Preto no Branco

26359 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Jerônimo Rodrigues apresenta potencial da Bahia para empresários e autoridades no Fórum Índia-Brasil

0

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, realizou discurso para uma plateia de empresários e autoridades, na tarde deste sábado (21), na programação do Fórum Empresarial Índia-Brasil em Nova Délhi

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo baiano destacou as potencialidades da Bahia posicionando-a como o maior estado do Nordeste, não só em território e litoral,  como também em economia e investimentos. “Somos líderes nacionais em geração eólica e solar centralizada, com amplo potencial de expansão. Possuímos a maior diversidade de minerais críticos do Brasil. Nossa matriz elétrica é composta por 98% de fontes renováveis — eólica, solar e hidráulica”, completou o governador.

Ao final, Jerônimo destacou os potenciais na área da agricultura familiar e do agronegócio e a preocupação pela transição energética a partir de fontes renováveis e na área da saúde, iniciando a transição tecnológica para a Bahiafarma. O governador ainda aproveitou para convidar os empresários, indicando que a Bahia está aberta ao investimento produtivo, à cooperação tecnológica e à construção de parcerias de longo prazo.

O Fórum Empresarial Índia-Brasil foi encerrado com a fala do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva.

Encontro Bilateral- Um dos encontros bilaterais realizados pelo governador Jerônimo Rodrigues foi com o empresário Jai Shroff CEO da UPL (United Phosphors Limited),  empresa de produção de insumos agrícolas e sementes de sorgo, soja, algodão, milho e canola, que tem uma grande parceria com a Embrapa no Brasil.

O empresário tem interesse de implantar na Bahia fábricas para a produção de insumos agrícolas que hoje são importados pelo Brasil e vê nesse encontro a oportunidade que precisava para iniciar as tratativas para realizar expansão da UPL.

 

Secom

Prefeitura realiza 4º Mutirão de Triagem para Pequenas Cirurgias ultrapassando a marca de 300 atendimentos

0

 

Maria de Lourdes chegou cedo, com a serenidade de quem carregava a expectativa de resolver um procedimento aguardado há algum tempo. Ao ser atendida no 4º Mutirão de Triagem para Pequenas Cirurgias, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, encontrou organização, agilidade e, sobretudo, acolhimento. “Foi muito organizado e rápido. A gente se sente cuidado e esperançoso sabendo que o procedimento já tem previsão para acontecer”, contou.

Denise Ferreira, que aguardava encaminhamento para tratamento de cravo plantar, também destacou a importância da iniciativa. “Essas ações ajudam muito quem precisa. Nem sempre conseguimos resolver com facilidade, então é uma oportunidade valiosa para a população. A prefeitura está de parabéns”, afirmou.

Histórias como as delas marcaram a ação realizada neste sábado (21), pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na Policlínica Municipal, na Orla I. O mutirão ultrapassou a marca de 300 atendimentos, consolidando mais um avanço da gestão municipal na ampliação do acesso à saúde especializada.

Procedimentos que contemplam demandas como cisto sebáceo, lipoma, retirada de sinais, lobuloplastia de orelha, hérnias inguinal e umbilical, além de cravo plantar já começam a ser realizados a partir do dia 6 de março. O secretário de Saúde, Helder Coutinho, acompanhou de perto a ação e destacou a relevância da iniciativa para o município.

“Essa ação integra o Programa Agora Tem Especialista, que tem transformado o acesso da nossa população à saúde especializada. Em 2025, já realizamos mais de 3.600 cirurgias em Juazeiro e seguiremos ampliando essas estratégias, com novas ações previstas. Nosso objetivo é claro: reduzir o tempo de espera e garantir mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o secretário.

Com iniciativas como o mutirão, a Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso com uma saúde pública cada vez mais resolutiva, humanizada e acessível, aproximando os serviços especializados da comunidade e promovendo mais dignidade no atendimento.

Ascom

Ascom PMJ/Sesau

Mais Médicos Especialistas: inscrições terminam neste domingo (22)

0

O prazo para se inscrever no novo edital do Mais Médicos Especialistas termina neste domingo (22). O projeto vai contratar 1.206 profissionais em 16 especialidades consideradas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa do governo federal pretende contratar especialistas em:

  • anestesiologia;
  • cirurgia geral;
  • cirurgia do aparelho digestivo;
  • cirurgia oncológica;
  • coloproctologia;
  • ginecologia e obstetrícia;
  • cardiologia;
  • endoscopia digestiva;
  • gastroenterologia;
  • oncologia clínica;
  • radioterapia;
  • radiologia;
  • mastologia;
  • otorrinolaringologia;
  • e patologia.

Médicos interessados em participar do projeto devem acessar a plataforma UNA-SUS e escolher pelo menos um município e um estabelecimento de saúde. É possível indicar até dois locais de atuação, inclusive em estados diferentes, respeitando a ordem de preferência.

O valor fixo da bolsa é de R$ 10 mil, podendo incluir uma parte variável entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, de acordo com o grau de vulnerabilidade do município de atuação.

Além da bolsa mensal, os médicos receberão ajuda de custo destinada a despesas com imersões presenciais nas instituições formadoras.

“O repasse está condicionado à participação efetiva nas atividades previstas no edital, com carga horária semanal de 20 horas – das quais 16 serão dedicadas a atividades assistenciais –, e não estabelece vínculo empregatício”, informou o Ministério da Saúde em nota.

Agência Brasil

Vítima de afogamento na região da Croinha, em Juazeiro, é encaminhada para atendimento hospitalar; acidente ocorreu na manhã deste domingo (22)

0
Neste domingo (22), um banhista se afogou no Rio São Francisco, na área conhecida como “Croinha”. Outros frequentadores que estavam no local acionaram o socorro e agiram rápido para resgatar a vítima, que recebeu assistência da Ambulancha e do Corpo de Bombeiros.
O banhista, que ainda não teve a identidade divulgada, foi levado para um hospital da região e até o momento não se tem informações sobre seu estado de saúde.
Outros casos de afogamento são recorrentemente registrados na Croinha, gerando preocupação aos frequentadores que pedem ações de prevenção e segurança no local.
“O poder público precisa reforçar a fiscalização na Croinha, pois é um local bastante frequentado, já que é uma opção de lazer mais acessível para quem não pode se deslocar para as ilhas mais afastadas. Está faltando prevenção e também mais cuidado por parte dos banhistas. Sugiro uma campanha de conscientização e a presença de salva guardas no local disputado, principalmente nos finais de semana”, alertou uma fonte do PNB que presenciou o acidente.
Estamos buscando mais informações sobre o estado de saúde da vítima.
Redação PNB   

Profissionais de enfermagem contratados pelo IGA denunciam atraso no piso, erros salarias e falta de insumos nas UBSs de Juazeiro 

0
Um grupo de trabalhadores da enfermagem da Atenção Básica do município de Juazeiro, Norte da Bahia, procurou nossa reportagem para relatar o que consideram como “graves irregularidades na atual cogestão realizada pelo Instituto de Gestão Aplicada (IGA), que assumiu as UBSs no último dia 5 de janeiro.
“Até esta data, 22 de fevereiro de 2026, os profissionais ainda não receberam o complemento do piso salarial da enfermagem, referente ao repasse federal destinado ao cumprimento do piso nacional”, apontou o grupo que também denunciou: “O salário pago em 11 de fevereiro veio com desconto dos cinco primeiros dias de janeiro, mesmo considerando que: 1º de janeiro foi feriado nacional; dias 2, 3 e 4 não houve funcionamento regular das unidades e o dia 5 que foi destinado à apresentação e reunião geral dos contratados”.
Os profissionais classificam a medida como “injusta e desrespeitosa” e aponta ainda erros nos contracheques.
“Os dias foram descontados integralmente de todos os servidores da empresa, medida considerada injusta e desrespeitosa, já que muitos profissionais já tinham entregado suas documentações para contratação em dezembro, e estavam a disposição da empresa. Além disso, diversos profissionais relataram erros nos contracheques, com pagamentos extremamente abaixo do devido. Alguns receberam valores em torno de R$ 600 a R$ 700, evidenciando falhas graves no processamento salarial”.
O grupo ainda relata falta de insumos e de material de limpeza nas unidades, o que vem prejudicando o desempenho dos profissionais e o atendimento aos usuários.
“A situação se agrava com a falta de insumos básicos nas Unidades Básicas de Saúde. Em pleno mês de fevereiro, faltam materiais como seringas, luvas, ataduras e materiais essenciais para curativos e outros procedimentos. Há também escassez de insumos para higienização das UBSs, como desinfetante, saco de lixo, sabão em pó entre outros. O impacto já atinge diretamente a população: pacientes estão retornando para casa sem medicação por falta de seringa, sem realizar curativos por falta de material e outros procedimentos porque os insumos ainda não chegaram às unidades. Mesmo diante desse cenário de desorganização, erros salariais, atraso no piso e ausência de estrutura mínima, os profissionais seguem tentando manter o atendimento. Denunciamos aqui a desvalorização, falta de planejamento e ausência de respostas concretas, enquanto a população de Juazeiro sofre as consequências”, finalizou o grupo.
Estamos encaminhando as denúncias para a Secretaria de Saúde.
O que já disse a SESAU 

No dia 13 de fevereiro, após reclamações sobre o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem aos profissionais ligados à empresa IGA, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informou ao PNB que “o repasse do piso segue a metodologia adotada pelos demais prestadores de serviço. O Ministério da Saúde transfere os recursos ao Fundo Municipal de Saúde e, após o recebimento, a Secretaria realiza o repasse à categoria. A Sesau reforça que o pagamento do Piso não está vinculado à mesma data do salário, pois depende do envio do recurso federal”.

 

Redação PNB

Sem transporte escolar desde o início do ano letivo, estudantes de colégio estadual em Maniçoba, Juazeiro, cobram garantia do serviço: “Direito dos alunos e um dever do poder público”

1

 

Em contato com o PNB, neste domingo (22), pais e estudantes do Colégio Estadual do Campo Olavo Ferreira Neto, no distrito de Maniçoba, em Juazeiro, relataram que os alunos estão sem o transporte escolar e assim impedidos de frequentarem as aulas iniciadas no último dia 9 de fevereiro.

“Fomos pegos de surpresa com a suspensão do serviço, sem aviso prévio ou qualquer comunicado oficial. A situação tem prejudicado diretamente a frequência dos alunos e o andamento das atividades escolares. Desde o início das aulas da rede estadual, no último dia 9 de fevereiro, os alunos do distrito de Maniçoba seguem sem transporte escolar, que é de responsabilidade da Prefeitura de Juazeiro”, relatou um aluno.

Segundo o estudante, as localidades mais afetadas com a suspensão das rotas são: Maniçoba Velha, Cachoeirinha, Jatobá e Conchas.

“Muitos estudantes impossibilitados de chegar à escola. Reforçamos que o transporte escolar é um direito dos alunos e um dever do poder público. A comunidade escolar aguarda uma solução urgente para que nossos estudantes não sejam ainda mais prejudicados”, cobrou.

Estamos encaminhando a situação para a Secretaria de Educação de JUazeiro.

Redação PNB

SEC estabelece diretrizes para uso da Inteligência Artificial em sala de aula

0

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou diretrizes para o uso da Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica da rede estadual, estabelecendo um marco normativo para a integração ética, segura e pedagógica dessas tecnologias nas escolas. O documento orienta gestores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes sobre como utilizar a IA como instrumento de apoio à aprendizagem, ao planejamento pedagógico e à formação cidadã, sem substituição da autoria docente.

As diretrizes estão fundamentadas em princípios como os da centralidade no ser humano, da proteção integral de crianças e adolescentes, do desenvolvimento do pensamento crítico, da equidade e do uso responsável de dados, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o ECA Digital e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O texto também estabelece que a exclusão do uso da Inteligência Artificial pode aprofundar desigualdades educacionais, reforçando o papel da escola pública na promoção do letramento digital.

Para o assessor especial para IA na Educação da SEC, Iuri Rubim, as diretrizes buscam consolidar uma abordagem positiva e estratégica da tecnologia no ambiente escolar. “A Inteligência Artificial pode ampliar as possibilidades pedagógicas, apoiar o planejamento dos professores e estimular a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Nosso objetivo é garantir que meninos e meninas tenham o direito de aprender a usar essa tecnologia de forma consciente, responsável e criativa, porque ela já faz parte da vida cotidiana, do mundo do trabalho e da formação cidadã”, afirmou.

Ações da SEC para o uso da IA

A implementação das diretrizes é acompanhada por ações formativas conduzidas pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que oferta a Formação em Inteligência Artificial para Educadores, com foco no uso ético, responsável e qualificado da IA no contexto educacional. São oferecidas 500 vagas e carga horária de 40 horas na modalidade on-line, com realização entre 3 e 31 de março, e inscrições abertas até 27 de fevereiro, pelo link: https://inscricaoonlineiat.educacao.ba.gov.br/

Além disso, a SEC disponibilizou um formulário para educadores da rede pública estadual interessados em participar da Comunidade de Prática IA Educação, iniciativa voltada à troca de experiências e ao desenvolvimento coletivo do uso da Inteligência Artificial em processos pedagógicos. O cadastro pode ser feito em
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxEejS8sc7v7_NjBS-vlFa4H9PQxrdwompMYasBOOSQ6AN1A/viewform?usp=header

Como parte do esforço de viabilização das diretrizes, a SEC também tem investido na ampliação do acesso às tecnologias digitais. Somente em 2025, mais de 95 mil tablets foram distribuídos para estudantes da rede estadual, possibilitando o acesso a recursos educacionais digitais e ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial, como o Gemini, no apoio às atividades pedagógicas.

Confira as diretrizes completas aqui: https://acesse.one/zhB7l

Ascom/SEC

Lei que obriga presença de fisioterapeutas 24h nos CTIs é aprovada na Bahia

0

A Assembleia Legislativa da Bahia, divulgou, nesta sexta-feira (20), a aprovação da Lei nº 15.115, que estabelece a presença contínua de fisioterapeutas em todos os Centros de Terapia Intensiva (CTIs) adultos, pediátricos e neonatais da Bahia.

De autoria do deputado e presidente da Comissão de Saúde da ALBA Alex da Piatã, a norma determina que cada 10 leitos de CTI tenham, no mínimo, um fisioterapeuta disponível em todos os turnos, garantindo atendimento 24 horas por dia.

Além do acompanhamento neuro-músculo-esquelético dos pacientes internados, os profissionais vão realizar a avaliação clínica, monitoramento do intercâmbio gasoso, análise da mecânica respiratória.

Equipes da 45ª CIPM prendem acusado por tráfico de drogas em Curaçá

0

 

Equipes da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Curaçá) realizaram, neste sábado (21), a apreensão de 36 invólucros de cocaína e efetuou prisão em flagrante por tráfico de drogas no município de Curaçá.

Segundo a PM, durante a intensificação do policiamento na Avenida Ulysses Guimarães, nas proximidades do contorno das Populares, “os policiais militares avistaram um homem pilotando uma bicicleta que, ao perceber a presença da viatura, apresentou aparente nervosismo, o que motivou a guarnição a proceder com a abordagem”.

Durante a busca pessoal, foram encontrados em um dos bolsos do suspeito 36 invólucros de cocaína, além de um aparelho celular.

O suspeito foi preso em flagrante e o material apreendido, apresentado à Delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis.

Redação PNB, com informações Ascom/45ª CIPM