Preto no Branco

26383 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Prefeitura de Juazeiro realiza Feira de Empreendedorismo com mulheres capacitadas pelo Qualifica+ Juazeiro

0

 

Mulheres empreendedoras dos bairros Quidé e Itaberaba apresentaram seus produtos e serviços, nesta sexta-feira (19), durante a Feira de Empreendedorismo do Projeto Rede Mulheres II, realizada na Praça São Tiago Maior. A ação foi promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), e integra os cursos ofertados pelo programa Qualifica+ Juazeiro.

A iniciativa contou com a parceria do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS). Ao todo, 40 mulheres participaram da formação, sendo 20 da comunidade do Quidé e 20 da comunidade de Itaberaba.

Durante a feira, as participantes comercializaram alimentos, roupas, cosméticos e artesanato, além de oferecerem serviços de beleza e massagem. O momento marcou a conclusão da formação e permitiu que as empreendedoras apresentassem seus negócios ao público, ampliando a visibilidade das iniciativas desenvolvidas por elas.

Para a aluna do curso Kawillyn de Souza, a formação representou um incentivo para seguir empreendendo. “O curso me ajudou muito a entender que eu estou no meu lugar, que eu posso empreender e que vou conseguir. Estou muito feliz por estar aqui hoje”, destacou.

Durante a formação, as participantes tiveram acesso a conteúdos sobre empreendedorismo, gestão de negócios, inovação, vendas, uso de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial, com foco no fortalecimento dos empreendimentos e na ampliação das possibilidades de inserção no mercado.

A diretora da AESOS, Márcia Lemos, ressaltou que o projeto foi pensado a partir da realidade das participantes. “São mulheres que têm múltiplas jornadas e, mesmo assim, conseguem empreender. Essa formação vem para fortalecer esses negócios, ajudar no uso de novas ferramentas e contribuir para a geração de renda das famílias”, afirmou.

Já a diretora do Qualifica+ Juazeiro, Maria Gorete Araújo, destacou a importância da feira como resultado do processo formativo. “Hoje celebramos a formação e o talento dessas mulheres, que estão comercializando seus produtos e serviços à comunidade. Com o Qualifica+ Juazeiro, a Prefeitura fortalece a autonomia econômica e qualidade de vida dessas mulheres”, afirmou.

O Qualifica+ Juazeiro é um programa da Prefeitura de Juazeiro que oferta cursos gratuitos de qualificação profissional para ampliar oportunidades de inclusão produtiva, geração de renda e autonomia econômica, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa integra as ações do município voltadas ao fortalecimento das políticas de qualificação e acesso a oportunidades.

Ascom

Moraes autoriza depoimento de Bolsonaro sobre arma apreendida pela PM; Ex-presidente será ouvido em casa na próxima terça-feira (23)

0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (19) o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da arma de fogo encontrada com um dos seguranças dele. O caso é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal.Moraes atendeu ao pedido de autorização feito pelo delegado Thiago Boing, responsável pela investigação. A determinação é que a oitiva será presencial, na terça-feira (23), às 15h, na residência de Bolsonaro, onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar.

Ontem (17), o delegado informou que tentou intimar Bolsonaro, mas foi impedido pela equipe de segurança do ex-presidente.

Na mesma decisão, o ministro deu prazo de 48 horas para que a defesa de Bolsonaro informe se agentes que fazem a segurança pessoal do ex-presidente são dispensados no período noturno.

Apreensão

A arma foi apreendida às 23h30 da última segunda-feira (15), quando um Honda Civic foi parado em um ponto de bloqueio no Pistão Norte, em Taguatinga. Na abordagem, o motorista se identificou como servidor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e disse que a arma pertencia ao ex-presidente.

Durante a blitz, também foi localizado um carregador sobressalente da pistola, modelo Glock 9 milímetros (mm). O motorista foi conduzido até uma delegacia, onde afirmou que a arma lhe foi entregue em razão de uma pane. Em depoimento, ele relatou ainda que retirou a pistola no próprio dia 15 com a finalidade de realizar o reparo e que o armamento seria devolvido no dia seguinte.

Ontem, a defesa de Bolsonaro reconheceu que o ex-presidente é proprietário da arma, que foi deixada com o segurança para ser levada para conserto. Segundo os advogados, o ex-presidente não está proibido de manter em casa.

Agência Brasil

André Mendonça decide nesta semana o destino de Vorcaro

0

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, deve decidir nesta próxima semana qual será o local em que o dono do Banco MasterDaniel Vorcaro, cumprirá a prisão preventiva. Atualmente na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, o banqueiro pode ser reenviado ao Complexo Penitenciário da Papupa.

Segundo apuração do site Metrópoles, a tendência é que Vorcaro seja mantido na Superintendência da PF, uma vez que é avaliado que a Papuda, administrada pelo Governo do Distrito Federal, pode oferecer riscos à integridade física devido à notoriedade do caso e ao temperamento do banqueiro.

A Polícia Federal sugeriu a André Mendonça que Vorcaro deixe a sala da Superintendência da corporação após rejeitar uma segunda proposta de delação apresentada pela defesa do banqueiro. André Mendonça solicitou que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre o pedido da PF.

A permanência de Vorcaro na Superintendência da PF, segundo o Metrópoles, pode ser justificada para manter aberta a possibilidade de nova proposta de delação.

BNews

Com presença do ministro das Comunicações, CRC da Univasf celebra uma década de atuação

0

Primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) implantado em uma universidade brasileira, o CRC da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tornou-se referência nacional em inclusão digital e transformação social. Essa trajetória, construída ao longo de uma década, foi celebrada na última quarta (17) e quinta-feira (18), durante o Encontro Nacional em Inclusão Digital e Transformação Social, programação comemorativa pelos 10 anos do projeto. As atividades contaram com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, que participou da solenidade magna realizada ontem (18), no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro.

Além do ministro, o evento reuniu representantes do Ministério das Comunicações (MCom), gestores da Univasf, parceiros e beneficiários do projeto. A mesa de honra da solenidade foi composta pelo ministro Frederico de Siqueira Filho; pelo secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Barros Tercius; pelo conselheiro-diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Octavio Penna Pieranti; pelo reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; pela vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira; pelo prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves; pela coordenadora do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Univasf, professora Márcia Bento Moreira; e pelo coordenador-geral de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, André Fernandes Lima.

Durante a solenidade magna, foram realizados o lançamento do selo comemorativo dos 10 anos do Centro de Recondicionamento de Computadores, a entrega de certificados de conclusão de cursos aos participantes das ações de capacitação e o descerramento da placa alusiva à primeira década de atuação do projeto.

Integrante do Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, o CRC da Univasf tornou-se referência nacional por sua atuação junto a comunidades indígenas, quilombolas, povos de terreiro, comunidades de fundo de pasto e instituições sociais do Semiárido.

“Este projeto reúne educação, tecnologia e sustentabilidade e alcança jovens, adultos e pessoas idosas. Por meio da educação, os participantes podem ampliar suas oportunidades e construir melhores condições de vida. Também buscamos alternativas para levar internet às áreas rurais e comunidades quilombolas. Queremos que esses computadores cheguem a quem mais precisa e sejam instrumentos de acesso ao conhecimento”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, durante a cerimônia.

Para a vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira, os resultados alcançados pelo CRC ao longo da última década refletem o compromisso da instituição com a transformação social e o diálogo com as comunidades. “Milhares de pessoas já foram beneficiadas pelo CRC, e isso é motivo de grande satisfação. Entendemos que a missão da universidade é aproximar as comunidades da instituição e, ao mesmo tempo, aprender com os conhecimentos que elas trazem. Todos os saberes são importantes. Quando promovemos esse encontro, a universidade também se fortalece e se renova. É essa troca que contribui para fazer da nossa instituição uma das melhores do Brasil”, afirmou.

Auditório lotado acompanhou o pronunciamento da vice-reitora Lucia Marisy.

A abertura da programação comemorativa foi realizada na noite da quarta-feira (17), com apresentação de taikô da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Médio São Francisco (Acenibra) e pronunciamentos institucionais. A mesa de honra foi composta pelo reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; pela coordenadora-geral do CRC da Univasf, professora Márcia Bento Moreira; pelo coordenador-geral de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, André Fernandes Lima; pela chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCom, Ludymilla Cristinne dos Santos Chagas; pelo docente do Colegiado de Engenharia Mecânica da Univasf, Henrique Takashi, responsável pela equipe de Manufatura Aditiva e Automação do CRC; e pela cacica Yatanã, da aldeia Kariri-Xocó da Bahia.

André Fernandes Lima, coordenador-geral de Inclusão Digital do MCom, ressaltou o caráter inovador da iniciativa e sua importância para a expansão da política pública de inclusão digital no país. “É um trabalho único. Não existe em nenhum outro lugar do Brasil uma experiência exatamente como a que é desenvolvida aqui. Desde o início do projeto, em 2015, temos acompanhado avanços significativos na promoção da inclusão digital e no fortalecimento de instituições sociais”, afirmou.

Na mesma perspectiva, a coordenadora-geral do CRC da Univasf, professora Márcia Bento Moreira, destacou o impacto social construído ao longo da última década e a participação ativa da comunidade nesse processo. “Essa é a verdadeira transformação social. Todos fazem parte dessa história. Cada pessoa presente aqui teve a oportunidade de participar de uma formação, adquirir novos conhecimentos e se desenvolver. É isso que torna esse projeto tão especial e transformador para a comunidade”, afirmou.

O reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, destacou que os resultados alcançados pelo CRC refletem o compromisso institucional da Universidade com a transformação social do território. “O CRC completa 10 anos mostrando resultados e renovando constantemente suas ações. A Univasf está presente neste território há mais de 20 anos, transformando vidas por meio da educação, e a inclusão digital é uma ferramenta muito importante nesse processo de transformação social. Com o CRC, temos levado oportunidades a diferentes comunidades, promovendo acesso à tecnologia, qualificação e cidadania”, afirmou.

 

Ascom/ Univasf

Através de mobilização do Transforma Petrolina, Natanzinho Lima vai doar R$ 30 mil para instituto que trata fissuras labiais

0

O Transforma Petrolina é uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Nesta sexta-feira (19), durante a primeira noite de São João de Petrolina, a rede de solidariedade ganhou um importante reforço em apoio ao Instituto Bucomaxilofacial (IBM).

O cantor Natanzinho Lima informou que vai doar R$ 30 mil para a instituição, que desenvolve tratamento gratuito para pessoas com fissura labiopalatina e outras deformidades faciais. A iniciativa acontece em um momento em que o Instituto busca recursos para a construção do primeiro Centro Especializado no Tratamento de Fissuras Labiopalatinas do Vale do São Francisco.

A ação integra a mobilização promovida pelo Transforma Petrolina ao longo do ciclo junino para ampliar a visibilidade do Instituto e sensibilizar as pessoas  para a importância do projeto.

De acordo com Natanzinho, as pessoas precisam conhecer  e apoiar trabalhos como este. “Todo mês a  gente ajuda quem precisa, nem sempre a gente posta. Mas isso aqui eu quero postar para que vocês também ajudem. Você que é empresário, que é cantor, se puder ajudar… esse valor vai diretamente para a instituição”, destaca Natanzinho Lima.

Ascom

Juazeiro, Aqui Tem Forró: Raimundinho do Acordeon é uma das atrações da festa que acontece neste sábado (20) no Quidé

0

O clima junino continua tomando conta de Juazeiro. Neste sábado (20), o bairro Quidé recebe mais uma edição do “Juazeiro, Aqui Tem Forró”, programação promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), que celebra as tradições nordestinas e leva música, cultura e lazer para diferentes comunidades do município.

A festa promete reunir moradores e visitantes em uma noite marcada pelo autêntico forró e pela valorização da cultura popular. A programação começa às 19h com Raimundinho do Acordeon, seguido por Edinho & Juju, às 20h. Na sequência, o público poderá curtir o show de Na Pegada do GB, às 22h, e encerrar a noite ao som de Gervilson Duarte, à meia-noite.

O “Juazeiro, Aqui Tem Forró” integra a programação junina do município, que segue levando os festejos da sede ao interior, fortalecendo as tradições culturais e proporcionando momentos de confraternização para a população.

A programação faz parte do calendário do São João de Juazeiro, que acontece até o mês de julho, reunindo atrações musicais e manifestações culturais em bairros, comunidades e distritos do município.

Ascom PMJ

Mega-Sena: Prêmio deste sábado (20) sorteia R$ 42 milhões

0
Apostadores fazem filas em casas lotéricas de Brasília. A Caixa Econômica Federal sorteia amanhã (12) a lotofácil da Independência.

 

As seis dezenas da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), deste sábado (20), com prêmio da faixa principal estimado em R$ 42 milhões.As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet e no portal das Lotéricas Caixa.

O jogo simples custa R$ 6.

Redação PNB

Lula assina decreto que prevê bloqueio de recursos de bets ilegais

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (19), decreto que prevê o bloqueio imediato de recursos financeiros de bets ilegais – empresas de apostas de quota fixa que funcionam irregularmente no mercado. Após o congelamento pelos bancos e o fim de um processo legal, o dinheiro será transferido para o Fundo Nacional de Segurança Pública, para ser utilizado no combate ao crime organizado no país.

O Decreto nº 13.033/2026 foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério da Fazenda, a medida foi possível com a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei Antifacção. Um dos mecanismos previstos é o “perdimento de bens”.

Segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan, desde 2025, a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o bloqueio de quase 50 mil sites de apostas ilegais, de responsabilidade de cerca de 350 operadores, também bloqueados.

“Esses 350 operadores utilizaram 37 instituições financeiras, em geral, fintechs e instituições de pagamento com baixa supervisão”, disse Durigan em entrevista coletiva à imprensa, explicando que há notificação sobre essas instituições em diversos órgão competentes.

Passo a passo

Como autoridade reguladora e supervisora das bets, a SPA, ao identificar um operador não autorizado, formalizará a irregularidade por meio de um auto de constatação, que registra e fundamenta a exploração ilegal.

Emitido o auto, a secretaria notifica as instituições financeiras e de pagamentos para que bloqueiem, em até 24 horas, os valores existentes em contas relacionadas à empresa irregular e interrompam novas transações. As instituições devem reportar o cumprimento da medida em até 48 horas.

O Banco Central também será comunicado simultaneamente para supervisionar a execução. Uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentará os procedimentos operacionais de bloqueio das contas e dos valores.

Já a instauração e a condução dos processos administrativos caberão à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que notificará a parte envolvida para apresentar defesa. Durante o processo, podem ser realizadas diligências e requisições de documentos e informações a instituições financeiras e entidades públicas.

Caberá ainda à Senasp adotar as medidas necessárias à instrução do processo, inclusive a produção de provas para o esclarecimento dos fatos, observados o contraditório e a ampla defesa.

Após a decisão administrativa final que declara o cabimento do perdimento de bens, o Ministério da Justiça e Segurança Pública remeterá os autos à Advocacia-Geral da União (AGU) com os elementos necessários ao ajuizamento da ação judicial. Após a abertura da ação, os valores bloqueados serão convertidos, então, em depósito judicial para que permaneçam à disposição do resultado da ação.

Responsabilidade solidária

Nesta quinta-feira (18),o Ministério da Fazenda também publicou a Portaria nº 1.766/2026, que regulamenta a responsabilidade tributária solidária das instituições financeiras que derem movimentação a recursos de bets ilegais.

“Caso a instituição financeira dê curso [às movimentações], a Receita Federal vai notificar junto com a SPA, já atribuindo responsabilidade solidária e fazendo a devida cobrança das obrigações tributárias [quer seriam das casas de apostas]”, explicou.

Agência Brasil

Governador anuncia concurso público para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com mais de 3300 vagas

0

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), a realização de novos concursos públicos e convocações para reforçar as forças de segurança da Bahia. Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.

Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação. Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.

“Estamos anunciando a abertura de concurso para a seleção de 2.500 policiais militares, 200 vagas para oficiais da PM e concurso para 600 soldados do Corpo de Bombeiros, além do quadro de oficiais da corporação, com 60 vagas. Todos serão publicados no Diário Oficial de amanhã”, anunciou o governador Jerônimo Rodrigues.

 

Secom