Redação

33339 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Operação da Polícia Civil tem desdobramentos em Juazeiro, Petrolina e outras cidades e prende nove suspeitos ligados a facção

0

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na manhã desta quinta-feira (18) cumpriu mandados em Juazeiro, Petrolina e outros municípios da Bahia, Pernambuco e Sergipe, resultando na prisão de nove pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas, homicídios, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Batizada de Operação Strike, a ação foi realizada simultaneamente nas cidades baianas de Jacobina, Capim Grosso, Juazeiro, Jaguarari, Serrinha, Riachão do Jacuípe e Salvador, além de Petrolina, em Pernambuco, e Aracaju, em Sergipe.

De acordo com as investigações conduzidas pela 1ª Delegacia Territorial de Jacobina e pela 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina), o grupo criminoso atuava principalmente na região de Jacobina e utilizava uma instituição financeira registrada no município para movimentar recursos provenientes de atividades ilícitas. Cerca de 30 pessoas são alvo das investigações.

Por determinação judicial, foram bloqueados valores em contas bancárias e sequestrados bens móveis e imóveis avaliados em aproximadamente R$ 10 milhões.

As apurações também contribuíram para esclarecer dois homicídios: o de Cezar Nativo de Oliveira Neto, ocorrido em março de 2025, na cidade de Ubatuba, em São Paulo, e o de Mariane Jesus da Cruz, de 35 anos, assassinada em 2 de agosto de 2025, no bairro Mundo Novo, em Jacobina.

Durante a operação, os policiais cumpriram 33 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de sete pistolas, sete automóveis, uma motocicleta, porções de maconha, aparelhos celulares e outros objetos.

A Operação Strike mobilizou cerca de 120 policiais civis, contando com o apoio de diversas unidades especializadas e coordenadorias regionais, entre elas a 17ª Coorpin de Juazeiro, a Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte), o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), a Coordenação de Recursos Especiais (Core/PCBA), além de equipes da Polícia Civil de Pernambuco e do Núcleo de Inteligência da 16ª Coorpin.

Redação PNB com informações da Polícia Civil

HRJ se pronuncia após familiares criticarem demora na transferência de paciente para tratamento de hemodiálise

0

Após familiares criticarem a demora na liberação de uma vaga para tratamento de hemodiálise em clínicas ou instituições da região, para um paciente que mesmo após receber alta médica segue internado no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), a gestão da unidade se manifestou.

Em nota encaminhada ao Portal Preto no Branco, o hospital informou que pacientes que necessitam exclusivamente da continuidade da terapia renal substitutiva são inseridos nos sistemas de regulação e só podem deixar a unidade após a confirmação de acolhimento por um serviço apto a realizar a hemodiálise de forma regular, sob risco de agravamento do quadro clínico.

Veja a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) esclarece que os pacientes com quadro de adoecimento renal admitidos na unidade recebem atendimento da equipe multiprofissional. Após a conclusão do tratamento hospitalar, quando não há mais possibilidade de evolução clínica que justifique a permanência na internação, alguns pacientes necessitam apenas da continuidade do tratamento por meio da hemodiálise.

Nesses casos, os pacientes são inseridos nos sistemas de regulação para que sejam acolhidos por instituições que atendam seus municípios de origem e disponham do serviço de hemodiálise, garantindo a continuidade adequada do tratamento.

Enquanto a transferência não é efetivada, o Hospital Regional de Juazeiro não pode conceder alta ao paciente, pois é necessário assegurar a realização regular do procedimento dialítico na própria unidade. A liberação sem a definição de outro local apto a realizar a hemodiálise poderia resultar no agravamento do quadro renal e comprometer a assistência necessária ao paciente.

Relembre

Paciente internado no Hospital Regional de Juazeiro aguarda há quase três meses por vaga para hemodiálise fora da unidade e família faz apelo: “ele precisa de uma vida digna”


Redação PNB

Além de apartamentos, propinas do Master a Wagner teriam incluído camarote em show nos EUA

0

Alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, o senador Jaques Wagner (PT) teve os gastos discriminados pela Polícia Federal na investigação que apura o suposto esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e crimes financeiros que envolve, ainda, os gestores do Banco Master.

O Bahia Notícias teve acesso à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que oficializou a liberação dos mandados de busca e apreensão na residência do parlamentar nesta quinta-feira (18). No documento oficial, a Polícia Federal aponta que Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, pagou ao líder do governo no Senado as despesas de um “show de cantora internacional” na Califórnia, nos Estados Unidos, a um custo de R$ 63,3 mil.

No documento, consta que, em junho de 2023, foi orientada a compra dos ingressos para familiares do senador. “A aquisição dos bilhetes, que também foi objeto de diálogo envolvendo JOÃO CARLOS MANSUR, teria sido realizada pela empresa REAG Investimentos S.A, pelo valor total de R$ 63.339,00”.

Em novembro de 2023, uma nova troca de mensagens traz o assunto dos ingressos. Na ocasião, o senador questiona sobre os “ingressos de sábado”, referente a um show no dia 25 de novembro de 2023, e, logo em seguida, foram enviados arquivos de ingressos para um camarote.

SOBRE A OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO

Além de Jaques Wagner, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, também foi um dos alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero na Bahia.

A operação, que investiga um esquema de irregularidades do Banco Master no sistema financeiro nacional, realizou cumpriu 18 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, São Paulo e no Distrito Federal.

Na Bahia, a ação foi cumprida inicialmente na residência do senador e líder do Partido dos Trabalhadores (PT) no Congresso Jaques Wagner, no Corredor da Vitória, em Salvador.

Entre as formas de pagamento estariam os valores pagos durante anos pela empresa da enteada, viagens em jatinhos particulares de Daniel Vorcaro e ainda um apartamento avaliado em R$2,5 milhões de reais no Horto Florestal, bairro de luxo em Salvador.

Bahia Notícias

Equipe da UBS do Angari relata medo após ameaças e assédio de paciente; Sesau afirma que caso era acompanhado e reforçou segurança

0

Profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Angari, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para relatar que estão vivendo uma rotina de medo dentro do ambiente de trabalho. Segundo relatos, eles, médicos e demais servidores da unidade, vêm sendo alvo de ameaças, intimidações e episódios de assédio atribuídos a um paciente.

“Todos os médicos que passaram pela UBS do Angari foram ameaçados e coagidos por esse paciente que tem o laudo de esquizofrenia. Ele insiste em conseguir receituários controlados em grande quantidade, chegando a pedir mais de dois mil comprimidos a cada quinze dias. A população do bairro sente muito medo dele, assim como nós, profissionais”, relatou uma profissional.

Os servidores afirmam ainda que uma profissional já foi vítima de assédio moral e sexual pelo paciente.

“Há quinze dias, ele assediou uma profissional de forma moral e sexualmente. Ontem, ele ameaçou a servidora novamente. Mesmo com seis homens tentando defendê-la, ele a coagiu e intimidou toda a equipe. Somos praticamente só mulheres trabalhando na unidade, inclusive temos uma colega gestante. Estamos assustadas e preocupadas”, desabafou.

A equipe afirma que já comunicou a situação à Secretaria Municipal de Saúde, mas cobra medidas efetivas para garantir a segurança de trabalhadores e pacientes.

“A Secretaria já está ciente, porém não fizeram nada, simplesmente nada. Estamos expostas porque somos uma equipe de mulheres. Todos estamos correndo risco, inclusive os pacientes. Precisamos de ajuda”, diz o relato.

Segundo os profissionais, diante da sensação de insegurança, a UBS do Angari já precisou suspender temporariamente os atendimentos em outras ocasiões, enquanto a equipe buscava apoio junto à Secretaria de Saúde e reivindicava a presença de segurança na unidade. As trabalhadoras informaram ainda que registraram boletim de ocorrência e aguardam providências para que possam retomar as atividades com tranquilidade.

O Portal Preto no Branco procurou a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em nota, a SESAU informou que “não procedem as alegações de omissão da gestão em relação a episódios envolve

Compliance Zero: Nova operação da PF tem Jaques Wagner como alvo e realiza ação na casa do senador

0

A 9ª fase da Operação Compliance Zero cumpriu, nesta quinta-feira (18), 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, no âmbito do esquema de irregularidades do Banco Master no sistema financeiro nacional. Segundo o Estadão, a ação cumprida na Bahia foi realizada na casa do senador Jaques Wagner (PT), em Salvador.

Os mandados foram cumpridos nos estados da Bahia, São Paulo e no Distrito Federal. Também estão sendo cumpridas medidas cautelares diversas da prisão, como proibição de contato entre os investigados e suspensão de passaporte.

Esta fase da operação apura a eventual participação de um agente público no esquema.

Bahia Notícias

Prefeitura de Juazeiro autoriza construção da Praça do Jardim Flórida e garante pavimentação no bairro

0

Durante assinatura da ordem de serviço, gestão municipal anunciou investimento de cerca de R$ 700 mil na obra e confirmou avanços nos projetos de drenagem e pavimentação para a comunidade.

Mais lazer, segurança, convivência social e qualidade de vida para os moradores do Jardim Flórida. A Prefeitura de Juazeiro autorizou, na noite desta terça-feira (16), o início das obras da nova praça do bairro, um investimento de aproximadamente R$ 700 mil que vai transformar a área em um espaço moderno e acolhedor para a comunidade.

A obra

A obra será executada por meio da Secretaria de Obras Estruturantes (Soest), através do Programa Projua, e contará com ampla arborização, parque infantil, academia da saúde, pista de caminhada, iluminação moderna, bancos e espaços destinados ao lazer e à convivência de crianças, jovens, adultos e idosos.

O anúncio foi realizado durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, que reuniu moradores, lideranças comunitárias, vereadores, secretários municipais e representantes da empresa responsável pela execução da obra.

Projua

De acordo com o secretário de Obras Estruturantes, Bismarck Cavalcanti, a intervenção integra um conjunto de investimentos voltados para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população do bairro.

“Estamos aqui hoje anunciando mais uma obra do Projua, a obra da Praça do Jardim Flórida, um projeto moderno que vai contemplar arborização, iluminação, brinquedos, academia da saúde para a comunidade e demais equipamentos que envolvam toda a praça. A gente sabe das demandas antigas do bairro, estamos atendendo hoje mais uma demanda e vamos também chegar com outras obras de pavimentação, drenagem e iluminação”, destacou.

A construção da praça será retomada após a conclusão dos procedimentos administrativos necessários para o encerramento do contrato anterior. Iniciada em 2024, a obra foi interrompida e não chegou a ser finalizada. Com a realização do distrato e uma nova licitação, a Prefeitura contratou uma nova empresa para executar o projeto, agora ampliado e modernizado.

Pavimentação

Durante o evento, o prefeito Andrei Gonçalves também destacou que a comunidade será contemplada com obras de pavimentação e drenagem. Segundo ele, os levantamentos topográficos já foram realizados e os projetos estão em fase de elaboração.

“Eu sei que existe um clamor da comunidade pela pavimentação. Por isso, quero voltar aqui em breve para anunciar a licitação dessas obras. Nosso compromisso é entregar um bairro 100% pavimentado, com drenagem adequada e uma praça moderna para atender toda a população”, afirmou.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro silencia sobre ações de combate às muriçocas e revolta toma conta da população: “Não se manifesta, porque nada vem sendo feito”

1

 

A infestação de muriçocas segue provocando revolta e indignação entre os moradores de Juazeiro, na região Norte da Bahia. As reclamações se multiplicam em diferentes regiões da cidade, e a população afirma que o problema atingiu um nível insustentável.

Nas últimas semanas, leitores do Portal Preto no Branco relataram noites sem dormir, prejuízos à saúde, dificuldades para cuidar de crianças e idosos e a sensação de abandono diante da falta de medidas efetivas para combater a proliferação dos insetos.

Nossa reportagem tem solicitado, insistentemente, esclarecimentos à gestão municipal sobre as ações de controle e combate ao mosquito que estão sendo desenvolvidas pela SESP-Secretaria de Serviços Públicos. No entanto, a pasta tem silenciado sobre o problema, o que deixa transparecer que nenhuma medida vem sendo adotada para enfrentar a situação que atinge diretamente à população.

Indignação geral    

“É uma indignação geral. A população não aguenta mais. Não existe bairro livre das muriçocas. O problema está espalhado pela cidade inteira e a situação parece estar completamente fora de controle. É muita falta de respeito com a população. Estamos passando noites insuportáveis. Uma noite mal dormida significa um dia inteiro de irritação, cansaço e baixa produtividade. Estamos sentindo na pele o sofrimento causado por essa infestação e ninguém apresenta uma solução”, desabafou um morador.

A situação é ainda mais delicada para famílias que convivem com pessoas acamadas ou com problemas de saúde. Um drama vivido dentro de casa.

“Temos uma pessoa cadeirante na família e estamos revoltados. Ele não pode usar inseticida por causa de problemas respiratórios e nem ar-condicionado. O único recurso é o repelente, mas não resolve. Ele passa o dia na cama ou em uma cadeira de rodas e as muriçocas atacam o tempo todo. É desumano! Ele e toda a família têm sofrido bastante com essa situação. Como munícipe, o sentimento é de abandono. Como editora deste veículo, que ouve o sofrimento da população e cobra respostas ao poder público, a sensação é a de que a prefeitura não se manifesta porque nada vem sendo feito”, declarou a cidadã juazeirense e mãe atípica, Sibelle Fonseca.

A mãe de uma bebê de apenas dois meses de idade também relatou os transtornos que tem enfrentado devido à situação.

“Tenho uma filha de apenas dois meses e estamos enfrentando noites muito difíceis. Ela ainda não pode usar repelente e, mesmo com mosquiteiro e ar-condicionado, continua sendo atacada. O rostinho dela está cheio de marcas das picadas. É uma sensação de impotência muito grande. Parece que esse problema nunca vai ser resolvido. Falta vontade dos gestores para enfrentar essa situação”, declarou.

Ausência de ações por parte do poder público

“Ninguém vê nenhuma iniciativa concreta para resolver o problema. Nem todo mundo tem condições de comprar um ar-condicionado. Muitas famílias sequer possuem ventilador. Como essas pessoas estão conseguindo dormir com essa quantidade de muriçocas? Parece que ninguém está olhando para essa realidade”.

“Gostaríamos de fazer um apelo por toda a população de Juazeiro. Estamos sofrendo com tantas muriçocas. Por favor, gestores, tomem uma atitude, limpem os canais. É vergonhoso ver a cidade nessa situação enquanto as pessoas perdem noites de sono e qualidade de vida”.

Continuamos aguardando uma resposta da Prefeitura de Juazeiro.

Reclamações anteriores 

O problema antigo se intensificou nas últimas semanas e já é considerado “insuportável” por quem vive tanto no centro quanto em áreas periféricas da cidade. Leitores do Portal Preto No Branco têm relatado uma situação alarmante.  Denúncias enviadas na semana passada, já alertavam sobre o aumento na quantidade de insetos, que tem tirando o sono e a paciência dos moradores dos mais diversos bairros da cidade.

“Não está normal. A gente não consegue mais ficar dentro de casa. É uma coisa absurda, desesperadora”, desabafou um morador que entrou em contato com nossa reportagem.

“Ninguém consegue assistir televisão, nem sentar na porta de casa, dormir muito menos. É muriçoca o tempo todo. A gente passa repelente, fecha a casa, mas não resolve. Aqui em casa a gente tá tirando de pá”, relatou uma moradora do Sol Levante.

Os bairros mais afetados são aqueles localizados próximos a canais que cortam a cidade. A falta de limpeza constante favorece a proliferação dos insetos.

“Aqui no Novo Encontro a gente tem sofrido muito. O desconforto está demais. Agora, até de dia, elas estão atazanando. Está impossível dormir. As crianças sofrem, os idosos também. Precisamos de uma solução urgente”, relatou uma moradora do bairro.

A população cobra ações imediatas do poder público.

“Precisam urgente fazer a limpeza dos canais e adotar medidas de controle para conter a proliferação das muriçocas. Até o momento, não temos percebido ações eficazes que consigam reduzir o problema. O sentimento da população é de abandono e desespero.

“A gente fica acuado, sem ter a quem recorrer. Juazeiro é refém deste problema que cresce a cada dia. Somente no início das gestões, eles mostram trabalho e atacam o problema, mas depois largam de mão e a população que se lasque”, desabafou um morador do Cajueiro.

Redação PNB

Prefeitura de Juazeiro promove capacitações sobre gestão fiscal e planejamento de contratações

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Administração, realizou na terça-feira (16) e nesta quarta-feira (17) duas capacitações voltadas ao aperfeiçoamento dos servidores municipais. As atividades aconteceram no auditório da Escola de Governo e Gestão Pública de Juazeiro (EGESP) e reuniram profissionais de diversas secretarias para discutir temas estratégicos da administração pública.

A programação teve início na terça-feira (16) e foi concluída nesta quarta-feira (17). Ao longo das capacitações, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) e sobre o Planejamento e a Elaboração do Plano de Contratação Anual (PCA).

A assessora de gestão e palestrante Zalitéa Amorim destacou os resultados obtidos por meio das capacitações. “Essas ações contribuíram, inclusive, para que Juazeiro recebesse reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional pela transparência das informações prestadas à sociedade”, afirmou.

Para o palestrante Tarcísio Andrade, a formação abordou aspectos relacionados ao planejamento das contratações públicas. “O Plano de Contratação Anual permite que as licitações sejam planejadas com antecedência para atender às demandas futuras do município. Uma contratação planejada possibilita economia de escala, racionaliza os gastos públicos e torna os processos administrativos mais transparentes”, destacou Tarcísio.

A secretária de Administração, Ana Angélica, afirmou que a qualificação dos servidores é uma das estratégias para fortalecer a administração pública. “Quando investimos em conhecimento, fortalecemos os processos internos, ampliamos a eficiência administrativa e garantimos mais segurança na execução das políticas públicas. Isso resulta em uma gestão mais preparada para atender às demandas da população”, disse.

O assessor técnico de projetos da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, Marcone Melo, destacou a relevância da capacitação para o planejamento das ações desenvolvidas pelo município. “Para as áreas de cultura e esporte, esse processo é importante porque permite identificar melhor as necessidades, direcionar os recursos de forma adequada e fortalecer a execução de projetos e ações voltadas para a população”, afirmou.

As ações integram a política de valorização dos servidores desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro, que tem ampliado os investimentos em formação continuada como ferramenta para fortalecer a gestão pública e garantir serviços de qualidade para a população.

 

Ascom

Corujão da Vacinação garante proteção contra a influenza e reforça último dia da campanha ampliada nesta quarta-feira (17)

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realizou, na noite desta terça-feira (16), mais uma edição do Corujão da Vacinação, iniciativa que amplia o acesso da população à imunização em horário diferenciado. Durante a ação, foram aplicadas 110 doses da vacina contra a influenza.

A estratégia tem contribuído para aumentar a cobertura vacinal no município, oferecendo mais comodidade para quem não consegue comparecer às unidades de saúde durante o horário convencional. A Sesau reforça que a vacinação contra a influenza permanece aberta para toda a população apenas até esta quarta-feira (17). Após essa data, conforme orientação do Ministério da Saúde, as doses voltarão a ser destinadas exclusivamente aos grupos prioritários.

Entre os moradores que aproveitaram a ação esteve Josielson Araújo dos Santos, que destacou a importância da vacinação para a prevenção de doenças, especialmente neste período de maior circulação dos vírus respiratórios.

“Fiquei sabendo do Corujão pelas redes sociais e vim garantir minha vacina. É muito importante que todos façam o mesmo. A vacinação ajuda a prevenir doenças e complicações causadas pela gripe. O município está oferecendo essa oportunidade à população, e precisamos aproveitar para cuidar da nossa saúde e da saúde de quem está ao nosso redor”, ressaltou.

A assistente de Segurança do Trabalho, Ana Clara Rodrigues, também participou da ação e reforçou a importância da imunização.

“A vacinação é fundamental porque protege a nossa saúde, ajuda a prevenir doenças e reduz os riscos de complicações. Sempre que temos a oportunidade, devemos nos vacinar”, afirmou.

Já o agente de microcrédito Jacson Ribeiro compareceu acompanhado da esposa e da filha. Toda a família recebeu a dose da vacina.

“É importante porque protege a nossa família e nos mantém imunizados. Ficamos sabendo da ação por meio do agente comunitário de saúde do nosso bairro e viemos juntos nos vacinar. Essa proteção é importante para todos nós e para toda a população”, destacou.

A Secretaria de Saúde alerta para a importância da imunização como forma de prevenção contra casos graves da gripe, internações e óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. A orientação é que quem ainda não recebeu a dose procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou participe das ações de vacinação itinerante nesta quarta-feira (17), último dia da campanha ampliada para o público em geral.

Ascom