Preto no Branco

26395 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Mega-Sena: Prêmio deste sábado (20) sorteia R$ 42 milhões

0
Apostadores fazem filas em casas lotéricas de Brasília. A Caixa Econômica Federal sorteia amanhã (12) a lotofácil da Independência.

 

As seis dezenas da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), deste sábado (20), com prêmio da faixa principal estimado em R$ 42 milhões.As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet e no portal das Lotéricas Caixa.

O jogo simples custa R$ 6.

Redação PNB

Lula assina decreto que prevê bloqueio de recursos de bets ilegais

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (19), decreto que prevê o bloqueio imediato de recursos financeiros de bets ilegais – empresas de apostas de quota fixa que funcionam irregularmente no mercado. Após o congelamento pelos bancos e o fim de um processo legal, o dinheiro será transferido para o Fundo Nacional de Segurança Pública, para ser utilizado no combate ao crime organizado no país.

O Decreto nº 13.033/2026 foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério da Fazenda, a medida foi possível com a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei Antifacção. Um dos mecanismos previstos é o “perdimento de bens”.

Segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan, desde 2025, a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o bloqueio de quase 50 mil sites de apostas ilegais, de responsabilidade de cerca de 350 operadores, também bloqueados.

“Esses 350 operadores utilizaram 37 instituições financeiras, em geral, fintechs e instituições de pagamento com baixa supervisão”, disse Durigan em entrevista coletiva à imprensa, explicando que há notificação sobre essas instituições em diversos órgão competentes.

Passo a passo

Como autoridade reguladora e supervisora das bets, a SPA, ao identificar um operador não autorizado, formalizará a irregularidade por meio de um auto de constatação, que registra e fundamenta a exploração ilegal.

Emitido o auto, a secretaria notifica as instituições financeiras e de pagamentos para que bloqueiem, em até 24 horas, os valores existentes em contas relacionadas à empresa irregular e interrompam novas transações. As instituições devem reportar o cumprimento da medida em até 48 horas.

O Banco Central também será comunicado simultaneamente para supervisionar a execução. Uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentará os procedimentos operacionais de bloqueio das contas e dos valores.

Já a instauração e a condução dos processos administrativos caberão à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que notificará a parte envolvida para apresentar defesa. Durante o processo, podem ser realizadas diligências e requisições de documentos e informações a instituições financeiras e entidades públicas.

Caberá ainda à Senasp adotar as medidas necessárias à instrução do processo, inclusive a produção de provas para o esclarecimento dos fatos, observados o contraditório e a ampla defesa.

Após a decisão administrativa final que declara o cabimento do perdimento de bens, o Ministério da Justiça e Segurança Pública remeterá os autos à Advocacia-Geral da União (AGU) com os elementos necessários ao ajuizamento da ação judicial. Após a abertura da ação, os valores bloqueados serão convertidos, então, em depósito judicial para que permaneçam à disposição do resultado da ação.

Responsabilidade solidária

Nesta quinta-feira (18),o Ministério da Fazenda também publicou a Portaria nº 1.766/2026, que regulamenta a responsabilidade tributária solidária das instituições financeiras que derem movimentação a recursos de bets ilegais.

“Caso a instituição financeira dê curso [às movimentações], a Receita Federal vai notificar junto com a SPA, já atribuindo responsabilidade solidária e fazendo a devida cobrança das obrigações tributárias [quer seriam das casas de apostas]”, explicou.

Agência Brasil

Governador anuncia concurso público para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com mais de 3300 vagas

0

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), a realização de novos concursos públicos e convocações para reforçar as forças de segurança da Bahia. Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.

Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação. Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.

“Estamos anunciando a abertura de concurso para a seleção de 2.500 policiais militares, 200 vagas para oficiais da PM e concurso para 600 soldados do Corpo de Bombeiros, além do quadro de oficiais da corporação, com 60 vagas. Todos serão publicados no Diário Oficial de amanhã”, anunciou o governador Jerônimo Rodrigues.

 

Secom

Violência em Petrolina: Homem é assassinado nas imediações da feira do bairro João de Deus

0

 

Um homem foi morto nas imediações da feira do bairro João de Deus, em Petrolina. O crime aconteceu na última quinta-feira (18).

De acordo com a PC, Carlos Alberto Gomes da Silva Santana, após ser atingido por golpes de faca, ainda tentou fugir, mas foi a óbito no local.

A 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina está investigando o caso. Até o momento nenhum suspeito foi identificado e preso.

A Polícia Civil pede a colaboração da população no sentido de enviar informações que ajudem a identificar o criminoso. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Redação PNB

3 a 0: Ancelotti vê melhora do Brasil e espera ter Neymar contra a Escócia

0

O técnico Carlo Ancelotti considerou que a atuação do Brasil na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo, atendeu às expectativas. O treinador avaliou que o futebol apresentado nesta sexta-feira (19), na Filadélfia, foi melhor que no empate por 1 a 1 com Marrocos, no último sábado (13), em Nova Jersey (Estados Unidos).

“Era o que eu esperava para esse jogo. Melhorar a qualidade. Menos erros, mais controle. Acho que, a nível defensivo, foi um bom jogo. Melhoramos e vamos melhorar [mais]. Temos de aproveitar a fase de grupos para chegarmos bem ao mata-mata”, projetou Ancelotti, em entrevista coletiva após a partida.

“Era o que eu esperava para esse jogo. Melhorar a qualidade. Menos erros, mais controle. Acho que, a nível defensivo, foi um bom jogo. Melhoramos e vamos melhorar [mais]. Temos de aproveitar a fase de grupos para chegarmos bem ao mata-mata”, projetou Ancelotti, em entrevista coletiva após a partida.

“Não pensamos no mata-mata, mas jogar bem contra a Escócia. [Queremos] Se possível, chegar na primeira posição [do Grupo C], que pode ser importante, então temos que nos preparar bem para esse jogo. A Escócia tem suas características e pode nos criar problemas, como criou para Marrocos [ou europeus foram derrotados por 1 a 0, em Boston, também nesta sexta]. É ter calma, tranquilidade e seguirmos trabalhando para melhorar”, afirmou.

Para o duelo contra os escoceses, Ancelotti espera ter Neymar à disposição. O atacante, em reta final de recuperação de uma lesão grau dois na panturrilha direita, sequer viajou para a Filadélfia e permaneceu em Nova Jersey dando sequência à preparação física para retornar aos gramados.

“Neymar vai treinar amanhã [sábado, dia 20], individual. Na segunda-feira [22], vai estar com a equipe e depois vai estar preparado para o jogo contra a Escócia”, garantiu o treinador.

Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro inicia capacitação sobre assédio moral para fortalecer ambiente de trabalho

0



A Prefeitura de Juazeiro iniciou, nesta sexta-feira (19), uma série de capacitações voltadas a servidores que ocupam cargos de gestão. A ação é promovida pela Secretaria de Administração (Sead), por meio da Escola de Gestão Pública (Egesp), e reúne gestores públicos, assessores especiais, coordenadores-gerais e executivos.

A iniciativa busca ampliar o debate sobre o assédio moral no ambiente de trabalho, reforçando valores como respeito, ética e convivência harmoniosa entre os servidores. A proposta é contribuir para relações profissionais mais saudáveis e produtivas dentro da administração municipal.

A programação contou com a participação da advogada Cecília Rodrigues, especialista na área, que abordou aspectos jurídicos relacionados ao tema. Segundo ela, discutir o assédio moral é fundamental para garantir a dignidade dos servidores. “O debate ajuda a conscientizar os servidores sobre o que caracteriza o assédio moral e a prevenir sua ocorrência nas relações de trabalho”, destacou.

O sociólogo Gilberto Santana também participou da capacitação e falou sobre os impactos das relações interpessoais no ambiente profissional. Durante a palestra, ele ressaltou a importância da construção de espaços de trabalho mais respeitosos e colaborativos. “O assédio moral surge em ambientes marcados por relações desequilibradas. O objetivo é mostrar caminhos para relações mais saudáveis, respeitando as diferenças e valorizando as pessoas”, afirmou.

Entre os participantes, a avaliação foi positiva. O servidor municipal Marcos Passos, Diretor Operacional da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro (AMTT), destacou a importância da qualificação para o fortalecimento das relações profissionais.“Essas capacitações contribuem para o crescimento profissional e ajudam a melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho, refletindo também na qualidade do serviço prestado à população”, disse.

A capacitação integra as ações da gestão municipal voltadas à valorização dos servidores. Para a secretária de Administração, Ana Angélica, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a melhoria contínua do ambiente de trabalho. “A capacitação dos nossos profissionais fortalece uma cultura organizacional baseada no respeito, na ética e na valorização das pessoas”, afirmou.

As atividades seguirão até 21 de agosto, conforme cronograma divulgado pela gestão. O público-alvo inclui ocupantes de cargos de coordenadorias geral e executiva, gestão pública, superintendências, diretorias, coordenações e supervisões.

Estatisticamente, as probabilidades são:

  • Vitória do Brasil: 87,70%
  • Empate: 8,63%
  • Vitória do Haiti: 3,66%10
Ascom PMJ 

Sesab reforça equipes para o período de festas juninas

0
A estratégia montada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para o reforço do atendimento durante o São João já está pronta, foi o que conferiu a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, nesta sexta-feira (19). Ela vistoriou o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE) e também o posto de saúde montado pela Sesab no Pelourinho. Além da assistência às urgências, os postos de testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no interior do estado já estão prontos para iniciarem as atividades.
São R$ 8,8 milhões investidos pelo Governo do Estado na área da saúde durante o período junino. Ao todo 4.722 plantões reforçarão a assistência nas unidades de saúde e as ações de fiscalização e vigilância. A Sesab ampliou as equipes de atendimento para o período de São João, principalmente nas três unidades que contam com CTQ, o HGE, em Salvador, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), e o Hospital do Oeste, em Barreiras.
Em Salvador, também para assistência às urgências, foram montados dois postos de Saúde, um em Paripe e outro no Pelourinho. As unidades terão 13 leitos, contando com sala vermelha. Serão 25 profissionais para garantir o atendimento em caso de urgência no local das festas. As unidades funcionarão a partir das 17h.
Na área de prevenção, 16 estandes de testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C estão prontos. Eles foram montados em Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha.
“Estamos com todas as equipes prontas no HGE e nas demais unidades da rede. Esperamos que nada aconteça, mas se precisar toda a estrutura está preparada para atender as demandas do dia a dia e também às relacionadas aos festejos juninos”, afirmou Roberta Santana
Com essas medidas, o Governo da Bahia reforça o compromisso com a promoção da saúde e a prevenção, garantindo que a alegria dos festejos juninos venha acompanhada de segurança, cuidado e responsabilidade coletiva.
Referência
Destacando-se no cenário nacional, o CTQ do HGE é um dos mais bem equipados do país. O serviço, que ocupa um andar inteiro do HGE 2, conta com centro cirúrgico próprio, unidade de terapia intensiva (UTI) e leitos de enfermaria adulto e pediátrico. São cerca de 200 profissionais capacitados especificamente para o tratamento de queimaduras.
“Temos no CTQ instalações modernas e profissionais preparados para oferecer assistência completa às pessoas vítimas de queimaduras que precisam ser internadas”, destaca o coordenador do CTQ do HGE, o médico Marcos Barroso. Segundo ele, o centro está pronto para atender casos de acidentes durante o São João, incluindo queimaduras provocadas por fogos. “Possuímos tecnologia avançada e profissionais especializados para garantir um atendimento eficiente e de alta qualidade”, pontua.
O médico Marcos Barroso orienta que, em casos de queimadura, a única medida a ser adotada é lavar o local com água corrente e buscar um serviço de saúde. “Soluções caseiras não devem ser usadas de forma alguma. Passar produtos como manteiga, pasta de dente ou borra de café só agrava o ferimento”, afirma. Ele ainda recomenda que, caso a roupa fique grudada na pele, não se tente retirá-la. Segundo o médico, esse procedimento deve ser realizado na unidade de saúde.
Além do atendimento a queimados, o HGE também é referência para vítimas de explosão de bombas.
Secom

Feira Solidária da AMA promove ação de cidadania no bairro João Paulo II

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), realiza neste sábado (20) mais uma edição da Feira Solidária da AMA. A iniciativa vai distribuir frutas, verduras, legumes e cereais de forma totalmente gratuita para a população do bairro João Paulo II.

As doações terão início às 9h. A ação é realizada em parceria com os permissionários do Mercado do Produtor e tem como objetivo reduzir o desperdício de alimentos no entreposto, além de fortalecer a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

O diretor-presidente da AMA, Celso Leal, destacou a importância da participação dos permissionários na realização da ação social. “Sempre destacamos a participação dos permissionários nesse gesto de solidariedade e compromisso social. Por meio das doações, conseguimos abastecer os CRAS do município, instituições filantrópicas e hospitais de Juazeiro, como o Hospital da Criança, reaproveitando produtos em bom estado de conservação, mas que já não possuem valor comercial. É uma corrente de solidariedade que beneficia muitas pessoas”, afirmou.

A Feira Solidária da AMA é uma ação itinerante que percorre tanto a sede quanto o interior do município, levando solidariedade, cuidado e acolhimento às comunidades, além de contribuir para o combate ao desperdício de alimentos e para a promoção da cidadania.

Ascom

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

0

 

Em 2025, o Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas, correspondendo a uma taxa de analfabetismo de 4,9% – a menor taxa da série histórica iniciada em 2016. Em relação a 2024, houve redução de 0,4 ponto percentual (p.p.) na taxa nacional, representando uma diminuição de cerca de 592 mil pessoas analfabetas no país.

Em nove anos, a taxa nacional de analfabetismo caiu de 6,7%, em 2016, para 4,9%, em 2025, uma redução de 1,8 p.p. no período. A Região Nordeste (4,8 milhões de pessoas) concentra 57,4% desse total.

Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação (2025), divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O analfabetismo atinge principalmente a população idosa. Em 2025, havia 4,8 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais, o que representa 14,9% das pessoas desse grupo etário. Os analfabetos com 60 anos ou mais de idade eram 58% do total de analfabetos do país. Já a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%) nesse grupo etário.

Quando se adiciona os grupos mais jovens no cálculo da taxa de analfabetismo, os percentuais diminuem progressivamente: 8,3% entre as pessoas com 40 anos ou mais, 5,8% entre aquelas com 25 anos ou mais, e 4,9% na população com 15 anos ou mais.

Segundo o IBGE, a taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 a 59 anos de idade foi de 2,6%, indicando que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização, sendo alfabetizadas ainda na infância.Em 2025, a taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais de idade foi de 4,6%, enquanto entre os homens foi de 5,2%. A redução em relação a 2024 foi de 0,4 p.p. para ambos os sexos. Na população com 60 anos ou mais de idade, a taxa de analfabetismo das mulheres, que historicamente era superior à dos homens, em 2025 passou a ser menor, com 13,7% para mulheres e 14,1% para homens, o que representa uma diferença de 0,4 p.p.

Em 2025, 59,4% das mulheres com 25 anos ou mais de idade haviam completado, ao menos, a educação básica obrigatória, enquanto entre os homens esse percentual era de 55,2%. Ambos os grupos apresentaram crescimento em relação a 2024, indicando uma tendência positiva no acesso à escolarização.

Em relação à cor ou raça, 64,9% das pessoas de cor branca haviam concluído o ciclo básico educacional, contra 51,3% das pessoas de cor preta ou parda, resultando em uma diferença de 13,6 p.p. entre esses grupos. Essa diferença permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p., no entanto, é 2,8 p.p. menor que em 2016, quando a diferença era de 16,4 p.p., refletindo as persistentes desigualdades.

Creche

Em 2025, no Brasil, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% das crianças de 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse motivo permaneceu como o mais citado em todas as grandes regiões, com frequência mais elevada entre o primeiro grupo.

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%.

Abandono escolar

No grupo de jovens de 14 a 29 anos do país, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desses jovens, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Considerando a distribuição por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ao serem perguntados sobre o principal motivo de abandono escolar ou de nunca terem frequentado a escola, os jovens de 14 a 29 anos indicaram, majoritariamente, a necessidade de trabalhar, mencionada por 43% dos entrevistados em 2025.

O segundo motivo mais citado foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024. O aumento, de 2 p.p. em relação ao ano de 2023, pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional.

Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.

O Brasil tinha 46,6 milhões de jovens com 15 a 29 anos de idade em 2025, e 17,5% deles não estavam trabalhando, não estudavam no ensino regular nem frequentavam algum curso de qualificação profissional. Essa proporção recuou 4,9 pontos percentuais (p.p.) frente a 2019, quando 22,4% dos jovens do país não trabalhavam, nem estudavam ou se qualificavam.