Preto no Branco

26382 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Noite de forró anima moradores do Quidé com programação junina da Prefeitura

0




“Cantar para Juazeiro é sempre bonito. E aqui sempre tem forró”. Foi com esse sentimento que o cantor e compositor Raimundinho do Acordeon definiu sua participação no “Juazeiro, Aqui Tem Forró”, realizado neste sábado (20), no bairro Quidé. A programação da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), levou música e clima junino para a Avenida Nossa Senhora de Nazaré.

Prata da casa, Raimundinho abriu a noite e colocou o público para arrastar o pé. Vencedor do Grammy Latino 2001 pela composição de “Esperando na Janela”, em parceria com Targino Gondim e Manuca Almeida, ele também ressaltou o papel do projeto na cena cultural do município. “Esse projeto é importante para que se valorize cada vez mais os artistas locais”, afirmou.

A programação seguiu com apresentações da dupla Edinho e Juju e da banda Na Pegada do GB. O encerramento ficou por conta do sanfoneiro Gervilson Duarte, que animou a festa com clássicos nordestinos e grandes sucessos.

Entre os moradores, o clima foi de celebração e tranquilidade. O técnico em telecomunicações Miguel Macena aproveitou a noite ao lado de familiares e amigos e destacou a organização do evento. “A festa está muito bonita e agradável. A segurança está perfeita para vir com as crianças e se divertir com a família”, contou.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Targino Gondim, ressaltou que a descentralização da programação fortalece a cultura e movimenta as comunidades. “Estamos trabalhando para realizar um São João organizado, que movimente a economia de Juazeiro. Nossa proposta é levar cultura para diferentes comunidades, valorizando artistas e mantendo viva a tradição junina do nosso povo”, afirmou.

Confira as próximas datas do Juazeiro, Aqui Tem Forró:

23/06 – Juremal
Sérgio do Forró
Skema 2
Trio Granah

27/06 – Abóbora
Mário Santos
Thiago Carvalho
Mega Top

28/06 – Alfavaca
Xamego Tropical
Matheus do Acordeon

11/07 – Tabuleiro
Mazinho Nunes
Ricardinho & Gláucia
Juá com Mel

Ascom

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

0

Os estudantes que se formarem em medicina somente vão poder realizar sua inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) se tiverem rendimento suficiente no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

O registro no conselho é necessário para o exercício legal da profissão de médico no Brasil.

A proficiência no Enamed como requisito para exercer a profissão consta na medida provisória (MP) assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cidade de Divinópolis, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (19).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a medida provisória (MP) entra em vigor imediatamente, mas a exigência de proficiência na prova para o exercício profissional valerá apenas para quem ingressar na graduação de medicina a partir da data de publicação da norma no Diário Oficial da União.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, explica que tornar o Enamed uma política de avaliação e análise de competências de estudantes de medicina referência representa um instrumento para monitorar a formação médica ofertada por instituições públicas e privadas de educação superior, porque é necessário o controle mais rigoroso do padrão de ensino.

“Haverá um controle mais preciso da qualidade da formação oferecida pelas instituições, o que também ajuda o próprio estudante a escolher em que instituição vai se inscrever, onde vai se formar. Assim como, a medida provisória de hoje assegura à população serviços médicos de qualidade, praticados por um profissional que passou por um exame de proficiência.”

Enamed a cada seis meses

A MP cria a política integrada para formação médica no país e também estabelece que o Enamed será aplicado, obrigatoriamente, a cada seis meses pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a todos os estudantes concluintes de cursos de medicina no Brasil. O graduado que não obtiver avaliação satisfatória no Enamed poderá refazê-la em edições semestrais seguintes.

O Inep prevê que as provas serão realizadas de forma descentralizada em todos os municípios que oferecem cursos de graduação em medicina. Entre os objetivos, o novo formato permitirá a comparação de resultados entre as edições.
Enamed e Revalida

A normativa editada pelo presidente da República também oficializa o alinhamento entre formação médica nacional e internacional. Pela política, o Enamed substituirá integralmente a primeira fase (teórica) do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Dessa forma, médicos formados fora do país e os graduados no Brasil serão submetidos exatamente ao mesmo exame. A mudança não abrange a segunda etapa do Revalida, composta por exames práticos em estações clínicas que simulam atendimentos reais.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, em entrevista à imprensa, destacou que a avaliação de estudantes de medicina poderia estar sendo realizada desde 2015, como prevista no programa Mais Médicos, mas não houve continuidade em outras gestões federais.

O representante do Ministério da Saúde indica que o Enamed representa a possibilidade de alinhamento da graduação em medicina às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população.

“No ano passado, voltamos a ter um exame específico dos estudantes de medicina e pelas matrizes de elaboração dessas provas, que são feitas por uma comissão de especialistas. É possível utilizar o Enamed enquanto a prova teórica. que é a chamada a primeira etapa do Revalida.”

O Inep, responsável pela realização das duas provas, esclarece que os médicos formados no exterior que já tiveram o diploma revalidado em data anterior à de entrada em vigor da normativa estão dispensados de fazer o Enamed.
Avaliação durante o curso

Outra novidade da nova medida provisória é que a avaliação do Enamed será, obrigatoriamente, aplicada no fim do 4º ano do curso de medicina.

A etapa terá caráter diagnóstico e formativo, voltada para identificar deficiências de aprendizagem dos estudantes de medicina. A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marta Abramo, ressaltou que o Enamed aplicado aos estudantes do quarto ano é útil tanto para as instituições de ensino reavaliarem a sua proposta pedagógica quanto para regulação pelo poder público.

“As instituições de ensino podem reavaliar sua atuação pedagógica para melhorar a formação desse estudante para que este chegue ao final do curso com a as condições de exercício da profissão e para que seja aprovado no exame de proficiência, mas também vai trazer para o MEC insumos importantes para monitorarmos a qualidade desses cursos e poder agir quando necessário”, disse a secretária Abramo.

Qualidades dos cursos

A edição de 2025 do Enamed registrou que 99 cursos (32%) obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2 — menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado ao exame. Estes cursos passaram por ações de supervisão e sanções, anunciadas em março deste ano, como a suspensão de novos ingressos.

Os resultados do Enamed divulgados em janeiro deste ano mostraram que 85% dos cursos municipais foram considerados insatisfatórios.

Entre os 944 estudantes de instituições de educação superior municipais participantes no exame de 2025, apenas 49,7% tiveram conceito proficiente.

Com a nova medida provisória, os órgãos de regulação estaduais e do Distrito Federal, que controlam tanto os cursos estaduais quanto os municipais, deverão também tomar medidas de supervisão, a partir dos resultados insatisfatórios do Enamed.

A secretária do MEC, Marta Abramo comemora a medida. “Sem a medida provisória, até hoje, não tínhamos a possibilidade de atuação [federal] sobre esses cursos. Isso vai garantir também que o estudante que ingresse seja em um curso privado, público, estadual, federal ou municipal, tenha a garantia de que o Estado vai estar atuando para melhoria desse curso”.
Residências médicas

Desde a primeira edição, em 2025, o Enamed possibilita que os resultados obtidos pelos participantes do exame possam ser usados para ingressar em programas à residência médica de especialidades de acesso direto. Isto porque a prova do Enamed equivale à parte teórica do Exame Nacional de Residência (Enare).

Com a MP, os resultados do Enamed poderão oficialmente ser usados para esta finalidade, a de acesso à residência médica.

O texto da MP ainda cria o Sistema Nacional de Avaliação das Residências (Sinares) para avaliação da qualidade dos programas de residência médica e da formação dos profissionais residentes.

Para operar a nova política de maneira democrática, a MP prevê a criação de uma comissão consultiva de acompanhamento do Enamed, com representantes do MEC, do Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira e de entidades da sociedade civil.
Para virar lei no Congresso

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, demonstrou otimismo quanto à tramitação da nova medida provisória (MP) do Enamed no Congresso Nacional para virar lei federal.

O secretário citou que a proposta do governo reflete o desejo da população e as demandas históricas das próprias entidades médicas e destacou que uma pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) demonstrou que 88% dos 2.017 entrevistados em fevereiro deste ano entendem que o Enamed deve obrigatório para que o graduado exerça a medicina.

“Quem é atendido por um médico quer saber se esse profissional teve qualidade na formação. Ao mesmo tempo, esta é uma demanda das entidades médicas que pleiteiam que haja um exame de proficiência.”

A expectativa do governo é que o debate legislativo sirva para aperfeiçoar o dispositivo. Para ilustrar a qualificação do debate de uma política pública de saúde pelo Congresso, Proenço resgatou a apreciação do programa Mais Médicos do Ministério da Saúde pelo parlamento, para melhor o atendimento aos usuários do SUS.

“A medida provisória [da época] foi modificada, foi muito melhorada ao longo da tramitação no Congresso. Temos essa mesma expectativa de responder ao clamor da sociedade e também que a medida provisória possa ser aperfeiçoada para que seja convertida em lei.”

O Conselho Federal de Medicina disse à Agência Brasil que ainda não teve acesso ao teor da medida provisória para comentar sobre a criação da política integrada para formação médica no país nem sobre a representação do colegiado na comissão consultiva de acompanhamento do Enamed.
Inscrições abertas

A edição de 2026 do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2026 está com inscrições abertas até 29 de junho, exclusivamente pelo Sistema Enamed.

 

Agência Brasil

Mega-Sena: Aposta do Rio de Janeiro ganha prêmio de R$ 39,4 milhões

0
22/06/2023 - Brasília - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

Uma aposta do Rio de Janeiro acertou as seis dezenas do Concurso 3.021 da Mega Sena, realizado neste sábado (20). O ganhador vai receber o prêmio de R$ 39,427 milhões . As dezenas sorteadas são: 16 – 19 -22 – 24  – 46 -58.

O próximo sorteio da Mega-Sena será na terça-feira (23), com prêmio principal estimado em R$ 3,5 milhões. As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa e também pela internet, no site da Loterias Caixa.

Redação PNB

Gestão Anisio Viana transforma Casa Nova e marca os 147 anos do município com obras, investimentos e avanços históricos

0

 

Neste dia em que celebra 147 anos de emancipação política, Casa Nova vive um dos momentos mais promissores de sua história. Com uma gestão marcada pelo planejamento, responsabilidade e compromisso com as pessoas, o município avança em diversas áreas, transformando sonhos em realidade e levando desenvolvimento para a sede e o interior.

Sob a liderança do prefeito Anisio Viana, a Prefeitura tem promovido investimentos históricos que fortalecem a saúde, a educação, a infraestrutura, a inclusão social e o desenvolvimento rural. O principal destaque é o programa Avança Casa Nova, o maior conjunto de investimentos já realizado no município, com mais de R$ 90 milhões destinados a obras e ações estruturantes que estão mudando a realidade da população.

Na saúde, a gestão conquistou mais de R$ 25 milhões e já conta com a primeira parcela na conta para a reforma e modernização do Hospital Municipal, um investimento que representará um salto na qualidade do atendimento prestado à população. Também foi implantado o Centro Multidisciplinar TEAcolhe, ampliando o cuidado e a assistência às crianças e famílias atípicas, além da transformação da Policlínica que foi completamente revitalizada, com uma estrutura digna e confortável e implantação de várias especialidades.

Na educação, importantes conquistas já foram entregues, como a Creche de Santana do Sobrado, a Escola Joias de Cristo, a Escola Senhora Santana e a Pré- Escola Criança Feliz, garantindo mais conforto, estrutura e oportunidades para estudantes e profissionais da rede municipal.

O município segue avançando com obras de pavimentação e saneamento, além da construção de novas creches na sede e no interior, da construção da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, ampliando o acesso aos serviços públicos e promovendo mais qualidade de vida para a população.

No campo, a gestão tem fortalecido a produção rural por meio de iniciativas inovadoras, como o Programa de Melhoramento Genético, realizado em parceria com o Sebrae, gerando mais produtividade, renda e oportunidades para os produtores do município.

Para o prefeito Anisio Viana, os resultados alcançados refletem o compromisso da gestão com o presente e o futuro de Casa Nova.

“Casa Nova chega aos 147 anos vivendo um novo momento de desenvolvimento. Temos trabalhado com responsabilidade e planejamento para garantir mais investimentos, melhorar os serviços públicos e levar obras para todas as regiões do município. Nosso compromisso é continuar avançando, cuidando das pessoas e construindo uma cidade cada vez melhor para as futuras gerações”, afirmou o prefeito.

Aos 147 anos, Casa Nova celebra sua história olhando para o futuro, com trabalho, planejamento e investimentos que fortalecem o desenvolvimento, ampliam oportunidades e constroem uma cidade cada vez mais moderna, humana e preparada para os desafios das próximas gerações.

Ascom PMCN

Prefeitura de Juazeiro divulga resultado preliminar da análise documental de candidatos do Santo Expedito I

0
Santo Amaro da Purificação (BA), 13/02/2023 - Vista do complexo de apartamentos que presidente Luiz Inacio Lula da Silva entregará, cerca de 2.745 unidades do Minha Casa, Minha Vida, em Santo Amaro (BA). Presidente também irá anunciar a retomada das obras de 5.562 moradias para a população de baixa renda, no maior programa de habitação do país nas últimas décadas. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

 

A Prefeitura de Juazeiro publicou no Diário Oficial da última quinta-feira (18) o resultado preliminar da análise documental dos candidatos convocados para o processo de seleção do empreendimento Santo Expedito I, vinculado ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com a portaria assinada pelo secretário de Ordem Pública e Habitação, Giovanne Santos Silva, foram analisados os documentos de 266 candidatos convocados em 20 de maio de 2026, no âmbito do Edital nº 001/2025/SOPH.

O documento também traz o resultado dos recursos administrativos apresentados entre os dias 21 e 22 de maio de 2026, referentes ao resultado preliminar da etapa de análise documental.

Os candidatos que constam com a situação de Pendência Documental terão o prazo de três dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil seguinte à publicação da portaria, para regularizar as inconsistências apontadas. A documentação complementar deverá ser entregue presencialmente na Secretaria de Ordem Pública e Habitação, localizada no Shopping Juá, das 8h às 16h.

A portaria estabelece ainda que os candidatos classificados como “Habilitados” seguirão para as próximas etapas do processo seletivo do empreendimento habitacional.

Já os candidatos que tiveram recursos administrativos deferidos passam a constar como habilitados, enquanto aqueles com recursos indeferidos permanecem com a situação anterior.

O município informou também que candidatos apontados com incompatibilidade relacionada à Caixa Econômica Federal poderão apresentar a regularização da situação no prazo de até 60 dias, mediante comprovação emitida pelo órgão responsável pela restrição.

A relação nominal dos candidatos, bem como os anexos contendo as situações individuais e o julgamento dos recursos, está disponível para consulta presencial na Secretaria de Ordem Pública e Habitação pelo próprio candidato ou por representante legalmente constituído.

A portaria entrou em vigor na data de sua publicação, em 17 de junho de 2026.

Juazeiro_2026-06-18_03558

Redação PNB

Eleições 2026: No 2º turno, Lula tem 47% contra 43% de Flávio Bolsonaro, diz Datafolha

0

 

Eleições 2026: A Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto e o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) com 43% no segundo turno da eleição presidencial de 2026.

No levantamento anterior, divulgado em 22 de maio, o presidente tinha 40%, e o senador, os mesmos 31%.

Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão) aparecem com 3% cada um. Aécio Neves (PSDB); Augusto Cury (Avante); Romeu Zema (Novo) e Samara Martins (UP) apareceram com 2% das intenções de voto.

Em cenário de segundo turno Lula tem 47%, contra 43% de Flávio Bolsonaro, mantendo os mesmos números da pesquisa anterior, realizada em 22 de maio. No quesito rejeição a pesquisa aponta Flávio com 48% e Lula com 46%.

O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho, segundo dados informados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado sob o número BR-09956/2026.

Redação PNB, com informações CNN

Motoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento; confira orientações

0

 

Começou nesta sexta-feira (19) o período para motoristas de aplicativos e taxistas solicitarem financiamento de veículos zero quilômetro por meio do programa Move Brasil. A iniciativa do governo federal é voltada à renovação da frota de transporte individual no país.Os interessados precisam se cadastrar na plataforma oficial do programa para solicitarem o benefício junto às instituições financeiras, caso tenham atendido aos critérios de participação. Em um prazo de até cinco dias após o cadastro, o trabalhador será informado se poderá participar do programa.

A iniciativa integra o Move Brasil, que prevê linhas de crédito facilitadas para aquisição de veículos novos.

O Move Motos é uma linha de crédito para motociclistas de aplicativos que desejam financiar ciclomotores, motonetas, motocicletas e bicicletas elétricas produzidas no Brasil ou com projeto de investimento voltado à produção no país.

Ele segue os mesmos moldes do Move Aplicativos, que tem como público-alvo motoristas de aplicativos e taxistas interessados em financiar carros.

Essas linhas de crédito são uma expansão do Move Brasil, criado para viabilizar a renovação de frotas no país, por meio de facilidades de financiamento.

Juros

Segundo o Planalto, a taxa a ser cobrada para financiamento dos veículos será de 12,5% ao ano, o que corresponde a 0,99% ao mês para homens e 0,91% ao mês para mulheres.

Os financiamentos serão destinados exclusivamente à compra de veículos novos, com valor máximo de R$ 150 mil. Os automóveis precisam ser de montadoras habilitadas no programa e atender a critérios de sustentabilidade definidos pelo governo.

Para acessar o financiamento, estão previstos alguns requisitos mínimos, como 12 meses de cadastro na plataforma oficial, e no mínimo, 100 corridas realizadas.

Estão incluídos veículos:

  • Flex (gasolina e etanol);
  • Elétricos,
  • Híbridos a etanol.

No caso do Move Aplicativos, 740 mil profissionais já atenderam aos requisitos para acessar a linha de financiamento com as condições mais favoráveis.

O governo federal abriu crédito extraordinário de R$ 30 bilhões para a compra de veículos por motoristas de táxi e de aplicativo. Os recursos serão repassados pelo Ministério da Fazenda ao BNDES, que também vai operacionalizar a medida.

Agência Brasil

Bahia é o Estado que mais avança na escolaridade de crianças de 0 a 5 anos, diz o IBGE

0

A Bahia é o Estado que registrou o maior crescimento do país na taxa de escolarização de crianças entre 0 e 5 anos de idade. Segundo o IBGE, 63,7% das crianças de 0 a 5 anos estavam na creche ou escola no ano passado, conferindo um crescimento de 7,1 pontos percentuais em relação a 2024. Com esse resultado, a Bahia passou ao primeiro lugar do Norte e Nordeste no ranking deste indicador. Em termos nacionais, o Estado subiu da 15ª para a 4ª posição.

O avanço neste índice não é o único observado na Bahia pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou, nesta sexta (19), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua Educação 2025). O estudo detectou melhorias em diferentes etapas de ensino, com destaque, entre outros, para o crescimento do número de estudantes do Ensino Médio na idade adequada e a redução do atraso escolar.

O secretário da Educação do Estado em exercício, Marcius Gomes, celebrou os avanços destacados na pesquisa e ressaltou o impacto das políticas públicas na melhoria dos indicadores educacionais. “Os dados do IBGE refletem o resultado de um trabalho contínuo do Governo da Bahia, com investimentos em todas as etapas da Educação e fortalecimento da rede estadual e do regime de colaboração com a ampliação de convênios com os municípios para a construção, ampliação e melhoria de unidades escolares em todo o Estado”, afirmou.

Ensino Médio

Um dos destaques da PNAD Contínua Educação 2025 é o avanço na trajetória escolar dos estudantes baianos de 15 a 17 anos. Em 2025, a Bahia registrou 541 mil estudantes frequentando o Ensino Médio na idade adequada, o equivalente a 76,2% dos jovens desta faixa etária que estavam matriculados na escola.

O resultado representa crescimento em relação a 2024, quando o percentual era de 72,1%. O avanço também foi acompanhado pela redução do número de adolescentes em situação de atraso escolar. Em 2025, eram 122 mil estudantes nessa condição contra 166 mil no ano anterior, representando uma redução de 44 mil jovens.

Para o secretário da Educação em exercício, a evolução dos indicadores educacionais está relacionada ao conjunto de políticas implementadas pelo Governo da Bahia voltadas ao fortalecimento da educação pública, à ampliação da permanência dos estudantes na escola e à melhoria das condições de aprendizagem na rede estadual.

Entre 2023 e 2026, o Governo da Bahia prevê investir  R$ 20,7 bilhões na Educação, contemplando ações na Educação Básica e na Educação Superior, com foco na expansão da rede e na qualificação educacional em todo o Estado. No mesmo período, outros R$ 4,9 bilhões serão aplicados em programas de apoio aos estudantes, incluindo R$ 2,3 bilhões do Programa Bolsa Presença, que beneficia cerca de 400 mil famílias por ano.

Estado mantém elevado nível de frequência escolar no Ensino Fundamental

Os dados do IBGE evidenciam, ainda, que a Bahia manteve um elevado nível de frequência escolar no Ensino Fundamental, em 2025. No grupo de 6 a 14 anos, 95,1% das crianças e adolescentes estavam frequentando a escola, acima dos 93,7% registrados em 2024. O resultado indica avanço no comparativo anual e posiciona o Estado no patamar estabelecido pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para essa etapa de ensino.

O avanço acompanha as ações desenvolvidas pelo Governo da Bahia em parceria com os municípios para ampliar o acesso à Educação Básica. Entre 2024 e 2026, foram firmados 388 convênios em 204 municípios, com investimentos de R$ 920,8 milhões, somados aos R$ 30,8 milhões de contrapartida dos municípios, totalizando mais de R$ 957 milhões investidos. As iniciativas envolvem construção e reforma de creches, ampliação da infraestrutura escolar e o apoio à expansão da rede de ensino.

Em 2025, o governo estadual também lançou o Programa Bahia Alfabetizada, que articula poderes públicos e a sociedade civil para garantir o letramento na idade certa (entre 6 e 7 anos). Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que a Bahia cresceu 19 pontos no índice de crianças alfabetizadas na idade correta de 2024 para 2025. A análise dos 417 municípios aponta que 55% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental estão alfabetizados, superando a meta estabelecida pelo MEC para 2025, que foi de 50%.

Ascom/SEC

Prefeitura de Juazeiro realiza Feira de Empreendedorismo com mulheres capacitadas pelo Qualifica+ Juazeiro

0

 

Mulheres empreendedoras dos bairros Quidé e Itaberaba apresentaram seus produtos e serviços, nesta sexta-feira (19), durante a Feira de Empreendedorismo do Projeto Rede Mulheres II, realizada na Praça São Tiago Maior. A ação foi promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), e integra os cursos ofertados pelo programa Qualifica+ Juazeiro.

A iniciativa contou com a parceria do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS). Ao todo, 40 mulheres participaram da formação, sendo 20 da comunidade do Quidé e 20 da comunidade de Itaberaba.

Durante a feira, as participantes comercializaram alimentos, roupas, cosméticos e artesanato, além de oferecerem serviços de beleza e massagem. O momento marcou a conclusão da formação e permitiu que as empreendedoras apresentassem seus negócios ao público, ampliando a visibilidade das iniciativas desenvolvidas por elas.

Para a aluna do curso Kawillyn de Souza, a formação representou um incentivo para seguir empreendendo. “O curso me ajudou muito a entender que eu estou no meu lugar, que eu posso empreender e que vou conseguir. Estou muito feliz por estar aqui hoje”, destacou.

Durante a formação, as participantes tiveram acesso a conteúdos sobre empreendedorismo, gestão de negócios, inovação, vendas, uso de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial, com foco no fortalecimento dos empreendimentos e na ampliação das possibilidades de inserção no mercado.

A diretora da AESOS, Márcia Lemos, ressaltou que o projeto foi pensado a partir da realidade das participantes. “São mulheres que têm múltiplas jornadas e, mesmo assim, conseguem empreender. Essa formação vem para fortalecer esses negócios, ajudar no uso de novas ferramentas e contribuir para a geração de renda das famílias”, afirmou.

Já a diretora do Qualifica+ Juazeiro, Maria Gorete Araújo, destacou a importância da feira como resultado do processo formativo. “Hoje celebramos a formação e o talento dessas mulheres, que estão comercializando seus produtos e serviços à comunidade. Com o Qualifica+ Juazeiro, a Prefeitura fortalece a autonomia econômica e qualidade de vida dessas mulheres”, afirmou.

O Qualifica+ Juazeiro é um programa da Prefeitura de Juazeiro que oferta cursos gratuitos de qualificação profissional para ampliar oportunidades de inclusão produtiva, geração de renda e autonomia econômica, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa integra as ações do município voltadas ao fortalecimento das políticas de qualificação e acesso a oportunidades.

Ascom