Preto no Branco

26372 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Ministérios reagem à absolvição de homem que estuprou menina em MG

0

Numa nota conjunta, os ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania e das Mulheres condenaram a decisão da 9ª Câmara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que absolveu, por maioria de votos, um homem de 35 anos que havia sido condenado pelo estupro de uma menina de 12 anos. Eles viviam juntos como um casal na cidade de Indianópolis, no Triângulo Mineiro.

O homem deixou o sistema prisional em 13 de fevereiro, após a concessão de alvará de soltura pela Justiça, de acordo com informação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O Código Penal estabelece que a conjunção carnal ou prática de outro ato libidinoso com menor de 14 anos configura estupro de vulnerável. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia estabelecido o entendimento de que o consentimento da vítima, eventual experiência sexual anterior ou a existência de relacionamento amoroso não afastam a ocorrência do crime.

Os ministérios enfatizaram que “o Brasil adota a lógica da proteção integral de crianças e adolescentes, segundo a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quando a família não assegura essa proteção — especialmente em casos de violência sexual —, cabe ao Estado e à sociedade, incluindo os três Poderes, zelar pelos direitos da criança, não sendo admissível que a anuência familiar ou a autodeclaração de vínculo conjugal sejam usadas para relativizar violações”.

Na avaliação das duas pastas, o Brasil repudia o casamento infantil, “prática que constitui grave violação de direitos humanos e aprofunda desigualdades de gênero, raça e classe”.

Destacaram ainda que, em 2022, mais de 34 mil crianças de 10 a 14 anos viviam em uniões conjugais no Brasil, majoritariamente meninas, pretas ou pardas, “concentradas em regiões historicamente mais vulnerabilizadas”.

A nota reafirma que o Brasil assumiu compromissos internacionais para eliminar essa prática, incluindo recomendações recentes do Comitê da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (Cedaw) para que a idade mínima para o casamento seja fixada em 18 anos, sem exceções. E conclui: “Decisões judiciais, inclusive no âmbito dos Tribunais de Justiça, devem estar alinhadas a esse marco normativo, garantindo que nenhuma interpretação fragilize a proteção integral de crianças e adolescentes”.

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) apresentou denúncia do caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que abriu uma investigação para apurar a decisão tomada pelo TJ de Minas.

Ministério Público de Minas

Também em nota, o MPMG comunicou que irá adotar as providências processuais cabíveis.

Já a Defensoria Pública de Minas Gerais, que recorreu contra a condenação de primeira instância do homem, garantiu que “atuou na garantia do direito de ampla defesa do réu” em cumprimento aos seus deveres constitucionais.

O caso

Um homem de 35 anos havia sido condenado a nove anos de prisão pelo estupro de uma menina de 12 anos, com a qual vivia como marido. A mãe da menina, acusada de conivência com o crime, também foi absolvida.

A sentença resultou de denúncia feita pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em abril de 2024 contra o suspeito e a mãe da menina, à época com 12 anos de idade, por estupro de vulnerável devido à “prática de conjunção carnal e de atos libidinosos” contra a vítima.

A 9ª Câmara Criminal, entretanto, entendeu que o réu e a vítima tinham vínculo afetivo consensual e derrubou a sentença de primeira instância. As investigações feitas inicialmente concluíram que a pré-adolescente morava com o homem, com autorização materna, e havia abandonado a escola. Com passagens na polícia por crimes de homicídio e tráfico de drogas, o homem foi preso em flagrante em 8 de abril de 2024, em companhia da menina, com a qual ele admitiu que mantinha relações sexuais.

Em trecho da decisão, o desembargador relator Magid Nauef Láuar avaliou que “o relacionamento mantido entre o acusado e a menor não decorreu de ato de violência, coação, fraude ou constrangimento, mas sim de um vínculo afetivo consensual, com prévia aquiescência dos genitores da vítima e vivenciado aos olhos de todos”.

Começa hoje (23) avaliação diagnóstica para elaboração de estratégias pedagógicas na rede estadual de ensino

0

 

A partir desta segunda-feira (23), até 6 de março, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio da rede estadual participam da Avaliação Diagnóstica da Gestão da Aprendizagem. Realizados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com a parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os exames consistem em 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática, feitos via Plataforma Digital Plurall (https://login.plurall.net/).

De acordo com a SEC, a avaliação on-line visa diagnosticar e elaborar estratégias pedagógicas para superar dificuldades e assegurar a assimilação dos conteúdos. Integrada ao Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA) da Bahia para monitorar o andamento escolar, com aplicação de avaliações formativas ao longo do ano, a Plataforma Plurall fornece dados para identificar o nível de proficiência dos estudantes, permitindo intervenções direcionadas e recomposição da aprendizagem. Além das provas, o aplicativo oferece cadernos pedagógicos, atividades e simulados digitais.

“Estamos iniciando um ano letivo e as avaliações diagnósticas são um importante instrumento para as ações que realizaremos, tanto para a implementação de políticas públicas quanto para o planejamento de cada aula. É importante observar de onde cada estudante parte para melhor direcionar nossas estratégias pedagógicas”, ressaltou a superintendente de Políticas para Educação Básica da SEC, Helaine Souza. Os exames, acrescenta, buscam contribuir com a preparação dos estudantes para avaliações externas, a exemplo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O acesso à Plataforma Plurall se dá através de celular ou tablet (Android/IOS), sendo que estudantes utilizam o e-mail e-Nova e professores e gestores usam o e-mail cadastrado no RH-Bahia. O suporte e os tutoriais estão disponíveis no Portal E-Nova Educação (https://enova.educacao.ba.gov.br/).

Ascom SEC

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

0

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (23) a parcela de fevereiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 6.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 18,84 milhões de famílias, com gasto de R$ 13 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado

Os beneficiários de 171 cidades de oito estados receberam o pagamento no último dia 12, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 122 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Bahia (14), Paraná (12), Sergipe (11), Roraima (6), Amazonas (3), Piauí (2) e Santa Catarina (1).

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,51 milhões de famílias estão na regra de proteção em fevereiro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Em 2025, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem se enquadrou na regra até maio de 2025 continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Agência Brasil

Escolas já podem responder à segunda fase do Censo Escolar 2025

0

 

As escolas de educação básica de todo o país, públicas e privadas, já podem fazer a declaração da segunda etapa do Censo Escolar 2025, que trata da situação dos alunos durante a primeira etapa da coleta da pesquisa.Nessa etapa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) incorpora as informações de rendimento, se aprovado ou reprovado, de cada estudante matriculado e previamente declarado e a possível movimentação dos estudantes como transferência, abandono ou óbito ao término do ano letivo de 2025.

Os gestores das escolas de educação básica devem preencher a declaração por meio do Sistema Educacenso até o dia 30 de março.

Censo Escolar

O Inep explica que o Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. E a etapa de Declaração da Situação do Aluno é considerada essencial para o cálculo de indicadores educacionais, como as taxas de rendimento e de abandono escolar.

O governo federal também usa os dados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em conjunto com o desempenho no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Inep alerta que possíveis inconsistências na informação sobre rendimento dos estudantes (aprovação e reprovação) e sobre a movimentação (transferência e abandono) podem comprometer o resultado e distorcer a realidade da instituição e da rede de ensino.

Documentação

As informações declaradas na Situação do Aluno devem ter como referência a documentação existente na escola, tais como diários de classe, controle de frequência, fichas de matrícula, registros de transferência, históricos escolares, entre outros, garantindo, assim, a máxima confiabilidade no preenchimento do Censo Escolar.

A documentação pode ser solicitada a qualquer momento pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Inep, pelo Ministério Público e/ou por órgãos de controle, acompanhamento e fiscalização.

A inclusão de informação inadequada, se comprovada omissão ou comissão, dolo ou culpa, está sujeita a processos administrativos, civis e penais, adeverte o Inep.

As escolas que iniciaram as atividades após a data de referência do Censo Escolar – escolas novas ou escolas que estavam paralisadas e retornaram ao funcionamento – devem, se houver, admitir os estudantes declarados em outras unidades na primeira etapa, mas que se matricularam posteriormente na nova unidade.

Cronograma da segunda etapa do Censo Escolar 2025:

  •       coleta: 19 de fevereiro a 30 de março;
  •       disponibilização de relatórios preliminares: 31 de março de 2026; e
  •       retificação: 31 de março a 14 de abril.

O Inep disponibiliza em seu site o material com instruções para o preenchimento da declaração ao Censo Escolar. O documento Caderno de conceitos e orientações da 2ª etapa do Censo Escolar 2025 | Situação do aluno está acessível no site do Inep.

Educação básica

A educação básica no Brasil é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Essa primeira etapa educacional visa a formação cidadã dos indivíduos brasileiros e compreende três etapas sequenciais e obrigatórias, dos 4 aos 17 anos de idade:

  •       educação infantil: creches e pré-escola, para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, sendo obrigatória para aquelas de 4 e 5 anos;
  •       ensino fundamental I e II: duração de nove anos, com estudantes de 6 a 14 anos;
  •       ensino médio regular: duração mínima de três anos, com estudantes de 15 a 17 anos.

Há ainda os alunos das modalidades da EJA e de cursos da educação técnico-profissional.

Censo Escolar

Anualmente, o Censo Escolar da Educação Básica é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Profissional e Tecnológica (EPT); e a educação especial inclusiva, voltada a estudantes com deficiência, estudantes autistas e com altas habilidades ou superdotação.

Agência Brasil

Jerônimo Rodrigues apresenta potencial da Bahia para empresários e autoridades no Fórum Índia-Brasil

0

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, realizou discurso para uma plateia de empresários e autoridades, na tarde deste sábado (21), na programação do Fórum Empresarial Índia-Brasil em Nova Délhi

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo baiano destacou as potencialidades da Bahia posicionando-a como o maior estado do Nordeste, não só em território e litoral,  como também em economia e investimentos. “Somos líderes nacionais em geração eólica e solar centralizada, com amplo potencial de expansão. Possuímos a maior diversidade de minerais críticos do Brasil. Nossa matriz elétrica é composta por 98% de fontes renováveis — eólica, solar e hidráulica”, completou o governador.

Ao final, Jerônimo destacou os potenciais na área da agricultura familiar e do agronegócio e a preocupação pela transição energética a partir de fontes renováveis e na área da saúde, iniciando a transição tecnológica para a Bahiafarma. O governador ainda aproveitou para convidar os empresários, indicando que a Bahia está aberta ao investimento produtivo, à cooperação tecnológica e à construção de parcerias de longo prazo.

O Fórum Empresarial Índia-Brasil foi encerrado com a fala do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva.

Encontro Bilateral- Um dos encontros bilaterais realizados pelo governador Jerônimo Rodrigues foi com o empresário Jai Shroff CEO da UPL (United Phosphors Limited),  empresa de produção de insumos agrícolas e sementes de sorgo, soja, algodão, milho e canola, que tem uma grande parceria com a Embrapa no Brasil.

O empresário tem interesse de implantar na Bahia fábricas para a produção de insumos agrícolas que hoje são importados pelo Brasil e vê nesse encontro a oportunidade que precisava para iniciar as tratativas para realizar expansão da UPL.

 

Secom

Prefeitura realiza 4º Mutirão de Triagem para Pequenas Cirurgias ultrapassando a marca de 300 atendimentos

0

 

Maria de Lourdes chegou cedo, com a serenidade de quem carregava a expectativa de resolver um procedimento aguardado há algum tempo. Ao ser atendida no 4º Mutirão de Triagem para Pequenas Cirurgias, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, encontrou organização, agilidade e, sobretudo, acolhimento. “Foi muito organizado e rápido. A gente se sente cuidado e esperançoso sabendo que o procedimento já tem previsão para acontecer”, contou.

Denise Ferreira, que aguardava encaminhamento para tratamento de cravo plantar, também destacou a importância da iniciativa. “Essas ações ajudam muito quem precisa. Nem sempre conseguimos resolver com facilidade, então é uma oportunidade valiosa para a população. A prefeitura está de parabéns”, afirmou.

Histórias como as delas marcaram a ação realizada neste sábado (21), pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na Policlínica Municipal, na Orla I. O mutirão ultrapassou a marca de 300 atendimentos, consolidando mais um avanço da gestão municipal na ampliação do acesso à saúde especializada.

Procedimentos que contemplam demandas como cisto sebáceo, lipoma, retirada de sinais, lobuloplastia de orelha, hérnias inguinal e umbilical, além de cravo plantar já começam a ser realizados a partir do dia 6 de março. O secretário de Saúde, Helder Coutinho, acompanhou de perto a ação e destacou a relevância da iniciativa para o município.

“Essa ação integra o Programa Agora Tem Especialista, que tem transformado o acesso da nossa população à saúde especializada. Em 2025, já realizamos mais de 3.600 cirurgias em Juazeiro e seguiremos ampliando essas estratégias, com novas ações previstas. Nosso objetivo é claro: reduzir o tempo de espera e garantir mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o secretário.

Com iniciativas como o mutirão, a Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso com uma saúde pública cada vez mais resolutiva, humanizada e acessível, aproximando os serviços especializados da comunidade e promovendo mais dignidade no atendimento.

Ascom

Ascom PMJ/Sesau

Mais Médicos Especialistas: inscrições terminam neste domingo (22)

0

O prazo para se inscrever no novo edital do Mais Médicos Especialistas termina neste domingo (22). O projeto vai contratar 1.206 profissionais em 16 especialidades consideradas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa do governo federal pretende contratar especialistas em:

  • anestesiologia;
  • cirurgia geral;
  • cirurgia do aparelho digestivo;
  • cirurgia oncológica;
  • coloproctologia;
  • ginecologia e obstetrícia;
  • cardiologia;
  • endoscopia digestiva;
  • gastroenterologia;
  • oncologia clínica;
  • radioterapia;
  • radiologia;
  • mastologia;
  • otorrinolaringologia;
  • e patologia.

Médicos interessados em participar do projeto devem acessar a plataforma UNA-SUS e escolher pelo menos um município e um estabelecimento de saúde. É possível indicar até dois locais de atuação, inclusive em estados diferentes, respeitando a ordem de preferência.

O valor fixo da bolsa é de R$ 10 mil, podendo incluir uma parte variável entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, de acordo com o grau de vulnerabilidade do município de atuação.

Além da bolsa mensal, os médicos receberão ajuda de custo destinada a despesas com imersões presenciais nas instituições formadoras.

“O repasse está condicionado à participação efetiva nas atividades previstas no edital, com carga horária semanal de 20 horas – das quais 16 serão dedicadas a atividades assistenciais –, e não estabelece vínculo empregatício”, informou o Ministério da Saúde em nota.

Agência Brasil

Vítima de afogamento na região da Croinha, em Juazeiro, é encaminhada para atendimento hospitalar; acidente ocorreu na manhã deste domingo (22)

0
Neste domingo (22), um banhista se afogou no Rio São Francisco, na área conhecida como “Croinha”. Outros frequentadores que estavam no local acionaram o socorro e agiram rápido para resgatar a vítima, que recebeu assistência da Ambulancha e do Corpo de Bombeiros.
O banhista, que ainda não teve a identidade divulgada, foi levado para um hospital da região e até o momento não se tem informações sobre seu estado de saúde.
Outros casos de afogamento são recorrentemente registrados na Croinha, gerando preocupação aos frequentadores que pedem ações de prevenção e segurança no local.
“O poder público precisa reforçar a fiscalização na Croinha, pois é um local bastante frequentado, já que é uma opção de lazer mais acessível para quem não pode se deslocar para as ilhas mais afastadas. Está faltando prevenção e também mais cuidado por parte dos banhistas. Sugiro uma campanha de conscientização e a presença de salva guardas no local disputado, principalmente nos finais de semana”, alertou uma fonte do PNB que presenciou o acidente.
Estamos buscando mais informações sobre o estado de saúde da vítima.
Redação PNB   

Profissionais de enfermagem contratados pelo IGA denunciam atraso no piso, erros salarias e falta de insumos nas UBSs de Juazeiro 

0
Um grupo de trabalhadores da enfermagem da Atenção Básica do município de Juazeiro, Norte da Bahia, procurou nossa reportagem para relatar o que consideram como “graves irregularidades na atual cogestão realizada pelo Instituto de Gestão Aplicada (IGA), que assumiu as UBSs no último dia 5 de janeiro.
“Até esta data, 22 de fevereiro de 2026, os profissionais ainda não receberam o complemento do piso salarial da enfermagem, referente ao repasse federal destinado ao cumprimento do piso nacional”, apontou o grupo que também denunciou: “O salário pago em 11 de fevereiro veio com desconto dos cinco primeiros dias de janeiro, mesmo considerando que: 1º de janeiro foi feriado nacional; dias 2, 3 e 4 não houve funcionamento regular das unidades e o dia 5 que foi destinado à apresentação e reunião geral dos contratados”.
Os profissionais classificam a medida como “injusta e desrespeitosa” e aponta ainda erros nos contracheques.
“Os dias foram descontados integralmente de todos os servidores da empresa, medida considerada injusta e desrespeitosa, já que muitos profissionais já tinham entregado suas documentações para contratação em dezembro, e estavam a disposição da empresa. Além disso, diversos profissionais relataram erros nos contracheques, com pagamentos extremamente abaixo do devido. Alguns receberam valores em torno de R$ 600 a R$ 700, evidenciando falhas graves no processamento salarial”.
O grupo ainda relata falta de insumos e de material de limpeza nas unidades, o que vem prejudicando o desempenho dos profissionais e o atendimento aos usuários.
“A situação se agrava com a falta de insumos básicos nas Unidades Básicas de Saúde. Em pleno mês de fevereiro, faltam materiais como seringas, luvas, ataduras e materiais essenciais para curativos e outros procedimentos. Há também escassez de insumos para higienização das UBSs, como desinfetante, saco de lixo, sabão em pó entre outros. O impacto já atinge diretamente a população: pacientes estão retornando para casa sem medicação por falta de seringa, sem realizar curativos por falta de material e outros procedimentos porque os insumos ainda não chegaram às unidades. Mesmo diante desse cenário de desorganização, erros salariais, atraso no piso e ausência de estrutura mínima, os profissionais seguem tentando manter o atendimento. Denunciamos aqui a desvalorização, falta de planejamento e ausência de respostas concretas, enquanto a população de Juazeiro sofre as consequências”, finalizou o grupo.
Estamos encaminhando as denúncias para a Secretaria de Saúde.
O que já disse a SESAU 

No dia 13 de fevereiro, após reclamações sobre o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem aos profissionais ligados à empresa IGA, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informou ao PNB que “o repasse do piso segue a metodologia adotada pelos demais prestadores de serviço. O Ministério da Saúde transfere os recursos ao Fundo Municipal de Saúde e, após o recebimento, a Secretaria realiza o repasse à categoria. A Sesau reforça que o pagamento do Piso não está vinculado à mesma data do salário, pois depende do envio do recurso federal”.

 

Redação PNB