Preto no Branco

26382 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Limpeza: Juazeiro Limpa nos Bairros avança com ações em diferentes regiões da cidade

0

As ações do programa Juazeiro Limpa nos Bairros continuam avançando em diversas regiões de Juazeiro, levando mais limpeza, organização e qualidade de vida para a população. Nesta segunda-feira (22), equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) estão mobilizadas em importantes corredores urbanos do município, realizando serviços de capina, varrição, recolhimento de resíduos e manutenção dos espaços públicos.

Coleta de lixo: Em todo o país, estão ocorrendo paralisações de trabalhadores da limpeza urbana. Em Juazeiro, a Prefeitura articulou junto à empresa responsável pelo serviço para garantir a manutenção das atividades essenciais. Dos sete veículos que compõem a frota de coleta, três permanecem em operação, realizando a coleta de lixo em diferentes regiões da cidade.

Já os trabalhos de limpeza de ruas estão concentrados ao longo da BA-210, no sentido Sobradinho, nos lados esquerdo e direito da via, além do trecho da BA-210 entre o Mercado do Produtor e o bairro Tabuleiro, também contemplando ambos os lados da rodovia. Outra frente de trabalho atua na Avenida Novo Juazeiro, no bairro Novo Encontro, contribuindo para a melhoria da limpeza urbana e da conservação dos espaços públicos.

A programação desta segunda-feira também conta com uma equipe extra realizando pintura de meio-fio na rua principal do bairro João Paulo II.

Além dos mutirões de limpeza, os serviços de máquinas seguem atuando em diferentes localidades do município. As equipes de retroescavadeira e caçamba realizam retirada de entulho na lateral do Canal 407, limpeza e retirada de entulhos no bairro Antônio Guilhermino e nos Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3. Já a equipe de hidráulica trabalha na demolição do talude da Orla, enquanto os pintores realizam serviços de manutenção e pintura também na Orla da cidade.

Morador e comerciante do bairro Novo Encontro, Francisco Bezerra da Silva elogiou os serviços realizados pela Prefeitura e destacou as melhorias percebidas pela comunidade. “Aqui está uma maravilha. Estou gostando muito do trabalho que a Prefeitura está fazendo no nosso bairro. Faz tempo que eu não via uma ação como essa, com limpeza acontecendo constantemente. Está tudo limpinho, tudo organizado e bonito. Onde a gente chega em Juazeiro tem serviço sendo realizado pela Prefeitura”, afirmou.

O secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, ressaltou que o trabalho segue sendo realizado de forma contínua em vários pontos da cidade e reforçou o papel da população na manutenção dos espaços já atendidos. “Estamos aqui em atividade com uma das nossas equipes na Rua Novo Juazeiro, no bairro Novo Encontro. Outras equipes estão a todo vapor e o Juazeiro Limpa continua em atividade. Nosso serviço de máquinas também está atuando no bairro Antônio Guilhermino. Aproveito para pedir a colaboração dos moradores das localidades que estão recebendo os mutirões de limpeza. Nos ajudem a manter os ambientes limpos, realizando o descarte correto dos resíduos. Caso não tenham como fazer esse descarte, entrem em contato com o serviço Cata Treco, com nossas equipes de limpeza ou com a Ouvidoria da Prefeitura. O Juazeiro Limpa segue a todo vapor”, afirmou.

A Prefeitura de Juazeiro reforça que a participação da população é fundamental para manter a cidade limpa e organizada. O descarte irregular de lixo e entulhos compromete o trabalho das equipes e pode causar impactos ambientais e problemas de saúde pública.

Ouvidoria

Para registrar denúncias ou obter mais informações, o cidadão pode acessar a Ouvidoria por meio do site oficial da Prefeitura de Juazeiro, enviar e-mail para ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br ou entrar em contato pelo telefone (74) 98846-0016.

Cata Treco

Já o serviço Cata Treco, destinado ao recolhimento de móveis velhos, eletrodomésticos inutilizados e materiais volumosos, pode ser agendado gratuitamente pelos números (74) 97400-1194 ou (74) 99902-8593, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Ascom/PMJ

Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional

0

A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser acessada no aplicativo GOV.BR no celular e usada como documento de identificação. Para lembrar a população sobre esse recurso, o governo federal enviou notificações no WhatsApp e na Caixa Postal GOV.BR.De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), “muitas pessoas” emitiram a nova carteira, mas não acessaram a versão disponível na plataforma eletrônica de acesso a serviços públicos federais e também de estados e municípios.

Até 12 de junho, 55,8 milhões de pessoas emitiram a CIN, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo GOV.BR para baixar a CIN em formato digital, que fica na seção “carteira de documentos”.

O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, explicou que o governo incentiva o uso desse recurso pela população.

“Ter esse documento em seu celular facilita em viagens, entrada de shows ou eventos e em qualquer outra situação em que seja necessário se identificar”, disse.

“Estamos enviando essas notificações para que as pessoas passem a usar o aplicativo GOV.BR e tenham acesso a esse benefício que facilita a vida na palma da sua mão”, afirmou.

O novo documento, válido em todo o país, adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, em substituição ao antigo Registro Geral (RG).

A versão digital da CIN pode incluir outros documentos e registros como:

  • o Título de Eleitor,
  • a Carteira Nacional de Habilitação (CNH),
  • a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS),
  • a identidade funcional, o certificado militar,
  • o Número de Identificação Social (NIS),
  • o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e
  • os números dos programas PIS e Pasep.

Para fazer essa inclusão, esses documentos deverão ser apresentados no momento da solicitação da carteira. Esta página do MGI informa onde solicitar no seu estado a CIN.

Cuidado com golpes

O MGI alerta que os usuários devem desconfiar “de qualquer mensagem recebida fora da plataforma GOV.BR que solicite acesso para verificar saldos ou atualizar dados”.

Conforme o ministério, não são solicitados “dados pessoais, como CPF e endereço, nem são realizadas cobranças ou pedidos de pagamento via WhatsApp”.

Em caso de dúvidas, o MGI recomenda que os usuários acessem gov.br/conta ou gov.br/atendimento. Também é possível receber atendimento presencial em uma unidade do Balcão GOV.BR em gov.br/presencial.

Agência Brasil

Confira mudança no funcionamento da UPAE e da UPA 24h de Petrolina durante o feriado de São João

0

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina informa que, em virtude das festividades de São João, não haverá atendimento na unidade na terça-feira (23) e na quarta-feira (24). As atividades serão retomadas na quinta-feira (25/06).

Já a UPA 24h, que realiza atendimentos de urgência e emergência clínica e odontológica, segue funcionando normalmente, inclusive durante o feriado.
 

Ascom 

Justiça determina funcionamento mínimo da limpeza urbana durante greve em Juazeiro

0

 

A Justiça do Trabalho determinou que os serviços de limpeza urbana em Juazeiro, no norte da Bahia, mantenham funcionamento mínimo durante a greve dos trabalhadores da categoria, iniciada nesta segunda-feira (22).

A decisão é da desembargadora Ivana Mercia Nilo de Magaldi, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, e atende a um pedido do Município de Juazeiro e do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), que acionaram a Justiça alegando risco à saúde pública.

De acordo com o processo, a paralisação foi motivada por questões relacionadas ao Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como “PL dos Garis”, e teria sido deflagrada sem o cumprimento do prazo legal de 72 horas de aviso prévio, além da ausência de definição de equipes mínimas para manter os serviços essenciais.

A Justiça considerou que a coleta de lixo e a limpeza urbana são serviços essenciais e que a interrupção total poderia provocar sérios impactos sanitários, especialmente por coincidir com o período dos festejos juninos, quando há aumento significativo na produção de resíduos.

Na decisão, foi determinado que sejam mantidos 100% da coleta de lixo hospitalar; 70% da coleta de lixo domiciliar e comercial e 70% dos serviços de limpeza urbana, como varrição e remoção de resíduos.

Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 30 mil tanto para o sindicato quanto para a empresa responsável pelos serviços.

A magistrada também ressaltou que, embora o direito de greve seja garantido pela Constituição, ele não pode comprometer serviços essenciais à população, como os ligados à saúde e à salubridade pública.

Uma audiência de conciliação entre as partes foi marcada para a próxima sexta-feira (26), na tentativa de buscar um acordo e encerrar o impasse.

Documento_989d399 (1)

Redação PNB

APLB Sindicato em Juazeiro prepara mais uma edição do Forró da Coruja nesta sexta-feira (26), este ano em clima de Copa

0

 

São João é a festa de tradição nordestina mais esperada no mês de junho e a direção da APLB Sindicato em Juazeiro está nos ajustes finais para realizar mais uma edição do Forró da Coruja nesta sexta-feira (26) às 20h no Clube Social da APLB, entrando no clima da Copa do Mundo. O objetivo é proporcionar a todos os trabalhadores em educação da rede pública municipal e estadual, familiares e colaboradores uma noite de muito arrasta pé.

Realizada em parceria com a Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc), a tradicional festa junina vai contar com atrações musicais a exemplo de Yago Linno, Ricardinho & Gláucia além do mais celebrado e sempre aguardado Sérgio do Forró. As comemorações deste ano prometem um momento de total alegria e animação.

De acordo com o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery, este ano um diferencial foi preparado para atrair ainda mais público. “Além do sorteio de balaio com bebidas e comidas típicas do período junino, estaremos sorteando 10 vouchers no valor de R$ 100 cada para serem usados na consumação do bar da festa”, explica Gilmar.

A festa vai contar com uma decoração especial no clima junino e ainda terá uma grande mesa com comidas e bebidas típicas do São João. “Todos da educação estão convidados com seus acompanhantes e familiares para aproveitarem esta noite de muito forró em clima de torcida pelo hexa na Copa do Mundo”, finaliza Gilmar.

Ascom/APLB

Daniel Vorcaro busca novos advogados visando apresentar terceira delação premiada

0

Daniel Vorcaro está em busca de um novo advogado para fazer sua defesa no processo das fraudes do Banco Master. Conforme a CNN, familiares do banqueiro estiveram em três escritórios de advocacia em Brasília, atrás de um novo nome, mirando uma nova proposta de delação premiada.

Segundo relataram fontes próximas à família do banqueiro, ele está planejando apresentar uma terceira proposta de delação, após as duas primeiras terem sido recusadas pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República.

De acordo com os relatos, Vorcado está assustado com a possibilidade de retornar a Papuda e busca novos advogados que possam auxiliar com a delação para e tentar escapar da transferência e avançar nas tratativas com a PF. Atualmente o ex-presidente da OAB de Minas Gerais, Sérgio Leonardo, é o advogado do dono do Banco Master, após ele já ter  trocado de advogado outras duas vezes.

Aliados de Vorcaro afirmam que a terceira tentativa trará uma delação mais robusta e mais detalhada sobre as relações políticas do Banco. Eles apontaram ainda que a proposta deverá ser apresentada nos próximos dias, mas que Vorcaro tem visto uma “má vontade” dos agentes da PF com suas propostas.

Os investigadores, por sua vez, apontaram que a delação só será aceita caso as informações apresentadas tragam elementos novos e que tenham comprovação e que não deixem de lado políticos e demais autoridades envolvidas nos esquemas de corrupção.

BNews

Minha Casa, Minha Vida – Santo Expedito I: Confira prazos do resultado preliminar da análise documental do

0



A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Habitação (SOPH), publicou no Diário Oficial do Município do último dia 18 de junho o resultado preliminar da análise documental dos candidatos convocados para o processo de seleção do Programa Minha Casa, Minha Vida, referente ao Empreendimento Santo Expedito I. A lista completa pode ser consultada no Diário Oficial por meio do link: https://diario.indap.org.br/publicacoes/6a34440129c0d/anexo/90221.

O edital apresenta três anexos com informações importantes para os inscritos. No primeiro anexo estão os candidatos que apresentaram pendências documentais, incompatibilidades apontadas pela Caixa Econômica Federal ou que estão em processo de apuração administrativa baseado nas documentações apresentadas pelos inscritos. Entre as situações identificadas estão divergências cadastrais, ausência de documentos obrigatórios, inconsistências no Cadastro Único e restrições verificadas nos sistemas de controle utilizados durante a seleção.

Os candidatos enquadrados como “Pendência Documental – Comparecer na SOPH” terão o prazo de três dias úteis, até quinta-feira (25/06), para regularizar a documentação. Já aqueles classificados como “Incompatível – CAIXA” terão 60 dias corridos, a partir da publicação do edital no Diário Oficial do Município, para sanar as restrições apontadas e apresentar a comprovação da regularização junto à Secretaria.

O edital também informa que alguns candidatos passarão por processo administrativo para apuração de possíveis irregularidades, garantindo o direito ao contraditório e à ampla defesa, conforme determina a legislação vigente.

O segundo e terceiro trazem o resultado dos recursos administrativos apresentados nos dias 21 e 22 de maio. Dos 1.670 recursos protocolados, 1.343 foram deferidos e 327 indeferidos por inconsistências no preenchimento das informações obrigatórias. Os anexos também reúnem a relação dos candidatos deferidos e habilitados a seguir para as próximas etapas do processo seletivo. Caso haja exclusões entre os convocados inicialmente, os candidatos melhor classificados poderão ser chamados para ocupar as vagas remanescentes.

A SOPH esclarece que os candidatos com recursos indeferidos permanecem no processo, sendo mantida apenas a situação anteriormente registrada.

A Secretaria de Ordem Pública e Habitação reforça que as análises documentais e as verificações cadastrais continuarão sendo realizadas para assegurar a transparência, a legalidade e o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, garantindo que as unidades habitacionais sejam destinadas às famílias que efetivamente atendam aos requisitos previstos em lei.

Ascom/PMJ

Governo do Estado autoriza pacote de investimentos superior a R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde de Cabaceiras do Paraguaçu

0
O Recôncavo baiano ganhará um importante reforço na rede de saúde com um pacote de investimentos do Governo do Estado superior a R$ 8,7 milhões.
Durante agenda em Cabaceiras do Paraguaçu, neste sábado (21), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, inaugurou uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão entre obras, equipamentos e mobiliário.
Na ocasião, o governador também autorizou a celebração de convênio para a construção de uma UBS no distrito de Aporá, com aporte de R$ 1,7 milhão, e a publicação do edital de licitação para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial tipo I (CAPS I) em Cabaceiras do Paraguaçu. Viabilizado por meio do Programa de Fortalecimento do SUS (Prosus), o CAPS receberá investimentos superiores a R$ 6 milhões e será implantado na Rua Alcebíades São Vieira, no Centro da cidade.
O equipamento ampliará a oferta de cuidados especializados em saúde mental para a população do Recôncavo, fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e garantindo assistência multiprofissional a pessoas com sofrimento psíquico, transtornos mentais e necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
“Estes equipamentos chegam para atender uma demanda importante da população e reforça a nossa parceria com os municípios na construção de uma saúde pública cada vez mais forte e acessível”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
“Estamos fortalecendo a rede de saúde de forma integrada, desde a Atenção Primária até a assistência especializada. A entrega desta UBS, a autorização para a construção de uma nova unidade em Aporá e a implantação do CAPS representam investimentos que ampliam o acesso da população ao cuidado e fortalecem a regionalização da saúde no Recôncavo. As unidades básicas são a principal porta de entrada do SUS, responsáveis pela prevenção, promoção da saúde e acompanhamento contínuo das famílias, enquanto o CAPS amplia a oferta de atendimento especializado em saúde mental. Esses avanços são resultado da parceria entre o Governo do Estado e os municípios, que trabalham juntos para garantir uma assistência cada vez mais próxima, resolutiva e humanizada para a população”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Durante a agenda oficial do Governo do Estado, o município também foi contemplado com a entrega de um veículo administrativo, no valor de R$ 108 mil. O automóvel reforçará a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, contribuindo para o apoio às ações de gestão, planejamento e acompanhamento dos serviços ofertados à população.
O pacote de investimentos integra a estratégia do Governo do Estado de ampliar e qualificar a rede de saúde em todas as regiões da Bahia, com foco na descentralização dos serviços e na ampliação do acesso da população ao cuidado especializado.
Secom

SEC amplia prazo de inscrições de projetos para Encontro Estudantil 2026

0

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) ampliou os prazos para a seleção de projetos que vão participar do Encontro Estudantil da Rede Estadual da Bahia 2026. As inscrições, que se encerrariam na sexta-feira (19), agora podem ser feitas até 13 de julho. O resultado preliminar tem como nova data 21 de julho. Já o resultado final, que ocorre após o encerramento da análise de recursos (23 de julho), será publicado no dia 25 de julho.

Os encontros interterritoriais vão obedecer ao seguinte cronograma: 12 e 13 de agosto, NTE 26 (Salvador); 19 e 20 de agosto, NTE 5 (Ilhéus); 26 e 27 de agosto, NTE 19 (Feira de Santana); 2 e 3 de setembro, NTE 20 (Vitória da Conquista); e 9 e 10 de setembro, NTE 10 (Juazeiro). A divulgação dos projetos selecionados e aptos a participarem do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação está prevista para 5 de outubro, em caráter preliminar, e, após análises de recursos e de forma definitiva, para 9 de outubro. O evento está agendado para acontecer entre 8 e 10 de dezembro, em Salvador.

Com o tema “Conectando conhecimentos com educação e justiça social”, o Encontro Estudantil reúne produções nas áreas de Ciência, Tecnologia, Cultura, Empreendedorismo Social e Inovação. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio  Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de unidades escolares indígenas, quilombolas e do campo, Escolas Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFR), sempre com orientação de professores da rede estadual.

As inscrições poderão ser feitas em categorias, como Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Sustentabilidade, Saúde, Empreendedorismo, Agroecologia, Criatividade e Inovação. A seleção ocorrerá em quatro etapas: submissão dos trabalhos, avaliação inicial, encontros interterritoriais e encontro estadual.

O Encontro Estudantil 2026 também reunirá outras mostras e programas da rede estadual voltados à arte, cultura, participação estudantil e produção juvenil. Entre eles estão os projetos Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Mostra de Dança Estudantil (DANCE), Festival Estudantil de Teatro (FESTE), Encontro de Canto Coral Estudantil (ENCANTE) e Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), além dos Encontros de Líderes de Classe, Jovens Ouvidores e Agências de Notícias das Escolas.

Reconhecido como o maior evento estudantil do Brasil, o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação da Bahia mobilizou, em 2025, cerca de 10 mil estudantes dos 27 territórios de identidade. A programação reuniu mais de 600 projetos de iniciação científica e mais de 200 projetos artísticos e culturais, apresentados por estudantes da rede estadual em mostras voltadas à ciência, tecnologia, inovação, arte e ao protagonismo juvenil.

Ascom SEC