Preto no Branco

26397 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Carlos Neiva toma posse na diretoria da Fecomércio Bahia; meta é trazer unidade do Sesc/Senac para Juazeiro

0

O presidente do Sindilojas Juazeiro, Carlos Neiva, foi empossado nesta quarta-feira (17), como integrante da diretoria e conselheiro da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio).

A cerimônia ocorreu na sede do Sistema Comércio BA, em Salvador, com a posse do novo presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Gonçalves Fernandes, eleito para o quadriênio 2026/2030.

Para Carlos Neiva, o cargo representa uma janela de acesso a decisões que afetam diretamente o comércio do interior baiano. Entre as prioridades que levará à federação está a viabilização de uma unidade do Sesc/Senac em Juazeiro. A cidade ainda não conta com uma estrutura fixa da rede de ensino profissional do comércio, lacuna que o presidente do Sindilojas quer ver resolvida neste mandato.

“A nossa presença na diretoria da Fecomércio não é protocolar. Vamos trabalhar para que Juazeiro tenha acesso às mesmas estruturas de qualificação que existem na capital  e  algumas cidades do interior”, disse Neiva.

O ingresso de Carlos Neiva na federação coincide com uma gestão que anuncia expansão para o interior do estado. Kelsor Fernandes, reeleito em abril com 90% dos votos dos delegados representantes dos sindicatos empresariais, afirmou que a interiorização dos serviços do Sesc e do Senac será uma das marcas do novo mandato. “A nossa meta principal é entregar as grandes obras já iniciadas e ampliar as unidades e núcleos do Sesc e Senac no interior da Bahia” Revelou.

 

Ascom

Projeto Viva Ilha realiza edição junina com aulão de forró e apresentação musical na Ilha do Fogo

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ), realiza no próximo dia 21 de junho, às 10h, mais uma edição do Projeto Viva Ilha, na Ilha do Fogo. Com temática junina, a programação contará com aulão de forró e apresentação da Banda Xêrim, promovendo lazer, cultura e integração para a juventude e a comunidade frequentadora do espaço.

A edição especial junina do Viva Ilha foi pensada para valorizar as tradições culturais do período, proporcionando momentos de convivência e entretenimento em um dos principais pontos de encontro e lazer da região. A iniciativa busca fortalecer a ocupação dos espaços públicos por meio de atividades culturais e recreativas voltadas especialmente para os jovens.

O público-alvo da ação são jovens de 15 a 29 anos e frequentadores da Ilha do Fogo. A programação gratuita reúne música e dança em um ambiente de celebração da cultura nordestina, incentivando a participação da comunidade e o acesso a atividades culturais.

O Projeto Viva Ilha é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude, com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), e tem como objetivo promover ações de valorização da juventude, do lazer e da ocupação saudável dos espaços públicos do município.

Serviço:
Evento: Projeto Viva Ilha – Edição Junina
Data: 21 de junho
Horário: 10h
Local: Ilha do Fogo
Programação: Aulão de forró e apresentação da Banda Xêrim
Público: Jovens de 15 a 29 anos e frequentadores da Ilha do Fogo

Ascom PMJ

Câmara de Vereadores de Juazeiro antecipa pagamento dos servidores antes do São João

0

A Câmara Municipal de Juazeiro realizou, nesta quinta-feira (18), o pagamento dos salários dos servidores efetivos, comissionados e contratados da Casa Legislativa, garantindo que os colaboradores possam aproveitar os festejos juninos com mais tranquilidade e segurança financeira.

A medida reforça o compromisso da gestão com a valorização dos servidores e também contribui para o fortalecimento da economia local, já que os recursos passam a circular no comércio e nos diversos setores beneficiados pelo período junino.

O presidente da Câmara, Emerson Mitu, destacou que a antecipação é resultado do planejamento financeiro da instituição e demonstra respeito aos trabalhadores.

“Antecipar o pagamento antes do São João é uma forma de reconhecer o empenho dos nossos servidores e garantir que todos possam aproveitar esse momento tão especial ao lado de suas famílias, com mais tranquilidade. Além disso, essa iniciativa contribui para movimentar a economia de Juazeiro durante os festejos juninos”, afirmou Emerson Mitu.

Com a antecipação salarial, a Câmara de Juazeiro reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores e com uma gestão responsável, contribuindo para que o período junino seja celebrado com mais tranquilidade e alegria.

 

Ascom Mitu do Sindicato

Suspeitos de matar comerciante em Petrolina são presos com armas, drogas e motocicleta usada na execução do crime

0

Dois homens, de 23 e 27 anos, suspeitos de envolvimento no assassinato do comerciante Paulo Alves Pereira foram presos pela Polícia Militar de Pernambuco. O crime ocorreu na última terça-feira (16), no bairro Areia Branca, em Petrolina.

Conforme informações da Polícia Militar, as prisões aconteceram durante a Operação Sentinela, após informações levantadas pelas equipes da Malhas da Lei do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e pelo Núcleo de Inteligência (NIS). Durante a abordagem, um dos suspeitos teria confessado ter efetuado os disparos que mataram o comerciante.

Ainda conforme as informações, o acusado relatou aos policiais que recebeu R$ 5 mil para executar o homicídio, quantia que, segundo afirmou, teria sido paga por um mandante que já se encontra recolhido no sistema prisional. O suspeito também indicou o comparsa como o responsável por conduzir a motocicleta Honda Bros vermelha utilizada na ação criminosa.

A Polícia Militar informou ainda que com a dupla, os policiais apreenderam dois revólveres calibre 38, apontados como sendo as armas usadas no assassinato, sete munições intactas, 677 gramas de cocaína, 918 gramas de crack, 166 gramas de maconha, cinco aparelhos celulares, duas balanças de precisão, dois capacetes e a motocicleta empregada na execução do comerciante. Participaram da ação policiais da GE Rondesc, além de equipes táticas e do efetivo do 5º BPM.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que registrou a prisão em flagrante dos dois homens pelos crimes de homicídio consumado, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e receptação.

Após a realização dos procedimentos legais na 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina, os suspeitos permaneceram à disposição da Justiça.

A Polícia Civil ressaltou ainda que as investigações prosseguem para identificar a eventual participação de outras pessoas no crime e esclarecer a existência de possíveis mandantes envolvidos na morte de Paulo Alves Pereira.

Redação PNB

Sedes informa que o Centro Pop está funcionando, temporariamente, na sede do programa Corra pro Abraço

0

 

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes) informou que o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Dom José Rodrigues (Centro Pop) está funcionando, temporariamente, no endereço onde atualmente são realizadas as atividades do programa Corra pro Abraço.

A medida ocorre em razão do processo de busca por um novo imóvel para sediar o equipamento de forma definitiva e foi viabilizada a partir da articulação institucional com o Corra pro Abraço, programa do Governo do Estado da Bahia, executado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que também atua junto a populações em situação de vulnerabilidade.

Durante esse período, o atendimento será mantido no espaço temporário, garantindo a continuidade das orientações, acompanhamentos e encaminhamentos necessários à rede de proteção social.

A Sedes reforça ainda que a Casa de Acolhimento Transformar segue em funcionamento, realizando o acolhimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, de forma a garantir proteção integral às pessoas que necessitam do serviço.

Ascom

Em clima junino, Prefeitura de Sobradinho realiza entrega do Programa do Leite

0

 

Em um ambiente marcado pela alegria, pelas cores dos festejos juninos e pelo fortalecimento dos vínculos comunitários, a Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), realizou mais uma etapa da entrega do leite aos beneficiários do Programa do Leite. A ação aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e contou com uma programação especial, incluindo a entrega de brindes e uma recepção acolhedora para as famílias.

Decorado com elementos típicos do período junino, o espaço proporcionou um momento de descontração, interação e celebração, transformando a entrega do benefício em uma oportunidade de fortalecer os laços entre a gestão municipal e a população assistida.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Raimundo Nonato de Oliveira, destacou que a ação vai além da distribuição do alimento e representa um momento de cuidado, acolhimento e valorização das famílias sobradinhenses.

“Os festejos juninos fazem parte da nossa identidade cultural e aproveitamos esse período tão significativo para proporcionar um momento especial às famílias beneficiárias do Programa do Leite. Além de garantir um alimento essencial para o desenvolvimento infantil e a saúde dos idosos, buscamos oferecer um ambiente acolhedor, alegre e humanizado. Sob a liderança do prefeito Cleivynho Sampaio, Sobradinho vem fortalecendo suas políticas públicas de segurança alimentar e consolidando o Programa do Leite como uma das mais importantes referências da assistência social do município. Agradeço o empenho das equipes do CRAS e de todos os servidores da SEADS, que trabalham diariamente para transformar cuidado em dignidade e políticas públicas em resultados concretos para a população”, afirmou o secretário.

Programa do Leite

O Programa do Leite atende crianças de 6 meses a 3 anos e idosos, garantindo a distribuição de dois quilos de leite por beneficiário, o equivalente a 10 pacotes de 200 gramas. Além das famílias da sede, aproximadamente 90 famílias da zona rural, distribuídas em 26 localidades, também são contempladas. Atualmente, mais de 700 famílias recebem o benefício de forma contínua, reforçando a segurança alimentar e a promoção da qualidade de vida.

Com iniciativas que unem assistência social, segurança alimentar e valorização das tradições culturais, a gestão municipal reafirma seu compromisso com uma Sobradinho mais humana, inclusiva e comprometida com o bem-estar das famílias.

Ascom/PMS

Feira de Empreendedorismo do Qualifica+ Juazeiro acontece nesta sexta-feira (19)

0


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), promove, nesta sexta-feira (19), a Feira de Empreendedorismo do Projeto Rede Mulheres II, ação que integra os cursos ofertados pelo programa Qualifica+ Juazeiro. O evento será realizado das 9h às 17h, na Praça Santiago Maior, com entrada gratuita.

A iniciativa conta com a parceria do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS). A feira reunirá produtos e serviços desenvolvidos por mulheres empreendedoras capacitadas pelo projeto em Juazeiro.

Ao todo, 40 mulheres participaram das formações, sendo 20 do bairro Quidé e 20 do Itaberaba. Durante o curso, elas receberam capacitação em empreendedorismo, gestão de negócios, inovação, vendas e uso de ferramentas tecnológicas para fortalecer seus empreendimentos.

Na programação, o público poderá conhecer e adquirir produtos de diversos segmentos, como artesanato, alimentação, moda, beleza, decoração e outros serviços desenvolvidos pelas participantes. A ação também busca fortalecer a economia local, ampliar oportunidades de geração de renda e valorizar o protagonismo feminino.

O Qualifica+ Juazeiro é um programa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), que oferta cursos gratuitos de qualificação profissional para ampliar oportunidades de inclusão produtiva, geração de renda e autonomia econômica, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Serviço
Evento: Feira de Empreendedorismo – Projeto Rede Mulheres II
Data: 19 de junho de 2026
Horário: Das 9h às 17h
Local: Praça Santiago Maior – Juazeiro/BA
Entrada: Gratuita

Ascom

Estudantes do IFSertãoPE representarão o Brasil em programa sobre viticultura e enologia na Suíça

0

O sonho de conhecer o mundo, ampliar horizontes e representar o Brasil em uma experiência acadêmica internacional está prestes a se tornar realidade para quatro estudantes do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE. No próximo dia 27 de junho, Thayssa Keury da Conceição Lima, Talik Cauê Neres de Lima, Rosana Yuki Takakura e Camila Kaori Ito embarcam para a Europa para participar do programa Summer University 2026, promovido pela Escola Superior de Viticultura e Enologia de Changins, na Suíça.

Entre os dias 29 de junho e 14 de julho, os estudantes vivenciarão uma intensa programação acadêmica e cultural, que inclui atividades na Suíça, Portugal, Espanha e França. A experiência representa a chance de compartilhar com o mundo a singularidade do Vale do São Francisco, uma região vitivinícola com identidade forte e única. Durante a viagem, eles terão contato com diferentes tecnologias, métodos de manejo e tradições ligadas à produção de uvas e vinhos, além de apresentar o conhecimento desenvolvido no Semiárido brasileiro.

Além dos estudantes, a comitiva contará com as presenças da professora do curso de Viticultura e Enologia, Mariana Almeida, que acompanhará o grupo durante toda a programação, e da coordenadora de Relações Internacionais do IFSertãoPE, Sarah Rachel Duarte, que cumprirá agenda com foco na ampliação de parcerias, com articulações junto a instituições de ensino de Portugal e da França.

Para o diretor geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, a participação de mais uma turma no programa simboliza a consolidação de uma parceria estratégica para a instituição. “Tem sido muito frutífera essa parceria, não somente através do envio de alunos, mas também por meio de captação de recursos para instituição, desenvolvimento de projetos de pesquisa, de inovação”, disse.

Além da delegação brasileira, o Summer University 2026 reunirá representantes de instituições da Europa, dos Estados Unidos e da África do Sul, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos, culturas e experiências.

Sobre o programa

Desenvolvido em parceria com diferentes instituições nacionais e estrangeiras, o programa Summer University da Changins Université permitirá que os estudantes selecionados desenvolvam suas habilidades profissionais e culturais, por meio da vivência com as realidades da viticultura ao redor do mundo. A Changins Université é um centro de formação e pesquisa localizado na Suíça, que tem como foco a formação superior e especializada nas áreas de viticultura, enologia e fruticultura.

Confira a matéria completa em nosso site:  https://ifsertaope.edu.br/zonarural/2026/06/16/estudantes-do-ifsertaope-representarao-o-brasil-em-programa-internacional-sobre-viticultura-e-enologia/

Ascom

Juazeiro avança na conectividade e na comunicação pública com anúncio de novas torres de telefonia e lançamento da TV ALBA

0

Na manhã desta quinta-feira (18), Juazeiro viveu um momento histórico para o fortalecimento da conectividade e da comunicação pública. O evento, realizado no Paço Municipal, marcou o anúncio da instalação de 23 torres de telefonia móvel em distritos e comunidades do município, além do lançamento oficial da TV ALBA em Juazeiro, pelo canal 12.1.

As iniciativas representam importantes avanços para a inclusão digital, o acesso à informação e o desenvolvimento regional, beneficiando tanto moradores da zona rural quanto da área urbana.

Os projetos contaram com o apoio e a articulação do presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Emerson Mitu, e do deputado estadual Zó, que acreditaram nas propostas desde o início e trabalharam para que elas se tornassem realidade.

A instalação das novas torres de telefonia ampliará a cobertura de sinal móvel e o acesso à internet em diversas localidades do interior, garantindo mais conectividade para milhares de famílias. Entre as comunidades contempladas estão Jatobá, Abóbora, Massaroca, Lagoa, Núcleo 1 do Projeto Curaçá, Jazida 7, Conchas, Núcleo 2 do Projeto Curaçá, Sabiá II, Campo dos Cavalos, São José, Campos, Lagoa da Pedra, Núcleo 2 do Projeto Maniçoba, Horto, Marruá, Riacho da Massaroca, Comunidade Quilombola Curral Novo, Manga II, Agrovila do PA São Francisco, Projeto Mandacaru II, Taparica, Lajinha, Gangorra II e Carnaíba de Dentro.

Além do anúncio das torres, o evento marcou a inauguração do novo canal público de televisão no interior da Bahia. Em Juazeiro, a população passa a contar com o sinal da TV ALBA no canal 12.1, fortalecendo o acesso a conteúdos educativos, culturais, institucionais e legislativos.

A solenidade contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Barros Tercius; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Edson Porto; do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves; além de autoridades estaduais, municipais, representantes da UNIVASF, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil.

Para o presidente da Câmara, Emerson Mitu, as duas conquistas representam um importante passo para o desenvolvimento de Juazeiro.

“Investir em comunicação é investir em desenvolvimento. A chegada das torres de telefonia ao interior e o lançamento da TV ALBA em nossa cidade ampliam o acesso à informação, fortalecem a inclusão digital e criam novas oportunidades para a população. Fico feliz por ter acreditado nesses projetos desde o início, ao lado do deputado Zó, e por ver que hoje eles se tornam realidade para o povo de Juazeiro”, destacou.

As iniciativas reforçam o compromisso de ampliar o acesso à comunicação, promover cidadania e garantir mais conectividade para todas as regiões do município, aproximando pessoas, serviços e oportunidades.

Ascom