
Redação
Jean Wyllys pede ao STF anulação do impeachment de Dilma Rousseff

“O PROGRAMA MCMV SERÁ MANTIDO E MUITO MELHOR”, DECLARA CHARLES LEÃO PARA MULTIDÃO NO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO

O Candidato a prefeito de Juazeiro, Charles Leão (PPS) fez sua caminhada da Vitória 23 no Residencial São Francisco, na BA-210, na noite desta segunda-feira (26). Recebido por uma multidão, que queria abraçar e apoiar a “Onda Azul”, Leão, junto com Suzana Ramos, sua vice, afirmou que o programa habitacional e demais programas sociais do governo federal permanecerão em seu governo.
“O ministro das Cidades, Bruno Araújo afirmou que o programa Minha Casa Minha Vida não vai acabar e continua prioritário. Não procede nenhuma afirmação contrária e mentirosa que propagam por aí. Se qualquer candidato falar o contrário é por não conhecer a lei e tem a intenção de enganar a população”, disse.
Durante o dia, Charles Leão fez porta a porta nos bairros Malhada da Areia e Codevasf.
“Estou cada dia mais feliz com a aceitação do nosso projeto que vai renovar a cidade de Juazeiro. Dia 01 de janeiro vamos cuidar de toda a cidade, fazer uma gestão com transparência, e abrir a caixa preta da prefeitura e mostrar como são aplicados os recursos públicos de Juazeiro. Podem acreditar que um bom trabalho será bem feito”, pontuou.
Ascom
Sem acordo com a FENABAM, bancários decidem manter greve

A reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) desta terça-feira (27) terminou sem acordo, e os bancários decidiram manter a greve. Uma nova rodada de negociações foir marcada para quarta-feira (28). A greve dos bancários completou três semanas e já fechou quase 14 mil agências no país, segundo o último balanço da Contraf-CUT.
Com 22 dias de greve forte da categoria bancária, a Fenaban voltou à mesa de negociação, nesta terça-feira (27), em São Paulo, com uma proposta de novo modelo de acordo, com validade de dois anos (2016 e 2017). O Comando Nacional dos Bancários reafirmou que a proposta deverá contemplar emprego, saúde, vales, creche, piso, igualdade de oportunidades e segurança. A Fenaban vai se reunir com os bancos nesta quarta-feira (28), pela manhã e as negociações com o Comando Nacional serão retomadas às 15h.
O Comando Nacional cobra que a proposta deve ter ganhos para categoria. “ Nossa orientação é que a greve continue forte em todo o País. Somente com a nossa mobilização vamos conquistar um acordo que atenda às demandas da categoria”, ressalta Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT e um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários.
Contraf-CUT
Em nota, coligação “Juazeiro no Coração” diz que Justiça Eleitoral não suspendeu tempo de Tv de Charles Leão
NÃO HOUVE PUNIÇÃO – JUSTIÇA ELEITORAL NÃO SUSPENDE TEMPO DE TV DE CHARLES LEÃO
O Juiz Marcelo Junqueira Ayres Filho, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), suspendeu no final da tarde desta terça-feira (27) decisão do Juiz Eleitoral de Juazeiro, garantindo, assim, que o candidato Charles Leão possa veicular sua propaganda eleitoral integralmente na TV. O Advogado Hermes Hilariao, da assessoria jurídica da Coligação Juazeiro no Coração, conseguiu suspender a decisão, através de Mandado de Segurança, em Salvador, que determinava a perda de dois programas de TV do candidato Charles Leão, e o tempo seria utilizado pelo candidato Paulo Bonfim.
Segundo a Advogada Sarah Barros, que também representa o jurídico da Coligação de Charles Leão em Juazeiro, no último final de semana, devido a sentença proferida pelo Juiz José Carlos Rodrigues do Nascimento, da 48ª Zona Eleitoral, os programas das três coligações foram suspensos por 24 horas, por apresentar irregularidades.
“A coligação ‘Juazeiro pra mudar mais’ ingressou com ação cautelar perante o TRE-BA para suspender os efeitos da sentença. Em seguida, requereu ao Juiz Eleitoral de Juazeiro que o tempo perdido fosse descontado do horário eleitoral gratuito reservado para o candidato Charles Leão. Apesar do Juiz Eleitoral responsável pela pegando eleitoral na cidade de Juazeiro ter determinado a perda do tempo, o TRE-BA resguardou o direito de Charles Leão de veicular sua propaganda nos dois programas de TV e também nas 16 inserções comerciais na programação televisiva. A Coligação Juazeiro no Coração e o candidato Charles Leão, reafirmam seu compromisso com a cidade de Juazeiro e com uma campanha limpa, pautada, acima de tudo, com boas propostas e soluções para os problemas do povo de Juazeiro”, pontuou a profissional.
Ascom Coligação Juazeiro no Coração
MEC anuncia cidades e instituições de educação superior selecionadas para implantar cursos de medicina, Juazeiro-BA está na lista
Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (27) portaria que divulga os municípios e instituições de educação superior selecionados para implantar cursos de medicina em diferentes municípios do país. Ao todo, serão abertas até 2.355 vagas para a formação de médicos distribuídas em 37 cidades de dez estados. A lista com as cidades e as mantenedoras de ensino selecionadas pode ser consultada no Diário Oficial da União.
A iniciativa faz parte do Programa Mais Médicos, lançado em 2013, e tem o objetivo de levar cursos de medicina para locais com maior carência de médicos. O edital, cujo resultado foi publicado nesta terça-feira, é de 2014. De acordo com o MEC, o edital chegou a ser suspenso em outubro de 2015, por decisão do Tribunal de Contas da União, e retomado este ano.
As mantenedoras que tiveram as propostas selecionadas devem se apresentar à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) até 11 de outubro para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso. Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser feito entre três e 18 meses.
Agência Brasil
I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades reuniu estudantes e pesquisadores

Estudantes, professores, pesquisadores e representantes de instituições ligadas à educação e à medicina veterinária, estiveram reunidos no I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades. O evento foi realizado durante todo o dia de ontem (26), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA). Na mesa de abertura, estiveram presentes o reitor da Univasf Julianeli Tolentino de Lima e o vice-reitor Telio Nobre Leite.
Também participaram da abertura, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), Erivânia Camelo de Almeida, os professores do Colegiado de Medicina Veterinária da Univasf, João Alves, Mateus Matiuzzi, Ana Amélia Gomes e Alexandre Redson Soares, que é organizador do evento. Além dos palestrantes convidados, a médica veterinária da prefeitura do município de Diadema (SP), Milena Camara, e o professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alexander Welker Biondo.
Para o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, discutir esse tema é imprescindível, especialmente neste momento em que se acentua a presença de animais nas universidades. “O seminário abordou temas essenciais para que possamos implantar ações na Univasf, a partir das ideias propostas debatidas, para minimizar esse transtorno, e levando em consideração os aspectos éticos e legais, também relacionados ao bem-estar dos animais”, ressaltou.
O professor João Alves deu início às discussões, durante a palestra “Animais abandonados em campi Universitários: a nossa realidade” e o professor Mateus Matituzzi abordou as principais doenças infecciosas que cães e gatos abandonados podem trazer para o ser humano. Logo depois, a professora Ana Amélia Gomes apresentou as doenças parasitárias. Durante a tarde, foram discutidos os aspectos legais relacionados ao abandono dos animais e o controle em campi universitários. Ao final, foi realizada uma mesa-redonda com o professor da UFPR Alexander Welker Biondo.
A estudante do 4º período do curso de Medicina Veterinária da Univasf, Kaline Batista, participou do simpósio, pois acredita na importância de discutir este tema. “É essencial para encontrar uma resolução para o problema, porque não é bom para os animais nem para a gente, já que ficamos expostos a várias doenças”, disse.
Para a presidente do CRMV-PE, Erivânia Camelo de Almeida, esse evento é histórico, levando em consideração o tema da discussão e a quantidade de professores, alunos e pesquisadores experientes envolvidos. “O evento foi essencial para levar para a população a importância da guarda consciente, a questão legal e o que se deve ser feito”, destacou.
A ideia é que agora seja criada uma comissão permanente para executar as ações propostas, durante o evento, nos campi da Univasf. De acordo com o organizador do simpósio, o professor Alexandre Redson Soares, o objetivo é que em cinco anos, a partir das ações educativas que devem ser promovidas, o número de animais abandonados na Univasf seja minimizado efetivamente.
Ascom
Ministro da Saúde lança novo tratamento para pacientes com HIV/aids
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresenta nesta quarta-feira (28/9), às 10h00, novo tratamento para pacientes com HIV/aids no Sistema Público de Saúde (SUS).
O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Web Saúde (http://portalsaude.saude.gov.br/webradio) e pelo Periscope (www.twitter.com/minsaude).
Lançamento de novo tratamento para HIV/aids
Data: 28 de setembro (quarta-feira)
Horário: 10h00
Local: Ministério da Saúde – Edifício Sede (auditório Emilio Ribas), Esplanada dos Ministérios, Bloco G
Ascom
Estudantes de Serviço Social iniciam estágio no HU
Estudantes do 6º período poderão acompanhar os profissionais em atividades pelo hospital.
Um grupo, formado por 08 estudantes do curso de graduação de Serviço Social da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), iniciou seu estágio curricular no Hospital da Universidade do Vale do São Francisco (HU-Univasf).
O estágio supervisionado é uma das etapas do processo de formação do estudante, tratando-se da experiência prática da profissão. Anteriormente, a equipe de assistentes sócias do HU-Univasf já havia recebido uma estudante que está concluindo o seu período de estágio.
Segundo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação para o Curso de Serviço Social, o estágio supervisionado pertence ao Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional e compreende todos os elementos constitutivos do Serviço Social, como uma especialização do trabalho: sua trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os componentes éticos que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o planejamento e a gestão em Serviço Social.
No HU-Univasf cada estudante será acompanhada por um assistente social e acompanhará o trabalho do profissional em todos os setores do hospital. A estudante Daniela de Vasconcelos Dias falou da expectativa por aprender e viver novas experiências durante o período de estágio. “Desejo pôr em prática e vivenciar, de fato, o que venho aprendendo na teoria na sala de aula com os professores. ”, disse.
“A vivência no estágio supervisionado é importante para ambos os atores que fazem parte do processo: profissional e estudante, tendo em vista que por meio da relação e vivência cotidiana será fomentado o processo de ensino e aprendizagem para ambos. Outro aspecto relevante é a riqueza de vivências que os estudantes terão no HU, com situações bastante diversificadas e complexas do ponto de vista de atuação do Serviço Social. ”, afirmou, a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, Emanuela Spínola.
Ascom
Paulo Bomfim arrasta uma multidão no bairro Alto da Aliança na Puxada 65
![]()
Nesta segunda-feira (26), uma multidão tomou conta das principais ruas do bairro Alto da Aliança, na Puxada 65 do candidato a prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB). Acompanhado do prefeito Isaac Carvalho, do deputado estadual, Crisóstomo Lima, o Zó (PCdoB) e os vereadores da coligação “Pra Juazeiro Mudar Mais”, o candidato recebeu o carinho e apoio dos moradores, que confirmaram que no dia 2 de outubro, Paulo Bomfim e Dra. Dulce serão vitoriosos na eleição 2016.
“A gente não precisa dizer nada, basta olhar essa multidão que saiu de casa e veio para ruas do Alto da Aliança declarar o apoio a Paulo Bomfim. Nós reconhecemos o trabalho do prefeito Isaac, e acreditamos que Paulo vai continuar cuidando de Juazeiro e também vai fazer o que ainda não conseguiu. Nosso bairro está com o 65”, afirmou o morador Antônio Souza.
![]()
Paulo Bomfim agradeceu aos moradores do bairro e destacou as melhorias realizadas no bairro e em toda a cidade. “Estou muito feliz em saber que o povo do Alto da Aliança reconhece o trabalho que o nosso Governo vem realizando desde 2009, e mudando a vida das pessoas a cada dia. Podem ter certeza, que eu estou a fim de fazer Juazeiro continuar com a melhor Educação da Bahia, de aumentar ainda mais a geração de emprego, de implantar o maior programa de pavimentação, dar continuidade a esse projeto conduzido pelo prefeito Isaac, e de continuar este trabalho. E para isso, precisamos do voto de cada um de vocês. Avançamos muito, a nossa cidade é outra, mas temos consciência que precisamos fazer muito mais por nossa cidade. No dia 2 de outubro vote 65, e vamos juntos rumo a vitória”, evidenciou Paulo.![]()
“Paulo Bomfim tem capacidade e competência para dar continuidade a este projeto, ele esteve ao meio lado o tempo todo como secretário de Governo e me ajudou a colocar a nossa cidade no rumo do desenvolvimento. Tenho certeza que ele vai fazer mais e melhor por Juazeiro, juntamente com sua vice Dra. Dulce”, concluiu o prefeito Isaac Carvalho.




