Preto no Branco

26383 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Violência em Petrolina: Homem é assassinado nas imediações da feira do bairro João de Deus

0

 

Um homem foi morto nas imediações da feira do bairro João de Deus, em Petrolina. O crime aconteceu na última quinta-feira (18).

De acordo com a PC, Carlos Alberto Gomes da Silva Santana, após ser atingido por golpes de faca, ainda tentou fugir, mas foi a óbito no local.

A 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina está investigando o caso. Até o momento nenhum suspeito foi identificado e preso.

A Polícia Civil pede a colaboração da população no sentido de enviar informações que ajudem a identificar o criminoso. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Redação PNB

3 a 0: Ancelotti vê melhora do Brasil e espera ter Neymar contra a Escócia

0

O técnico Carlo Ancelotti considerou que a atuação do Brasil na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo, atendeu às expectativas. O treinador avaliou que o futebol apresentado nesta sexta-feira (19), na Filadélfia, foi melhor que no empate por 1 a 1 com Marrocos, no último sábado (13), em Nova Jersey (Estados Unidos).

“Era o que eu esperava para esse jogo. Melhorar a qualidade. Menos erros, mais controle. Acho que, a nível defensivo, foi um bom jogo. Melhoramos e vamos melhorar [mais]. Temos de aproveitar a fase de grupos para chegarmos bem ao mata-mata”, projetou Ancelotti, em entrevista coletiva após a partida.

“Era o que eu esperava para esse jogo. Melhorar a qualidade. Menos erros, mais controle. Acho que, a nível defensivo, foi um bom jogo. Melhoramos e vamos melhorar [mais]. Temos de aproveitar a fase de grupos para chegarmos bem ao mata-mata”, projetou Ancelotti, em entrevista coletiva após a partida.

“Não pensamos no mata-mata, mas jogar bem contra a Escócia. [Queremos] Se possível, chegar na primeira posição [do Grupo C], que pode ser importante, então temos que nos preparar bem para esse jogo. A Escócia tem suas características e pode nos criar problemas, como criou para Marrocos [ou europeus foram derrotados por 1 a 0, em Boston, também nesta sexta]. É ter calma, tranquilidade e seguirmos trabalhando para melhorar”, afirmou.

Para o duelo contra os escoceses, Ancelotti espera ter Neymar à disposição. O atacante, em reta final de recuperação de uma lesão grau dois na panturrilha direita, sequer viajou para a Filadélfia e permaneceu em Nova Jersey dando sequência à preparação física para retornar aos gramados.

“Neymar vai treinar amanhã [sábado, dia 20], individual. Na segunda-feira [22], vai estar com a equipe e depois vai estar preparado para o jogo contra a Escócia”, garantiu o treinador.

Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro inicia capacitação sobre assédio moral para fortalecer ambiente de trabalho

0



A Prefeitura de Juazeiro iniciou, nesta sexta-feira (19), uma série de capacitações voltadas a servidores que ocupam cargos de gestão. A ação é promovida pela Secretaria de Administração (Sead), por meio da Escola de Gestão Pública (Egesp), e reúne gestores públicos, assessores especiais, coordenadores-gerais e executivos.

A iniciativa busca ampliar o debate sobre o assédio moral no ambiente de trabalho, reforçando valores como respeito, ética e convivência harmoniosa entre os servidores. A proposta é contribuir para relações profissionais mais saudáveis e produtivas dentro da administração municipal.

A programação contou com a participação da advogada Cecília Rodrigues, especialista na área, que abordou aspectos jurídicos relacionados ao tema. Segundo ela, discutir o assédio moral é fundamental para garantir a dignidade dos servidores. “O debate ajuda a conscientizar os servidores sobre o que caracteriza o assédio moral e a prevenir sua ocorrência nas relações de trabalho”, destacou.

O sociólogo Gilberto Santana também participou da capacitação e falou sobre os impactos das relações interpessoais no ambiente profissional. Durante a palestra, ele ressaltou a importância da construção de espaços de trabalho mais respeitosos e colaborativos. “O assédio moral surge em ambientes marcados por relações desequilibradas. O objetivo é mostrar caminhos para relações mais saudáveis, respeitando as diferenças e valorizando as pessoas”, afirmou.

Entre os participantes, a avaliação foi positiva. O servidor municipal Marcos Passos, Diretor Operacional da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro (AMTT), destacou a importância da qualificação para o fortalecimento das relações profissionais.“Essas capacitações contribuem para o crescimento profissional e ajudam a melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho, refletindo também na qualidade do serviço prestado à população”, disse.

A capacitação integra as ações da gestão municipal voltadas à valorização dos servidores. Para a secretária de Administração, Ana Angélica, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a melhoria contínua do ambiente de trabalho. “A capacitação dos nossos profissionais fortalece uma cultura organizacional baseada no respeito, na ética e na valorização das pessoas”, afirmou.

As atividades seguirão até 21 de agosto, conforme cronograma divulgado pela gestão. O público-alvo inclui ocupantes de cargos de coordenadorias geral e executiva, gestão pública, superintendências, diretorias, coordenações e supervisões.

Estatisticamente, as probabilidades são:

  • Vitória do Brasil: 87,70%
  • Empate: 8,63%
  • Vitória do Haiti: 3,66%10
Ascom PMJ 

Sesab reforça equipes para o período de festas juninas

0
A estratégia montada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para o reforço do atendimento durante o São João já está pronta, foi o que conferiu a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, nesta sexta-feira (19). Ela vistoriou o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE) e também o posto de saúde montado pela Sesab no Pelourinho. Além da assistência às urgências, os postos de testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no interior do estado já estão prontos para iniciarem as atividades.
São R$ 8,8 milhões investidos pelo Governo do Estado na área da saúde durante o período junino. Ao todo 4.722 plantões reforçarão a assistência nas unidades de saúde e as ações de fiscalização e vigilância. A Sesab ampliou as equipes de atendimento para o período de São João, principalmente nas três unidades que contam com CTQ, o HGE, em Salvador, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), e o Hospital do Oeste, em Barreiras.
Em Salvador, também para assistência às urgências, foram montados dois postos de Saúde, um em Paripe e outro no Pelourinho. As unidades terão 13 leitos, contando com sala vermelha. Serão 25 profissionais para garantir o atendimento em caso de urgência no local das festas. As unidades funcionarão a partir das 17h.
Na área de prevenção, 16 estandes de testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C estão prontos. Eles foram montados em Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha.
“Estamos com todas as equipes prontas no HGE e nas demais unidades da rede. Esperamos que nada aconteça, mas se precisar toda a estrutura está preparada para atender as demandas do dia a dia e também às relacionadas aos festejos juninos”, afirmou Roberta Santana
Com essas medidas, o Governo da Bahia reforça o compromisso com a promoção da saúde e a prevenção, garantindo que a alegria dos festejos juninos venha acompanhada de segurança, cuidado e responsabilidade coletiva.
Referência
Destacando-se no cenário nacional, o CTQ do HGE é um dos mais bem equipados do país. O serviço, que ocupa um andar inteiro do HGE 2, conta com centro cirúrgico próprio, unidade de terapia intensiva (UTI) e leitos de enfermaria adulto e pediátrico. São cerca de 200 profissionais capacitados especificamente para o tratamento de queimaduras.
“Temos no CTQ instalações modernas e profissionais preparados para oferecer assistência completa às pessoas vítimas de queimaduras que precisam ser internadas”, destaca o coordenador do CTQ do HGE, o médico Marcos Barroso. Segundo ele, o centro está pronto para atender casos de acidentes durante o São João, incluindo queimaduras provocadas por fogos. “Possuímos tecnologia avançada e profissionais especializados para garantir um atendimento eficiente e de alta qualidade”, pontua.
O médico Marcos Barroso orienta que, em casos de queimadura, a única medida a ser adotada é lavar o local com água corrente e buscar um serviço de saúde. “Soluções caseiras não devem ser usadas de forma alguma. Passar produtos como manteiga, pasta de dente ou borra de café só agrava o ferimento”, afirma. Ele ainda recomenda que, caso a roupa fique grudada na pele, não se tente retirá-la. Segundo o médico, esse procedimento deve ser realizado na unidade de saúde.
Além do atendimento a queimados, o HGE também é referência para vítimas de explosão de bombas.
Secom

Feira Solidária da AMA promove ação de cidadania no bairro João Paulo II

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), realiza neste sábado (20) mais uma edição da Feira Solidária da AMA. A iniciativa vai distribuir frutas, verduras, legumes e cereais de forma totalmente gratuita para a população do bairro João Paulo II.

As doações terão início às 9h. A ação é realizada em parceria com os permissionários do Mercado do Produtor e tem como objetivo reduzir o desperdício de alimentos no entreposto, além de fortalecer a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

O diretor-presidente da AMA, Celso Leal, destacou a importância da participação dos permissionários na realização da ação social. “Sempre destacamos a participação dos permissionários nesse gesto de solidariedade e compromisso social. Por meio das doações, conseguimos abastecer os CRAS do município, instituições filantrópicas e hospitais de Juazeiro, como o Hospital da Criança, reaproveitando produtos em bom estado de conservação, mas que já não possuem valor comercial. É uma corrente de solidariedade que beneficia muitas pessoas”, afirmou.

A Feira Solidária da AMA é uma ação itinerante que percorre tanto a sede quanto o interior do município, levando solidariedade, cuidado e acolhimento às comunidades, além de contribuir para o combate ao desperdício de alimentos e para a promoção da cidadania.

Ascom

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

0

 

Em 2025, o Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas, correspondendo a uma taxa de analfabetismo de 4,9% – a menor taxa da série histórica iniciada em 2016. Em relação a 2024, houve redução de 0,4 ponto percentual (p.p.) na taxa nacional, representando uma diminuição de cerca de 592 mil pessoas analfabetas no país.

Em nove anos, a taxa nacional de analfabetismo caiu de 6,7%, em 2016, para 4,9%, em 2025, uma redução de 1,8 p.p. no período. A Região Nordeste (4,8 milhões de pessoas) concentra 57,4% desse total.

Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação (2025), divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O analfabetismo atinge principalmente a população idosa. Em 2025, havia 4,8 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais, o que representa 14,9% das pessoas desse grupo etário. Os analfabetos com 60 anos ou mais de idade eram 58% do total de analfabetos do país. Já a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%) nesse grupo etário.

Quando se adiciona os grupos mais jovens no cálculo da taxa de analfabetismo, os percentuais diminuem progressivamente: 8,3% entre as pessoas com 40 anos ou mais, 5,8% entre aquelas com 25 anos ou mais, e 4,9% na população com 15 anos ou mais.

Segundo o IBGE, a taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 a 59 anos de idade foi de 2,6%, indicando que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização, sendo alfabetizadas ainda na infância.Em 2025, a taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais de idade foi de 4,6%, enquanto entre os homens foi de 5,2%. A redução em relação a 2024 foi de 0,4 p.p. para ambos os sexos. Na população com 60 anos ou mais de idade, a taxa de analfabetismo das mulheres, que historicamente era superior à dos homens, em 2025 passou a ser menor, com 13,7% para mulheres e 14,1% para homens, o que representa uma diferença de 0,4 p.p.

Em 2025, 59,4% das mulheres com 25 anos ou mais de idade haviam completado, ao menos, a educação básica obrigatória, enquanto entre os homens esse percentual era de 55,2%. Ambos os grupos apresentaram crescimento em relação a 2024, indicando uma tendência positiva no acesso à escolarização.

Em relação à cor ou raça, 64,9% das pessoas de cor branca haviam concluído o ciclo básico educacional, contra 51,3% das pessoas de cor preta ou parda, resultando em uma diferença de 13,6 p.p. entre esses grupos. Essa diferença permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p., no entanto, é 2,8 p.p. menor que em 2016, quando a diferença era de 16,4 p.p., refletindo as persistentes desigualdades.

Creche

Em 2025, no Brasil, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% das crianças de 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse motivo permaneceu como o mais citado em todas as grandes regiões, com frequência mais elevada entre o primeiro grupo.

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%.

Abandono escolar

No grupo de jovens de 14 a 29 anos do país, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desses jovens, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Considerando a distribuição por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ao serem perguntados sobre o principal motivo de abandono escolar ou de nunca terem frequentado a escola, os jovens de 14 a 29 anos indicaram, majoritariamente, a necessidade de trabalhar, mencionada por 43% dos entrevistados em 2025.

O segundo motivo mais citado foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024. O aumento, de 2 p.p. em relação ao ano de 2023, pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional.

Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.

O Brasil tinha 46,6 milhões de jovens com 15 a 29 anos de idade em 2025, e 17,5% deles não estavam trabalhando, não estudavam no ensino regular nem frequentavam algum curso de qualificação profissional. Essa proporção recuou 4,9 pontos percentuais (p.p.) frente a 2019, quando 22,4% dos jovens do país não trabalhavam, nem estudavam ou se qualificavam.

Após 96 anos, Brasil terá mudança histórica no uniforme em jogo contra o Haiti

0

Seleção Brasileira terá um visual diferente durante a Copa do Mundo de 2026. Após 96 anos, o Brasil voltará a utilizar meias pretas em uma partida de Mundial, quebrando uma tradição que acompanha a equipe há décadas.

A novidade faz parte da coleção desenvolvida pela Nike para a competição e será utilizada na partida contra o Haiti, válida pela segunda rodada da fase de grupos. O uniforme será composto por camisa azul, calção azul e meias pretas, combinação que chama atenção por incluir uma cor que não faz parte da bandeira brasileira.

A última vez que a Seleção utilizou meias pretas em uma Copa do Mundo foi nos primeiros torneios da história. O acessório esteve presente na derrota para a Iugoslávia e na vitória sobre a Bolívia, em 1930, além da partida contra a Espanha, em 1934. Naquela época, o tradicional uniforme amarelo ainda não existia.

Desde então, o Brasil passou a adotar combinações mais próximas das cores nacionais. Em algumas ocasiões, houve pequenas alterações por determinação da Fifa. Na Copa de 1970, por exemplo, a equipe utilizou meias em tom cinza claro contra Inglaterra e Peru para diferenciar o uniforme dos adversários.

Desta vez, a mudança não ocorre por exigência da entidade máxima do futebol. A utilização das meias pretas faz parte de uma tendência adotada pelas fornecedoras de material esportivo nesta Copa do Mundo, que apostaram em uniformes com elementos visuais menos tradicionais.

Além do Brasil, outras seleções também apresentaram mudanças significativas em seus modelos para o Mundial. AlemanhaPortugal e outras potências do futebol mundial chegaram à competição com uniformes que fogem dos padrões históricos.

BNews

Juazeiro abre inscrições para a 13ª Copa Brasil e 5ª e 6ª Etapas do Campeonato Baiano de Águas Abertas

0

Atletas de Juazeiro interessados em participar da 13ª Copa Brasil e da 5ª e 6ª Etapas do Campeonato Baiano de Águas Abertas já podem garantir presença na competição, que será realizada no dia 4 de julho. As inscrições seguem abertas até o dia 22 de junho e podem ser feitas pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

Os atletas juazeirenses que desejarem competir na Copa Brasil terão 50% de desconto no valor da inscrição. Já os atletas do município que optarem por disputar apenas a categoria Juazeirense, sem concorrer na Copa Brasil ou no Campeonato Baiano, terão inscrição gratuita, com vagas limitadas.

Serão disponibilizadas 30 vagas para a prova de 1,5 quilômetro, 30 vagas para a prova de 2,5 quilômetros e 30 vagas para a prova de 4 quilômetros.

Na categoria Juazeirense, haverá troféu para o primeiro colocado geral, medalhas de prata e bronze para os demais colocados do pódio e medalhas de participação para todos os inscritos.

Para efetivar a inscrição, os atletas devem apresentar documento com foto, comprovante de residência e atestado médico. O atendimento é realizado na própria Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 99822-2717.

De acordo com o superintendente de Esportes de Juazeiro, Gilberto Pacheco, a iniciativa busca ampliar a participação dos atletas locais em uma competição de grande relevância para a modalidade.

“Estamos criando condições para que mais atletas de Juazeiro possam participar do evento, seja disputando a Copa Brasil e o Campeonato Baiano com desconto, seja competindo na categoria Juazeirense de forma gratuita. É uma oportunidade de incentivar o esporte, valorizar nossos nadadores e fortalecer a prática das águas abertas no município”, destacou.

A competição reúne atletas de diversas regiões e promete movimentar o cenário esportivo local, fortalecendo o calendário esportivo de Juazeiro e incentivando a participação de novos praticantes da modalidade.

Ascom PMJ

Projeto é aprovado na Alba com voto favorável do deputado Roberto Carlos e garante avanços na carreira dos policiais militares

0

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, nesta semana, um importante projeto voltado à valorização dos policiais militares do estado. A proposta garante avanços na carreira da tropa, incluindo a possibilidade de promoção ao posto imediatamente superior para os policiais que ingressarem na reserva remunerada, uma reivindicação histórica da categoria.

Durante a votação, o deputado estadual Roberto Carlos manifestou voto favorável à matéria e ressaltou a importância do reconhecimento aos profissionais que dedicam suas vidas à segurança da população baiana.

“Essa é uma conquista justa e merecida para os homens e mulheres da Polícia Militar da Bahia. Estamos reconhecendo o trabalho, a dedicação e o compromisso daqueles que passam anos servindo e protegendo a nossa população. Valorizar a tropa é fortalecer a segurança pública do nosso estado”, afirmou o parlamentar.

Além da atuação legislativa em defesa da categoria, Roberto Carlos destacou os investimentos destinados ao fortalecimento da segurança pública, especialmente no município de Juazeiro. O deputado destinou mais de R$ 1,5 milhão para a implantação da primeira torre de videomonitoramento da cidade, por meio do Projeto Mirante.

A estrutura será integrada ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ampliando a capacidade de monitoramento urbano e contribuindo para a prevenção e o combate à criminalidade.

“Nosso compromisso com a segurança pública vai além das votações em plenário. Estamos investindo em tecnologia e inteligência para oferecer mais proteção à população. A torre de videomonitoramento representa um avanço importante para Juazeiro e reforça nosso trabalho por cidades mais seguras”, destacou Roberto Carlos.

O parlamentar reafirmou que continuará atuando em defesa de políticas públicas que valorizem os profissionais da segurança e ampliem os investimentos na área, contribuindo para uma Bahia cada vez mais segura.