Redação

33337 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Confira a programação do Brasil para o jogo contra a Escócia nesta semana

0

A Seleção Brasileira já está de volta a Morristown, em Nova Jersey, onde inicia a preparação para o último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Na quarta-feira (24), o Brasil enfrenta a Escócia, às 19h, pelo horário de Brasília, no Hard Rock Stadium, em Miami.

Após vencer o Haiti, na Filadélfia, a equipe comandada por Carlo Ancelotti assumiu a liderança do Grupo C e depende apenas de um empate para avançar às oitavas de final.

Em caso de vitória, o Brasil precisará observar o saldo de gols em relação a Marrocos, caso os marroquinos também vençam, para definir a liderança da chave. Qualquer resultado que não seja vitória de Marrocos também favorece a Seleção na briga pelo primeiro lugar.

De acordo com informações de Leonardo Baran, correspondente do Bahia Notícias nos Estados Unidos, o tempo fechou em Nova Jersey, e o Brasil pode treinar sob chuva nesta segunda-feira (22). A atividade está marcada para as 11h, no CT de Columbia Park.

Mais tarde, às 14h30, o atacante Gabriel Martinelli concederá entrevista coletiva no hotel The Ridge, onde a delegação brasileira está hospedada.

A programação da Seleção continua na terça-feira (23), com treino às 9h30, também no CT de Columbia Park. Depois da atividade, a delegação embarca para Miami. Já na cidade do jogo, Carlo Ancelotti concederá entrevista coletiva às 19h15, no Hard Rock Stadium, ao lado de um jogador ainda não definido pela CBF.

Bahia Notícias

Trabalhadores da limpeza de Petrolina também aderem à greve nacional e vão às ruas cobrando aprovação do PL dos Garis e Margaridas

0

Trabalhadores da limpeza urbana de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, também aderiram à greve nacional da categoria nesta segunda-feira (22) e realizaram uma manifestação pelas ruas do centro da cidade e em frente a Prefeitura Municipal.

Carregando uma faixa, os profissionais cobraram a aprovação do PL nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, reivindicando direitos e valorização profissional.

A mobilização faz parte de um movimento nacional que pressiona o Senado Federal a colocar em votação a proposta, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Entre os principais pontos do projeto estão a criação de um piso salarial nacional de R$ 3.036, o reconhecimento da atividade como essencial, a concessão de aposentadoria especial e o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo.

Redação PNB

Juazeiro, Aqui Tem Forró chega à zona rural nesta terça-feira (23) e leva tradição junina a Juremal

0

O clima do São João segue percorrendo Juazeiro e, nesta terça-feira (23), será a vez de Juremal receber o “Juazeiro, Aqui Tem Forró”. O distrito será o primeiro da zona rural a sediar a programação junina promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), que celebra as tradições nordestinas e leva música, cultura e lazer para diferentes comunidades do município.

A festa promete reunir moradores da comunidade e visitantes em uma noite marcada pelo autêntico forró e pela valorização da cultura popular. A programação contará com apresentações de Sérgio do Forró, Skema 2 e Trio Granah, garantindo muito arrasta-pé e animação para o público.

O “Juazeiro, Aqui Tem Forró” integra a programação junina do município, que segue levando os festejos da sede ao interior, fortalecendo as tradições culturais e proporcionando momentos de confraternização para a população.

A passagem da festa por Juremal reforça a proposta de descentralização dos festejos juninos, levando a celebração para diferentes localidades e valorizando as comunidades da zona rural, que mantêm viva a tradição do São João nordestino.

A programação faz parte do calendário do São João de Juazeiro, que acontece até o mês de julho, reunindo atrações musicais e manifestações culturais em bairros, comunidades e distritos do município.

Ascom

Argentina, França e Noruega entram em campo nesta segunda-feira (22)

0

A nova semana da Copa do Mundo 2026 contará com a segunda rodada dos grupos J e I, reunindo seleções como Argentina e França, finalistas da última edição do torneio.

Os argentinos podem fazer história caso Messi marque mais um gol contra a Áustria e se torne isoladamente o maior artilheiro da história das Copas. No outro jogo do grupo, Jordânia e Argélia se enfrentam em busca de recuperação.

Pelo grupo I, a França tenta confirmar mais três pontos diante do Iraque, enquanto a Noruega busca manter o 100% de aproveitamento contra o Senegal.

Confira os jogos desta segunda-feira (22) pela Copa do Mundo 2026:

14h – Argentina x Áustria (Grupo J): TV Globo, SBT, SporTV, N Sports, Cazé TV e Globoplay

18h – França x Iraque (Grupo I): Cazé TV

21h – Noruega x Senegal (Grupo I): TV Globo, SporTV, Cazé TV e Globoplay

0h – Jordânia x Argélia (Grupo J): TV Globo, SporTV, Cazé TV e Globoplay

Bahia BA

TSE manda PL excluir vídeo em que deputado associa PT a facções criminosas sem provas

0

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro André Mendonça, determinou que o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara, remova de suas redes sociais um vídeo no qual sugere, sem apresentar evidências, que o Partido dos Trabalhadores (PT) recebe financiamento de facções criminosas. A decisão liminar, proferida na sexta-feira (19), atendeu a uma representação da federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PV e PCdoB.

Na publicação, o parlamentar afirma que não é verdade que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vá “mandar bombas e mísseis” para comunidades em razão da classificação do Comando Vermelho (CV) e do Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas, medida anunciada recentemente pelo governo americano.

Segundo o deputado, essa informação estaria sendo divulgada por “presidentes de ONGs”. Em seguida, ele declara que os EUA vão investigar os recursos dessas facções e que “há grandes suspeitas” de que esses valores financiem campanhas do PT.

Na liminar, Mendonça destacou que a liberdade de expressão é um pilar da democracia, mas não ampara a divulgação de “fatos inverídicos, descontextualizados ou sem lastro mínimo”. O ministro afirmou que “a liberdade de expressão não protege, em princípio, a imputação de fato ilícito grave” e ressaltou que “o que se veda, neste momento, não é a discussão pública sobre tais temas, mas a manutenção de conteúdo específico que, em contexto eleitoral, atribui a partido político a suspeita de financiamento por facções criminosas sem indicar base mínima de verificação”.

Segundo o magistrado, a imputação de acusação grave sem comprovação mínima tem potencial para comprometer a integridade do debate eleitoral e induzir o eleitorado a erro. A decisão estabeleceu prazo de 24 horas para a exclusão da postagem, sob pena de multa diária. Até as 19h de domingo (21), o vídeo ainda permanecia no perfil do deputado no Instagram.

AÇÕES NO TSE

De acordo com a Folha de S. Paulo, a ação movida pela federação é mais uma entre as mais de 60 representações protocoladas pela campanha do presidente Lula no TSE, a maioria delas por propaganda eleitoral antecipada.

Desse total, 18 ações são direcionadas contra a campanha do deputado Flávio Bolsonaro (PL-RJ), mas também há pedidos contra o presidenciável Romeu Zema (Novo-MG) e outros pré-candidatos bolsonaristas, com destaque para o uso de inteligência artificial em vídeos publicados por adversários.


DEPUTADO ALVO DE OPERAÇÃO

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na sexta-feira (19) contra os deputados federais Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, ambos do Partido Liberal (PL), na Operação Galho Fraco. O alvo da investigação é um suposto esquema de desvio de recursos públicos provenientes de cotas parlamentares.

Durante as diligências, os agentes apreenderam aproximadamente R$ 400 mil em espécie em um endereço vinculado a Sóstenes, em Brasília. De acordo com os investigadores, o dinheiro estava armazenado dentro de um saco preto, guardado em um armário.

Bahia Notícias

Prefeitura de Juazeiro inicia formação sobre assédio moral para fortalecer ambiente de trabalho

0

A Prefeitura de Juazeiro iniciou, nesta sexta-feira (19), uma série de qualificação voltadas a servidores que ocupam cargos de gestão. A ação é promovida pela Secretaria de Administração (Sead), por meio da Escola de Gestão Pública (Egesp), e reúne gestores públicos, assessores especiais, coordenadores-gerais e executivos.

A iniciativa busca ampliar o debate sobre o assédio moral no ambiente de trabalho, reforçando valores como respeito, ética e convivência harmoniosa entre os servidores. A proposta é contribuir para relações profissionais mais saudáveis e produtivas dentro da administração municipal.

A programação contou com a participação da advogada Cecília Rodrigues, especialista na área, que abordou aspectos jurídicos relacionados ao tema. Segundo ela, discutir o assédio moral é fundamental para garantir a dignidade dos servidores. “O debate ajuda a conscientizar os servidores sobre o que caracteriza o assédio moral e a prevenir sua ocorrência nas relações de trabalho”, destacou.

O sociólogo Gilberto Santana também participou da capacitação e falou sobre os impactos das relações interpessoais no ambiente profissional. Durante a palestra, ele ressaltou a importância da construção de espaços de trabalho mais respeitosos e colaborativos. “O assédio moral surge em ambientes marcados por relações desequilibradas. O objetivo é mostrar caminhos para relações mais saudáveis, respeitando as diferenças e valorizando as pessoas”, afirmou.

Entre os participantes, a avaliação foi positiva. O servidor municipal Marcos Passos, Diretor Operacional da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro (AMTT), destacou a importância da qualificação para o fortalecimento das relações profissionais.“Essas capacitações contribuem para o crescimento profissional e ajudam a melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho, refletindo também na qualidade do serviço prestado à população”, disse.

A capacitação integra as ações da gestão municipal voltadas à valorização dos servidores. Para a secretária de Administração, Ana Angélica, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a melhoria contínua do ambiente de trabalho. “A capacitação dos nossos profissionais fortalece uma cultura organizacional baseada no respeito, na ética e na valorização das pessoas”, afirmou.

As atividades seguirão até 21 de agosto, conforme cronograma divulgado pela gestão. O público-alvo inclui ocupantes de cargos de coordenadorias geral e executiva, gestão pública, superintendências, diretorias, coordenações e supervisões.

Ascom

Moradora de Juazeiro denuncia agressão do ex-companheiro e relata medo após liberação do suspeito

0

Uma moradora de Juazeiro, no Norte da Bahia, procurou o Portal Preto no Branco para denunciar uma agressão sofrida pelo ex-companheiro e relatar a sensação de insegurança que enfrenta após a liberação do suspeito. Segundo a vítima, o homem foi preso após a agressão, mas deixou a prisão no dia seguinte, situação que tem causado revolta e preocupação.

“Eu fui agredida pelo meu marido, que hoje é meu ex. O que eu acho interessante é o descaso. Ele me deu um soco no rosto, foi preso no sábado (13) e no domingo (14) já estava solto. Hoje ele está trabalhando em um hotel normalmente, frequentando bares, conversando com os amigos, como se nada tivesse acontecido”, desabafou.

A mulher contou que a agressão aconteceu após ela retornar do trabalho.

“Eu trabalho de segunda a segunda. Quando cheguei, ele começou a me xingar, falar palavrões e me difamar, dizendo que eu tinha muitos homens. Ele gosta de beber e bebe todos os dias. Nesse dia, ele mesmo disse que estava bebendo desde as 11h da manhã. Ele sempre me agredia verbalmente. Eu fazia de conta que não estava ouvindo, mas entendia que, mais cedo ou mais tarde, algo pior poderia acontecer. Eu imaginava que uma agressão física pudesse acontecer por causa da bebida”, relatou.

Apesar de reconhecer o atendimento recebido após o caso, a vítima questiona o que considera uma sensação de impunidade.

“Fui muito bem assistida pela DEAM, pelos policiais, pela ronda que tem me acompanhado. Passei pela assistente social, vou passar pela advogada e pelo psicólogo. Fui atendida na UPA. Não tenho do que reclamar do atendimento. Mas fica o sentimento de descaso quando a pessoa agride uma mulher, é presa e no outro dia está vivendo normalmente. Eu estou com medida protetiva, mas ele anda por todo lugar. A sensação que eu tenho é que ele está livre para entrar e sair onde quiser, enquanto eu fico com medo. Parece que o certo virou errado e o errado virou certo”, lamentou.

Mãe de uma criança pequena, ela diz que a situação tem afetado toda a família.

“Eu sou mãe, tenho uma filha pequena que mora comigo. Minha mãe é idosa, tem Alzheimer. A gente fica pensando: quer dizer que agora eu tenho que viver presa dentro da minha própria casa?”, questionou.

Por fim, ela disse esperar que sua história sirva de alerta para outras mulheres.

“O que ele fez comigo pode fazer com qualquer outra pessoa. Hoje eu estou machucada física e emocionalmente. Quero que as pessoas entendam que violência contra a mulher não pode ser tratada como algo normal”, concluiu.

O PNB está em contato com a DEAM em busca de informações sobre o caso.

Redação PNB

IPJ antecipa pagamento de aposentados e pensionistas e injeta mais de R$ 4,4 milhões na economia de Juazeiro

0

O Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) realizou a antecipação do pagamento dos benefícios previdenciários referentes ao mês, garantindo que os valores já estejam disponíveis nesta sexta-feira (19) nas contas dos mais de 1.140 aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto.

Ao todo, foram creditados R$ 4.484.900,92, montante que, além de assegurar tranquilidade financeira aos beneficiários, representa uma importante injeção de recursos na economia local, fortalecendo o comércio, os serviços e a circulação de renda no município.

A antecipação do pagamento é resultado de um trabalho pautado no planejamento, na organização administrativa e na responsabilidade com a gestão dos recursos previdenciários, garantindo que os direitos dos segurados sejam respeitados e que os beneficiários possam contar com seus proventos de forma segura e pontual.

Para o diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone Lima, a medida demonstra o compromisso da gestão com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público municipal. “A antecipação dos pagamentos é fruto de uma gestão responsável, comprometida com o equilíbrio financeiro e com o respeito aos nossos aposentados e pensionistas. Trabalhamos com planejamento e organização para garantir que cada beneficiário receba seus proventos com segurança e tranquilidade. Além disso, esses recursos movimentam a economia de Juazeiro, beneficiando toda a cidade”, destacou o gestor.

O IPJ segue fortalecendo sua política de valorização dos segurados e reafirma seu compromisso com a eficiência administrativa, a transparência e a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social de Juazeiro.

Ascom

Juazeiro, Aqui Tem Forró chega ao Quidé neste sábado (20) com muito arrasta-pé e tradição junina

0

O clima junino continua tomando conta de Juazeiro. Neste sábado (20), o bairro Quidé recebe mais uma edição do “Juazeiro, Aqui Tem Forró”, programação promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), que celebra as tradições nordestinas e leva música, cultura e lazer para diferentes comunidades do município.

A festa promete reunir moradores e visitantes em uma noite marcada pelo autêntico forró e pela valorização da cultura popular. A programação começa às 19h com Raimundinho do Acordeon, seguido por Edinho & Juju, às 20h. Na sequência, o público poderá curtir o show de Na Pegada do GB, às 22h, e encerrar a noite ao som de Gervilson Duarte, à meia-noite.

O “Juazeiro, Aqui Tem Forró” integra a programação junina do município, que segue levando os festejos da sede ao interior, fortalecendo as tradições culturais e proporcionando momentos de confraternização para a população.

A programação faz parte do calendário do São João de Juazeiro, que acontece até o mês de julho, reunindo atrações musicais e manifestações culturais em bairros, comunidades e distritos do município.

Ascom