Redação

33304 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Acordo de Paris sobre mudanças climáticas é aprovado no Senado e se torna lei

0

O plenário do Senado aprovou hoje (11) o projeto de decreto legislativo transformando em lei as regras estabelecidas no Acordo de Paris, assinado pelo Brasil e mais 194 países na capital francesa, no fim do ano passado. O acordo trata de medidas para reduzir as mudanças climáticas, tendo sido aprovado inicialmente, nesta manhã, na Comissão de Relações Exteriores da Casa. O projeto segue agora para promulgação, quando finalmente as regras terão força de lei em território brasileiro.

O pacto firmado pelas nações quer limitar as mudanças climáticas ao estabelecer metas para frear o aumento da temperatura no mundo. O tratado tem força de lei internacional, com obrigações e recomendações aos países signatários. Cada país deve ter sua própria meta para reduzir emissões poluentes. Para entrar em vigor, é necessário que ao menos 55 países, responsáveis por, no mínimo, 55% das emissões globais, ratifiquem o texto.

O acordo estabelece que um valor mínimo de US$ 100 bilhões anuais deverão ser transferidos de países chamados “desenvolvidos” aos mais pobres, até 2025, para custear ações de combate à poluição. Concluído em dezembro de 2015, o Acordo de Paris limita o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais, além de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C.

Para atingir o objetivo, o tratado estabelece metas individuais de cada país para a redução de emissões de gases de efeito estufa. No caso do Brasil, o objetivo é reduzir 37% até 2025 e 43% até 2030 as emissões. Segundo a ONU, o acordo substitui outras metas referentes à diminuição da emissão de gases do efeito estufa estipulada no Protocolo de Kyoto e deve ser revisto a cada cinco anos. Não há, no texto, previsão de quando as emissões precisam parar de subir, para que seja garantida a manutenção do aumento da temperatura entre 1,5ºC e 2ºC.

Reunião da ONU

O projeto foi aprovado a tempo de o Brasil se reunir com líderes mundiais em Nova Iorque, no dia 21 de setembro, para tratar do tema. O encontro, convocado pelo chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, visa a acelerar o processo para restringir as emissões de gases do efeito estufa.

Na reunião, as autoridades brasileiras deverão apresentar um detalhamento das metas do país para reduzir emissões de gases do efeito estufa a partir de 2020, quando começam a vigorar as normas do Acordo de Paris, em substituição às regras do Acordo de Kyoto.

Na agricultura, a meta brasileira é restaurar e reflorestar uma área de 12 milhões de hectares. Além disso, restaurar mais 15 milhões de áreas degradadas e aumentar em 5 milhões de hectares o sistema de integração lavoura pecuária e floresta.

Já no setor energético, o objetivo é aumentar a 18% o uso de biocombustíveis sustentáveis. O Brasil pretende atingir 45% de energias renováveis na matriz energética, sendo que desses 28% a 33% são de fonte não hídrica, incluída a energia eólica e a solar. O país ainda pretende ter ganhos de eficiência energética no setor em torno de 10%.

Agência Brasil

Fonte Nova teve venda irregular de ingressos e maior público de todos os jogos

0
001
A venda irregular de ingressos continua sendo a principal ocorrência nas imediações da Arena Fonte Nova, em Salvador, durante as partidas de futebol pela Olimpíada Rio 2016.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), a partida entre Brasil e Dinamarca, na quarta-feira (10), registrou o maior número de pessoas de todos os jogos da competição e não registrou situações graves ou de violência.
Doze ingressos foram apreendidos com quatro pessoas – já liberadas – que tentavam vender as entradas de forma ilegal, prática conhecida como “cambismo”. Além disso, três furtos foram registrados nas duas partidas de ontem.
Todas as operações são coordenadas e centralizadas no Centro de Operações e Inteligência da SSP e no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). Quase 4 mil agentes das polícias federal, militar e civil e do Corpo de Bombeiros fazem parte do esquema de segurança nos Jogos Olimpicos em Salvador.
Além disso, militares das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – dão suporte na segurança, na capital baiana, sobretudo nos deslocamentos das delegações competidoras, entre os hoteis e os locais de treinamento e jogos.
Na sexta-feira (12), a Arena Fonte Nova recebe mais uma partida pelos Jogos Olímpicos: Alemanha e China duelam pela medalha olímpica do futebol feminino, às 16h.
Bocão News

Bom desempenho do líder é tema de oficina na FIEPE, em Petrolina (PE)

0

1 (1)

 

Estratégias de liderança para alta performance, comportamento na empresa e desenvolvimento de habilidades individuais e em equipe foram algumas das temáticas que o professor de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Luiz de Paula  trouxe nesta quarta-feira (10) para gestores, coordenadores, supervisores, analistas e prestadores de serviços, na sede da Unidade Regional da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF/FIEPE), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE). A oficina teve como objetivo transmitir aos participantes os princípios de liderança, características e atitudes necessárias para o desenvolvimento do bom líder.

 

Grande parte dos executivos de empresas brasileiros afirma que, num contexto de crise e desemprego, é preciso que o líder conheça e saiba lidar com seus colaboradores para aumentar o desempenho. Sílvio Luiz de Paula (UFPE), disse que identificou na oficina uma preocupação dos gestores relacionada ao comportamento que devem ter com seus funcionários.  “Eles trouxeram questionamentos de como agir em determinadas situações, como fazer o colaborador se sentir valorizado e, ao mesmo tempo, produtivo para a empresa”, aponta o professor.

 

A necessidade de treinamento e oficinas sobre liderança de alta performance em Petrolina levou a URSF/FIEPE a realizar várias iniciativas nesse sentido. O gerente administrativo, Fábio Schineider, trabalha na área há 20 anos, quatro na mesma empresa. Ele participou da oficina de líderes em 2015 e volta este ano com a mesma expectativa. “É uma forma de evitar que eu entre numa roda viciosa, achando que não tenho mais o que aprender”, afirma. Schineider diz que a palestra de Sílvio de Paula é uma forma de sair da zona de conforto. “Busquei perguntar a mim mesmo se o que estou fazendo dá resultados ou se preciso mudar e, a partir disso, quero trazer pro meu insight novos estilos”.

 

A oficina começou às 8h e terminou às 17h. Além de Fábio Schineider, outros administradores lotaram o auditório da URSF e, como ele, tiraram dúvidas. Segundo o gerente regional da FIEPE, Ricardo Miranda, a Unidade Regional do Sertão do São Francisco deve promover outras ações até o final do ano. No dia 14 de setembro, a entidade realiza a oficina ‘Comunicação Empresarial e Oratória’ e em outubro (19), os empresários e trabalhadores de Petrolina podem participar da oficina ‘Marketing e Comunicação Digital’.

 

CLAS – Comunicação e Marketing

Programação de limpeza e iluminação da SESP nesta quinta-feira (11)

0

 

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos, informa o cronograma das equipes de limpeza e iluminação pública da cidade, nesta quinta-feira (11). A população também pode fazer solicitações, que serão incluídas dentro da programação. O contato com a SESP pode ser feito através do telefone: (74) 99198-3836.

 

Limpeza pública Serviço de Poda Iluminação pública
MUTIRÃO

·         Bairro:Coréia, Av. São João Bairro Jardim Florida

 

VARRIÇÃO DIÁRIA

·         Avenidas: Av. Adolfo Viana, Av. Flaviano Guimarães, Av. Santos Dumont, Raul Alves.

·         Travessa da Maravilha.Parque Lagoa de Calu e Orla Fluvial

·         Varrição: Tancredo Neves e entorno do SAMU, Residencial Juazeiro I e II (Itaberaba), Dom José Rodrigues, Piranga, Antonio Guilhermino.

·         ÁREA CENTRAL: das 07h00 as 12h00, das 14h00 as 17h00 e 17h00 as 22h00.

·         SERVIÇO VARRIÇÃO NOTURNA (11 agentes) – CENTRO (ORLA À OSCAR RIBEIRO) Segunda a sexta 17h00min as 22h00min e Sábado das 13h00min às 19h00min

 

CAMINHÃO VARREDOR

Irmã Dulce II.

 

 

 

 

 

 

·         Poda no Bairro São Geraldo

 

 

Atendimento

 

Itaberaba

 

Alto do Alencar

 

Jardim Florida

 

Dom Tomaz

 

Codevasf

ASCOM – PMJ

Desafios do fomento à Cultura foram discutidos no III Fórum de Conselhos Municipais

0

 

PawloCidade

Os desafios dos Conselhos Municipais de Cultura e como podem contribuir nos debates ligados às políticas de fomento estiveram no centro das discussões nesta terça-feira, 09, em Feira de Santana, no primeiro dia do III Fórum de Conselhos Municipais de Cultura. Capitaneado pelo Conselho Estadual de Cultura, o evento acontece até esta quarta-feira, 10, no Centro de Cultura Amélio Amorim, dentro da programação do III Encontro de Políticas e Gestão da Cultura, organizado pela Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA).

 

No primeiro dia, o Fórum foi marcado pela presença do pesquisador e gestor Carlos Paiva, que apresentou a palestra “Fomento à cultura no município: oportunidades e desafios”. Entre 2015 e maio de 2016, ele esteve à frente da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Paiva aproveitou sua participação para apresentar o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (ProCultura), proposta criada na gestão do ex-ministro Juca Ferreira e transformada em projeto de lei para substituir a Lei Rouanet.

 

A ideia é que o ProCultura seja integrado ao Sistema Nacional de Cultura, com a finalidade de mobilizar e aplicar recursos para apoiar projetos culturais que concretizem princípios estabelecidos na Constituição Federal. Paiva acredita que, na atualidade, o sistema de financiamento brasileiro não responde à complexidade da cultura. Além disso, os mecanismos de fomento não estimulam o empreendedorismo e faltam informações e estudos para viabilizar o acompanhamento crítico das ações desse setor.

 

“Minha avaliação é que a Lei Rouanet hoje não responde de maneira adequada. Houve uma mudança no Brasil e, por isso, ela é muito criticada. O ProCultura pretende substituir a Lei Rouanet preservando parte do que já existe, mas em outro patamar”, afirmou Paiva. Dentre os dados apresentados pelo pesquisador estão índices que mostram como, somente em 2015, 79,29% da captação pela Lei Rouanet esteve concentrada na região Sudeste.

 

DESAFIOS – Diante de conselheiros e conselheiras de diversos territórios de identidade cultura da Bahia, Paiva apresentou desafios municipais no âmbito do fomento à Cultura que devem ser inseridos nos debates em Conselhos Municipais de Cultura. O primeiro deles é a criação de sistemas de fomento específicos de cada cidade. “Cada município deve construir o próprio sistema de fomento, dialogando com as características e oportunidades do contexto local”, afirmou.

Outro passo importante é a criação do Fundo de Cultura no âmbito municipal, estratégia que traz estabilidade no fomento à cultura e pode ser integrada com o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e o Sistema Estadual de Cultura (SEC). Além disso, é crucial a existência de leis de incentivo municipal onde houver economia aquecida. “Quando uma empresa investe na ação cultural local, a economia melhora no próprio município”, completou Paiva.

CarlosPaiva

PALESTRA – Outra palestra no primeiro dia do III Fórum de Conselhos Municipais de Cultura foi a do conselheiro de cultura Pawlo Cidade. Intitulada “O papel do conselheiro municipal de cultura”, o debate trouxe reflexões a respeito do perfil de gestor que se espera e as funções e desafios de um Conselho de Cultura. “Os conselhos foram criados para ser braço do governo. Um órgão oficial de escuta, consulta, deliberação e, sobretudo, de fiscalização”, afirmou Cidade.

 

O conselheiro explicou que os Conselhos Municipais devem ser fortalecidos para discussões que mostrem a importância da sociedade civil nos debates ligados às ações do poder público, algo que vai desde políticas públicas até a organização de grandes eventos como São João e Carnaval. Isso porque, entre o papel dos conselheiros, estão aspectos como a defesa da coletividade, a luta pela transparência e a descentralização das atividades culturais e dos recursos públicos.

 

Cidade lembrou a importância de que todas as ações executadas pelo poder público, no âmbito da Cultura, passem pelo Conselho de Cultura. Ele apresentou dados da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA) que apontam a existência de apenas 152 Conselhos de Cultura entre os 417 municípios baianos, sendo que nem todos estão, de fato, em operação dentro do que se espera do órgão. No âmbito nacional, números da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic/IBGE) mostram que 38,6% das cidades no Brasil possuem conselhos.

“O gestor de cultura tem de entender que, ao ser parceiro do conselho, sua gestão terá mais visibilidade, transparência, legitimidade e, principalmente, governabilidade. Ou seja, será possível trabalhar e desenvolver a política pública, mas é preciso estar alinhado para que passe pelo conselho tudo que for executado”, finalizou.

ASCOM – Conselho Estadual de Cultura da Bahia 

 

Dr. Marcio Feitosa vai debater plano de governo com moradores do Alto da Maravilha

0

Marcio Feitosa - Reunião Comunidade

Em continuidade ao Projeto: “Juazeiro a cidade que queremos”, o médico otorrino da região e pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Dr, Marcio Feitosa (PRP) vai debater seu plano de governo com moradores do bairro Alto da Maravilha.

Será nesta sexta-feira (12/08), a partir das 20 horas, na Rua 06, número 55, na residência da senhora Davilma. Neste encontro, Dr. Marcio Feitosa convida os moradores daquela comunidade para tomar conhecimento de suas propostas e também a apresentar sugestões para a melhoria do bairro Alto da Maravilha e do município de Juazeiro como um todo.

Segundo Dr. Marcio Feitosa, o PRP está se propondo a construir um plano de governo com o conjunto da sociedade juazeirense, no intuito de aplicar políticas sérias, de valorização das pessoas e melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população.

 

Ascom Marcio Feitosa

Maior festival de artes da região terá três locais com apresentação neste final de semana, em Petrolina – PE

0

 

 

Aboio.Div. Danilo L. e Thalita R.

 

O maior Festival das Artes do Vale do São Francisco segue nesta sexta (12) e sábado (13) com shows e atividades culturais,em três regiões de Petrolina – PE: Orla, Centro e o bairro Rio Corrente.

 

Na sexta-feira, o Aldeia do Velho Chico apresenta aos espectadores do CEU das Águas, no Rio Corrente, os curtas-metragens produzidos por alunos nas oficinas de vídeos, às 16h. Às 18h, o espetáculo teatral ‘Aboio – Toada Ligeira pra Surubim’, do grupo Proscênio, entra em cena no Palco Bambuzinho (Centro), para contar a história da cidade pernambucana que surgiu de um boi.  Às 20h, o público do Teatro Dona Amélia (no Sesc Petrolina) assiste um ‘Recital’ com a psicanalista Viviane Mosé; e segue, às 21h, para o Palco Alternativo, onde poderá conferir a peça ‘Retratos de uma lembrança interrompida’, do grupo de teatro Bela Idade (Recife – PE), que narra a história de quatro personagens que foram militantes pela democracia durante o regime militar.

ViviMose

Já no sábado, o festival ocupa todos os espaços do Sesc Petrolina. Começando às 16h, com o Mercado Cultural (nos corredores da instituição), o ‘Aboio – Toada Ligeira pra Surubim’ (no Salão) e com a ‘Degustação Literária’ (na lateral do teatro), o Aldeia segue, às 17h, com a apresentação ‘Canta Criançada’, do Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS do bairro João de Deus.

 

O lançamento do livro ‘Entre Fadas e outros Bichos’, da escritora Thalynni Lavor, às 18h, na Biblioteca, e o monólogo ‘Camille Claudel’, interpretado pela cearense Ceronha Pontes, às 20h, no Teatro Dona Amélia, dão o tom do segundo sábado desta edição.

CLARISSA DUTRA 1

A partir das 21h, o Aldeia traz o espetáculo ‘Histórias Bordadas em Mim’, apresentado pela atriz Agrinez Melo (Recife – PE), no Palco Alternativo; às 22h, artistas da cidade que participaram de uma residência artística com o dramaturgo Sidnei  Cruz apresentam o resultado em uma performance, ‘Cabaré’, no Salão; e conclui com o Pop/Rock do grupo musical Temir Rock Band, que traz uma releitura de clássicos nacionais e internacionais, a partir das 23h, também no Salão do Sesc Petrolina.

Atriz Ceronha Pontes Peça Camille Claudel Teatro Glauce Rocha - Rio de Janeiro (RJ) Março de 2013 Foto de Marcio RM
Atriz Ceronha Pontes
Peça Camille Claudel
Teatro Glauce Rocha – Rio de Janeiro (RJ)
Março de 2013
Foto de Marcio RM

 

 

Uma grande Aldeia 

 

O Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico está na 12ª edição e traz para as duas cidades, até dia 20 de agosto, mais de 100 atrações, entre artistas locais e nacionais. O evento conta com apresentações de diversas linguagens como música, literatura, arte visual, teatro, dança e audiovisual. Este ano, o Aldeia deve mobilizar cerca de mil artistas, com uma expectativa de público de 70 mil pessoas.

 

Mais informações sobre a programação completa do festival podem ser obtidas pelos telefones (87) 3866-7450 ou (87) 3866-7474 e no site: www.sesc-pe.com.br.

CLAS – Comunicação e Marketing

PF comprova propina para senador Fernando Bezerra

0
Foto: Wilson Dias/ABr
Foto: Wilson Dias/ABr

A Polícia Federal comprovou a denúncia do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa de que o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) pediu a ele, entre 2010 e 2011, R$ 20 milhões de propina para a campanha à reeleição de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco. A acusação foi feita em depoimento de delação premiada do ex-executivo da petroleira. O inquérito acaba de ser concluído e já está com o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PF, “restou demonstrado que Bezerra participou ativa e substancialmente na solicitação de propina às empresas envolvidas e também se beneficiou de uma parte do montante ilícito.”

O senador foi ministro do governo Dilma Rousseff e é pai do atual ministro das Minas e Energia, Fernando Filho. Na época dos fatos investigados, era secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. A PF também o qualifica como “braço direito” de Eduardo Campos.

A denúncia, conforme o inquérito, “encontra-se devidamente demonstrada”. Os crimes apontados são: corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O valor milionário foi pago por empreiteiras em troca de esforços políticos para assegurar a obra de infraestrutura  na Refinaria Abreu e Lima e incentivos tributários, “o que de fato veio a ocorrer”. O empreendimento foi contratado pela diretoria da Petrobrás comandada por Paulo Roberto Costa.

O dinheiro da corrupção chegou ao destino final por várias formas: doações eleitorais “oficiosas”, contratos fraudulentos ou superfaturados firmados com empresas de fachada e, até mesmo, pagamentos em espécie.

A PF também comprovou que o esquema beneficiou o ex-governador de Pernambuco, morto num acidente aéreo em 2014. Por essa razão, o processo com relação a ele será extinto.

OUTRO LADO 

“A defesa do senador Fernando Bezerra Coelho, na pessoa de seu advogado, André Luís Callegari, esclarece, inicialmente, que não teve acesso a qualquer informação sobre a suposta conclusão do inquérito 4005-STF.

A defesa deixa claro que, passado mais de um ano do início das investigações, o procedimento segue sem qualquer prova sobre a participação do senador em qualquer atividade ilícita, e continua calcado tão-somente nas informações conflitantes fornecidas por delatores, declarações estas que não vem com sequer um documento comprobatório.

De se ressaltar que, segundo posição do Supremo Tribunal Federal, em precedente do próprio Ministro Teori Zavascki, “depoimentos colhidos em colaboração premiada não é por si só meio de prova”. Como sobredito, no presente Inquérito, não existem quaisquer elementos que corroborem as delações constantes nos autos.

Por fim, frisa a defesa que o senador não participou da coordenação das campanhas de 2010 e 2014 de Eduardo Campos”.

ESTADÃO

Quase 12 mil mulheres já foram agredidas este ano na Bahia

0
Um levantamento feito pelo Bocão News atestou que, de janeiro a junho deste ano, quase 12 mil mulheres foram agredidas na Bahia. Mesmo com a Lei Maria da Penha que completa 10 anos neste mês de agosto e visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, o número ainda é alto.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), 11.974 mulheres foram agredidas neste semestre. Entre as agressões estão: ameaça liderando o ranking com 7.123 denúncias registradas, em segundo, lesão corporal dolosa com 4.746 casos, logo em seguida, 41 tentativas de homicídio e 35 denúncias de estupro.
Além desses números, nos seis primeiros meses deste ano, 29 mulheres já foram mortas classificadas por homicídio doloso, quando o agressor tem a intenção de matar. Este último, teve um aumento de 26,9% em relação ao mesmo período de 2015.
A delegada titular da Delegacia Especial de Atenção à Mulher (Deam), Elenecy Nascimento, numerou as cinco principais denúncias feitas relacionadas à agressão contra a mulher: ameaça, seguida de lesão corporal, além de injúria, calúnia e difamação, respectivamente.
Bocão News