Redação

33339 POSTS 20 COMENTÁRIOS

IPJ antecipa pagamento de aposentados e pensionistas e injeta mais de R$ 4,4 milhões na economia de Juazeiro

0

O Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) realizou a antecipação do pagamento dos benefícios previdenciários referentes ao mês, garantindo que os valores já estejam disponíveis nesta sexta-feira (19) nas contas dos mais de 1.140 aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto.

Ao todo, foram creditados R$ 4.484.900,92, montante que, além de assegurar tranquilidade financeira aos beneficiários, representa uma importante injeção de recursos na economia local, fortalecendo o comércio, os serviços e a circulação de renda no município.

A antecipação do pagamento é resultado de um trabalho pautado no planejamento, na organização administrativa e na responsabilidade com a gestão dos recursos previdenciários, garantindo que os direitos dos segurados sejam respeitados e que os beneficiários possam contar com seus proventos de forma segura e pontual.

Para o diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone Lima, a medida demonstra o compromisso da gestão com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público municipal. “A antecipação dos pagamentos é fruto de uma gestão responsável, comprometida com o equilíbrio financeiro e com o respeito aos nossos aposentados e pensionistas. Trabalhamos com planejamento e organização para garantir que cada beneficiário receba seus proventos com segurança e tranquilidade. Além disso, esses recursos movimentam a economia de Juazeiro, beneficiando toda a cidade”, destacou o gestor.

O IPJ segue fortalecendo sua política de valorização dos segurados e reafirma seu compromisso com a eficiência administrativa, a transparência e a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social de Juazeiro.

Ascom

Juazeiro, Aqui Tem Forró chega ao Quidé neste sábado (20) com muito arrasta-pé e tradição junina

0

O clima junino continua tomando conta de Juazeiro. Neste sábado (20), o bairro Quidé recebe mais uma edição do “Juazeiro, Aqui Tem Forró”, programação promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), que celebra as tradições nordestinas e leva música, cultura e lazer para diferentes comunidades do município.

A festa promete reunir moradores e visitantes em uma noite marcada pelo autêntico forró e pela valorização da cultura popular. A programação começa às 19h com Raimundinho do Acordeon, seguido por Edinho & Juju, às 20h. Na sequência, o público poderá curtir o show de Na Pegada do GB, às 22h, e encerrar a noite ao som de Gervilson Duarte, à meia-noite.

O “Juazeiro, Aqui Tem Forró” integra a programação junina do município, que segue levando os festejos da sede ao interior, fortalecendo as tradições culturais e proporcionando momentos de confraternização para a população.

A programação faz parte do calendário do São João de Juazeiro, que acontece até o mês de julho, reunindo atrações musicais e manifestações culturais em bairros, comunidades e distritos do município.

Ascom

Uva do Vale do São Francisco amplia espaço na Europa com tarifa zero na exportação

0

As exportações de uvas frescas brasileiras para a União Europeia ganharam novo impulso com a entrada em vigor, em 1º de maio, do acordo provisório entre o Mercosul e o bloco europeu. A medida zerou as tarifas de importação que incidiam sobre a fruta, anteriormente entre 8% e 15%, ampliando a competitividade do produto nacional no mercado internacional.

O principal beneficiado é o Vale do São Francisco, localizado na divisa entre Bahia e Pernambuco, responsável pela maior parte das exportações brasileiras de uva. As primeiras cargas embarcadas com isenção tarifária partiram para Europa ainda em maio, abrindo uma nova fase para o setor frutícola da região.

De acordo com o Ministério da Agricultura, este é apenas o primeiro de uma série de embarques programados para os próximos meses. Além da uva, outras frutas produzidas no Brasil, como manga, limão, abacate e melão, também serão beneficiadas pela tarifa zero.

Na Bahia, o município de Juazeiro está entre os maiores beneficiados pela mudança. A cidade é atualmente a terceira maior produtora de uva do país e integra o polo de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade de sua produção.

Os números refletem a força da atividade na região. Segundo dados do IBGE, a área cultivada com uvas no Vale do São Francisco passou de 9 mil hectares em 2014 para 18 mil hectares em 2024, representando um crescimento de 100% em uma década. Juazeiro está entre os municípios de maior destaque com 1,98 mil hectares cultivados.

A produção também segue em expansão. Em 2024, o Brasil colheu cerca de 1,13 milhão de toneladas de uva, sendo que aproximadamente 77% desse volume teve origem na Região Nordeste. O desempenho regional é impulsionado pelos elevados índices de produtividade. Enquanto a média nacional é de 31 toneladas por hectare, o Nordeste alcança 46,2 toneladas por hectare.

Pernambuco lidera o ranking nacional de produtividade, com média de 50 toneladas por hectare, seguido pela Bahia, que registra 32 toneladas por hectare, segundo dados do IBGE divulgados em 2025.

Com a abertura do mercado europeu em condições mais competitivas, a expectativa do setor é de aumento no número de embarques, expansão das vendas e fortalecimento da economia regional. Produtores e exportadores apostam que a tarifa zero consolidará ainda mais a posição do Vale do São Francisco como referência internacional na produção e exportação de frutas frescas.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro inicia intervenções na Orla Nova para melhorias urbanísticas e preparação do Juá Literária

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou na última terça-feira (16) os serviços de demolição e remoção do talude onde está localizado o letreiro turístico com o nome de Juazeiro, na Orla Nova.

A intervenção faz parte das ações de preparação da área e integração do espaço ao Festival Juá Literária 2026, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de julho, ocupando toda a Orla Nova e conectando o percurso até a Casa do Artesão.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos até o dia 22 de junho. A ação tem como objetivo reorganizar o espaço, garantindo melhores condições de circulação, acessibilidade e segurança para moradores e visitantes, além de preparar a área para as futuras etapas de requalificação.

Com a remoção da estrutura existente, será possível realizar a limpeza e a preparação do terreno, permitindo que as próximas intervenções ocorram com mais agilidade e eficiência, contribuindo para a valorização de um dos principais espaços públicos e turísticos de Juazeiro. O letreiro será recolocado após a conclusão da obra da Travessia Urbana e mediante avaliação da melhor localização pela equipe técnica.

A ação está alinhada ao programa de requalificação urbana da gestão municipal, o Programa Juazeiro Avança (PROJUÁ), que busca melhorar a infraestrutura, a acessibilidade e o uso dos espaços públicos pela população.

Ascom

Alunos da UNEB, em Juazeiro, relatam desgaste psicológico e medo após intimações de estudantes e professores

0

Estudantes de Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar que estão vivendo um clima de insegurança, medo e desgaste psicológico após colegas e professores terem sido intimados pela Polícia Civil após o registro de um Boletim de Ocorrência por uma docente. Conforme os relatos, toda a situação teve início durante uma reunião realizada pelo Centro Acadêmico do curso.

“No fim do mês de maio, ocorreu uma reunião solicitada pela representação estudantil para debater questões e propor melhorias para o curso. O ambiente estava 100% ocupado pelos alunos e se tornou um espaço de escuta e fala. Durante esse momento, foram citadas algumas situações de descontentamento em sala de aula envolvendo alguns professores, além de sugestões de melhorias para as aulas, para o curso e para os conteúdos ensinados aos estudantes. Também entre as pautas estava a convocação de uma professora para atuar no curso. A gente recebeu informações de que inicialmente seriam chamados outros docentes, mas no documento encaminhado à Reitoria constava apenas o nome dela. Isso gerou questionamentos entre nós. Conversamos sobre isso, expusemos situações que vivemos e tentamos entender melhor o processo para ter mais transparência”, contam os estudantes.

No entanto, ainda segundo os relatos, cerca de uma semana após a reunião, dois estudantes que participaram do encontro foram surpreendidos com intimações para comparecer à Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro.

“Dois alunos que estavam presentes na reunião receberam uma intimação da Polícia Civil para serem ouvidos, pois estavam sendo acusados de calúnia envolvendo o nome dessa professora, sem que quaisquer provas fossem apresentadas. Os alunos tiveram que se deslocar até a delegacia e permanecer cerca de duas horas no local aguardando para serem ouvidos, até que um dos delegados informou que isso não aconteceria, pois a professora responsável pela intimação apenas havia citado os nomes deles, mas não os havia acusado formalmente de nada”, relatam

A situação, segundo os estudantes, causou grande repercussão dentro da universidade.

“Essa situação gerou um enorme constrangimento, causando desconforto ao chegarem à universidade, fazendo com que os alunos pensassem até mesmo em trancar o curso e afetando significativamente o psicológico deles. Hoje, a gente chega na universidade se perguntando até que ponto pode falar sem sofrer consequências. Teve aluno do Centro Acadêmico que foi aconselhado pela própria família a deixar a representação estudantil por medo da situação. A gente está exausto emocionalmente”, acrescentam.

O clima de apreensão se intensificou após novos episódios registrados nesta semana.

“Na quarta-feira (17), uma viatura da Polícia Civil retirou um professor de dentro da sala de aula para entregar uma intimação, alegando a mesma situação e envolvendo a mesma professora, tudo isso na frente de todos os seus alunos, gerando uma situação vexatória. Outro professor recebeu a intimação na portaria do seu condomínio, o que também gerou constrangimento. O que mais assusta é não saber até onde isso pode ir. Os professores estão com medo. Os estudantes também. A gente fica pensando quem será a próxima pessoa intimada. Não sabemos se aquela reunião foi gravada, se alguém repassou informações ou até onde isso pode chegar. A sensação é de que estamos sendo coagidos por exercer nosso direito de questionar e participar das discussões sobre o curso”, afirmam.

Os estudantes afirmam ainda que a direção da universidade foi comunicada sobre o caso e tentou promover uma reunião para esclarecimentos, mas não houve avanço.

“A universidade foi notificada e tentou marcar uma reunião com a professora, mas ela respondeu que não participaria se a reunião tivesse caráter de intimação. Desde então, nada foi feito internamente”, disseram.

Os estudantes cobram um posicionamento da Reitoria da UNEB.

“Fazemos um apelo ao corpo estudantil, pois isso afeta todo o movimento e não apenas os alunos, à Reitoria da UNEB e à representação estudantil, que também está assustada com toda essa situação. É necessário que medidas sejam tomadas para garantir que a universidade continue sendo um espaço seguro de diálogo, escuta e construção coletiva, sem que estudantes e professores se sintam intimidados ao exercerem seu direito à fala”, finalizam.

Encaminhamos os relatos dos estudantes para da Reitoria da UNEB e para Polícia Civil da Bahia em busca de esclarecimentos sobre o caso.

Redação PNB

Ex-vereador de Juazeiro está entre os presos da Operação Strike deflagrada pela Polícia Civil

0

O ex-vereador de Juazeiro, na região Norte da Bahia, Genivaldo Medrado, está entre os presos da Operação Strike deflagrada nessa quinta-feira (18) pela Polícia Civil. A ação faz parte de uma investigação que busca desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes financeiros.

Conforme informações apuradas pelo Portal Preto no Branco, foi expedido um mandado de prisão temporária contra o ex-vereador, que já está no Conjunto Penal de Juazeiro. Ele foi o único preso no município durante a operação.

Operação Strike

De acordo com a Polícia Civil, outros mandados foram cumpridos em Petrolina, Capim Grosso, Jaguarari, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Salvador e Aracajú, resultando na prisão de nove pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas, homicídios, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
De acordo com as investigações conduzidas pela 1ª Delegacia Territorial de Jacobina e pela 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina), o grupo criminoso atuava principalmente na região de Jacobina e utilizava uma instituição financeira registrada no município para movimentar recursos provenientes de atividades ilícitas. Cerca de 30 pessoas são alvo das investigações.

Por determinação judicial, foram bloqueados valores em contas bancárias e sequestrados bens móveis e imóveis avaliados em aproximadamente R$ 10 milhões.

As apurações também contribuíram para esclarecer dois homicídios: o de Cezar Nativo de Oliveira Neto, ocorrido em março de 2025, na cidade de Ubatuba, em São Paulo, e o de Mariane Jesus da Cruz, de 35 anos, assassinada em 2 de agosto de 2025, no bairro Mundo Novo, em Jacobina.

Durante a operação, os policiais cumpriram 33 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de sete pistolas, sete automóveis, uma motocicleta, porções de maconha, aparelhos celulares e outros objetos.

A Operação Strike mobilizou cerca de 120 policiais civis, contando com o apoio de diversas unidades especializadas e coordenadorias regionais, entre elas a 17ª Coorpin de Juazeiro, a Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte), o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), a Coordenação de Recursos Especiais (Core/PCBA), além de equipes da Polícia Civil de Pernambuco e do Núcleo de Inteligência da 16ª Coorpin.

Redação PNB

Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22

0

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quarta-feira (17), a ampliação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 até a segunda-feira (22). Antes do anúncio oficial, a data final de pagamento seria nesta quarta-feira.

A retificação do edital do Enem já está publicada no Diário Oficial da União.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Meios de pagamento
O pagamento da taxa de inscrição do exame pode ser feito pelos candidatos não isentos em qualquer banco, casa lotérica ou por meio de aplicativos bancários.

Não serão aceitos pagamentos de inscrições por meio de depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.

As opções de pagamento da GRU Cobrança são o Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dentre outros e pode variar de acordo com a instituição financeira do pagador.

Nos casos de Pix, a GRU Cobrança traz o QR Code para o participante quitar a taxa de inscrição.

Somente a quitação da taxa é o que garante a participação dos candidatos não isentos no exame nacional.

Sem devolução de valor
O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, se realizado em duplicidade ou se for diferente de R$ 85.

Assim como não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem.

O edital público do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Isentos do Enem
No Enem 2026, o Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis e, por isso, não será gerada GRU Cobrança para pagamento.

· alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;

· alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;

· estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).

· pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);

· participantes que informaram na inscrição que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico.

Cronograma do Enem 2026
· novo prazo para pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 22 de junho;

· resposta à solicitação de atendimento especializado: 26 de junho;

· recurso à negativa de atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;

· resultado do recurso: 10 de julho;

· aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Agência Brasil

Projua transforma o Itaberaba: Prefeitura de Juazeiro entrega novas ruas e garante 100% de pavimentação no bairro mais antigo da cidade

0

Após décadas de espera da comunidade, o Itaberaba viverá um marco histórico com todas as suas ruas pavimentadas. Além da entrega de duas vias, a gestão Andrei Gonçalves autorizou obras em mais 20 ruas, consolidando a universalização da infraestrutura viária no bairro por meio do Programa Juazeiro Avança
O bairro Itaberaba vive um novo momento em sua história. Com mais qualidade de vida, mobilidade urbana, valorização imobiliária e o fim dos transtornos causados pela poeira e pela lama, os moradores celebraram nesta semana a entrega de duas ruas pavimentadas e a autorização para a execução de mais 20 vias, garantindo que 100% das ruas do bairro sejam pavimentadas.A Prefeitura de Juazeiro, por meio do Programa Juazeiro Avança (Projua) e da Secretaria de Obras Estruturantes (Soest), inaugurou as obras de pavimentação da Rua Secretário Herbert Mouze – Travessa 1 e Rua Secretário Herbert Mouze – Travessa 2. Na mesma solenidade, foi assinada a Ordem de Serviço para a pavimentação de mais 20 ruas no bairro, em um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões.
“Estamos vivendo um momento histórico para Juazeiro. O Itaberaba, que é o bairro mais antigo da nossa cidade, finalmente caminha para ter 100% das suas ruas pavimentadas. É uma conquista construída com muito trabalho, compromisso e respeito pela população, que esperou por décadas por essa transformação. Hoje, estamos devolvendo dignidade aos moradores e escrevendo um novo capítulo na história do bairro”, destacou o prefeito Andrei Gonçalves.

As obras serão executadas com pavimento em concreto usinado sextavado, uma tecnologia moderna que proporciona maior durabilidade, resistência e eficiência, contribuindo para a melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população.

Para os moradores, a transformação representa a realização de uma antiga reivindicação da comunidade. Francisco Antônio da Silva destacou a importância da obra para o bairro. “Essa é uma conquista muito importante para todos nós. Era uma obra aguardada há muitos anos pela comunidade e hoje vemos esse sonho se tornando realidade. É uma mudança que beneficia todas as famílias do Itaberaba”, afirmou.

O morador Auristone Silva ressaltou os avanços proporcionados pela pavimentação. “A mobilidade melhora muito para quem mora aqui. Além disso, a infraestrutura do bairro dá um salto de qualidade. Agora sentimos que o poder público está presente, atendendo uma demanda que era necessária para toda a comunidade”, destacou.

O secretário de Obras Estruturantes, Bismarck Cavalcanti, enfatizou o impacto do Projua na transformação da cidade. “O Projua segue avançando e levando infraestrutura para todos os cantos de Juazeiro. O Itaberaba está vivendo uma transformação definitiva. Estamos garantindo pavimentação, mobilidade, segurança e mais dignidade para os moradores. É um investimento que melhora a vida das pessoas e fortalece o desenvolvimento do bairro”, afirmou.

A solenidade contou com a participação de moradores, lideranças comunitárias e políticas, além do vice-prefeito Tiano Félix, secretários municipais e vereadores, que acompanharam mais uma importante etapa do Projua, programa que segue impulsionando o desenvolvimento urbano de Juazeiro e transformando a realidade dos bairros do município.

Ascom

Sesau encerra vacinação contra influenza para o público em geral e reforça atendimento aos grupos prioritários em Juazeiro

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) concluiu, nesta quarta-feira (17), as ações itinerantes de vacinação contra a influenza voltadas ao público em geral, com atividades realizadas em diferentes pontos da cidade, aplicando mais de 250 doses do imunizante, ampliando a proteção da população contra a doença.

As estratégias itinerantes incluíram o Giro Zé Gotinha, ações em locais de grande circulação de pessoas e o Corujão da Vacinação, facilitando o acesso ao imunizante e contribuindo para o fortalecimento da cobertura vacinal no município.

A Sesau destaca que, conforme orientação do Ministério da Saúde, a partir desta quinta-feira (18), a vacina contra a influenza volta a ser destinada exclusivamente aos grupos prioritários.

Fazem parte do público prioritário: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

A vacinação segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para os grupos contemplados. A Sesau reforça a importância da imunização como uma das principais formas de prevenção contra complicações, internações e óbitos causados pela influenza.

Ascom