Preto no Branco

26372 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Sem transporte escolar desde o início do ano letivo, estudantes de colégio estadual em Maniçoba, Juazeiro, cobram garantia do serviço: “Direito dos alunos e um dever do poder público”

1

 

Em contato com o PNB, neste domingo (22), pais e estudantes do Colégio Estadual do Campo Olavo Ferreira Neto, no distrito de Maniçoba, em Juazeiro, relataram que os alunos estão sem o transporte escolar e assim impedidos de frequentarem as aulas iniciadas no último dia 9 de fevereiro.

“Fomos pegos de surpresa com a suspensão do serviço, sem aviso prévio ou qualquer comunicado oficial. A situação tem prejudicado diretamente a frequência dos alunos e o andamento das atividades escolares. Desde o início das aulas da rede estadual, no último dia 9 de fevereiro, os alunos do distrito de Maniçoba seguem sem transporte escolar, que é de responsabilidade da Prefeitura de Juazeiro”, relatou um aluno.

Segundo o estudante, as localidades mais afetadas com a suspensão das rotas são: Maniçoba Velha, Cachoeirinha, Jatobá e Conchas.

“Muitos estudantes impossibilitados de chegar à escola. Reforçamos que o transporte escolar é um direito dos alunos e um dever do poder público. A comunidade escolar aguarda uma solução urgente para que nossos estudantes não sejam ainda mais prejudicados”, cobrou.

Estamos encaminhando a situação para a Secretaria de Educação de JUazeiro.

Redação PNB

SEC estabelece diretrizes para uso da Inteligência Artificial em sala de aula

0

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou diretrizes para o uso da Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica da rede estadual, estabelecendo um marco normativo para a integração ética, segura e pedagógica dessas tecnologias nas escolas. O documento orienta gestores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes sobre como utilizar a IA como instrumento de apoio à aprendizagem, ao planejamento pedagógico e à formação cidadã, sem substituição da autoria docente.

As diretrizes estão fundamentadas em princípios como os da centralidade no ser humano, da proteção integral de crianças e adolescentes, do desenvolvimento do pensamento crítico, da equidade e do uso responsável de dados, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o ECA Digital e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O texto também estabelece que a exclusão do uso da Inteligência Artificial pode aprofundar desigualdades educacionais, reforçando o papel da escola pública na promoção do letramento digital.

Para o assessor especial para IA na Educação da SEC, Iuri Rubim, as diretrizes buscam consolidar uma abordagem positiva e estratégica da tecnologia no ambiente escolar. “A Inteligência Artificial pode ampliar as possibilidades pedagógicas, apoiar o planejamento dos professores e estimular a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Nosso objetivo é garantir que meninos e meninas tenham o direito de aprender a usar essa tecnologia de forma consciente, responsável e criativa, porque ela já faz parte da vida cotidiana, do mundo do trabalho e da formação cidadã”, afirmou.

Ações da SEC para o uso da IA

A implementação das diretrizes é acompanhada por ações formativas conduzidas pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que oferta a Formação em Inteligência Artificial para Educadores, com foco no uso ético, responsável e qualificado da IA no contexto educacional. São oferecidas 500 vagas e carga horária de 40 horas na modalidade on-line, com realização entre 3 e 31 de março, e inscrições abertas até 27 de fevereiro, pelo link: https://inscricaoonlineiat.educacao.ba.gov.br/

Além disso, a SEC disponibilizou um formulário para educadores da rede pública estadual interessados em participar da Comunidade de Prática IA Educação, iniciativa voltada à troca de experiências e ao desenvolvimento coletivo do uso da Inteligência Artificial em processos pedagógicos. O cadastro pode ser feito em
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxEejS8sc7v7_NjBS-vlFa4H9PQxrdwompMYasBOOSQ6AN1A/viewform?usp=header

Como parte do esforço de viabilização das diretrizes, a SEC também tem investido na ampliação do acesso às tecnologias digitais. Somente em 2025, mais de 95 mil tablets foram distribuídos para estudantes da rede estadual, possibilitando o acesso a recursos educacionais digitais e ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial, como o Gemini, no apoio às atividades pedagógicas.

Confira as diretrizes completas aqui: https://acesse.one/zhB7l

Ascom/SEC

Lei que obriga presença de fisioterapeutas 24h nos CTIs é aprovada na Bahia

0

A Assembleia Legislativa da Bahia, divulgou, nesta sexta-feira (20), a aprovação da Lei nº 15.115, que estabelece a presença contínua de fisioterapeutas em todos os Centros de Terapia Intensiva (CTIs) adultos, pediátricos e neonatais da Bahia.

De autoria do deputado e presidente da Comissão de Saúde da ALBA Alex da Piatã, a norma determina que cada 10 leitos de CTI tenham, no mínimo, um fisioterapeuta disponível em todos os turnos, garantindo atendimento 24 horas por dia.

Além do acompanhamento neuro-músculo-esquelético dos pacientes internados, os profissionais vão realizar a avaliação clínica, monitoramento do intercâmbio gasoso, análise da mecânica respiratória.

Equipes da 45ª CIPM prendem acusado por tráfico de drogas em Curaçá

0

 

Equipes da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Curaçá) realizaram, neste sábado (21), a apreensão de 36 invólucros de cocaína e efetuou prisão em flagrante por tráfico de drogas no município de Curaçá.

Segundo a PM, durante a intensificação do policiamento na Avenida Ulysses Guimarães, nas proximidades do contorno das Populares, “os policiais militares avistaram um homem pilotando uma bicicleta que, ao perceber a presença da viatura, apresentou aparente nervosismo, o que motivou a guarnição a proceder com a abordagem”.

Durante a busca pessoal, foram encontrados em um dos bolsos do suspeito 36 invólucros de cocaína, além de um aparelho celular.

O suspeito foi preso em flagrante e o material apreendido, apresentado à Delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis.

Redação PNB, com informações Ascom/45ª CIPM 

Polícias encontram plantação de maconha com irrigação e energia solar em município baiano; ninguém foi preso

0

 

Na última sexta-feira (20), a Polícia Militar e a Polícia Federal localizaram uma fazenda no município de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina, com uma plantação de maconha com sistema de irrigação e uso de energia solar.

Durante a operação, uma tonelada da droga foi apreendida e aproximadamente 200 mil pés de maconha foram incinerados no local. Ninguém foi preso.

A área cultivada ocupava cerca de seis hectares, extensão equivalente a aproximadamente oito campos de futebol e o plantio contava com infraestrutura avançada, incluindo um método de fertirrigação, que combina a irrigação com a aplicação de fertilizantes, além de painéis de captação de energia solar para manutenção do sistema.

Segundo a Polícia Militar, a estimativa é de que a produção total da área erradicada pudesse chegar a 66 toneladas da droga. A operação foi realizada de forma integrada entre as forças de segurança, mas até o momento não houve detalhamento sobre a propriedade ou possíveis responsáveis pelo cultivo.

Redação PNB, com informações PMBA

Morre, aos 76 anos, Jota Jota, referência no futebol sanfranciscano

0

 

O ex-narrador de futebol José Georgides da Silva, que chegou a atuar como diretor do Juazeiro Social Clube, mais conhecido como Jota Jota, morreu neste sábado (21), aos 76 anos.

O profissional sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em sua residência, em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

Segundo informações, Jota Jota morreu em sua casa.

O PNB lamenta e se solidariza com amigos e familiares de Jota Jota.

Redação PNB

Prefeitura de Juazeiro retoma procedimentos em Oftalmologia após seis anos e realiza mais de 200 atendimentos especializados

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), celebrou um marco importante para a rede pública ao retomar, após seis anos, os procedimentos em Oftalmologia no município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a ampliação do acesso a serviços especializados e a redução de demandas reprimidas.

Em parceria firmada por contrato com a Fundação Banco de Olhos, neste sábado (21), mais de 200 pessoas receberam atendimento em diversas especialidades. Foram ofertados procedimentos como retinografia, tratamento para pterígio, cirurgia de catarata, ultrassonografia (USG) ocular, OCT e paquimetria. A Sesau também informou que, em breve, será disponibilizado o serviço de limpeza de lente para pacientes que já realizaram cirurgia de catarata anteriormente.

O secretário de Saúde, Helder Coutinho, destacou a relevância da retomada para a população. “Estamos avançando na reestruturação dos serviços especializados e garantindo que os usuários do SUS em Juazeiro tenham acesso a atendimentos essenciais. A Oftalmologia é uma área estratégica, que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, e essa retomada representa um grande avanço para o município”, afirmou.

A ação foi recebida com reconhecimento pelos usuários atendidos. Entre eles, Edimar Santos, que realizou a tomografia do olho direito durante o mutirão e fez questão de compartilhar sua experiência. “Fiquei muito satisfeito com a organização, a agilidade e o cuidado da equipe. É muito importante ter esse tipo de serviço disponível pelo SUS”, relatou, emocionado.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, cada atendimento representa mais do que um procedimento realizado, é a oportunidade de transformar realidades por meio do cuidado. O compromisso segue firme em ampliar o acesso, qualificar os serviços e fortalecer a rede de assistência, promovendo mais saúde, dignidade e bem-estar para a população juazeirense.

Ascom PMJ/Sesau

Morre mulher que estava em acidente de asa-delta no Rio de Janeiro; é a segunda vítima do acidente.

0

A estadunidense Jenny Rodrigues, que estava na asa-delta que caiu no mar neste sábado (21), na Praia de São Conrado (RJ), não resistiu aos traumas e morreu, segundo informações do Hospital Miguel Couto. A turista foi levada em estado gravíssimo para o pronto-socorro, onde veio a óbito.

O piloto e dono do equipamento, que voava junto com Jenny, morreu no local.

Segundo divulgado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, a corporação foi acionada na manhã deste sábado e seguiu para São Conrado para fazer o salvamento com o apoio de aeronaves, motos-aquáticas e ambulância.

AcidenteSocorrido na praia, o homem não resistiu ao acidente. A mulher foi encaminhada ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.

Segundo a imprensa local, trata-se de um instrutor de asa delta e uma turista estadunidense.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 11h18 deste sábado para prestar socorro às duas pessoas. O auxílio foi prestado pelas delegacias da guarnição marítima de São Conrado e de Copacabana.

Redação PNB, com informações Agência Brasil

SEC abre inscrições para processo seletivo estadual do Programa Fulbright DAI

0

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) abriu inscrições para o processo de seleção estadual de professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da rede pública que desejam participar do Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa – Fulbright Distinguished Awards in Teaching (Fulbright DAI). A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação de docentes que atuam no ensino da língua inglesa. Os interessados devem realizar as inscrições até às 18h do dia 6 de março de 2026, por meio do formulário disponibilizado pela SEC no link https://bit.ly/4rwGkEC.

O Fulbright DAI, iniciativa patrocinada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, Bureau of Educational and Cultural Affairs, administrado no Brasil pela Comissão Fulbright Brasil, é um programa internacional de formação que oferece a professores de Inglês a oportunidade de realizar um curso de aperfeiçoamento com duração de um semestre acadêmico (cinco meses), nos Estados Unidos. A formação inclui aulas e treinamentos intensivos em metodologias de ensino, planejamento pedagógico, estratégias educacionais, liderança e uso de tecnologias na educação, além de um estágio supervisionado em escola de Ensino Médio norte-americana, possibilitando a troca de experiências com educadores de diversos países.

Para se candidatar, é necessário ser cidadão brasileiro; possuir licenciatura em Língua Inglesa concluída após 31 de dezembro de 2010; ter, no mínimo, cinco anos de experiência no ensino da Língua Inglesa após a graduação; e comprovar proficiência em inglês. O programa é destinado, exclusivamente, a professores efetivos de Língua Inglesa do Ensino Médio, com estágio probatório concluído, que atuem no Ensino Médio regular da rede pública estadual, dedicando pelo menos 50% da carga horária ao ensino da disciplina. Educadores que já tenham participado de edições anteriores do Fulbright DAI ou do Programa ILEP não são elegíveis.

De acordo com o assessor Especial para IA na Educação da SEC, Iuri Rubim, a participação de professores da rede estadual em iniciativas internacionais, como o Fulbright DAI, fortalece a educação pública baiana. “Mesmo sendo um programa que contempla poucos professores por edição, o impacto é significativo, pois qualifica o nosso quadro docente, amplia o repertório pedagógico e contribui para a formação de profissionais cada vez mais preparados para os desafios de um mundo globalizado. A SEC garante a manutenção do vínculo funcional do professor selecionado, assegurando o pagamento do salário durante todo o período de realização do curso no exterior. ”, destaca.

Experiência internacional fortalece formação de professores da rede estadual

A rede estadual da Bahia já registra experiências exitosas com o programa. Em 2025, um professor da rede foi selecionado para participar do Fulbright DAI e avançou até a etapa internacional, com intercâmbio previsto para o segundo semestre de 2026. Trata-se do professor Leandro dos Santos Nascimento, que leciona no Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior.

Para o docente, a participação no programa representa uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. “A experiência de participar da seletiva foi incrível. Foi um processo muito difícil. Então, cada etapa superada foi celebrada com muita alegria não só por mim, mas pelos meus pares e pela gestão da escola, que sempre me deu todo o apoio que precisei. Será uma experiência maravilhosa e uma oportunidade única de aprender e compartilhar práticas pedagógicas com professores de todo o mundo, tendo como o objetivo principal contribuir com a minha comunidade e com toda a rede estadual”, afirma Leandro.

Como parte da política de valorização e formação continuada, a Secretaria da Educação pretende garantir que os professores que participarem do intercâmbio compartilhem os conhecimentos adquiridos com outros docentes da rede. A proposta é promover formações, oficinas e momentos pedagógicos, ampliando o alcance dos aprendizados construídos durante a experiência internacional e fortalecendo o ensino da Língua Inglesa na rede estadual.

Ascom/SEC