Redação

33320 POSTS 20 COMENTÁRIOS

I Congresso Nacional de Fotografia do Vale do São Francisco será realizado na Univasf

0

foto-n3461

Fortalecer a discussão da produção fotográfica contemporânea nas suas diversas vertentes é um dos objetivos do I Congresso Nacional da Fotografia do Vale do São Francisco, que será realizado de 15 a 17 de setembro. Com o tema “Olhares e Práticas”, o evento contará com palestras, workshops, mesas redondas e exposição. O congresso é organizado pelo Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e acontecerá no Ateliê de Artes da Universidade, no Campus Juazeiro (BA).

Todos os interessados no tema podem se inscrever, por meio de formulário online, disponível no site do congresso. Para os que desejam participar dos workshops, é importante fazer a inscrição antecipadamente para garantir a vaga. Em breve, serão disponibilizadas no site as informações sobre os materiais necessários para a participação de alguns workshops. No dia do evento, às 16h, haverá inscrições para a programação geral e oficinas com vagas remanescentes. As inscrições são gratuitas. Cada inscrito terá direito a participar de um workshop, além de todas as atividades do evento.

Serão aceitos trabalhos nas modalidades resumo simples ou trabalho completo, conforme as normas de submissão, disponíveis no site do evento. A inscrição dos trabalhos será realizada até o dia 10 de setembro, exclusivamente, no site. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de setembro, aos autores dos trabalhos aceitos, através de e-mail.

Durante o congresso, será realizada uma exposição coletiva. Para participar, é necessário enviar três fotografias, tamanho 420 X 297 cm (A3) com resolução de 300dpi para o e-mail: cartesresidencia@gmail.com. O tema é livre. As fotos serão selecionadas por um conselho curatorial e serão impressas pelo congresso.

No primeiro dia do evento, será realizada a recepção, a mesa de abertura e a palestra “Comunicação e Fotoetnografia”. Na ocasião, ainda será realizada a mesa-redonda “A fotografia de Euvaldo Macedo”. Durante todo o evento, serão ministrados os workshops “Ensaios Fotográficos com Pessoas”, “Bastidores da Fotografia de Família”, “Câmera Escura e Outras Experiências”, “Fotografia e poéticas contemporâneas” e a oficina de retratos “Desconstruindo Olhares para Construir Imagens”.

Ainda serão apresentadas as palestras “A obra de Nan Goldin sob uma perspectiva Apotropaica” e “Fotografia e Poesia”, além da mesa-redonda sobre fotografia de eventos esportivos. A programação completa e mais detalhada está disponível no site do congresso. Todos os participantes terão direito a certificado.

Para o professor do Colegiado de Artes Visuais e um dos organizadores do evento, Euriclésio Sodré, o congresso também tem o objetivo de proporcionar à comunidade em geral o acesso à arte da fotografia. “O evento abre espaço para a valorização da fotografia na região e traz a população para conhecer de perto o trabalho dos profissionais e pesquisadores da área”, ressalta.

Ascom

Juazeiro Social Clube suspende atividades e pode ser eliminado do baianão

0

unnamed(363)

O presidente do Juazeiro Social Clube, Rafael Campêlo, acaba de suspender todas as atividades da agremiação. Segundo informações divulgadas pela assessoria do time, a decisão foi tomada porque o clube não está conseguindo arcar com todas as despesas do time como: folha de pagamento dos atletas e funcionários, hospedagem, alimentação na casa do atleta, entre outros.

No próximo domingo, 28, o time do Juazeiro deveria jogar na cidade de Teixeira de Freitas e não dispõe de verba para isto. Segundo assessoria, o presidente está contactando empresários e pessoas que gostem do Juazeiro para que ajudem o time a sair desta crise financeira. Se não conseguir R$ 6.000,00 ( seis mil reais ) até quinta feira (25), o time não viajará e poderá ser eliminado e suspenso do Campeonato Baiano.

 

Goulart de Andrade morre aos 83 anos em São Paulo

0

Morreu na madrugada desta terça-feira (23), em São Paulo, o jornalista Luis Felipe Goulart de Andrade, aos 83 anos. Ele estava com problemas no sistema cardiorrespiratório e estava internado no Hospital Santa Maggiore. Luis Felipe deixa a mulher, Margateh Bianchini, com quem esteve casado por 13 anos, três filhos, três neto e uma bisneta, fruto de outro relacionamento.

RTEmagicC_goulartandrade.jpg

Natural do Rio de Janeiro, Goulart Andrade foi jornalista, publicitário, radialista, ator, diretor, diretor de cinema e TV e empresário do setor de comunicação. Ele iniciou a iniciou a carreira em 1955, na TV Rio, com o programa ‘Preto e Branco”.

Aos longo dos seus 61 anos de profissão, ele passou ainda por emissoras como TV Tupi, na TV Excelsior, na TV Rio, na TV Globo,  na TV Gazeta, com Fausto Silva, na TV Record, na TV Bandeirantes e no SBT. Um dos seus últimos trabalhos foi como apresentador do programa “Vem Comigo”, no qual atuava com estudantes da Universidade Cásper Líbero.

 Correio da Bahia

Escola de Confecções realiza entrega de certificados no próximo dia 25

0

Vinte e nove alunos do curso de Corte e Costura oferecido pela Escola de Confecções ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis) de Juazeiro recebem certificado de conclusão no dia 25 de Agosto, às 19h no Clube Sinserp localizado à Rua Adão Pereira, bairro Jardim Vitória.

Com duração de 3 meses, pode se estender conforme a necessidade. Essa já é a terceira turma a concluir o curso da Escola de Confecções que foi criada em Março de 2015 no bairro Nossa Senhora da Penha e hoje funciona no bairro Santo Antônio.

A Escola oferece o curso profissionalizante de Corte e Costura, preparando os alunos para o mercado de trabalho, desenvolvendo suas habilidades no ramo e na arte da costura, além de possibilitar a melhoria de renda.

Ascom

Univasf promove 1ª Jornada de Qualificação do Mestrado em Psicologia

0

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará nesta quinta (25) e sexta-feira (26) a 1ª Jornada de Qualificação do Mestrado em Psicologia da Univasf. O evento acontecerá no Campus Petrolina Centro, das 8h às 17h, na sala do Núcleo Temático 3; e a partir das 19h, na sala 21. A jornada terá formato de evento científico, com defesas públicas dos projetos de pesquisa dos alunos matriculados no Programa.

As defesas serão abertas ao público. Além dos avaliadores internos, haverá a participação dos avaliadores externos Laercia Abreu Vasconcelos, da Universidade de Brasília (UnB), e Ludgleydson Fernandes de Araujo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que farão parte da Comissão Examinadora para as duas linhas de pesquisa do mestrado, “Processos Cognitivos e Comportamentais” e “Processos Psicossociais”.

Para o coordenador do PPGPSI Christian Vichi, a jornada será importante para que todos os mestrandos possam discutir com os avaliadores o andamento do seu projeto de pesquisa. “Será um momento em que poderá se discutir e modificar o rumo dos projetos de pesquisa e todos os alunos do programa se qualificam ao mesmo tempo, o que é bom para promover a integração”, diz.

O exame de qualificação é pré-requisito para a defesa de dissertação de mestrado. A primeira turma do Mestrado em Psicologia teve início em agosto de 2015. Atualmente, o mestrado conta com duas turmas e possui um total de 46 alunos. A programação completa da jornada pode ser conferida abaixo.

Ascom

Pavimentação asfáltica na Piranga lI interdita via e itinerários de ônibus são alterados

0

IMG-20160822-WA0025

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) informa que a partir desta terça-feira, 22, o trânsito no bairro Piranga será interditado em virtude da recuperação e pavimentação asfáltica no corredor de ônibus. O itinerário dos transportes coletivos vai sofrer alterações nas linhas entre a Malhada da Areia e a Piranga II, além do trecho que compreende a Av. Cristalina seguindo pelo CAIC, até Piranga lI.

O tráfego no sentido Centro-Bairro será pela Av. da Paz, Rua da Saudade, Av. Cristalina até o semáforo, seguirá pela Av. Girassol até o final de linha. Já no sentido Bairro-Centro, a saída será do final da linha Piranga ll, Av. Girassol até o semáforo, seguindo pela Av. Cristalina, Rua da Saudade, Av da Paz e depois segue seu itinerário normal.

A CSTT pede a compreensão de todos os condutores e usuários do transporte coletivo para não trafegar pelos locais interditados e assim evitar acidentes.

Ascom

Política: Ministro defende “segurar” propostas de reajustes de servidores públicos

0
O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, defende que propostas de aumento salarial de servidores públicas sejam postergadasMarcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, defende que propostas de aumento salarial de servidores públicas sejam postergadasMarcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Geddel Vieira Lima, defendeu hoje (22) que os reajustes salariais de servidores públicos deixem de ser analisados neste momento pelo Congresso Nacional para que sejam priorizadas medidas econômicas. Após participar de almoço com o presidente interino Michel Temer e lideres partidários na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (PMDB-RJ), Geddel afirmou que o país “precisa aprovar suas reformas estruturantes”.

O ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Geddel Vieira Lima, defendeu hoje (22) que os reajustes salariais de servidores públicos deixem de ser analisados neste momento pelo Congresso Nacional para que sejam priorizadas medidas econômicas. Após participar de almoço com o presidente interino Michel Temer e lideres partidários na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (PMDB-RJ), Geddel afirmou que o país “precisa aprovar suas reformas estruturantes”.

Agência Brasil

Mesa redonda contra extermínio de Jovens será realizada amanhã (24) em Juazeiro-BA

0

14079517_570749203050172_6800443461394205065_n

Atos de brutalidade têm sido cada vez mais frequentes na sociedade. Segundo o Atlas da Violência (2015) o Brasil registrou 59.627 homicídios em 2014. O Nordeste foi a região com maior índice, tendo a Bahia um aumento de 132,6%. Juazeiro, no Norte da Bahia, é considerada uma das 20 cidades mais violentas do Estado, tendo, em média, 3 homicídios por dia. No geral, os jovens (15 a 29 anos) são as principais vítimas, tendo um aumento de 4.415 vítimas em 1980 para 24.882 em 2012.

Pensando nisso, em 2008 foi criada a ‘Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens’ durante a 15a Assembleia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil. Reunidas, as quatro pastorais (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude Estudantil) decidiram iniciar um trabalho com a participação de outros organismos eclesiais e não eclesiais tendo como objetivo denunciar os altos índices de mortes de jovens e propor políticas que alterem esta realidade (Fonte: Jovens Conectados).

Partindo dessa iniciativa e com o objetivo, também, de discutir e planejar ações concretas para findar a violência contra jovens na cidade, será realizada a ‘Mesa Redonda contra o Extermínio de Jovens’, na cidade de Juazeiro, Bahia. Esse momento é realizado pelo Setor Diocesano da Juventude juntamente com o Conselho de Pastoral de Juazeiro. Acontecerá dia 24.08.2016, as 19:30h, no Brasinha, ao lado da Catedral no centro da cidade.

A campanha está direcionada principalmente aos jovens – tanto aos católicos quanto aos membros de outras igrejas cristãs ou que não fazem parte do cenário eclesial. Mas a campanha também se dirige a toda a sociedade e aos poderes públicos que reivindicam ações contra o extermínio de jovens.

A entrada é gratuita.

Por Daynara Aparecida Rodrigues Gonçalves Mestre em Fisiologia Vegetal – UFLA

“Impugnar” Paulo Bomfim, não passa de um fatctóide de uma campanha desacreditada, responde a coligação

1

Ontem ( 22) a Coligação “A Cara de Juazeiro” protocolou pedido de cassação do registro de candidatura de Paulo Bonfim (PCdoB) e Dra. Dulce Ribeiro (PDT) e a inelegibilidade de Isaac Carvalho, tomando como base algumas suposições: uso dos meios de comunicação social na pré-campanha e campanha política, uso das cores do PCdoB em dezenas de prédios públicos municipais, propaganda política nas redes sociais em horário de expediente da prefeitura feita por secretários e servidores municipais, uso de concessão pública em campanha política, excesso de gasto com publicidade com base nos três anos anteriores ao ano da eleição, abusivo uso da máquina pública nos eventos políticos do candidato. A nota ainda acusa a campanha política de Paulo Bomfim de ser patrocinada pelo poder público.

Por meio de nota a  Coligação ”  “Pra Juazeiro Mudar Ainda Mais”  responde as acusações feitas no pedido de impugnação:

1- Não há nenhuma ilegalidade na campanha de Paulo Bomfim, que vem respeitando todas as determinações legais.

2-Na data de hoje (22), o Ministério Público Eleitoral encaminhou pedido de impugnação de Joseph Bandeira porque ele é Ficha Suja, já condenado em várias instâncias judiciais. O pedido de “impugnar”  Paulo Bomfim, sem nenhuma base, não passa de um fatctóide de uma campanha desacreditada, representante de um passado que afundou Juazeiro em dívidas e desgoverno.

Ascom Coligação “Pra Juazeiro Mudar Ainda Mais”