina, Casa Nova, Remanso e Umburanas.

A nota questiona ainda a permanência do atual presidente no cargo por sucessivos mandatos.

Confira manifestação dos vereadores

“A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o 1º biênio, será realizada logo após a posse dos vereadores e para o segundo biênio, permitida a recondução dos membros, para os mesmos cargos, será realizada no 1º período legislativo, do último ano do primeiro biênio….” (Ou seja, no presente caso, de fevereiro a junho/2026), inclusive o atual Presidente da Câmara, Sr. Juliano Afonso, já se beneficiou dessas alterações, em 2 ocasiões, antecipando suas reeleições, nos pleitos de 2019/2020 e 2023/2024 (…) O que se percebe é que os representantes legais da Câmara, estão omitindo ou prestando informações de forma equivocada, de forma proposital, induzindo assim o Ministério Público e até mesmo o Judiciário a erro. Destacando ainda que diversas cidades, circunvizinhas, já realizaram eleições antecipadas da mesa diretora da Câmara Municipal, a exemplo de Juazeiro, Petrolina, Casa Nova, Remanso, Umburanas. Então, diante destes esclarecimentos, as perguntas que não querem calar:

1-Porque o atual Presidente Juliano Afonso, está ocupando por quase 10 anos consecutivos o mesmo cargo e que tal conduta nunca feriu o processo democrático de alternância de poderes?

2 – Porque este mesmo Presidente, foi reconduzido pleito após pleito, desde o ano de 2017, através de eleições antecipadas, geralmente com Chapa Única e tais eleições não eram irregulares ou ilegais???

Será que é porque agora surgiu uma Chapa 2, para concorrer aos cargos??

Ficam as perguntas no ar…”

Redação PNB

Decisão

Na última quinta-feira (19), o Promotor de Justiça Raimundo Moinhos, da Promotoria da Comarca de Sento Sé, fez uma Recomendação Administrativa com o objetivo de prevenir irregularidades no processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2027-2028.

O ato ocorreu após um requerimento, subscrito por diversos vereadores, solicitando a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028 para o dia 26 de fevereiro de 2026.

Segundo o MPBA, o requerimento feria a Lei Orgânica Municipal de Sento-Sé que estabelece que tal eleição deve ocorrer na última sessão legislativa do primeiro biênio, prazo este que se encerra apenas em dezembro de 2026.

“A antecipação para fevereiro configura descumprimento direto da norma orgânica”.

Mesmo com a recomendação, segundo informações obtidas pelo PNB, “em total desrespeito à orientação ministerial, os requeridos protocolaram o Projeto de Resolução nº 01/2026, mantendo a data da eleição para 26 de fevereiro de 2026 (…) evidenciando o dolo no descumprimento do dever de probidade e da legislação local”.

Diante do descumprimento o Promotor de Justiça ajuizou uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa com pedido de liminar contra o Presidente da Câmara Municipal de Sento Sé, Edilson Sá e Silva, e demais Vereadores signatários do requerimento, alegando que a pretensão de realizar a eleição “afronta diretamente a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal, que estabelece balizas rígidas sobre a alternância de poder” e também aos princípios da administração pública (art. 11 da Lei nº 8.429/1992), notadamente a legalidade, visto que a Lei Orgânica Municipal de Sento Sé estabelece o pleito apenas para o fim de 2026″.

Argumentando que “a urgência é cristalina, dado que a eleição está pautada para o dia 26 de fevereiro de 2026, o MPBA requereu a concessão de liminar para determinar a imediata sustação de qualquer ato tendente à realização da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028 na data de 26/02/2026, sob pena de multa diária pessoal aos envolvidos.

A medida liminar foi deferida pelo Juiz Edvanilson de Araújo Lima, que determinou a imediata suspensão das eleições para a data pretendida. Na decisão, o magistrado ressaltou que o ato está suspenso em qualquer outra data anterior ao período previsto na Lei Orgânica Municipal, e fixou uma multa de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento, por cada um dos demandados”.

544949599 – Mandado (1)

Redação PNB

CNJ afasta desembargador que absolveu acusado de estupro de vulnerável; magistrado também foi alvo de operação da Polícia Federal

0

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou nesta sexta-feira (27) o afastamento do desembargador Magid Nauef Láuar, da 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O magistrado também foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF).A medida foi tomada após o desembargador ser alvo depedidos de investigação por ter proferido voto que levou à absolvição de um homem acusado de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos e da mãe da menina, que teria sido conivente com o crime.

Em nota à imprensa, o CNJ confirmou que, após a repercussão do caso, recebeu denúncias de que o magistrado teria praticado delitos sexuais durante o período em que atuou como juiz nas comarcas de Ouro Preto (MG) e Betim (MG).

Segundo o conselho, cinco supostas vítimas do desembargador já foram ouvidas pela Corregedoria Nacional de Justiça. Ao identificar que há fatos recentes, que ainda não prescreveram, o CNJ determinou o prosseguimento da apuração das denúncias.

Diante das acusações,Magid Nauef ficará afastado do cargo para evitar interferências na investigação.

Recuo

Nesta quarta-feira (25), antes de ser afastado, o desembargador proferiu uma decisão individual e restabeleceu a decisão de primeira instância que condenou o homem e a mãe da adolescente. Ele também determinou a prisão dos acusados.

O TJMG informou que o desembargador não vai se pronunciar.

Agência Brasil

Neste final de semana, Psirico, Alan Cléber, Xexéu e Mateus Torres comandarão o Carnaval de Casa Nova; veja programação

0

 

A Prefeitura Casa Nova realiza, neste sábado (28) e domingo (01), o Carnaval 2026 com uma programação que une tradição, grandes atrações musicais e fortalecimento da cultura popular na sede e no distrito de Santana do Sobrado.

A abertura acontece amanhã, com Trio Elétrico a partir das 17h, saindo das proximidades da Escola Alano Viana em direção ao centro da cidade, quando Psirico, Alan Cléber e Xexéu comandarão a festa.

No domingo, 1º de março, a festa continua em Santana do Sobrado com o tradicional Carna Jegue 2026, a partir das 15h, na Praça da Igreja. O evento, que já faz parte do calendário cultural do município, reúne irreverência, tradição e muita animação. No palco, os shows de Alan Cléber e Mateus Torres garantem o repertório contagiante para fechar o fim de semana em grande estilo. Nos dois dias de festa atrações locais também vão fazer parte da programação.

“Estamos promovendo um Carnaval organizado, seguro e pensado para as famílias. Além de levar alegria para o nosso povo, a festa aquece a economia local, movimenta o comércio, gera renda para ambulantes e fortalece nossa cultura. É autoestima para a cidade e oportunidade para muita gente”, afirmou o prefeito Anisio Viana.

Ascom PMCN

Na linha de fogo: CPMI do INSS aprova quebras de sigilo bancário e fiscal de Lulinha, filho do presidente; Lula já se manifestou

0

Nesta quinta-feira (26), Fábio Luís Lula da Silva, mais conhecido como Lulinha, é o filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve quebras de sigilo bancário e fiscal aprovadas na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Lulinha foi citado com um dos possíveis beneficiários do esquema de desvios em uma das fases da Operação Sem Desconto. Ele é apontado como um suposto “sócio oculto” de Antônio Camilo Antunes, o “careca do INSS”.

Embora tenha menções ao seu nome, o filho do presidente não foi, até o momento, alvo da operação da PF (Polícia Federal), que investiga o esquema.

Com as quebras, a comissão poderá ter acesso a extratos, movimentações financeiras, declarações de IR (Imposto de Renda) e contratos de Lulinha, o que dará a chance aos congressistas de verificarem entradas recorrentes compatíveis com a suposta “mesada” de R$ 300 mil.

No início deste mês, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou uma conversa que teve com o filho, assim que seu nome apareceu como possível beneficiário das fraudes em uma das fases da Operação Sem Desconto.

“Quando saiu o nome do meu filho, eu chamei o meu filho aqui, e eu falo isso com todo mundo. Olhei no olho do meu filho e falei: ‘Olha, só você sabe a verdade, se você tiver alguma coisa, você vai pagar o preço de ter alguma coisa. Se você não tiver, se defenda’. Porque é assim que eu trato as coisas, com muita seriedade”, declarou em entrevista ao UOL.

O presidente foi enfático: “O processo não acabou, mas pode ficar certo que todos vão para a cadeia e que o patrimônio que eles construíram vai ser ressarcido para pagar os benefícios. Se tiver alguém meu envolvido nisso, vai pagar o mesmo preço, porque a lei é para todos”, completou Lula.

Lulinha

Nascido em São Bernardo do Campo, Lulinha é formado em Ciências Biológicas pela Unip (Universidade Paulista). Antes de atuar na iniciativa privada, trabalhou como monitor no Parque Zoológico de São Paulo.

No início dos anos 2000, passou a ser empresário no setor de tecnologia e entretenimento digital. Seu nome esteve vinculado à empresa Gamecorp, criada naquele ano.

Em 2022, a Justiça Federal de São Paulo arquivou a investigação na Operação Lava Jato contra Lulinha, que era acusado de receber vantagens indevidas. Ele era suspeito de receber repasses de mais de R$ 100 milhões do grupo Oi para as empresas Gamecorp.

Redação PNB, com informações CNN

Sexto e sétimo ciclos do Programa Da Bahia para o Mundo têm calendário alterado

0

A Secretária da Educação (SEC) publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (24), as alterações no calendário do sexto e sétimo ciclos do Programa Da Bahia para o Mundo, que concede apoio à participação dos estudantes e respectivos professores orientadores em eventos nacionais e internacionais para apresentação das produções decorrentes dos projetos estruturantes, de iniciação científica e de tecnologias, desenvolvidos na rede pública estadual.

O início do sexto ciclo do evento passa a ser de 15 de maio a 15 de julho deste ano e o período de inscrições, de 1º a 15 de março. A divulgação dos resultados será em abril. Já as atividades do sétimo ciclo vão acontecer de 16 de julho a 15 de novembro e o período de inscrições, de 1º a 15 de junho. O resultado está agendado para ser publicado em junho.

O Programa Da Bahia para o Mundo, através do Edital nº 23/2024, garante apoio com financiamento de passagens, diárias e inscrições, abrangendo estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Educação Profissional e das demais modalidades ofertadas pela rede estadual. O edital estabelece um cronograma organizado também para os resultados, promovendo um novo ciclo de incentivo à produção dos projetos de ciência, tecnologia e inovação.

O apoio da Secretaria da Educação busca estimular a criatividade, valorizar a pesquisa e fortalecer o protagonismo dos estudantes, que passam a ocupar espaços nacionais e internacionais de produção de conhecimento. “A iniciativa é mais um apoio da SEC ao protagonismo estudantil. Nossos estudantes estão ganhando o mundo e mostrando todo o potencial da educação pública”, afirmou a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Helaine Souza.

Ascom SEC

Exclusivo: Gestão Suzana Ramos manteve contratos de mais de 23 milhões com a empresa investigada na Operação Vassalo da PF

0

 

A empresa Liga Engenharia Ltda., alvo de investigação da Polícia Federal na operação que apura suposto direcionamento de recursos públicos envolvendo integrantes da família Coelho, de Petrolina, Sertão de Pernambuco, manteve contratos ativos com o município de Juazeiro durante a gestão da ex-prefeita Suzana Ramos. Os contratos foram rompidos no início do atual governo, segundo informações apuradas por nossa redação.

Documentos oficiais obtidos pela reportagem revelam que a empresa firmou ao menos três contratos relevantes com a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), nos anos de 2021 e 2022. Somados, eles ultrapassam o montante de 23 milhões de reais.

Contrato de tapa-buraco ultrapassa R$ 8,2 milhões

O Contrato nº 212/2021, assinado em 23 de agosto de 2021, teve como objeto a contratação da Liga Engenharia para serviços de recuperação de pavimentação asfáltica em vias públicas do município. O valor global estabelecido foi de R$ 8.269.767,17, conforme cláusula quarta do instrumento.

O documento indica que o contrato foi firmado após concorrência pública e teve vigência inicial de 12 meses.

Estradas vicinais: contrato supera R$ 11,3 milhões

Em 24 de maio de 2022, foi celebrado o Contrato nº 306/2022, referente à execução de melhorias em estradas vicinais do município. O valor global do contrato foi fixado em R$ 11.370.822,29, conforme consta na cláusula quarta do documento.

O objeto previa serviços de regularização, compactação, revestimento primário e demais intervenções em áreas rurais, com execução sob regime de empreitada por preço unitário.

Pavimentação da CEASA soma R$ 3,5 milhões

Já o Contrato nº 778/2022, assinado em 18 de novembro de 2022, teve como objeto a pavimentação asfáltica do Centro de Abastecimento (CEASA) de Juazeiro. O valor global registrado foi de R$ 3.554.670,97, conforme detalhado na cláusula quarta.

O contrato também foi celebrado mediante concorrência pública, com previsão de execução por preço unitário.

Soma ultrapassa R$ 23 milhões

Somados, os três contratos identificados pela reportagem totalizam R$ 23.195.260,43 em valores globais contratados com a Liga Engenharia no período analisado.

Os documentos mostram que todos os contratos foram assinados pelo então secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Roberto Torres Freire, com representação da empresa pelo empresário Fabrício Pontes Ribeiro Lima.

Investigada

A Liga Engenharia está entre as empresas mencionadas na operação da Polícia Federal que investiga suposto direcionamento de emendas parlamentares, fraude em processos licitatórios e favorecimento contratual em Petrolina, envolvendo integrantes da família Coelho.

Ressaltamos que, até o momento, não há indicação formal de que os contratos celebrados em Juazeiro estejam diretamente vinculados aos fatos apurados pela PF. As investigações se concentram em contratos e repasses ocorridos em Pernambuco.

O Portal Preto No Branco deixa espaço aberto para manifestação da ex-prefeita Suzana Ramos, dos ex-gestores da SEDUR e da Liga Engenharia Ltda., para esclarecimentos sobre os contratos mencionados.

Confira contratos

CONTRATO 778-2022 – PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA CEASA – LIGA – SEDURCONTRATO 306-2022- ESTRADAS VICINAIS- SEDUR – LIGA ENGENHARIA

CONTRATO 306-2022- ESTRADAS VICINAIS- SEDUR – LIGA ENGENHARIA

CONTRATO 212-2021 SEDUR TAPA BURACO

Redação PNB

Itiúba avança na saúde: UBS de Picos entra em fase de licitação com recurso de emenda do deputado Roberto Carlos

0

A construção da nova Unidade Básica de Saúde da localidade de Picos, em Itiúba, já está na fase de licitação. A obra é fruto de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Roberto Carlos e representa um importante avanço para o fortalecimento da atenção básica no município.

O investimento garantido pelo parlamentar assegura que a comunidade passe a contar com uma estrutura adequada para atendimentos médicos, serviços de enfermagem, vacinação e acompanhamento preventivo, ampliando o acesso à saúde pública com mais qualidade e dignidade.

A iniciativa conta com a parceria do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Zé do Rádio e do secretário municipal de Saúde, André Castro, que atuaram de forma integrada para viabilizar o andamento do projeto.

Para o deputado Roberto Carlos, a chegada da obra à fase de licitação confirma o compromisso assumido com a população. “Destinamos essa emenda com a convicção de que investir na saúde é investir diretamente na qualidade de vida das pessoas. Ver a UBS de Picos avançando para a fase de licitação é a certeza de que nosso trabalho tem resultado concreto e que, muito em breve, a comunidade contará com um espaço moderno e estruturado para atendimento”, destacou.

A expectativa é que, após a conclusão do processo licitatório, as obras sejam iniciadas, garantindo mais um equipamento público essencial para Itiúba e reforçando a rede municipal de saúde.

Ascom

Força política e popular: Sobradinho comemora 37 anos com entregas, anúncios de novas obras, festival de prêmios e eventos religiosos e culturais 

0
Esta semana Sobradinho comemorou 37 anos de emancipação política com grandes inaugurações, shows, anúncios de novas obras e sorteio de vários prémios para os consumidores do comércio local.
Na terça-feira (24), data de aniversário da cidade, o prefeito Cleivynho Sampaio recebeu o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Senador Jaques Wagner, para uma agenda produtiva e extensa. O aniversário de Sobradinho também contou com as presenças do Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, e da Secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, que representaram o Governador Jeronimo Rodrigues, além dos deputados estaduais Zó, Adolfo Menezes, Roberto Carlos, vereadores e secretários municipais, além de prefeitos das cidades vizinhas.
A comitiva participou da inauguração das novas sedes da Escola Municipal Maria Ribeiro, da Creche Miguel Lustosa e visitou as obras de uma nova Unidade Básica de Saúde do município.
“Parabéns a todo o povo de Sobradinho, são 37 anos de aniversário da cidade, e hoje visitamos não de mão vazia, viemos entregando obra do governo federal e prestigiando as entregas de obras municipais”, destacou Jaques Wagner.
“Feliz aniversário para Sobradinho. Nessa visita vistoriamos as obras da UBS no loteamento Nova Sobradinho I, que já estão 80% executadas e contam com R$ 1,8 milhão em recursos do Novo PAC, e aproveitamos a oportunidade para prestigiar esse aniversário e inaugurar duas escolas, uma infantil e outra para o ensino fundamental, frutos do trabalho de um prefeito dessa qualidade, que é selo ouro na educação”, complementou o ministro, Rui Costa.
Após as inaugurações, a comitiva seguiu até o canal da Batateira, onde o gestor municipal reforçou o pleito local sobre a continuidade das obras.
“Sobradinho vive um novo momento único, com diálogo, parceria e investimentos que chegam para transformar a vida da nossa população, e essa visita do Senador Jaques Vagner e do Ministro Rui Costa reforça o compromisso institucional e a parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal. Comemoramos e inauguramos uma escola padrão FNDE que foi custeada com verbas próprias do município, e uma creche que chegam para somar na continuidade dos nossos avanços na educação municipal que já é Selo Ouro. Mas também aproveitamos essas presenças para insistir em nossos pleitos. Levamos o ministro e o senador para visitarem o canal e enxergar in loco a importância de sua conclusão para o desenvolvimento econômico local”, disse o prefeito.
Outra entrega
Na sede da 96ª Companhia Independente de Polícia Militar o prefeito entregou uma nova viatura para atuação da Ronda Maria da Penha em Sobradinho.
Festival “Fim de Ano Premiado”
O Festival Fim de Ano Premiado marcou o aniversário do município com a entrega de um carro 0 quilômetro, três motos novinhas, além de fogão, geladeira, bicicleta, televisão e 20 PIX no valor de R$ 500 cada.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), consolidou-se como uma das maiores campanhas de incentivo ao comércio local já realizadas na cidade. A campanha teve início em 7 de novembro de 2025 e foi conduzida de forma integrada pela gestão municipal, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbanística (SEPLAN), Secretaria da Fazenda e Administração (SEFAZ) e Sala do Empreendedor, fortalecendo a parceria com empresários e lojistas que mantêm o comércio ativo durante todo o ano.
A festa de encerramento contou com a animação contagiante de Sérgio do Forró, que embalou o público com muita sanfona e forró pé de serra, transformando o sorteio em um verdadeiro momento de celebração popular.
O grande prêmio da noite, o carro 0 km, saiu para Maria Clara Gonçalves, moradora do Bairro São Francisco. As três motos 0 km foram conquistadas por Cláudio Marques, também do Bairro São Francisco, Andrea Bezerra de Morais, do mesmo bairro, e Fernanda de Souza Pereira, moradora do Bairro São Joaquim.
“O Festival Fim de Ano Premiado representa o fortalecimento do nosso comércio e valoriza quem empreende em Sobradinho. Cada compra realizada aqui gera emprego, renda e novas oportunidades. Vivemos uma edição histórica, com um carro 0 quilômetro e três motos como prêmios, algo inédito para a nossa cidade. Agradeço às secretarias que atuaram de forma integrada, à CDL, aos empresários parceiros e, principalmente, à população que acredita na força da nossa terra. Sobradinho cresce quando o comércio local é prioridade,” afirmou o prefeito.
Cleivynho Sampaio finalizou agradecendo à população sobradinhense, aos parceiros, vereadores e à sua equipe de trabalho.
“É uma satisfação imensa no dia do aniversário de Sobradinho, onde nossa cidade completa seus 37 anos de emancipação política poder receber tantas representações políticas nacionais, estaduais e regionais. Ano a ano vemos nossa cidade se desenvolver e se fortalecer como destaque regional, e fico muito feliz de com meu trabalho contribuir para a construção dessa história de luta e crescimento. Aqui somos resilientes, persistentes e não esquecemos de agradecer a Deus por tudo que estamos realizando e conquistamos, e com fé acreditamos que nos próximos anos continuaremos trabalhando para trazer ainda mais. Meu profundo agradecimento aos nossos amigos parceiros, a toda equipe que faz a gestão, aos vereadores e sobretudo à nossa população, prioridade da administração municipal”, concluiu.
Ascom/PMS

“Petrolina não é feudo de ninguém”: Unidade Popular de Petrolina se pronuncia sobre a Operação Vassalos da Polícia Federal

0

 

Em nota enviada à nossa redação, a Unidade Popular de Petrolina se pronunciou sobre a Operação Vassalos, deflagrada nesta quarta-feira (25) pela Polícia Federal com autorização do ministro Flávio Dino (STF), que apura desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo membros da família Coelho.

“O povo do Sertão merece saber para onde foi o dinheiro público. Exigimos transparência, celeridade e que a Justiça siga seu curso sem interferências”.

Confira nota na íntegra

Mas não temos ilusões: a derrota do coronelismo não virá apenas dos tribunais. A UP já vêm denunciando vários dos problemas causados por essa família. Enquanto o povo do Sertão não se organizar de forma consciente e independente, outro clã ocupará o lugar. A Operação Vassalos é um passo necessário — a organização popular é o caminho.

Por mais de cem anos, o povo de Petrolina financiou com seu trabalho e seu voto um clã que nunca esteve a seu serviço. Emendas parlamentares, licitações dirigidas, obras cujo traçado serve ao patrimônio privado da família — enquanto saúde, educação e moradia ficam para trás. Serviram à ditadura e serviram ao bolsonarismo. A lealdade dos Coelho nunca foi ao povo — foi ao capital.

Não é coincidência que essa mesma família tenha acumulado décadas de controle sobre a Codevasf e sobre as decisões que afetam o Rio São Francisco. O Velho Chico, que banha e sustenta nossa região, foi sistematicamente sacrificado por políticas que privilegiaram o agronegócio exportador e obras de interesse privado, enquanto as comunidades ribeirinhas, os pequenos agricultores e os trabalhadores da cidade seguiram sem garantias.

O resultado está nas torneiras secas de Petrolina. Bairros inteiros ficaram mais de 15 dias sem água — um escândalo numa cidade às margens do maior rio do Nordeste. A principal estação de tratamento não recebia manutenção profunda há mais de dez anos. Isso não é falta de recurso: é escolha política. É o retrato fiel de um poder que nunca governou para o povo.

E agora, como se não bastasse, o governo do estado avança na privatização parcial da Compesa — entregando a distribuição de água e coleta de esgoto ao capital privado por 35 anos, sem nenhuma garantia contra o aumento de tarifas e sem enfrentar o problema mais urgente: a falta d’água nas casas do nosso povo.

A privatização não resolve a crise, ela a aprofunda — transferindo para empresas o controle sobre um bem que pertence a todos. Água não é mercadoria. Água é vida — e vida não se privatiza.

Nós da Unidade Popular em Petrolina apoiamos a Operação Vassalos, deflagrada nesta quarta-feira dia 25/02/2026 pela Polícia Federal com autorização do ministro Flávio Dino (STF), que apura desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo membros da família Coelho. O povo do Sertão merece saber para onde foi o dinheiro público. Exigimos transparência, celeridade e que a Justiça siga seu curso sem interferências.

Mas não temos ilusões: a derrota do coronelismo não virá apenas dos tribunais. Enquanto o povo do Sertão não se organizar de forma consciente e independente, outro clã ocupará o lugar. A Operação Vassalos é um passo necessário — a organização popular é o caminho.

Unidade Popular em Petrolina

Redação PNB