Preto no Branco

26261 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Brasil empata com o Marrocos na estreia da Copa do Mundo

0

 

Deu empate na estreia: O Brasil empatou em 1 a 1 com o Marrocos, no jogo deste sábado (13), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. O gol da Seleção foi marcado por Vinicius Junior, que chegou aos 10 gols com a camisa canarinho.

Cerca de 80 mil torcedores aqueceram as arquibancadas. O gol do adversário foi de Saibari.

Jogo

Logo aos 6 minutos, Mazraoui fez jogada pela esquerda, passou por Ibañez e cruzou para a entrada da área. El Aynaoui finalizou, mas Bruno Guimarães, atento, afastou. No minuto seguinte foi a vez de Hakimi chutar cruzado após jogada pela direita, assustando o goleiro Alisson.

Aos 13, foi a vez do Brasil assustar o adversário com Raphinha. O atacante brasileiro puxou o ataque, abriu a jogada pela esquerda para Vinicius Junior, que levou para a linha de fundo e cruzou, mas Igor Thiago não alcançou de cabeça.

O Brasil tentava ter as ações de jogo, mas quem abriu o marcador foi o adversário. Aos 20 minutos, em jogada rápida de recuperação de bola, Brahim Díaz achou Saibari livre no campo de ataque, que saiu na cara do gol e marcou.

Aos 31, o empate do Brasil! Bruno Guimarães puxou o ataque e abriu para Vinicius Junior pela esquerda. O camisa 7 cortou o marcador marroquino e chutou cruzado para marcar um golaço!

Aos 46, Lucas Paquetá quase eternizou o nome dele no MetLife Stadium, em Nova Jersey, com um belo lance. Douglas Santos cruzou para o meia, que finalizou de voleio e quase faz um lindo gol. Bono fez a defesa para escanteio.

Para o segundo tempo, Carlo Ancelotti promoveu duas mudanças no time brasileiro com as entradas de Danilo e Fabinho para as saídas de Ibañez e Casemiro, respectivamente. Em campo, um time sólido na marcação que bloqueou o início das jogadas do Marrocos, evitando a velocidade na transição da defesa para o ataque.

Com uma marcação forte, o Brasil buscou mais o ataque que o adversário na etapa final com sete finalizações contra duas do Marrocos.

O Brasil chegou perto de virar o placar na segunda etapa. Aos 32, Matheus Cunha lançou Vinicius Junior pela esquerda. O craque brasileiro tocou para Raphinha, mas Bono fez boa defesa após conclusão do atacante do Barcelona. E aos 47, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Luiz Henrique fora da área. O ex-jogador do Botafogo achou Danilo Santos que chutou colocado para defesa de Bono.

No finalzinho, Alisson fez boa defesa após chute de fora de área de El Ayanaoui. No rebote, Amaimouni ainda finalizou para outra boa defesa do arqueiro brasileiro, garantindo o empate.

Próximo jogo

Agora, o time de Carlo Ancelotti concentra suas forças para a partida contra o Haiti, na próxima sexta-feira (19), no estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Redação PNB, com informações CBF 

Prefeitura de Juazeiro evidencia combate ao trabalho infantil em ação com crianças e adolescentes no CRAS Tabuleiro

0





A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), realizou, nesta sexta-feira (12), uma ação em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A programação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Tabuleiro e reuniu crianças e adolescentes acompanhados pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A atividade contou com a exibição do curta-metragem “Vida Maria”, que aborda a temática do trabalho infantil e seus impactos na vida de crianças e adolescentes. Após a sessão, o público participou de uma roda de conversa sobre direitos, proteção social e prevenção ao trabalho infantil, além de atividades lúdicas e culturais.

Em 2026, a campanha nacional tem como mote “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. A mobilização busca fortalecer o engajamento de instituições públicas, organizações da sociedade civil, setor privado e população no enfrentamento ao trabalho infantil e na defesa da proteção integral de crianças e adolescentes.

Para o secretário da Sedes, Igor Luiz, combater o trabalho infantil é uma responsabilidade coletiva e uma prioridade para a gestão municipal. “Garantir os direitos desses meninos e meninas é assegurar proteção, cuidado e oportunidades para que se desenvolvam com segurança. Essa ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com o fortalecimento da rede de proteção do município”, destacou.

De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Rachel Carvalho, a iniciativa foi pensada para dialogar com o público infantojuvenil de forma acessível e participativa. “Esse momento transmite uma mensagem fundamental: criança tem direito de brincar, sonhar e aprender. Lugar de criança é na escola, convivendo, se desenvolvendo e sendo protegida,”, afirmou.

A ação faz parte do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome, para fortalecer a atuação da rede socioassistencial na prevenção de violações de direitos e na proteção de crianças e adolescentes.

Ascom

Juazeiro marca presença no Connection Terroirs Brasil 2026 em Gramado

0

Juazeiro e o Vale do São Francisco marca presença no Connection Terroirs Brasil 2026, um evento que consolidou como uma vitrine nacional para as Indicações Geográficas (IGs), reunindo produtores, especialistas e lideranças do turismo para debater como a origem dos produtos pode fortalecer destinos, preservar histórias e gerar novas oportunidades de mercado.

Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da agência de desenvolvimento Rural e do SEBRAE Bahia, o produtor Valdomiro Rodrigues, da Agropecuária Santa Isabel em Juazeiro (BA), está representando o município e o Vale do São Francisco no Connection Terroirs do Brasil deste ano que iniciou na quarta-feira (10) e segue até este sábado (13) no município de Gramado (RS). Ele é o único representante da Bahia no evento, que teve início hoje e é reconhecido como a principal vitrine nacional dos produtos com Indicação Geográfica (IG) e identidade territorial.

“Uma rica experiência de poder contar nossa história e apresentar a Fruticultura da região do Vale do São Francisco e promover o desenvolvimento de nossa região”. Destacou.

No evento a manga e uva produzida em Juazeiro foi levado para degustação. O produtor Valdomiro, explica qual foi a reação do público ao saborear os produtos cultivados no Vale do São Francisco.

“Ficaram encantados com o sabor da manga e da uva produzida em nossa região. Relataram que o sabor da manga foi uma experiência única e que os produtos que chegam da região do São Francisco não tem o me sabor. Uma observação que levo para compartilhar com os demais produtores”. Explicou.

O Connection Terroirs do Brasil reúne produtores, especialistas, chefs, empresários e lideranças de todo o país para promover inovação, turismo, gastronomia, cultura e geração de negócios, valorizando produtos que carregam a história, a tradição e a identidade de seus territórios de origem. Nesta edição, o evento conta com a participação de dezenas de Indicações Geográficas brasileiras e se consolida como um importante espaço de visibilidade e fortalecimento das cadeias produtivas regionais.

É motivo de orgulho para nossa região ver o Vale do São Francisco representado em um evento de alcance nacional, destacando a excelência da produção de manga e uva e no turismo rural que faz de Juazeiro e do Vale uma referência para o Brasil e para o mundo.

Ascom/PMJ

STF rejeita alterar decisão que vetou revisão da vida toda

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (12) para negar alterações na decisão da Corte que rejeitou a revisão da vida toda das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).O entendimento foi formado no julgamento virtual de um recurso protocolado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2.111. A votação virtual será finalizada na próxima sexta-feira (19).

Até momento, foram proferidos sete votos para rejeitar os embargos de declaração protocolados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).

A entidade defendeu que a revisão da vida toda seja aplicada nos processos que foram ajuizados até o dia 21 de março de 2024, data na qual o Supremo reviu seu próprio entendimento e vetou a revisão.

Antes do veto, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) também garantiu aos aposentados o direito à revisão.

Votos

Ao rejeitar o recurso da CNTM, o relator do caso, ministro Nunes Marques, disse que o recurso pretende rediscutir matéria que já foi exaustivamente debatida.

“Não conheço dos quartos embargos de declaração opostos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. Considerando também que a questão já foi exaustivamente deliberada por este tribunal, determino a certificação do trânsito em julgado e o arquivamento imediato”, votou o ministro.

O voto do relator foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin,  Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Luiz Fux.

Dias Toffoli apresentou voto favorável à revisão. Para o ministro, o direito deve ser reconhecido para processos ajuizados entre 16 de dezembro de 2019, data da decisão do STJ, e 5 de abril de 2024, data de publicação da decisão do STF na ADI 2.111.

Mudança

Em março de 2024, o STF derrubou o entendimento da própria Corte que autorizou a revisão da vida toda de aposentadorias do INSS.

A reviravolta do caso ocorreu durante o julgamento da ação de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991).

Por 6 votos a 5, o STF decidiu que os aposentados não têm direito de optarem pela regra mais favorável para recálculo do benefício.

A mudança de entendimento ocorreu porque os ministros julgaram a ação, e não o Recurso Extraordinário 1.276.977 no qual os aposentados ganharam o direito à revisão.

Em 2022, quando o Supremo estava com outra composição plenária, foi reconhecida a revisão da vida toda, permitindo que aposentados que entraram na Justiça pudessem pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida.

O STF reconheceu que o beneficiário poderia optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo de toda vida pode aumentar ou não o benefício.

Segundo o entendimento, a regra de transição feita pela reforma da Previdência de 1999, que excluía as contribuições antecedentes a julho de 1994, quando o Plano Real foi implementado, pode ser afastada caso seja desvantajosa ao segurado.

Os aposentados pediram que as contribuições previdenciárias realizadas antes de julho de 1994 sejam consideradas no cálculo dos benefícios. Essas contribuições pararam de ser consideradas em decorrência da reforma da Previdência de 1999, cujas regras de transição excluíam da conta os pagamentos antes do Plano Real.

Agência Brasil

Geraldinho participa, em Juazeiro, de agenda com mais de R$ 136 milhões em investimentos para municípios baianos

0

 

O vice-governador da Bahia, Geraldinho, participou nesta sexta-feira (12), em Juazeiro, de uma agenda ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, marcada pela entrega de máquinas, equipamentos e implementos para 25 municípios e 125 entidades, além da assinatura de ordens de serviço para obras de infraestrutura, anúncio de novos investimentos e ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, da mobilidade urbana e do desenvolvimento regional.

“Estamos falando de ações que chegam diretamente à vida das pessoas. São investimentos em infraestrutura, produção, mobilidade e desenvolvimento regional. É a parceria entre o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues garantindo mais oportunidades para os municípios e mais qualidade de vida para a população baiana”, afirmou Geraldinho.

A programação reuniu entregas, anúncios e assinaturas de ordens de serviço que somam mais de R$ 136 milhões em investimentos para a Bahia. As ações contemplam municípios e entidades de diversas regiões do estado, fortalecendo a infraestrutura local, apoiando atividades produtivas e ampliando a capacidade de atendimento das administrações municipais.

Durante o evento, foram entregues tratores agrícolas, retroescavadeiras, plantadeiras, carretas agrícolas, ordenhadeiras, máquinas forrageiras e outros equipamentos destinados a prefeituras, associações e organizações produtivas. Também foram distribuídos equipamentos voltados ao beneficiamento da produção rural, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar.
A agenda incluiu ainda a assinatura de ordens de serviço para obras de pavimentação que beneficiarão 30 municípios baianos, além do anúncio de novos recursos para ampliar as ações de doação de máquinas, equipamentos e bens por meio da Codevasf.

Outro destaque foi a assinatura de um termo de cooperação técnica voltado à regularização fundiária de perímetros irrigados do Norte baiano, ampliando a segurança jurídica para produtores e fortalecendo a atividade agrícola na região.

O vice-governador também destacou a importância dos investimentos para impulsionar o desenvolvimento do interior baiano. “Quando investimos em máquinas, equipamentos, estradas e segurança hídrica, estamos fortalecendo quem produz, gerando renda e criando condições para que os municípios continuem avançando. É esse trabalho conjunto que está transformando a realidade de muitas regiões da Bahia”, ressaltou.

Também participaram da agenda o diretor-presidente da Codevasf, Lucas Felipe de Oliveira, o superintendente regional da companhia, Nino Rangel, além de prefeitos, parlamentares, representantes de entidades produtivas e lideranças de diversas regiões do estado.

Ascom

Brasil deve jogar com tempo bom neste sábado na estreia na Copa

0

 

estreia da seleção brasileira de futebol masculino na Copa do Mundo 2026, contra o Marrocos, deve se dar com tempo bom. A probabilidade de chuva é inferior a 5%. O céu terá pouca nebulosidade e o vento circulará a 15 km/h nos arredores do MetLife Stadium, localizado em East Rutherford, no condado de Bergen, no estado de Nova Jersey – no nordeste dos Estados Unidos.

A previsão é do National Weather Service (NWS), a agência oficial do governo estadunidense responsável por acompanhar o clima no território norte-americano e emitir alertas em casos extremos.

O prognóstico afasta o risco de chuva forte como aconteceu nesta sexta-feira (12) no mesmo horário que deverá ser o jogo – 18h no horário local, 19h no horário de Brasília. A tempestade acionou o sistema de emergência do MetLife Stadium e avisos para as pessoas se retirarem das áreas externas.

No ano passado, durante a Copa do Mundo de Clubes, realizada nos Estados Unidos e também organizada pela Fifa, seis partidas foram interrompidas por causa de alertas de tempestades e raios.

Uma delas foi paralisada temporariamente por 17 minutos: o jogo entre Palmeiras e Al Ahly (Egito), no mesmo MetLife Stadium no dia 19 de junho. O jogo foi vencido pelo time brasileiro terminou em 2×0. Na Copa Mundo de 1994, a primeira nos EUA, nenhum evento climático interrompeu as partidas disputadas.

Agência Brasil

Em Juazeiro, Jerônimo exalta parceria com Andrei e Lula e diz que cidade vive novo ciclo de desenvolvimento

0

Antes de iniciar a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP), na manhã deste sábado (13), em Juazeiro, o governador e pré-candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues ressaltou a parceria entre o Governo do Estado, a prefeitura e o governo Lula como caminho para acelerar obras, reorganizar serviços e ampliar entregas no município. Em coletiva à imprensa, ele afirmou que Juazeiro vive um novo momento, com investimentos em saúde, educação, infraestrutura, segurança, abastecimento de água e urbanização.

Jerônimo citou obras estruturantes em andamento, como a travessia urbana, a ampliação da ponte, intervenções em escolas estaduais, equipamentos de segurança pública, abastecimento de água e a preparação para o início do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional de Juazeiro, previsto para julho. “A hemodinâmica aqui em Juazeiro vai começar agora em julho. Tratamento da cabeça, do coração, um AVC que Deus nos livre e guarde, se acontecer com alguém, vai ser feito aqui”, afirmou. O governador também mencionou ações nas escolas estaduais, entre unidades reformadas, ampliadas e em construção.

Ao lado do prefeito Andrei Gonçalves, Jerônimo associou o volume de entregas ao alinhamento entre o município, Estado e União. O governador disse que a cidade precisava de uma ação coordenada para enfrentar problemas acumulados e recuperar a capacidade de realização. “Juazeiro estava muito mal gerenciada. A gestão passada não cuidou devidamente de Juazeiro. O Andrei está fazendo essa recuperação da imagem de Juazeiro, limpando a cidade, construindo, está com um programa adequado de construção de creches para que a criançada possa chegar na idade certa, alfabetizada”, disse.

O governador também destacou a ordem de serviço para a construção de um centro de reabilitação em Juazeiro e afirmou que a requalificação da orla está na fase final de ajustes. Para ele, o desafio agora é manter o ritmo de entregas e ampliar a captação de recursos em parceria com o município. “É muito investimento e nós queremos fazer mais. Nós estamos aguardando o prefeito Andrei dar seguimento no projeto para a gente poder buscar recurso. É sempre um bem escasso”, ressaltou.

Jerônimo afirmou ainda que acompanha as obras da ponte e da travessia urbana, com prioridade para a conclusão das etapas já em andamento. Ele também colocou as obras do canal urbano como uma das intervenções importantes para melhorar a vida de quem mora e circula pela cidade. “É uma expectativa minha poder ver ainda este ano as obras do canal. Ver esse canal coberto, protegendo as pessoas, a saúde da cidade, para os que chegam, para os que moram aqui. Eliminar o mau cheiro, eliminar as muriçocas e urbanizar o espaço do canal”, afirmou.

 

Ascom

Durante plenária do PGP em Juazeiro, Prefeito Andrei celebra parceria com Jerônimo e Lula que tem promovido o desenvolvimento do município e da região

0

Juazeiro recebeu, na manhã deste sábado (13), na Via Show, mais uma plenária do Programa de Governo Participativo (PGP), iniciativa do governador Jerônimo Rodrigues que reúne lideranças políticas, representantes da sociedade civil e a população para ouvir demandas e construir, de forma coletiva, as prioridades para o futuro da Bahia.

Anfitrião do evento, o prefeito Andrei destacou a importância de Juazeiro sediar uma plenária do PGP e ressaltou que a aproximação entre os governos municipal, estadual e federal têm gerado resultados concretos para a cidade e toda a região.

“Juazeiro hoje dialoga e tem as portas abertas diretamente com Jerônimo e Lula, além  do senador Wagner. É por meio dessa parceria e da participação popular que conseguimos tirar projetos do papel e garantir mais desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida para nossa população. Seguiremos trabalhando lado a lado com o nosso governador e com o nosso presidente Lula para transformar a vida do nosso povo”, afirmou Andrei.

Em seu discurso, o governador Jerônimo Rodrigues agradeceu a presença dos prefeitos e lideranças políticas da região e destacou que a construção de políticas públicas deve acontecer por meio do diálogo e da participação popular.

“Na democracia, cada um apresenta suas propostas, mas é trabalhando juntos que conseguimos transformar a vida das pessoas. Nosso compromisso é ouvir os municípios e construir soluções que atendam às reais necessidades do povo baiano”, declarou o governador.

Também presente no encontro, o senador Jaques Wagner ressaltou a importância da participação social para fortalecer a democracia e consolidar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.

“O maior patrimônio da democracia é ouvir as pessoas e construir caminhos ao lado delas. É assim que seguimos fortalecendo a Bahia e consolidando um projeto que coloca o povo no centro das decisões”, destacou Wagner.

A plenária reuniu prefeitos, vice-prefeitos, parlamentares e representantes de diversos municípios do Território Sertão do São Francisco, reafirmando o compromisso do Governo da Bahia com uma gestão participativa e com o fortalecimento das parcerias institucionais para ampliar os investimentos e promover mais desenvolvimento para a região.

 

Ascom Prefeito Andrei Gonçalves

Luto: Morre o artista plástico juazeirense Rosemberg da Silva Santos, Begão da Rua 15

0

 

Morreu no início da tarde deste sábado (13), em um hospital de Petrolina, o artista plástico juazeirense Rosemberg da Silva Santos, Begão.

De acordo com informações de familiares, ele sofreu um infarto e, mesmo recebendo atendimento médico, não resistiu.

Com muita tristeza, a equipe do Portal Preto No Branco se solidariza com amigos e familiares deste artista plástico que deixa um legado na vida cultural de Juazeiro e muita saudade no coração daqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele, nosso querido Begão da Rua 15.

Redação PNB