Preto no Branco

26359 POSTS 1 COMENTÁRIOS

PRF: quase 44% das mortes nas estradas envolvem veículos de carga

0

No balanço da Operação Rodovida, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, nesta segunda-feira (23), que das 1.172 mortes nas estradas federais brasileiras registradas nos últimos 66 dias, um total de 514 vítimas esteve em acidentes que envolveram veículos de carga. O número representou 43,93% do total.

Os acidentes com esse tipo de veículo totalizaram 3.149  casos. Eles representam 23,81% do total de sinistros nas estradas. Os dados foram apresentados em evento na cidade de Aracaju (SE) no encerramento da operação.

A Operação Rodovida começou em 18 de dezembro do ano passado e durou até o último domingo (22).

A corporação afirmou que, dentre esses acidentes com veículos de carga, as colisões frontais foram as que mais resultaram em mortes, com 288 no total (o maior número).

Mortes no carnaval

Durante o período carnavalesco, pelo menos 130 pessoas morreram nas estradas. Segundo a corporação, foi o carnaval mais violento da década.

Os números mostraram ainda um aumento de 8,54% nos acidentes de trânsito graves durante os dias de folia. A  maioria das vítimas estava em automóveis e motocicletas.

Alta velocidade

Durante toda a Operação Rodovida, ao menos 1,2 milhão de veículos dos mais diferentes tipos apresentaram excesso de velocidade. Outros números que trouxeram preocupação à corporação foram de  58,7 mil ultrapassagens irregulares e 11,1 mil motoristas embriagados ao volante.

Segundo a PRF, a proposta da operação foi de fazer a segurança nos períodos de maior movimentação nas estradas, o que incluiu as férias escolares e as operações Natal, Ano Novo e Carnaval.

Celular ao volante

Segundo ainda a corporação, foram flagrados também 9,6 mil condutores utilizando o celular enquanto dirigiam. Além disso, 54,5 mil pessoas não usaram o cinto de segurança ou a “cadeirinha” para crianças até quatro anos de idade.

Entre os ocupantes de motocicletas, 10,3 mil pessoas não usaram o capacete. Entre os motoristas profissionais (de ônibus ou caminhão, por exemplo), 17,1 mil não respeitaram a Lei do Descanso (que estabelece ao menos 11 horas de pausa em um dia).

Agência Brasil

Ministro Rui Costa anuncia inauguração de um trecho da Travessia Urbana de Juazeiro para início de março próximo

0

 

Durante visita ao município de Sobradinho, nesta terça-feira (24), o Ministro Rui Costa anunciou que no próximo dia 8 de março será inaugurado um trecho da Travessia Urbana de Juazeiro. Sem dá detalhes, o representante do Governo Federal anunciou ainda estará, juntamente com o governador Jerônimo Rodrigues e com o Ministro Renan Filho no ato de entrega de parte da obra.

“Dia 8 é a previsão pra gente está aqui com o governador Jerônimo, com o ministro Renan Filho para inaugurar um trecho da rodovia e outras obras que estão em andamento pra gente acompanhar. Com certeza, Juazeiro seguindo em frente”, disse o ministro referindo-se a Travessia Urbana.

Redação PNB

Com obras do PAC, incluindo nova creche, escola e Unidade Básica de Saúde, Sobradinho avança e oferece mais qualidade de vida à população

0

No município de Sobradinho, nesta terça-feira (24), o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, representando o governador Jerônimo Rodrigues, participou de agenda que incluiu visitas e entregas de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que fortalecem a educação infantil e ampliam o acesso da população a atendimento de saúde de qualidade.

Junto com o ministro Rui Costa, inaugurou uma creche, uma escola municipal moderna e visitaram as obras de uma Unidade Básica de Saúde, com previsão de entrega para março deste ano.

A Creche Municipal Miguel Lustoza Leite, construída por meio da parceria entre Governo Federal e o município, faz parte do programa Proinfância e passou a oferecer 188 vagas em tempo integral, ampliando o acesso à educação infantil. Já a Escola Municipal Maria Ribeiro possui capacidade para atender 642 estudantes, oferecendo 14 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, brinquedoteca, horta pedagógica, salas de atendimento educacional especializado e espaços de apoio pedagógico.

“Essas duas obras de educação que visitamos hoje, vão se somar a mais uma escola estadual em tempo integral que estamos construindo em Sobradinho, com um investimento de quase R$ 30 milhões. Tudo isso em benefício da população”, destacou Loyola.

O andamento das obras UBS, do Loteamento Nova Sobradinho ampliará significativamente a oferta de serviços de atenção básica à população. A unidade contará com estrutura moderna e completa, incluindo consultórios médicos e odontológicos, sala de imunização, farmácia, área de observação clínica, espaços administrativos e acessibilidade para pessoas com deficiência. Com 80% da obra executada e entrega prevista para março deste ano, a nova UBS representa um avanço concreto na descentralização dos serviços de saúde.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a retomada de obras destinadas ao município e o fortalecimento das parcerias entre governos e prefeitura. “A união de esforços tem garantido recursos para novas obras nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, promovendo o fortalecimento da atenção básica e inclusão social”, disse.

 

Secom

Andrei participa das comemorações dos 37 anos de Sobradinho, ao lado do prefeito, ministro Rui Costa e senador Jaques Wagner

0

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou nesta terça-feira (24) das comemorações pelos 37 anos de emancipação política de Sobradinho, ao lado do prefeito Cleivynho Sampaio, em um ato marcado por entregas importantes na Educação e pelo fortalecimento da parceria entre os municípios da região Norte da Bahia.

A agenda contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do senador Jaques Wagner, além dos deputados estaduais Zó, Roberto Carlos, da secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, vereadores, secretários e prefeitos da região Norte da Bahia, consolidando o evento como um espaço de integração política e institucional.

Para o prefeito Andrei, a celebração reforça a importância da união e parceria entre os entes federativos para garantir avanços concretos à população da região e de toda a Bahia. “Quando os municípios caminham junto com o Governo do Estado e o Governo Federal, quem ganha é o povo. Educação é prioridade e investir nas nossas crianças é construir um futuro mais justo e desenvolvido para toda a região. Quero parabenizar ao município de Sobradinho pelos 37 anos e ao prefeito Cleivynho pelos avanços significativos à frente da Prefeitura. Sobradinho tem história, tem força e tem parceria. Juazeiro abraça essa cidade irmã, que já foi nosso distrito e hoje segue seu caminho com muito trabalho e grandes entregas para o povo”, destacou.

Durante a programação, foram inauguradas a Escola Municipal Maria Ribeiro e a Creche Municipal Miguel Lustoza Leite, novos equipamentos educacionais que ampliam o acesso à educação de qualidade e garantem mais dignidade, cuidado e oportunidades para crianças e jovens do município. A Creche integra o Pacto Nacional pela Retomada de Obras, iniciativa lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de concluir mais de 4.500 obras educacionais que estavam paralisadas em janeiro de 2023. O equipamento recebeu investimentos de R$ 3,2 milhões, fruto da parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Sobradinho.

O ministro elogiou a qualidade da escola. “A escola municipal tem qualidade excepcional. Meus parabéns ao prefeito. Sobradinho tem se destacado pelo cuidado com a educação. O município recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização em 2025, concedido pelo MEC”, disse Rui Costa.

Além da educação, o Novo PAC em Sobradinho contempla a área da saúde. A comitiva visitou as obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), que será inaugurada em abril deste ano. Com 80% de execução já concluída, a unidade recebeu o investimento de R$ 1,8 milhão. Durante a vistoria das intervenções, o ministro Rui Costa destacou: “Assim como esta, existem 2.600 unidades em construção em todo o Brasil. É o presidente Lula fazendo parcerias com prefeitos e prefeitas para reforçar a atenção básica”, ressaltou.

“Para mim é uma alegria estar aqui no meio do povo, no meio dos amigos da política, no meio do nosso prefeito Cleivynho e outros prefeitos também, vice-prefeitos, chegar aqui e visitar uma série de obras desse aniversário merecido de Sobradinho. Parabéns à equipe do prefeito, do governador Jerônimo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porque aqui tem obra do município, de convênio com o Estado e com a Federação”, afirmou o senador Jaques Wagner.

Cleivynho agradeceu a presença do prefeito Andrei nas comemorações do aniversário de Sobradinho e pela parceria. “Estou muito feliz prefeito por ter vindo comemorar esse dia tão especial para o povo de Sobradinho, juntamente com o ministro Rui, o senador Wagner e toda essa comitiva. Você é um exemplo para nossa região, tem feito um excelente trabalho em Juazeiro e vamos continuar juntos, de mãos dadas com o governador Jerônimo e o presidente Lula para trazer mais melhorias para o nosso povo”, finalizou o prefeito de Sobradinho.

Ascom

SAAE mobiliza equipes e reforça atendimento no Prefeitura Presente em Pinhões

0

 

A população de Pinhões contará com as equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) no Programa Prefeitura Presente, que acontece no próximo sábado (28), no Distrito de Pinhões, em Juazeiro. Com atuação ampliada e equipes mobilizadas especialmente para a ação, o SAAE levará uma estrutura completa para atender a população com agilidade, eficiência e proximidade.

Durante todo o dia, as equipes do SAAE estarão à disposição dos moradores para resolver demandas de forma imediata, evitando o deslocamento até a sede do município. Serão ofertados serviços de negociação e parcelamento de débitos, emissão de segunda via da conta, atualização cadastral, revisão de consumo, retirada de vazamentos, cadastro e atualização da tarifa social, além de pedidos de novas ligações.

Além dos atendimentos administrativos e operacionais, o SAAE também promoverá rodas de conversa sobre coleta seletiva, uso consciente da água e os impactos ambientais do descarte irregular de lixo, reforçando o compromisso da autarquia com a educação ambiental e a sustentabilidade.

Para a diretora-presidente do SAAE, Fabiana de Possídio, a presença ativa da equipe em Pinhões reforça o compromisso da gestão com as comunidades do interior.

“O SAAE já disponibiliza alguns serviços online pelo site oficial, mas o contato direto com nossa equipe faz toda a diferença. O Prefeitura Presente aproxima a gestão das pessoas e garante cidadania por meio de serviços essenciais. Será um dia de muito trabalho e também de grandes conquistas para todos nós”, destacou.

Com participação ativa, atendimento ampliado e ações educativas, o SAAE reafirma seu compromisso de estar cada vez mais presente na vida da população, levando soluções, orientação e cuidado ambiental para todas as regiões do município.

 

Ascom

“Aqui jaz uma praça”: Abandonada há anos, a Praça Américo Tanuri, no Centenário, em Juazeiro, pede atenção do poder público

1

 

“Aqui jaz uma praça”, essa inscrição caberia muito bem na Praça Américo Tanuri, no bairro Centenário, em Juazeiro. O espaço, que já serviu para convivência, prática de esportes e lazer dos moradores está em ruínas.

Começa e termina uma administração municipal e a praça, construída há cerca de 30 anos, segue sem nenhuma intervenção. Deteriorada pela ação do tempo e, principalmente pela falta de manutenção, o equipamento público sequer recebe os devidos serviços de limpeza, capina, recuperação dos bancos e canteiros que ainda existem.

As reclamações dos moradores são constantes, mas as reivindicações por melhorias nunca são atendidas. Eles não escondem a frustração com a ausência do poder público e seguem insistindo para que a prefeitura olhe para o equipamento público, ainda que não exista um projeto de revitalização.

“Pedir limpeza, capina, melhorias no calçamento, recuperação dos bancos e canteiros, poda de árvores, pintura de meio fio, é pedir muito? Já perdemos a esperança em um projeto maior de revitalização da praça, pois isso todos os prefeitos prometeram e não cumpriram. O que pedimos é o básico”, observou um morador.

“Estamos cansados de promessas vazias de uma grande reforma, pois já vimos que isso é desculpa para largar a praça e sequer fazer uma manutenção decente. O cenário é de total abandono. Um espaço que era tão importante para as crianças, idosos e demais moradores transformou-se num terreno praticamente baldio”, queixou-se uma moradora.

“A cena é de destruição e abandono. A prefeitura largou a praça e não se ver aqui nenhuma equipe trabalhando na limpeza, capina, poda de árvores, nada. É muito desagradável nos depararmos todos os dias com este cenário de abandono e desrespeito com os moradores, ” lamentou outro morador.

“Tiraram aquelas peças que chamavam de arte e que, por longos anos, foram deixadas na praça que vinha sendo usada como depósito de um artista morador do bairro. Foi uma ação esperada pela comunidade. Mas, e agora? O que a prefeitura pretende fazer? Quanto tempo vamos esperar mais por uma revitalização mínima que seja?

Estamos encaminhando as reclamações para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB

Atenção: Pré-selecionados no Fies devem complementar inscrição até esta terça (24)

0

Os estudantes pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2026 têm até esta terça-feira (24) para complementar as informações prestadas no momento da inscrição. O prazo terminará às 23h59, no horário de Brasília.

Os pré-selecionados devem acessar o site do FiesSeleção, com a senha da plataforma Gov.br, para complementar o cadastro.

O Fies concede financiamento a estudantes de baixa renda em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Chamada única

O estudante pode conferir se foi pré-selecionado na chamada única do Fies para o primeiro semestre de 2026 diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Fies.

O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (19).

As informações pedidas agora não foram solicitadas na inscrição inicial e dizem respeito, por exemplo, à confirmação do endereço e contatos de e-mail/telefone, ao detalhamento do grupo familiar, à informação do semestre de ingresso na faculdade, ao percentual do financiamento estudantil, à escolha do banco em que deseja formalizar o contrato de financiamento; e ao valor da mensalidade para auxiliar o cálculo do financiamento.

De acordo com o edital do Fies 2026, o pré-selecionado a uma vaga do Fies Social também já pode solicitar a contratação de financiamento integral, com a cobertura de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela faculdade privada.

O Fies Social beneficia estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50, em 2026) e com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Etapas

Após o período de complementação online das informações da inscrição, os estudantes deverão comprovar as informações declaradas em até cinco dias úteis, diretamente na instituição privada de ensino superior em que foram pré-selecionados.

No caso do pré-selecionado para uma vaga do Fies Social, este ficará dispensado da comprovação da renda familiar perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade.

Mesmo assim, deverá comparecer à comissão para validar as demais informações.

Lista de espera

As vagas eventualmente não ocupadas nesta primeira edição do ano do Fies serão ofertadas na edição do segundo semestre.

De acordo com o edital que determina as regras do Fies 2026, os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.

Quem estiver na lista de espera do Fies deverá acompanhar o resultado de eventual pré-seleção no site do FiesSeleção.

A convocação dessa lista de espera ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril.

Oferta e inscrições

Neste primeiro semestre, o processo seletivo ofereceu 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários privados, para 19.834 cursos de ensino superior.

Em todo o ano de 2026, o número de vagas ofertadas pelo Fies será de 112.168.

Desde 2024, o programa reserva 50% das vagas para o Fies Social. Além disso, o programa prevê vagas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD).

Cada candidato pôde se inscrever em até três opções de curso superior, neste processo de seleção.

Ao todo, o Ministério da Educação registrou 210.108 pessoas interessadas, que fizeram 528.175 inscrições.

Especificamente para o Fies Social, o total de inscritos nas vagas ofertadas foi de 52.930 candidatos.

Anualmente, o Fies tem dois processos seletivos regulares, um por semestre letivo. Também são realizados processos seletivos para vagas remanescentes, que ocorrem após os processos regulares, com o objetivo de preencher vagas eventualmente não ocupadas.

Agência Brasil

“Que seja um período de muito trabalho e conquistas”, diz presidente no retorno das atividades legislativas, em Juazeiro, nesta terça-feira (24)

0

A Câmara Municipal de Juazeiro retomou oficialmente suas atividades nesta terça-feira, dia 24, com a abertura da sessão realizada no Rapport Hotel. O momento marcou o início dos trabalhos legislativos do período, reunindo parlamentares e representantes da sociedade.Representando o prefeito Andrei, esteve presente também o secretário de Governo, Plínio Amorim.

Durante a ocasião, o presidente do sindicato, Mitu, destacou a importância da retomada dos trabalhos e do compromisso com a população.

“É fundamental que os trabalhos legislativos sigam acontecendo com responsabilidade e transparência, garantindo que as demandas da categoria e da sociedade continuem sendo acompanhadas de perto. Aproveito também para dar as boas-vindas a todos neste segundo semestre de atividades, que seja um período de muito trabalho e conquistas”, afirmou.

A Câmara informou ainda que, também no dia 25, nesta quarta-feira, haverá mais uma sessão presencial. No entanto, devido à reforma em andamento na sede do Legislativo, as sessões continuarão sendo realizadas de forma virtual até a conclusão das obras.

A medida busca assegurar a continuidade dos trabalhos parlamentares sem prejuízos à participação e à transparência das atividades legislativas.

Ascom

Acusado de matar mulher grávida em Petrolina, é investigado pelo sequestro e mortes de servidora e motorista; prefeito se manifesta sobre onda de violência na cidade

0

 

 

De acordo com o Delegado Gabriel Sapucaia, o homem preso, no último final de semana, acusado pelo assassinato e tentativa de homicídio no bairro Maria Auxiliadora em Petrolina, Sertão de Pernambuco, também está sendo investigado pelo sequestro da servidora pública e do motorista por aplicativo no último dia 12 de fevereiro. Os corpos de Gerlane Maria dos Santos, de 46 anos, e do motorista de aplicativo Danley Lopes da Silva, de 31 anos, foram encontrados ontem (23), em uma estrada vicinal que liga a Transnordestina ao N-9.

O investigado, que já se encontra preso, e não teve o nome revelado, é acusado também do assassinato de uma mulher grávida e da tentativa contra seu companheiro, que ficou ferido e está em um hospital da região. Os crimes ocorreram na sexta-feira (20), quando homens armados invadiram uma casa no bairro Maria Auxiliadora e atiraram no casal.

“O suspeito foi preso em flagrante por outro crime, um homicídio ocorrido no bairro Maria Auxiliadora (…) O que a gente pode dizer é que após essa prisão, ele é o principal suspeito dos sequestros motivados por tráfico de drogas”, informou o delegado.

Ele disse ainda que o acusado não confessou o sequestro seguido das mortes, mas afirmou que existem “provas técnicas que colocam ele na cena do crime”.

Onda de violência em Petrolina

A delegada Isabela Pessoa se manifestou sobre a onda de violência no município

“Nós estamos realizando diversas ações enquanto Polícia Civil e todas as forças de segurança aqui na cidade de Petrolina para enfrentamento desses homicídios que vêm acontecendo. Foram realizadas, desde a última sexta-feira para cá, 10 prisões de indivíduos relacionados a esses grupos criminosos (…) todas essas prisões realizadas já começam a dar sinais de desaquecimento na nossa região.

Em viagem ao Recife, o Prefeito Simão Durando pediu reforço policial para conter a escalada de violência na cidade.

” A questão de segurança em Petrolina tem preocupado toda a população. Estamos acompanhando uma série de homicídios em nossa cidade e pedi reforço na segurança. Conversei também por telefone com a governadora Raquel Lira e ela já mandou 68 policiais militares e 10 civis. É um avanço importante, mas a cidade cresceu muito e precisamos ainda de mais policiais. Também cobramos uma delegacia nova e sistema de câmaras para monitoramento. Queremos priorizar áreas nos bairros de Petrolina e na zona rural. Vamos trabalhar em conjunto com o governo. A hora é unir esforços para garantir a paz em nossa cidade. O importante é que estamos em alerta e trabalhando. Vamos dar uma resposta rápida e de forma integrada. Quero dizer ao povo de Petrolina que vamos seguir cobrando ao Governo do Estado para melhorar a segurança e também vamos fazer a nossa parte. Não vamos deixar a situação se agravar em nossa cidade. Aqui é uma cidade de trabalho e prosperidade e não iremos tolerar a atuação de criminosos”, disse o prefeito.

Redação PNB