Preto no Branco

26359 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Prefeitura de Juazeiro garante autonomia e qualidade de vida com concessão de dispositivos de tecnologia assistiva para usuários do Cerpris

0

Esta segunda-feira (23), foi marcada por acolhimento e novas conquistas no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris). A unidade, vinculada à Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou a concessão de dispositivos de tecnologia assistiva, promovendo não apenas a entrega dos materiais, mas todo o processo necessário para garantir conforto, funcionalidade e segurança aos usuários.

Durante a ação, foram realizados procedimentos de avaliação, medição, prova e adaptação dos dispositivos. Diversos usuários foram contemplados com órteses para membros superiores e inferiores, além de próteses para pacientes amputados e meios auxiliares de locomoção. Cada equipamento passa por uma avaliação criteriosa, com medidas individualizadas e momento de prova, assegurando que o dispositivo atenda às necessidades específicas de cada pessoa.

O objetivo do serviço é potencializar a autonomia, favorecer o desempenho nas atividades do dia a dia e ampliar a participação social das pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Mais do que disponibilizar dispositivos, o trabalho desenvolvido no Cerpris representa a entrega de possibilidades, independência e qualidade de vida.

Pai de Laura Maria Duarte da Silva, Leandro Duarte Ribeiro celebrou o atendimento e a assistência recebida na unidade. “É um cuidado que faz toda a diferença na vida da minha filha. Desde o acolhimento até a entrega da órtese das mãos, fomos muito bem atendidos. É um serviço que traz mais segurança e conforto para ela”, destacou.

Raimunda Joana Rodrigues, mãe de Matheus Rodrigues de Oliveira, também ressaltou a importância do acompanhamento ofertado pelo Cerpris, especialmente no processo de troca da órtese para as pernas do filho. “Esse suporte é fundamental. A equipe tem muita atenção e carinho. A gente percebe o compromisso e o cuidado em cada etapa”, afirmou.

Quem também compartilhou sua experiência foi Janaiara de Almeida Viana, que recebeu a prótese de membros inferiores. A usuária elogiou o acesso ao serviço e o atendimento prestado pela equipe. “O acesso é fácil, o atendimento é humanizado e todo o processo de protetização acontece com responsabilidade e empatia. Além disso, faço reabilitação na unidade, com atendimento fisioterapêutico. É uma vida nova, um sonho realizado. Profissionais maravilhosos e uma assistência muito boa”, declarou.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Sesau, em promover cuidado integral, inclusão e mais qualidade de vida à população.

Ascom PMJ/Sesau

Mega-Sena: Prêmio desta terça-feira (24) está acumulado em R$ 116 milhões

0
22/06/2023 - Brasília - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

As seis dezenas da Mega-Sena serão sorteadas, nesta terça-feira (24), com prêmio da faixa principal acumulado em R$ 116 milhões.As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Redação PNB

Sobradinho-37 anos: “Cidade Forte, vivendo o Progresso”

0

Nesta terça-feira (24), o município de Sobradinho completa 37 anos de emancipação política e celebra a data com uma série de inaugurações, entregas e anúncios de novas obras e serviços. Com o tema “Cidade Forte, vivendo o Progresso”, a prefeitura traduz o momento vivido e sua história de resistência e muitas conquistas.

Nestes 37 anos, o Prefeito Cleivynho Sampaio celebra o aniversário da cidade, juntamente com o Ministro Rui Costa, o Senador Jaques Wagner, o Governador em exercício, Geraldo Junior, e toda a população numa demonstração de orgulho em representar o povo da “Terra da Barragem”.

“Representar o povo de Sobradinho é uma grande responsabilidade, mas também uma honra, pois tenho a missão de capitanear os sonhos e conquistas da nossa gente. Somos incansáveis em trabalhar para construir um município cada vez mais forte e com vistas ao progresso. Sobradinho hoje é uma nova cidade e estamos escrevendo esta história a muitas mãos. Agradeço a parceria com o Governo do Estado, ao Governo Federal, parceiros de toda hora, a nossa equipe de governo empenhada em trabalhar por nosso povo e, principalmente, a cada sobradinhense que acredita e investe no nosso município. Estamos construindo o futuro no agora, com união, oportunidades iguais para todos e entregando todo nosso empenho para que o nosso município siga em frente, rumo ao desenvolvimento. Parabéns, terra querida!” declarou Cleivynho Sampaio.

História

Com uma população de mais de vinte e quatro mil habitantes, a Terra da Barragem nasceu de um acampamento de trabalhadores e trabalhadoras que vieram para a região com a missão de construir a hidrelétrica, uma das maiores obras de engenharia do Brasil. A partir da inauguração da barragem, muitas famílias decidiram adotar o lugar e fixaram moradia no então distrito de Juazeiro, iniciando aí a história de um lugar que hoje se firma na região Norte da Bahia pela sua cultura, economia, desenvolvimento, identidade e memória.

Elevada à categoria de cidade, Sobradinho conquistou sua emancipação política, em 24 de fevereiro.

Em Sobradinho está o maior lago artificial do mundo em espelho d’ agua, com uma área de mais de quatro mil metros quadrados. Ideal para a prática de esportes náuticos, pesca e passeios pelo Rio São Francisco. A Barragem de Sobradinho é a maior atração turística da cidade. A eclusa, um espetáculo impressionante que atrai turistas do mundo inteiro deslumbrados com a grandiosidade do Velho Chico.

Sobradinho tem um forte potencial turístico. Além da visitação à barragem, os turistas podem fazer passeios pela paradisíaca Ilha da Fantasia, Balneário do Chico Periquito, Porto Juacema, sítios arqueológicos, de riqueza histórica, com pinturas rupestres, inscrições dos índios Tamoquins, uma conexão com nossa ancestralidade.

A “Terra da barragem” tornou-se conhecida também como “Terra da Energia”, por produzir energia limpa, diversificando e descentralizando as fontes e buscando alternativas com produção solar, eólica e hídrica.

Além disso, o município se destaca na psicultura, na agricultura, caprino-ovinocultura e,  sobretudo, como uma cidade verde, acolhedora, bem cuidada, de gente forte e hospitaleira.

 

Ascom PMS

Prefeitura divulga lista de candidatos rejeitados ou incompatíveis para o residencial Dom Avelar I

0

 

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), informa que foi divulgada nesta segunda-feira (23), a lista dos candidatos incompatíveis ou rejeitados que se inscreveram no programa Minha Casa Minha Vida para o empreendimento Residencial Dom Avelar I. A lista é resultado da pesquisa de enquadramento dos candidatos realizada pela Caixa Econômica Federal (CEF).

A relação oficial com os nomes pode ser acessada através do Diário Oficial do Município ou do site da Prefeitura, na aba “Novo Lar”. Os candidatos classificados como rejeitados ou incompatíveis poderão regularizar a situação que motivou a rejeição, quando for possível, no prazo de até 60 dias a partir da data de publicação do resultado, conforme estabelece portaria do Ministério das Cidades.

Durante esse período, os interessados devem procurar a Secretaria Executiva de Habitação, localizada na Avenida da Integração, nº 948, bairro Dom Malan, no horário das 8h às 13h, para obter esclarecimentos, receber orientações e apresentar a documentação necessária para comprovação da regularização.

A prefeitura reforça que os motivos da rejeição ou incompatibilidade foram indicados pela CEF e seguem os critérios estabelecidos pelo programa federal. A orientação é que os candidatos acompanhem atentamente os prazos e busquem atendimento dentro do período estabelecido para garantir a análise da situação.

Ascom/PMP

Polícia Federal investiga desvio de quase R$ 1 milhão da Caixa

0

A Operação Sem Remorso foi deflagrada na manhã desta terça-feira (24) pela Polícia Federal (PF). O objetivo é apurar o crime de peculato envolvendo o desvio de recursos da Caixa Federal.As investigações indicam que o suspeito teria causado um prejuízo estimado em quase R$ 1 milhão, considerando valores atualizados entre janeiro e agosto de 2022.

Durante a ação, policiais federais cumpriram mandado de busca na residência do investigado no município de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, onde foram apreendidos documentos, um aparelho celular e um carro de luxo.

A PF informou que, com o material apreendido, “dará continuidade às investigações para esclarecer completamente os fatos e identificar outros possíveis envolvidos nas fraudes”.

Agência Brasil

Projeto de extensão do Cemafauna publica cartilha técnica sobre serpentes peçonhentas da Caatinga

0

O conhecimento científico aliado à extensão universitária resultou em um importante instrumento de educação ambiental e saúde pública no Sertão pernambucano.

Foi oficialmente lançada a cartilha “Serpentes Peçonhentas do Semiárido: reconhecimento, prevenção e procedimentos em casos de acidentes”, produto do Programa Institucional de Bolsas de Extensão PIBEX 2025, com bolsas destinadas ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) por meio de edital específico.

A publicação conta com registro na Câmara Brasileira do Livro e ISBN, assegurando reconhecimento editorial e circulação qualificada da obra.

Elaborada no âmbito do projeto “Serpentes peçonhentas do semiárido: reconhecimento, prevenção e procedimentos em casos de acidentes”, vinculado ao Edital PIBEX PROEX nº 01 2025, a publicação reúne informações científicas atualizadas, linguagem acessível e ilustrações didáticas, voltadas à orientação da população sobre identificação, prevenção e conduta adequada em casos de acidentes ofídicos.

A autoria e organização da cartilha é da discente bolsista Jenifer Araujo Santos, do Colegiado de Medicina Veterinária. Integram a equipe os discentes voluntários Ailla Gabrielle Oliveira Souza, Ana Beatriz Borges de Sousa e Danilo Marcolino de Araujo, do Colegiado de Ciências Biológicas. Também colaboraram Gabriela Felix do Nascimento Silva, do Colegiado de Zootecnia, Patricia Avello Nicola e Luiz Cezar Machado Pereira, do Colegiado de Ciências Biológicas. A coordenação do projeto é do professor Leonardo Barros Ribeiro, do Colegiado de Ciências Biológicas.

Desenvolvida no âmbito do Laboratório de Fisiologia Animal da Universidade Federal do Vale do São Francisco, a cartilha apresenta conteúdos sobre a Caatinga, diferenças entre serpentes peçonhentas e não peçonhentas, identificação de espécies de relevância médica na região como cascavel, jararaca e coral verdadeira, tipos de acidentes, tratamento com soro antiofídico, além de orientações claras sobre prevenção e procedimentos corretos diante de picadas. O material também destaca dados epidemiológicos relevantes, como a predominância de acidentes botrópicos no Brasil, e reforça a importância do atendimento médico imediato, combatendo práticas inadequadas ainda comuns em áreas rurais.

Para o professor Leonardo Barros Ribeiro, coordenador do projeto e curador da Coleção de Herpetologia do Museu de Fauna da Caatinga, a produção da cartilha representa a integração efetiva entre ensino, pesquisa e extensão.

“A construção desse material demonstra o compromisso da universidade com a sociedade. Trabalhamos com base científica sólida, dados atualizados e revisão técnica rigorosa. Mais do que um material informativo, essa cartilha é uma ferramenta de transformação social, construída com protagonismo dos bolsistas, que participaram ativamente desde a pesquisa até a organização final do conteúdo”, destaca. Segundo o docente, o registro ISBN reforça o caráter formal e qualificado da publicação. “Ter o ISBN significa que estamos entregando um produto editorial reconhecido nacionalmente, que pode circular em escolas, unidades de saúde e instituições públicas como referência técnica confiável. É também um reconhecimento do empenho e da maturidade acadêmica dos nossos estudantes”, completa.

 

Ascom/Univasf

Operação Volta às Aulas reforça a segurança nas escolas estaduais

0

Desde o início do ano letivo da rede estadual de ensino, estudantes e professores contam com o apoio contínuo da Operação Volta às Aulas 2026. Intensificada nesta segunda-feira (23), em Salvador e Região Metropolitana, a iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e o Batalhão de Policiamento Escolar da Polícia Militar da Bahia (BPEsc). A ação é articulada de forma conjunta pelo Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais (CISE) e pelo Programa Bahia pela Paz.

De acordo com a coordenadora de Segurança Escolar da SEC, Margareth Passos, a medida fortalece a rotina e o bem-estar nas escolas. “Esta ação busca garantir a proteção dos estudantes e dos profissionais da educação, unindo formações, orientações e rondas constantes”. Ela destaca, ainda, que a operação oferece suporte direto às unidades de ensino, combinando visitas técnicas e patrulhamento a pé e motorizado em pontos estratégicos.

A operação tem como foco a prevenção e a aproximação da Segurança Pública com a comunidade escolar. O objetivo é criar uma rede de cuidado no ambiente educacional, engajando gestores, professores, estudantes e familiares em um esforço coletivo.

O reflexo dessa presença já é sentido no dia a dia. Elísio Souza, diretor do Colégio Estadual Rômulo Almeida, localizado no bairro do Imbuí, afirma que a ação torna o ambiente mais acolhedor e ajuda a prevenir a evasão escolar. “Esta parceria traz para os estudantes e funcionários uma sensação real de segurança, o que garante a tranquilidade necessária para a construção do conhecimento dentro da escola”.

A percepção também é compartilhada por quem vivencia a rotina da sala de aula. A estudante Ana Raquele dos Santos da Silva, do 3º ano do Ensino Médio, resume a importância do policiamento preventivo. “Os alunos se sentem mais seguros. Ter uma guarnição próxima ao colégio nos dá muito mais tranquilidade para chegar e voltar para casa”, pontua.

Para a comandante do Batalhão de Policiamento Escolar, tenente-coronel PM Cláudia Mara, a operação garante um retorno às aulas organizado e amparado de perto pelo Estado. “A Operação Volta às Aulas representa muito mais do que o início do calendário letivo. É a renovação do nosso pacto institucional pela segurança, pelo respeito e pelo futuro da juventude baiana”, ressalta a oficial.

Ascom/SEC

Psirico comanda a festa: Gestão Anisio Viana inova e realiza carnaval este fim de semana em Casa Nova

0

 

Se você pensou que Casa Nova ia ficar de fora da tradição baiana, se enganou: o Carnaval 2026 chegou com força total! Neste sábado (28) e domingo (01), a Prefeitura realiza o Carnaval 2026 com uma programação que une tradição, grandes atrações musicais e fortalecimento da cultura popular na sede e no distrito de Santana do Sobrado.

A abertura acontece no sábado, 28 de fevereiro, com Trio Elétrico a partir das 17h, saindo das proximidades da Escola Alano Viana em direção ao centro da cidade. A avenida será tomada por muita música e energia positiva ao som de grandes nomes da música baiana: Psirico, Alan Cléber e Xexéu, prometendo arrastar foliões de todas as idades.

“Estamos promovendo um Carnaval organizado, seguro e pensado para as famílias. Além de levar alegria para o nosso povo, a festa aquece a economia local, movimenta o comércio, gera renda para ambulantes e fortalece nossa cultura. É autoestima para a cidade e oportunidade para muita gente”, afirmou o prefeito Anisio Viana.

No domingo, 1º de março, a festa continua em Santana do Sobrado com o tradicional Carna Jegue 2026, a partir das 15h, na Praça da Igreja. O evento, que já faz parte do calendário cultural do município, reúne irreverência, tradição e muita animação. No palco, os shows de Alan Cléber e Mateus Torres garantem o repertório contagiante para fechar o fim de semana em grande estilo. Nos dois dias de festa atrações locais também vão fazer parte da programação.

Ascom

Paciente apresenta sintomas de intoxicação após ingerir Vodca, em Petrolina; caso está sendo investigado

0

 

Equipes da Secretaria de Saúde e da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, após informações sobre um possível caso de intoxicação por metanol, após ingestão de bebida alcoólica. Os órgãos já iniciaram as investigações para averiguar a presença da substância tóxica.

De acordo com informações, a paciente, que apresentou sintomas como cegueira, tremores e convulsões, está internada em um hospital da cidade. Ela teria consumido Vodka, adquirida em um estabelecimento comercial situado no bairro Henrique Leite e consumida no Idalino Bezerra.

Outras duas pessoas que também consumiram a bebida não apresentaram nenhum sintoma de intoxicação.

Redação PNB/ foto: ilustrativa