Preto no Branco

26356 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Maior preparadora de elenco do país estará em Petrolina, no Cine Caatinga

0

Fátima Toledo foi a preparadora de elenco de séries como “Cangaço Novo” e filmes como “Pssica”, “Maria e o Cangaço”, “Tropa de Elite” e “Central do Brasil”, além de mais de 70 produções.

Uma das profissionais mais influentes do cinema brasileiro, Fátima Toledo estará em Petrolina nos dias 02 e 03 de março de 2026, durante o Festival Cine Caatinga. A preparadora de elenco participa do evento em dois momentos distintos, reforçando a dimensão formativa do festival no Semiárido.

No dia 02 de março, ela realiza a Masterclass “Preparação de Elenco para Filmes”, aberta ao público, gratuita e sem necessidade de inscrição. O encontro acontece em formato de palestra e diálogo, compartilhando trajetória, método e experiências acumuladas ao longo de mais de quatro décadas de atuação no cinema e na televisão.

Já no dia 03 de março, acontece a “Vivência do Método Fátima Toledo”, atividade prática e imersiva, também gratuita, porém com vagas limitadas para quem fez as inscrições. A vivência propõe um trabalho direto sobre corpo, instinto, escuta e presença, colocando os participantes em contato com processos reais de criação cênica aplicados em grandes produções.

Criadora de um método reconhecido pela intensidade e pela busca da verdade emocional em cena, Fátima assinou a preparação de elencos de obras como “Cidade de Deus”, “Central do Brasil”, “Pixote”, “Tropa de Elite” 1 e 2, “O Céu de Suely”, “Cidade Baixa”, além de produções recentes como “Pssica”, “Maria e o Cangaço”, “Cangaço Novo” e “Cidade de Deus: A Luta Não Para”.

Nos dias 04 e 05 de março, serão realizados dois painéis com os temas “Distribuição de Filmes – Estratégias e Canais” e  “Produção Musical, IA e Monetização”. As informações sobre os painéis e convidados podem ser obtidas pelas redes sociais oficiais do festival (@CineCaatinga) ou pelo link https://linkme.bio/cinecaatinga. As atividades acontecerão no Teatro do Sesc Petrolina (Centro).

O Festival Cine Caatinga tem curadoria e direção de Wllyssys Wolfgang, coordenação técnica e produção executiva de Amanda Martins, direção de produção de Cícero Rodrigues e coordenação de produção de Wyvys Reis. O projeto é realizado pela Caroá Produções, com apoio da WW Filmes, Sesc Petrolina e Prefeitura de Petrolina, e incentivo do Funcultura Audiovisual/FUNDARPE e da Lei Paulo Gustavo.

Com mais de 13 anos de trajetória, o Cine Caatinga consolidou-se como um dos principais polos de formação, exibição e articulação audiovisual do Semiárido brasileiro, reunindo festival, ações formativas e streaming gratuito com mais de 200 filmes disponíveis em CineCaatinga.com.br.

SERVIÇO

• 02/03/2026 – Masterclass “Preparação de Elenco para Filmes” com Fátima Toledo
Aberta ao público | Gratuita | Sem inscrição

• 04/03/2026 – Painel “Distribuição de Filmes – Estratégias e Canais” com Yas Chiden (Descoloniza Filmes)
Aberto ao público | Gratuito | Sem inscrição

• 05/03/2026 – Painel “Produção Musical, IA e Monetização” com Fernanda Audi (Diretora de Operações da Abramus)
Aberto ao público | Gratuito | Sem inscrição

• Local: Teatro do Sesc Petrolina (Centro)
• Informações @CineCaatinga ou https://linkme.bio/cinecaatinga

Bia Braga/Comunicação 

Nesta sexta-feira (27), o Comando de Policiamento Norte promove solenidade em comemoração aos 201 anos de criação da Polícia Militar da Bahia

0
 
A Polícia Militar da Bahia, através do CPR-N, realizará nesta sexta-feira (27), às 9h00, na área cívica do 3º BEIC, em Juazeiro (BA), uma solenidade em comemoração aos seus duzentos e um anos de criação.
“Será um momento solene em que iremos reverenciar nossas tradições e valores. Contamos com a sua presença para celebrarmos juntos essa história construída com coragem, honra e disciplina”.
Ascom

“A OSID faz pouco caso e nos castiga todos os meses”: Profissionais de enfermagem do HRJ seguem cobrando pagamento do complemento do piso salarial; direção silencia

0

 

Dia 26 de fevereiro e o os profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Juazeiro seguem cobrando o pagamento do complemento do piso salarial e do retroativo da categoria, que segundo os trabalhadores está em atraso. Na última quarta-feira (19), um grupo de profissionais procurou o PNB para cobrar um esclarecimento da OSID- Obras Sociais Irmã Dulce sobre quando os valores serão pagos, mesmo com o repasse já realizado pelo Governo do Estado, conforme alegam os trabalhadores.

Nossa reportagem vem insistentemente pedindo uma previsão à direção do hospital, mas sem respostas.

A situação se repete praticamente todos os meses e, indignados, os profissionais precisam recorrer a este canal para denunciar o descumprimento do direito trabalhista.

“Estamos cansados desta saga de nos desgastar para receber o que é nosso por direito. A OSID faz pouco caso e nos castiga todos os meses. Hoje, dia 26 de fevereiro, ainda estamos sem resposta sobre o nosso pagamento do piso salarial. Pelo Portal da Transparência, o Estado fez o repasse no dia 26 de janeiro na conta da empresa OSID, mas quando a gente procura o RH ninguém sabe informar nada”, relata.

Continuamos cobrando esclarecimentos junto à Assessoria de Comunicação do HRJ, mas até o momento não obtivemos respostas.

Reclamações

“Não é a primeira vez e, infelizmente, nem será a última. A gente sempre precisa cobrar nossos direitos para receber. Parece que só pagam quando a pressão aumenta. A pergunta que fica é: por que tanta demora para efetuar o pagamento, se o dinheiro já está lá?”, questiona.

Além do atraso, os profissionais afirmam que convivem com cobranças excessivas no ambiente de trabalho, mesmo diante da instabilidade salarial.

“Somos muito cobrados todos os dias, mas nossos direitos não são respeitados. Estamos exaustos dessa situação. É um desgaste emocional enorme”, desabafou.

Outra funcionária destaca que houve até a publicação de um contracheque que não se concretizou em pagamento.

“Lançaram um contracheque no portal referente a esse retroativo, mas o dinheiro não entrou na conta. Quando procuramos o RH, disseram que o contracheque tinha sido lançado errado. Ou seja, iam pagar e desistiram?”, questiona.

A profissional também relembra que, após denúncias anteriores, os pagamentos só ocorreram de forma fracionada.

“No início de janeiro, depois de várias denúncias, finalmente pagaram o salário em um dia e o retroativo no outro. Agora tudo voltou a atrasar. A gente só quer saber o motivo desse castigo. O dinheiro está na conta, por que não repassam para gente?”, pergunta.

 

Redação PNB

Juazeiro: Gestão Suzana Ramos manteve contrato com o Banco Master entre 2022 e 2024

0

 

O PNB apurou que o governo de Suzana Ramos manteve contrato com o Banco Master entre 2022 e 2024. Entre as instituições que atuaram no sistema municipal de consignação estavam empresas vinculadas ao segmento de crédito consignado que, posteriormente, passaram a figurar em investigações e controvérsias no mercado financeiro nacional, incluindo desdobramentos envolvendo o Banco Master e operações estruturadas no modelo de cartão consignado com reserva de margem como o CredCesta.

De acordo com as informações obtidas, logo no início da gestão Andrei Gonçalves, a prefeitura encerrou oficialmente os descontos relativos a cartões de crédito consignado na folha de pagamento dos servidores municipais por meio do Decreto Municipal nº 391/2025, publicado em 08 de outubro de 2025.

A medida resultou no término da intermediação municipal de operações de cartão consignado que haviam sido estruturadas na gestão anterior, dentro do modelo de credenciamento de instituições financeiras autorizado pelo Município.

O caso envolvendo o Banco Master e operações associadas ao modelo de crédito consignado com cartão, como o CredCesta, ganhou repercussão nacional após investigações e medidas regulatórias que apontaram fragilidades na estruturação e comercialização de carteiras de crédito, especialmente no segmento de consignados vinculados a servidores públicos.

O Banco Master passou a ser alvo de apurações relacionadas à sua expansão agressiva no mercado de crédito, à negociação de ativos e à exposição de recursos institucionais, enquanto operações estruturadas no formato de cartão consignado com reserva de margem consignável foram criticadas por potencial aumento do endividamento e por controvérsias envolvendo transparência contratual e práticas comerciais.

Redação PNB

Bari Automóveis, em Petrolina, se manifesta sobre os fatos que deram ensejo à “Operação Vassalos” da Polícia Federal

0

 

Em nota enviada ao Portal Preto No Branco, a Concessionária Bari Automóveis se manifestou sobre a investigação da “Operação Vassalos”, deflagrada ontem (25), pela Polícia Federal, também em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo a investigação, um dos alvos da operação, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho e seu filho, o deputado federal Fernando Coelho Filho (União PE), atuavam como sócios ocultos da Bari,  concessionária de veículos, em Petrolina, e de outra empresa do ramo em Caruaru.

Na nota, a Bari ressaltou que “é uma empresa íntegra e próspera com destaque nacional, por mérito de um trabalho digno de 35 anos. Sua gestão de gerações iniciou com Senhor José de Souza Coelho, posteriormente passou para Lauro Coelho e atualmente para seus filhos, não havendo qualquer ligação com os investigados”..

Confira a nota na íntegra:

A Bari Automóveis Ltda. vem se manifestar sobre os fatos que deram ensejo à denominada “Operação Vassalos”, e afirmar, de modo categórico, que não são verdadeiras as ilações que estão sendo divulgadas contra si, uma vez que:

  • O ex-senador Fernando Bezerra, bom como seus filhos, nunca foram sócios, formais ou ocultos, da Bari Automóveis Ltda., nem tampouco detêm qualquer poder ou ingerência sobre a referida empresa;
  • A Bari Automóveis Ltda., bem como seus sócios, não mantém qualquer relação comercial ou societária com as empresas mencionadas na referida operação;
  • Eventuais referências a vínculos pessoais pretéritos entre o ex-senador Fernando Bezerra e os atuais sócios da Bari Automóveis Ltda. já foram objeto de apuração no pelo STF (INQ4513), e definitivamente arquivados. Não há, portanto, qualquer elemento que permita inferir qualquer conduta ilícita da empresa e de seus sócios (Sebástian Borges de Albuquerque Mello/OAB/BA 14.471)

Investigação

Segundo a investigação da Polícia Federal, a empresa teria sido usada para movimentações financeiras suspeitas, incluindo grandes quantias em dinheiro vivo e recebimento de valores de terceiros. Sobre a concessionária Bari Automóveis, representante da Jeep, o Ministro Flávio Dino destacou indícios de operações financeiras fracionadas em espécie e repasses a pessoas físicas sem renda compatível, o que pode indicar tentativa de ocultar a origem e o destino dos recursos. De acordo com a PF, mensagens apreendidas mostram que pai e filho frequentavam o estabelecimento, participavam diretamente das vendas e tinham acesso aos balancetes da empresa.

Redação PNB

Prefeitura de Juazeiro apresenta terceiro relatório quadrimestral e reforça compromisso com transparência fiscal

0



A Prefeitura de Juazeiro, representada pela Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) e pela Secretaria da Fazenda e Finanças (Seffin), realizou nesta quarta-feira (25) a apresentação do terceiro relatório quadrimestral aos vereadores do município. O encontro aconteceu no auditório do Rapport Hotel, e teve como objetivo demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, em mais um importante momento de transparência da gestão municipal.

A apresentação foi conduzida pelo secretário de Saúde, Helder Coutinho, e pela secretária da Seffin, Luanna Mudo, que detalharam dados financeiros, indicadores de desempenho e a aplicação dos recursos públicos, destacando investimentos, ampliação de serviços e medidas adotadas ao longo do período.

Durante a explanação, foram evidenciados avanços significativos na rede municipal de saúde, como a manutenção da alta cobertura da Atenção Básica, que atualmente alcança 93,27%, além do expressivo volume de atendimentos realizados em 2025. Os dados apresentados também apontaram melhorias estruturais em unidades de saúde, ampliação de equipes, fortalecimento da assistência especializada e incremento nas ações de Vigilância em Saúde.

O secretário Helder Coutinho ressaltou a relevância do diálogo institucional e da prestação de contas à sociedade. “Esse é um momento fundamental de transparência com a nossa população e com o poder legislativo. Estamos mostrando de forma clara onde cada recurso foi investido, onde ampliamos serviços, onde adotamos medidas de urgência, onde reformamos unidades e as diversas ações implementadas no município. A responsabilidade com as contas públicas e com a qualidade dos serviços ofertados à população é uma prioridade da gestão”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a responsabilidade fiscal, a boa governança e a transparência na aplicação dos recursos públicos, fortalecendo a relação entre o Executivo, o Legislativo e a população.

Ascom PMJ/Sesau

Bahia e Juazeirense decidem vaga para a final do Baianão no sábado (28); partida será transmitida pela TVE  

0
Neste sábado (28), às 16h30, a TVE transmite ao vivo, Bahia e Juazeirense, pela semifinal do Campeonato Baiano de Futebol, na Arena Fonte Nova. Os torcedores acompanham a partida decisiva pela TVE e também pelo youtube.com/tvebahia. Líder da competição, o Bahia tem a vantagem do mando de campo. A Juazeirense terminou a primeira fase em quarto lugar. Como a semifinal será disputada em jogo único, um empate leva a decisão para os pênaltis.
A cobertura do Baianão inclui ainda conteúdos exclusivos no instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e twitter.com/tvebahia.
Durante as partidas do campeonato está sendo realizada uma campanha pelo Feminicídio Zero e pela Prevenção à Violência contra as Mulheres. A iniciativa reforça o compromisso dos times, Federação Bahiana de Futebol, Governo do Estado e TVE com a promoção da vida e a conscientização da sociedade, buscando zerar os casos de feminicídio no estado.
Ascom

Juazeiro celebra avanço na saúde reprodutiva com oferta inédita de implante contraceptivo pelo SUS

0

 

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), iniciou a inserção do implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel na rede municipal, ampliando o acesso da população a um dos métodos contraceptivos mais eficazes da atualidade. A disponibilização do insumo pelo Sistema Único de Saúde representa uma conquista significativa para o município e reforça o compromisso da gestão com a saúde sexual e reprodutiva.

O município está entre os dez municípios baianos contemplados pelo Ministério da Saúde para receber o método, inicialmente destinado a cidades com mais de 100 mil habitantes. Nesta fase inicial, Juazeiro recebeu 863 implantes, quantitativo que garante a implementação estruturada da estratégia e o atendimento prioritário dos públicos definidos pela gestão. O método passa a beneficiar mulheres e homens transgêneros na faixa etária de 14 a 49 anos.

Nesta primeira etapa, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação de profissionais médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a inserção do dispositivo. A proposta é expandir gradualmente a oferta para toda a rede, à medida que novos profissionais forem treinados. Embora o município tenha recebido uma quantidade satisfatória de implantes, a gestão estruturou fluxos e protocolos para assegurar que, inicialmente, o acesso priorize públicos em maior vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua, pacientes com transtornos mentais graves e adolescentes que já tiveram filhos, contribuindo para a prevenção de gestações não planejadas.

A iniciativa contou ainda com o apoio da Idomed, que disponibilizou a Policlínica da Estácio, fortalecendo a qualificação dos profissionais e ampliando a integração entre ensino e serviço na rede municipal de saúde.

O médico de família e comunidade Lucas Monteiro destacou a relevância da iniciativa. “Estou aqui realizando a capacitação do Implanon, um novo método que agora chega ao SUS. É o método anticoncepcional mais eficaz que temos atualmente, com 99,95% de chance de contracepção. Trata-se de uma proteção por três anos, utilizando um único hormônio. É um método rápido, fácil de colocar e de remover, sendo que a paciente pode retirá-lo quando desejar. Existe um período de adaptação, geralmente nos primeiros três meses, em que pode ocorrer irregularidade menstrual, mas é um método com poucos efeitos colaterais. O mais importante é o aconselhamento, que está sendo trabalhado tanto com médicos quanto com a equipe de enfermagem”, explicou.

O secretário de Saúde, Helder Coutinho, ressaltou a importância do SUS na viabilização de tecnologias modernas na atenção básica. “O SUS é um dos maiores instrumentos de inclusão social do Brasil. Poder ofertar à população um método tão inovador, seguro e eficaz como o implante contraceptivo demonstra a força da saúde pública e o compromisso permanente com o cuidado, a autonomia e o planejamento reprodutivo dos usuários”, afirmou.

Entre as primeiras usuárias do método no município, a jovem Maria Luisa, de 21 anos, aprovou a novidade. “Hoje eu fiz a implantação do Implanon no braço. Decidi usar esse método porque é o mais eficaz hoje em dia e sinto que ficarei mais protegida por três anos. Convido outras mulheres da região a virem fazer esse procedimento e garantirem uma proteção segura contra a gravidez, além do controle hormonal”, relatou.

Ascom PMJ/Sesau

OSID anuncia novidades na direção médica do Hospital Regional de Juazeiro

0

 

O Hospital Regional de Juazeiro, vinculado ao Governo do Estado e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), anunciou novidades na direção médica da unidade, a partir do dia 1º de março.

 

O complexo hospitalar passará a ter duas novas pastas: uma Diretoria Geral e uma Diretoria Adjunta, que atuarão de forma complementar na gestão administrativa e na assistência médica.

 

De acordo com o líder geral da unidade, Marcos Pinto, a novidade possibilitará um fortalecimento ainda maior na estrutura institucional, com reflexos positivos principalmente para a população acolhida.

 

“Tais mudanças produzirão um aprimoramento nos processos, resultando na ampliação da qualidade dos serviços prestados ao público”, destaca.

 

Intensivista e nefrologista, a médica Kátia Regina de Oliveira, que passa a ocupar a função de diretora médica do hospital, ressalta que o objetivo principal da nova missão será a melhoria contínua do atendimento prestado.

 

“Nosso propósito é enfrentar os desafios com responsabilidade, espírito colaborativo e foco permanente na excelência do cuidado, sempre colocando o paciente no centro das nossas decisões”.

 

Para a infectologista, Lis Moreno, que assume como diretora adjunta, será um desafio a mesmo tempo que uma grande responsabilidade.

 

“Minha expectativa é trabalhar com esculta, parceria, construindo soluções sustentáveis apoiando o corpo clínico e assistência, avançando em protocolos para que o hospital continue evoluindo. Não é uma tarefa fácil, mas com a união de todos, é possível”, relata a nova diretora adjunta.

 

Segundo o líder do hospital, Marcos Pinto, esse novo momento também está sendo possível graças aos avanços conquistados ao longo do legado do médico coloproctologista, José Antônio Bandeira, que durante cerca de 5 anos esteve à frente da direção médica da unidade.

 

Profissional do HRJ desde 2009, José Antônio atuou em diversos setores do complexo de saúde, exercendo funções como plantonista da UTI, coordenador de UTI e diretor de Ensino e Pesquisa, entre outras.

 

“Ele nos deixa um legado que seguirá inspirando os novos profissionais”, afirma Marcos. “Desejo boa sorte às doutoras Kátia Regina e Lis Moreno. Sei que ambas têm competência para desenvolver, com sucesso, suas missões”, ressalta José Antônio, que deixa a liderança técnica/médica para assumir novos desafios.

 

Ascom