Preto no Branco

26396 POSTS 1 COMENTÁRIOS

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

0

 

Em 2025, o Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas, correspondendo a uma taxa de analfabetismo de 4,9% – a menor taxa da série histórica iniciada em 2016. Em relação a 2024, houve redução de 0,4 ponto percentual (p.p.) na taxa nacional, representando uma diminuição de cerca de 592 mil pessoas analfabetas no país.

Em nove anos, a taxa nacional de analfabetismo caiu de 6,7%, em 2016, para 4,9%, em 2025, uma redução de 1,8 p.p. no período. A Região Nordeste (4,8 milhões de pessoas) concentra 57,4% desse total.

Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação (2025), divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O analfabetismo atinge principalmente a população idosa. Em 2025, havia 4,8 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais, o que representa 14,9% das pessoas desse grupo etário. Os analfabetos com 60 anos ou mais de idade eram 58% do total de analfabetos do país. Já a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%) nesse grupo etário.

Quando se adiciona os grupos mais jovens no cálculo da taxa de analfabetismo, os percentuais diminuem progressivamente: 8,3% entre as pessoas com 40 anos ou mais, 5,8% entre aquelas com 25 anos ou mais, e 4,9% na população com 15 anos ou mais.

Segundo o IBGE, a taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 a 59 anos de idade foi de 2,6%, indicando que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização, sendo alfabetizadas ainda na infância.Em 2025, a taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais de idade foi de 4,6%, enquanto entre os homens foi de 5,2%. A redução em relação a 2024 foi de 0,4 p.p. para ambos os sexos. Na população com 60 anos ou mais de idade, a taxa de analfabetismo das mulheres, que historicamente era superior à dos homens, em 2025 passou a ser menor, com 13,7% para mulheres e 14,1% para homens, o que representa uma diferença de 0,4 p.p.

Em 2025, 59,4% das mulheres com 25 anos ou mais de idade haviam completado, ao menos, a educação básica obrigatória, enquanto entre os homens esse percentual era de 55,2%. Ambos os grupos apresentaram crescimento em relação a 2024, indicando uma tendência positiva no acesso à escolarização.

Em relação à cor ou raça, 64,9% das pessoas de cor branca haviam concluído o ciclo básico educacional, contra 51,3% das pessoas de cor preta ou parda, resultando em uma diferença de 13,6 p.p. entre esses grupos. Essa diferença permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p., no entanto, é 2,8 p.p. menor que em 2016, quando a diferença era de 16,4 p.p., refletindo as persistentes desigualdades.

Creche

Em 2025, no Brasil, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% das crianças de 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse motivo permaneceu como o mais citado em todas as grandes regiões, com frequência mais elevada entre o primeiro grupo.

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%.

Abandono escolar

No grupo de jovens de 14 a 29 anos do país, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desses jovens, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Considerando a distribuição por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ao serem perguntados sobre o principal motivo de abandono escolar ou de nunca terem frequentado a escola, os jovens de 14 a 29 anos indicaram, majoritariamente, a necessidade de trabalhar, mencionada por 43% dos entrevistados em 2025.

O segundo motivo mais citado foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024. O aumento, de 2 p.p. em relação ao ano de 2023, pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional.

Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.

O Brasil tinha 46,6 milhões de jovens com 15 a 29 anos de idade em 2025, e 17,5% deles não estavam trabalhando, não estudavam no ensino regular nem frequentavam algum curso de qualificação profissional. Essa proporção recuou 4,9 pontos percentuais (p.p.) frente a 2019, quando 22,4% dos jovens do país não trabalhavam, nem estudavam ou se qualificavam.

Após 96 anos, Brasil terá mudança histórica no uniforme em jogo contra o Haiti

0

Seleção Brasileira terá um visual diferente durante a Copa do Mundo de 2026. Após 96 anos, o Brasil voltará a utilizar meias pretas em uma partida de Mundial, quebrando uma tradição que acompanha a equipe há décadas.

A novidade faz parte da coleção desenvolvida pela Nike para a competição e será utilizada na partida contra o Haiti, válida pela segunda rodada da fase de grupos. O uniforme será composto por camisa azul, calção azul e meias pretas, combinação que chama atenção por incluir uma cor que não faz parte da bandeira brasileira.

A última vez que a Seleção utilizou meias pretas em uma Copa do Mundo foi nos primeiros torneios da história. O acessório esteve presente na derrota para a Iugoslávia e na vitória sobre a Bolívia, em 1930, além da partida contra a Espanha, em 1934. Naquela época, o tradicional uniforme amarelo ainda não existia.

Desde então, o Brasil passou a adotar combinações mais próximas das cores nacionais. Em algumas ocasiões, houve pequenas alterações por determinação da Fifa. Na Copa de 1970, por exemplo, a equipe utilizou meias em tom cinza claro contra Inglaterra e Peru para diferenciar o uniforme dos adversários.

Desta vez, a mudança não ocorre por exigência da entidade máxima do futebol. A utilização das meias pretas faz parte de uma tendência adotada pelas fornecedoras de material esportivo nesta Copa do Mundo, que apostaram em uniformes com elementos visuais menos tradicionais.

Além do Brasil, outras seleções também apresentaram mudanças significativas em seus modelos para o Mundial. AlemanhaPortugal e outras potências do futebol mundial chegaram à competição com uniformes que fogem dos padrões históricos.

BNews

Juazeiro abre inscrições para a 13ª Copa Brasil e 5ª e 6ª Etapas do Campeonato Baiano de Águas Abertas

0

Atletas de Juazeiro interessados em participar da 13ª Copa Brasil e da 5ª e 6ª Etapas do Campeonato Baiano de Águas Abertas já podem garantir presença na competição, que será realizada no dia 4 de julho. As inscrições seguem abertas até o dia 22 de junho e podem ser feitas pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

Os atletas juazeirenses que desejarem competir na Copa Brasil terão 50% de desconto no valor da inscrição. Já os atletas do município que optarem por disputar apenas a categoria Juazeirense, sem concorrer na Copa Brasil ou no Campeonato Baiano, terão inscrição gratuita, com vagas limitadas.

Serão disponibilizadas 30 vagas para a prova de 1,5 quilômetro, 30 vagas para a prova de 2,5 quilômetros e 30 vagas para a prova de 4 quilômetros.

Na categoria Juazeirense, haverá troféu para o primeiro colocado geral, medalhas de prata e bronze para os demais colocados do pódio e medalhas de participação para todos os inscritos.

Para efetivar a inscrição, os atletas devem apresentar documento com foto, comprovante de residência e atestado médico. O atendimento é realizado na própria Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 99822-2717.

De acordo com o superintendente de Esportes de Juazeiro, Gilberto Pacheco, a iniciativa busca ampliar a participação dos atletas locais em uma competição de grande relevância para a modalidade.

“Estamos criando condições para que mais atletas de Juazeiro possam participar do evento, seja disputando a Copa Brasil e o Campeonato Baiano com desconto, seja competindo na categoria Juazeirense de forma gratuita. É uma oportunidade de incentivar o esporte, valorizar nossos nadadores e fortalecer a prática das águas abertas no município”, destacou.

A competição reúne atletas de diversas regiões e promete movimentar o cenário esportivo local, fortalecendo o calendário esportivo de Juazeiro e incentivando a participação de novos praticantes da modalidade.

Ascom PMJ

Projeto é aprovado na Alba com voto favorável do deputado Roberto Carlos e garante avanços na carreira dos policiais militares

0

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, nesta semana, um importante projeto voltado à valorização dos policiais militares do estado. A proposta garante avanços na carreira da tropa, incluindo a possibilidade de promoção ao posto imediatamente superior para os policiais que ingressarem na reserva remunerada, uma reivindicação histórica da categoria.

Durante a votação, o deputado estadual Roberto Carlos manifestou voto favorável à matéria e ressaltou a importância do reconhecimento aos profissionais que dedicam suas vidas à segurança da população baiana.

“Essa é uma conquista justa e merecida para os homens e mulheres da Polícia Militar da Bahia. Estamos reconhecendo o trabalho, a dedicação e o compromisso daqueles que passam anos servindo e protegendo a nossa população. Valorizar a tropa é fortalecer a segurança pública do nosso estado”, afirmou o parlamentar.

Além da atuação legislativa em defesa da categoria, Roberto Carlos destacou os investimentos destinados ao fortalecimento da segurança pública, especialmente no município de Juazeiro. O deputado destinou mais de R$ 1,5 milhão para a implantação da primeira torre de videomonitoramento da cidade, por meio do Projeto Mirante.

A estrutura será integrada ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ampliando a capacidade de monitoramento urbano e contribuindo para a prevenção e o combate à criminalidade.

“Nosso compromisso com a segurança pública vai além das votações em plenário. Estamos investindo em tecnologia e inteligência para oferecer mais proteção à população. A torre de videomonitoramento representa um avanço importante para Juazeiro e reforça nosso trabalho por cidades mais seguras”, destacou Roberto Carlos.

O parlamentar reafirmou que continuará atuando em defesa de políticas públicas que valorizem os profissionais da segurança e ampliem os investimentos na área, contribuindo para uma Bahia cada vez mais segura.

Brasil x Haiti: Seleção Brasileira busca a primeira vitória no Mundial; modelo matemático aponta possível resultado do jogo

0

A Seleção Brasileira volta a campo pela segunda rodada do grupo C da Copa do Mundo, nesta sexta-feira (19), quando enfrenta o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 21h30 (de Brasília).

O Brasil busca sua primeira vitória nesta edição da Copa, já que empatou com o Marrocos na estreia. O time africano, aliás, entra em campo antes da nossa Seleção: às 19h (de Brasília), enfrenta a Escócia em Boston.

O confronto entre Brasil e Haiti, válido pelo Grupo C da Copa do Mundo de 2026, nesta sexta-feira (19), promete um domínio amplo da Seleção Brasileira, com um favoritismo absoluto indicado pelos modelos matemáticos.

A projeção é da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EMAp), que analisa o desempenho recente das equipes internacionais.

O projeto integra a tradição da instituição de aplicar métodos quantitativos ao futebol em Copas do Mundo. Esta é a terceira edição do torneio para a qual a escola desenvolve um modelo preditivo.

Estatisticamente, as probabilidades são:

  • Vitória do Brasil: 87,70%
  • Empate: 8,63%
  • Vitória do Haiti: 3,66%10

O estudo da FGV/EMAp também aponta os placares mais prováveis para o duelo, indicando uma tendência de placar elástico. A vitória brasileira por 3 a 0 lidera com 12,47% de chance, seguida pelos triunfos do Brasil por 2 a 0, com 11,74%, e por 4 a 0, que registra 10,07%.

Redação PNB/com informações InfoMonkey 

Exposição “Filho de Peixe: Memórias do Rio e das Estrelas” acontece a partir do dia 6 de julho, em Juazeiro

0

 

O Vale do São Francisco recebe, a partir do dia 6 de julho, a exposição Filho de Peixe: Memórias do Rio e das Estrelas, do artista visual Santiago. Uma imersão poética na memória ribeirinha, na identidade negra e na ancestralidade sertaneja e seus
signos.

Petrolinense radicado em Juazeiro, Santiago vive o Vale do São Francisco em trânsito constante entre as duas margens e é justamente dessa travessia que nasce sua prática artística. Graduando em Licenciatura em Artes Visuais pela Univasf, o artista de 25 anos transita entre a aquarela, a tinta óleo, o cinema e o design, atuando também como diretor de arte em produções audiovisuais.

Filho de Peixe marca também um momento de conquista acadêmica: a exposição é o primeiro passo do Trabalho de Conclusão de Curso de Santiago, em um curso que, historicamente, acumula altos índices de evasão. Chegar até aqui já é, em si, um ato de persistência e a exposição carrega esse sentido também.

Em Filho de Peixe, Santiago reúne pinturas, instalações e fotografias para reconstituir, em imagens, a história que o formou. Por meio de símbolos e personagens que dialogam com sua memória familiar, a mostra propõe um encontro entre o que foi vivido e o que segue sendo transmitido entre as águas do São Francisco e as gerações que delas dependeram. Mais do que uma exposição, trata-se de um gesto de pertencimento e continuidade: a afirmação de uma herança que não se perde, mas se transforma em arte.

Abertura: 6 de julho de 2025, às 19h
Visitação: até 17 de julho de 2026
Local: Sala de Desenho do Galpão de Artes da Univasf — Juazeiro/BA

A entrada é gratuita e aberta ao público.

Ascom

Casa Nova celebra 147 anos neste sábado (20) com programação especial de esporte, cultura e grandes shows

0

 

A Prefeitura de Casa Nova preparou uma programação especial para celebrar os 147 anos do município neste sábado, 20 de junho, reunindo esporte, cultura, tradição e muita animação em um grande momento de confraternização para a população.

As comemorações começam às 6h, na Praça Gilson Viana, com o hasteamento da bandeira, apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar, corrida promovida pela Secretaria de Esportes, aula de zumba, apresentação de Fanfarra e um animado encontro de sanfoneiros, valorizando a identidade cultural do povo casanovense.

À noite, a partir das 18h, a Praça Gilson Viana será palco de apresentações de quadrilha junina, do grupo de dança Vitais Dance e a tradicional escolha da Rainha da Festa do Interior. Encerrando a celebração em grande estilo, o público vai curtir os shows de Cinob, Mari e Rayane e Raimundinho do Acordeon.

O prefeito Anisio Viana destacou a importância da data e convidou a população para participar da festa. “Neste sábado vamos celebrar os 147 anos de Casa Nova com muita alegria, valorizando nossa história, nossa cultura e as tradições que fazem parte da identidade do nosso povo. Convido todas as famílias casanovenses para participarem dessa grande festa preparada com muito carinho para a nossa gente”, afirmou.

 

 

Ascom PMCN

Literatura, música e poesia: O Teatro Mágico, Sarah Leandro e Emília Nuñez integram a programação do Juá Literária 2026

0

 

Entre os dias 20 e 25 de julho, Juazeiro será palco da segunda edição do Festival Juá Literária, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). Com uma programação gratuita e diversificada, o evento tem como objetivo fortalecer a formação leitora, artística e cultural no município, reunindo apresentações musicais e poéticas, mesas de debate, bate-papos, contações de histórias, oficinas, atividades infantis e lançamentos de livros.

Entre as atrações mais aguardadas desta edição está O Teatro Mágico, projeto artístico idealizado por Fernando Anitelli que há mais de duas décadas encanta o público ao unir música, poesia, artes cênicas e elementos circenses em espetáculos marcados pela sensibilidade, reflexão e interação com a plateia.

No Juá Literária, o grupo apresentará o show de lançamento do álbum A Corda Bamba no Pescoço, trazendo ao público toda a força poética e a identidade artística que transformaram O Teatro Mágico em um dos projetos mais singulares da música brasileira contemporânea. A apresentação acontecerá na quinta-feira (23), às 19h30, no Espaço Canções do Rio, na Orla Nova.

Outro nome de destaque é o da cantora Sarah Leandro, natural de Bodocó, no Sertão do Araripe pernambucano. Filha dos músicos e compositores Cissa Leandro e Flávio Leandro, a artista construiu sua trajetória inspirada nas raízes da música nordestina e do forró, sendo formada em Canto Popular pelo Conservatório Pernambucano de Música.

Em 2025, Sarah lançou seu primeiro álbum solo, Sarah Leandro e o Forró de Bodocó, trabalho que traduz suas vivências sertanejas e sua profunda conexão com a cultura popular nordestina. Desde então, vem percorrendo o Nordeste com apresentações em importantes festivais e eventos culturais. A artista fará a abertura musical do festival no dia 20 de julho, às 18h30, na Tenda das Palavras, instalada na Arena do Centro de Cultura João Gilberto.

Na literatura, um dos grandes destaques é a escritora Emília Nuñez, vencedora do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Literatura Infantil com a obra Doçura. Escritora, palestrante e curadora, ela é considerada uma das principais vozes da literatura infantil contemporânea brasileira.

Autora de livros como A Menina da Cabeça Quadrada, Capaz e A Última Gota, Emília desenvolve narrativas que abordam temas como infância, inclusão, diversidade, meio ambiente, leitura e o uso consciente das tecnologias, sempre com sensibilidade, criatividade e afeto.

Além desses convidados, o Festival Juá Literária contará com a participação de Adriana Calcanhotto, Oswaldo Montenegro, Marcelo Jeneci, Bárbara Carine, Aline Bei, Renato Braz, Bob Fernandes, Emiliano José, Juliana Linhares, Flaira Ferro, Jéssica Caitano, Lirinha, Bule Bule, Fabiano Piúba, Rodrigo França, Fátima Freire Dowbor, Luís Osete, Paulo Soares, Alexandre Leão, Danilo Ribeiro, Ricardo Ishmael, Fernanda Luz, Ivan Greg, Dubaia, Trio Matingueiros, Samba de Véio da Ilha do Rodeadouro, entre outros representantes da literatura, da música e da cultura popular brasileira.

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial do Festival Juá Literária pelo endereço eletrônico: jualiteraria.juahub.com.br .

FESTIVAL JUÁ LITERÁRIA 2026

Ao longo da programação, serão realizadas cerca de 180 atividades, incluindo apresentações musicais e poéticas, mesas de debate, bate-papos, contações de histórias, oficinas, ações voltadas ao público infantil e lançamentos de livros. Totalmente gratuito, o evento reunirá grandes nomes da música, da literatura e da cultura popular brasileira.

As atividades ocuparão diversos espaços da cidade, abrangendo toda a Orla Nova de Juazeiro, além do Centro de Cultura João Gilberto e da Casa do Artesão. O público terá acesso à Feira Literária (FliJuá), aos palcos Espaço Canções do Rio e FliJuá, às tendas TEAcolhemos e Juazinha, bem como às ações itinerantes do BIBEX, a Kombi do Zé Livrório e do Busarte.

Com curadoria do poeta e cantador Maviael Melo, o Juá Literária consolida-se como a culminância de um programa municipal que articula educação, cultura e arte, incentivando a leitura e celebrando as múltiplas formas de narrar o mundo.

O Festival Juá Literária é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, da Editora IMEPH e da Andelivros, além da produção da Carranca Produções e da Entre Versos e Canções Produções Artísticas.

Ascom

Carlos Neiva toma posse na diretoria da Fecomércio Bahia; meta é trazer unidade do Sesc/Senac para Juazeiro

0

O presidente do Sindilojas Juazeiro, Carlos Neiva, foi empossado nesta quarta-feira (17), como integrante da diretoria e conselheiro da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio).

A cerimônia ocorreu na sede do Sistema Comércio BA, em Salvador, com a posse do novo presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Gonçalves Fernandes, eleito para o quadriênio 2026/2030.

Para Carlos Neiva, o cargo representa uma janela de acesso a decisões que afetam diretamente o comércio do interior baiano. Entre as prioridades que levará à federação está a viabilização de uma unidade do Sesc/Senac em Juazeiro. A cidade ainda não conta com uma estrutura fixa da rede de ensino profissional do comércio, lacuna que o presidente do Sindilojas quer ver resolvida neste mandato.

“A nossa presença na diretoria da Fecomércio não é protocolar. Vamos trabalhar para que Juazeiro tenha acesso às mesmas estruturas de qualificação que existem na capital  e  algumas cidades do interior”, disse Neiva.

O ingresso de Carlos Neiva na federação coincide com uma gestão que anuncia expansão para o interior do estado. Kelsor Fernandes, reeleito em abril com 90% dos votos dos delegados representantes dos sindicatos empresariais, afirmou que a interiorização dos serviços do Sesc e do Senac será uma das marcas do novo mandato. “A nossa meta principal é entregar as grandes obras já iniciadas e ampliar as unidades e núcleos do Sesc e Senac no interior da Bahia” Revelou.

 

Ascom