Redação

33304 POSTS 20 COMENTÁRIOS

MP-BA move ação contra Oi após verificação de tarifas indevidas

0

001 (9)

A empresa de telefonia Oi terá que explicar o período exato de promoções e ofertas oferecidas para os clientes. A ação foi movida pela pela promotora de Justiça Joseane Suzarte e ajuizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou nesta sexta-feira (12).

A promotora pede que a empresa detalhe o período das promoções, como é a renovação, valor das ofertas, datas e regras de ajuste, valores de aquisição, instalação e manutenção dos serviços e equipamentos,  restrições à utilização dos serviços, limites de franquia, velocidades de conexão, viabilidade de instalação e prazo de permanência e períodos e valores de multa em caso de rescisão contratual. As medidas foram tomadas após a verificação da existência de tarifas indevidas.
Bocão News

Aplicativo conecta os candidatos a vereador aos eleitores

0

A ferramenta digital  pretende baratear  custos e tornar mais abrangente a disputa eleitoral através da internet.

zap

A menos de quatro dias para o início da campanha eleitoral de 2016, marcada para o próximo dia 16 de agosto, os candidatos a vereador vão contar com a ajuda da tecnologia para chegar de forma mais eficiente e barata até os eleitores.

Já está disponível nas lojas online para smartphones com Android e iOS a plataforma CANDIZAP, um aplicativo inteligente que oferece ao candidato a vereador a possibilidade de fazer o diário online da sua campanha, publicando fotos, vídeos, agenda de compromissos e notícias.

Tudo isso é facilmente compartilhado nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp.

Estima-se que este ano cerca de 500 mil pessoas vão disputar o cargo de vereador nos mais de 5 mil municípios do País – pouco mais de 50 mil devem se eleger.

O CandiZap permite ao candidato interagir com o eleitor.

Através do CANDIZAP o candidato também pode dar opinião sobre assuntos importantes para o município, divulgar suas proposta e saber a opinião dos eleitores, que terão como acompanhar o dia a dia da campanha e refletir sobre as propostas apresentadas pelos candidatos diretamente na plataforma www.candizap.vote.

Para acessar o CANDIZAP o eleitor não paga nada. Basta fazer um cadastro com nome, e-mail e cidade onde vota. Assim vai poder acompanhar as eleições para vereador, avaliar as propostas de cada candidato e votar de forma consciente.

O CANDIZAP foi idealizado pelo publicitário José Américo Moreira da Silva. Pós-graduado em Gestão da Comunicação, Zé Américo, como é conhecido, já participou de 22 campanhas políticas no Brasil e no exterior.

Agora, ele aposta no universo digital. Quer dar a um número maior de pessoas acesso a uma maneira moderna e transparente de fazer política.

“Com o CANDIZAP, a campanha para vereador terá um destaque jamais visto, um canal de comunicação na web 24 horas no ar, dando mais condições de igualdade na disputa entre candidatos das mais diversas classes sociais, grupos de interesse, defensores de causas de raça e gênero e partidos grandes ou pequenos”, afirma o especialista em marketing político.

Para ter acesso à plataforma, o usuário-candidato deve comprar a licença de uso, baixar o aplicativo no celular, preencher as informações de seu perfil CANDIZAP e partir para o corpo-a-corpo digital, que acontece durante a campanha eleitoral.
Para saber mais sobre o CANDIZAP entre no site: www.candizap.vote

Informações para jornalistas:
SATYA Comunicação e Tecnologia
Rua Wisard, 308 – 1º andar – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3814.5928
www.satya.inf.br
Falar com: Edna Dantas ou Jéssica Teles
WhatsApp: (11) 99455.7415

Especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais é ofertada pela primeira vez na Univasf e está com inscrições abertas

0

O curso de Especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais será ofertado pela primeira vez pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e está com inscrições abertas para graduados em Engenharia, Administração e Economia ou áreas afins, relacionadas ao tema central do curso. São disponibilizadas 30 vagas. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet até 28 de agosto.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve acessar o site de Processos Seletivos da Univasf e anexar, em formato pdf, a carta de intenções; cópia do documento de Identificação Oficial com foto; cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso superior; e os documentos que comprovem os títulos a serem pontuados na sequência especificada pelo Barema (disponível no Edital Nº 15/2016). A taxa de inscrição custa R$ 150,00 e deverá ser recolhida no Banco do Brasil, através da Guia de Recolhimento da União (GRU). As orientações para gerar o formulário GRU estão disponíveis no edital.

O processo seletivo será composto por avaliação da carta de intenções e análise dos documentos, que acontecerão no período de 5 a 7 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 11 de setembro e o início das atividades está previsto para o dia 22.

De acordo o professor do Colegiado de Engenharia de Produção e da Especialização, Nildo Cassundé, a região do Vale do São Francisco necessita elevar o nível da gestão na mesma proporção da excelência na produção agrícola. “Montamos um portfólio de disciplinas pensando no gestor que compreende a necessidade de atualizar sua forma de gerenciar seus processos, sejam eles de humanos, materiais, financeiros ou de qualidade, por exemplo”, destaca Cassundé.

Cronograma:
Inscrições: até o dia 28 de agosto
Solicitação de isenção de taxa de inscrição: 8 a 11 de agosto
Resultado da solicitação de isenção: 15 de agosto
Análise da documentação: 5 a 7 de setembro
Resultado final: 11 de setembro
Matrículas: 12 a 16 de setembro
Previsão de início dos cursos: 22 de setembro

Assessoria de Comunicação

Rui lança Mutirão de Cirurgias, em Salvador, nesta segunda-feira (16)

0

0a865fe4c30aa1e95aed52cad0190b06

Com a meta de realizar 13 mil cirurgias eletivas ao longo de um ano, o governador Rui Costa lança, nesta segunda-feira (15), às 9h, em Salvador, na sede do Senai/Cimatec, localizado na Avenida Orlando Gomes, 1.845, em Piatã, o projeto Mutirão de Cirurgias, executado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

O objetivo da ação é reduzir a fila de espera para a realização de seis procedimentos médicos. As cirurgias serão realizadas nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado.

Participarão do ato, além do secretário estadual de Saúde (Sesab), Fábio Vilas Boas, prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado.

Morre agente da Força Nacional baleado em ação de segurança na Olimpíada

0
001 (8)
O soldado Hélio Vieira, 35, agente da Força Nacional baleado na cabeça quarta-feira (10), após entrar por engano na comunidade Vila do João, no complexo da Maré, morreu nesta quinta (11). O anúncio foi feito no fim da noite pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em sua conta em rede social.
“Michel Temer decretará luto oficial pela morte de nosso herói. Honra e dignidade aos nossos policiais”, publicou o ministro.
A morte de Vieira, que  havia sido cedido pela Polícia Militar de Roraima, foi  a primeira de um agente de segurança dos Jogos. No mesmo ataque, outro agente foi baleado.
Em entrevista à Folha de S.Paulo no mês passado, Moraes afirmou que a criminalidade causava mais preocupação do que o terrorismo na Olimpíada.
O episódio do ataque aos agentes foi citado pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, no anúncio da modificação do planejamento de segurança para a área do Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste do Rio.
A decisão veio após dois projéteis de fuzis serem encontrados no Centro Olímpico de Hipismo, no sábado (6) e na quarta (10), e um ônibus de jornalistas ser atacado quando trafegava pela Transolímpica, que liga Deodoro ao parque da Barra da Tijuca.
Uma das novidades é que os veículos oficiais da Rio-2016 passarão a ter escolta da Força Nacional. O Exército também mudou a escala dos militares, reduzindo folgas.
Dos 5.500 homens destacados para a área de Deodoro, 1.833 estavam nas ruas diariamente. Com a mudança na escala, haverá 2.750. Assim, a Força espera reduzir a resistência de traficantes.
Desde a construção da Transolímpica, o Exército encontra resistência nas comunidades de Magalhães Bastos, localizadas junto à via e a pouco mais de um quilômetro do Complexo de Deodoro –que fica em área militar.
CERCO
Jungmann classificou de grave o ataque aos agentes da Força Nacional, mas disse que não havia “a menor sombra de dúvida de que o Rio é uma cidade segura”.
Em reação, o Exército cercou os acessos à comunidade às 2h da madrugada desta quinta, para impedir que bandidos deixassem a favela.
Pela manhã, policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da PF iniciaram a operação pela comunidade. Quatro homens entre 18 e 32 anos foram baleados. Igor Barbosa Gregório, 23, morreu com um tiro na cabeça.
“Foi uma operação para mostrar que não vamos admitir criminalidade”, disse Moraes, ministro da Justiça.
Diferentemente do que se viu em outros grandes eventos que o Rio sediou, como o Pan-07, a Rio+20 (2002) e a Copa-2014, o aumento do efetivo de segurança não vem se mostrando suficiente para evitar problemas.
Há um total de 51 mil agentes destacados para a segurança da Olimpíada, dos quais 22 mil das Forças Armadas.
“A diferença agora é que os militares, protagonistas dessa ação, mantiveram a velha ideia de que com o efetivo se assume o controle da cidade”, afirma Newton Oliveira, professor de direito da Mackenzie e integrante da equipe que planejou a segurança do Pan-07.
Bocão News

TCU e CBHSF debatem a revitalização do Rio São Francisco

0

vale(1)

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, participou do Diálogo Público Revitalização do São Francisco, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF), nesta quinta-feira (11.08). O evento reuniu ministros da Corte de Contas, bem como do Governo Federal. A urgente e imediata intervenção para revitalizar o São Francisco foi a tônica dos pronunciamentos dos ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho; da Integração Nacional, Helder Barbalho; e do próprio TCU, representado por Aroldo Cedraz e Augusto Nardes.

Na oportunidade, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou para a próxima segunda-feira (15.08), no prédio do Ministério, na capital federal, a primeira reunião da câmara técnica instituída por decreto presidencial para atuar como secretaria do Conselho Gestor da Revitalização do São Francisco. “Temos pressa de agir, porque recuperar o rio é recuperar a vida de toda uma população que dele depende”, considerou Barbalho. O ministro Sarney Filho confirmou essa determinação e o desejo de integrar os diversos entes inseridos na bacia, como prefeitos, governadores, setor empresarial e sociedade.

O ministro do TCU, Augusto Nardes, lembrou os versos de Luiz Gonzaga para questionar se ainda seria real o “São Francisco bater no meio do mar”. Para ele, somente o trabalho integrado garantirá o êxito nos trabalhos da revitalização. O deputado federal Guilherme Coelho disse que “o rio é o pai de todos os sonhos dos nordestinos” e o senador Otto Alencar fez um relato da realidade do Velho Chico nos últimos 30 anos.

SEMIÁRIDO

O presidente do CBHSF participou do primeiro painel do evento promovido pelo TCU. Na sua fala, diante de um auditório lotado, Anivaldo Miranda disse que a revitalização do São Francisco é o primeiro tijolo para a construção de uma nova realidade para o Semiárido brasileiro. E citou as atividades realizadas pelo Comitê, mesmo diante de suas limitações financeiras. “Construímos um novo plano de recursos hídricos, que nos consumiu 18 meses de trabalho e será apresentado no próximo mês, durante a nossa plenária. Somos o maior financiador de planos municipais de saneamento básico e entregamos ao ministro Helder Barbalho uma cópia de todos os 26 planos que financiamos até agora”, resumiu ele.

Miranda anunciou que o plano da bacia já traça os cenários até o ano de 2025. Segundo o presidente do CBHSF, o documento aponta para um déficit hídrico em boa parte das sub-bacias que integram a bacia São Francisco. A procuradora federal Lívia Tinoco ressaltou a necessidade de se discutir uma nova matriz energética para o Nordeste, que não seja apenas o São Francisco, e citou como alternativas a geração de energia eólica e solar.

O Diálogo Público promovido pelo TCU contou com a participação de ministérios diversos e trouxe também prefeitos de alguns municípios inseridos na bacia. O evento reforça a iniciativa do Governo Federal de inplementar o Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco, intitulado “Novo São Francisco”. A iniciativa consiste numa política transversal e continuada que garante investimentos iniciais de R$ 904 milhões a curto prazo, até o ano de 2019.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Alunos da UNEB, campus Juazeiro-BA, farão cobertura jornalística das Olimpíadas 2016

0

equipechuteirasemfoco

Nesta segunda-feira (15.8) a equipe do projeto Chuteiras Fora de Foco, do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) embarca para o Rio de Janeiro. O grupo, coordenado pela professora Céres Santos, ficará uma semana na capital carioca fazendo a cobertura dos Jogos Olímpicos. A iniciativa é responsável por um blog que leva o mesmo nome do projeto e desde a sua criação, em 2012, já chegou a 98755 visitantes (dado de 11.8 à tarde) de 55 países. Entre eles, Cazaquistão, Emirados Árabes, Angola, Cabo Verde, Eslováquia, Antígua e Barbuda, França e Espanha.

Com o propósito de contribuir na formação de estudantes em jornalismo esportivo e, principalmente, tratar dos impactos provocados pelos megas eventos, identificar os legados e questões polêmicas, como desapropriação de imóveis, retirada desumana de moradores de rua etc. Nesse sentido, as Olimpíadas é o terceiro evento que o projeto vai atuar. Primeiro foi a Copa das Confederações, depois a Copa do Mundo e, agora, a Rio2016. Nos dois primeiros eventos o blog alcançou visitantes de 30 países.

“Nosso principal foco é o olhar crítico à sociedade, como as cidades se modificam e se comportam diante desses eventos de grande impacto. Então, nós faremos a cobertura de algumas modalidades esportivas mas o grupo vai estar atento a essas outras questões”, salienta Céres Santos.

O projeto Chuteira Fora de Foco é pioneiro no Estado da Bahia e, por isso, enfrenta dificuldades para conseguir patrocinadores. “Nós sempre viajamos apenas com poucos recursos da UNEB pois, como não é uma ação que se enquadra em Editais e, por isso não conseguimos captar recursos. Por outro lado por ser uma ação educativa e não resultar em uma grande visibilidade, a iniciativa privada também não se motiva em patrociná-lo”, lamenta a professora. Por conta dessa dificuldade a equipe está formada por, apenas, quatro estudantes: Danilo Borges, Esther Santana, Irenilda Silva e Jaislane Ribeiro. “Nas outras coberturas, chegamos a ter 12 estudantes”, comparou Céres Santos.

A professora ainda informou que por mais de um ano a equipe recebeu formação em jornalismo esportivo, redação e fotografia. “Cobrimos vários jogos de futebol e de outras modalidades esportivas em Juazeiro e Petrolina”, destacou ressaltando que o grupo está credenciado para atuar do Rio Media Center (RMC), uma central criada para atender jornalistas do Brasil e de todos os países que estão no Rio para a cobertura das Olimpíadas. No local, acontecem coletivas com atletas, treinadores, organizadores, representantes de seleções etc. “Uma experiência singular para os/as futuros/as jornalistas”, finaliza Céres Santos.

Chuteiras em Foco

Dois presidiários foram assassinados ao saírem do Conjunto Penal de Juazeiro para o “indulto do dia dos pais”

0

celta-tiros-juazeiro

Segundo informações, dois homens foram assassinados nesta manhã às margens da BR-407, próximo ao Conjunto Penal de Juazeiro-BA. O duplo homicídio teria acontecido após as vítimas deixarem a penitenciária para a ‘saidinha’ de Dia dos Pais.

As vítimas foram identificadas como Tiago de Jesus dos Santos, 19 anos, e Jefferson Martins da Silva Ferreira, 22 anos, ambos da cidade de Senhor do Bonfim-BA. Eles saíram na companhia de outro detento e estavam sendo aguardados por outros dois jovens em um veículo Chevrolet Celta quando foram atingidos por disparos de arma de fogo, realizados por homens que se estavam em uma moto.

Ainda de acordo com informações, outras duas pessoas ficaram feridas na ação, e foram socorridos por uma equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência.

A equipe do  Instituto Médico Legal removeu os corpos para necropsia que será realizada na sede do órgão em Juazeiro. O DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção às Pessoas iniciou as investigações para tentar descobrir a autoria dos crimes e a motivação.

Maria da Penha: falta de delegacias 24 horas prejudica aplicação da lei

0

A Lei Maria da Penha completou uma década sem que uma de suas principais metas fosse cumprida: a instalação de delegacias 24 horas para atendimento especializado e multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.

Os espaços são importantes principalmente diante do preconceito que as vítimas sofrem e da dificuldade de serem convencidas a prestar a queixa, de acordo com as participantes da 10º Jornada Maria da Penha, painel realizado hoje (11) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sob coordenação da ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia.

As delegacias existentes funcionam somente no horário comercial, de segunda a sexta. A primeira com atendimento em 24 horas passará a funcionar em São Paulo apenas no fim deste mês.

“Será que os homens combinaram com as autoridades que vão parar de agredir suas mulheres após as 18h e nos fins de semana?”, ironizou a delegada Martha Rocha, deputada estadual do Rio de Janeiro. Para ela, essa deficiência de infraestrutura prejudica a aplicação da lei. “Há um apelo pela política sem pensar na efetividade da política pública”, disse.

“A questão das delegacias não abrirem no final da semana é caótica, porque a maioria das agressões contra mulheres ocorrem no fim de semana, quando os maridos chegam em casa após o consumo de álcool”, disse a médica e especialista em comportamento humano Ana Beatriz Barbosa, que atende mulheres vítimas de violência na periferia de São Paulo.

Ampliação da rede

A subprocuradora-geral da República Ela Wiecko, que participou do consórcio de organizações sociais do qual partiu o anteprojeto que deu origem à Lei Maria da Penha, ressaltou que há deficiência não somente de delegacias com horário integral para mulheres, mas de toda uma rede multidisciplinar de acolhimento à vítima de violência doméstica.

“Precisamos avançar nessa rede de atendimento com o fortalecimento dessa porta de entrada, que não é somente a porta de entrada pelo sistema de segurança e Justiça”, disse a subprocuradora.

A instalação de delegacias 24 horas para atendimento a mulheres é uma atribuição dos governos estaduais, mas a secretária nacional para as Mulheres do Ministério da Justiça, Fátima Pelaes, que participou do painel do CNJ, disse que o governo se esforça para expandir a experiência que será inaugurada em São Paulo para o restante do país.

“Como vamos conseguir fazer com que essa mulher que sofre violência à noite e nos finais de semana tenha a quem recorrer, o que é um direito dela? Esse é um desafio que vamos ter que discutir e no qual precisamos avançar”, reconheceu.