Redação

33313 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Feira de Orgânicos de Juazeiro passa a funcionar no Mercado Municipal Arnaldo Vieira a partir da próxima quinta-feira (12)

0

A Feira Municipal de Orgânicos de Juazeiro, realizada tradicionalmente às quintas-feiras, das 16h às 20h, passará a funcionar em um novo endereço a partir da próxima quinta-feira (12). Em razão da mudança, não haverá comercialização nesta quinta-feira (5). A feira, que antes funcionava ao lado da Casa do Artesão, agora será realizada no Mercado Municipal Arnaldo Vieira, em frente à feira livre do bairro Alto da Maravilha, oferecendo aos agricultores familiares um espaço mais amplo e integrado com outros feirantes.

Famosa por reunir produtores da agricultura familiar e consumidores interessados em uma alimentação mais saudável, a Feira Municipal de Orgânicos de Juazeiro oferece uma variedade de alimentos orgânicos certificados e livres de agrotóxicos.

Com a mudança, a expectativa é ampliar a visibilidade da feira e facilitar o acesso da população, já que é um espaço tradicional de feirantes. Mais do que um espaço de comercialização, a Feira de Orgânicos tem papel importante no fortalecimento da economia local, garantindo que pequenos agricultores possam vender seus produtos diretamente ao consumidor, fortalecendo a agricultura familiar e incentivando práticas de cultivo sustentáveis.

Entre os produtos disponíveis estão hortaliças, frutas, grãos e outros alimentos cultivados de forma natural, contribuindo para a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e para a preservação do meio ambiente. A Feira de Orgânicos é aberta ao público todas as quintas-feiras, das 16h às 20h.

Ascom

SAAE diz que sistema de água já foi religado e abastecimento está sendo normalizado gradativamente em Juazeiro: “todas as equipes estão mobilizadas”

3

O fornecimento de água foi suspenso em grande parte do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, nessa quinta-feira (05), devido a uma parada emergencial realizada pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). De acordo com o órgão, a ação foi necessária para a retrolavagem dos filtros de tratamento e limpeza dos decantadores. 

Porém, a incerteza sobre o retorno do serviço tem causado transtornos para os moradores e críticas ao órgão.

“Quando o fornecimento de água será restabelecido em Juazeiro? O SAAE disse que a parada seria apenas ontem, mas até agora não está caindo nenhum pingo nas torneiras. Estamos sem poder fazer nada. Ainda dizem para evitar desperdícios, mas a parada que seria no próximo sábado foi antecipada de última hora para ontem. Não tivemos tempo nem de reservar água. O serviço simplesmente foi cortado sem data de retorno. Precisamos de uma resposta do SAAE”, declarou um morador do João Paulo II.

Em alguns bairros, moradores relatam que o fornecimento foi suspenso antes mesmo da parada emergencial e destacam que estão há dias sem água.

“Nós, dos Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, estamos sem água há praticamente uma semana. Desde o último (28), o serviço foi suspenso sem aviso e sem justificativas. Já não temos mais uma gota de água para nada. Quem tem condições, está comprando água, mas quem não tem, fica sem saber o que fazer. Estamos em uma situação crítica”, destacou uma moradora.

A situação se repete no bairro Monte Serrat, conforme relatos enviados ao PNB.

“Nós moradores estamos enfrentando uma situação muito difícil. Desde sábado estamos sem água, e até agora nada de solução.Água é um serviço essencial e não pode simplesmente faltar por dias sem nenhuma explicação ou previsão de retorno. Pedimos que o SAAE tome providências urgentes e dê uma resposta à comunidade do Monte Castelo.”, desabafou um morador.

Em nota enviada nesta sexta-feira (06) ao PNB, o SAAE informou que “a parada programada prevista para o sábado (7) teve de ser antecipada por conta do elevado nível de turbidez nas águas do rio. Ontem (5) as equipes pararam o sistema para limpeza dos filtros e lavagem dos reservatórios. A grande quantidade de matéria orgânica captada na água bruta, dificulta o trabalho de filtragem e compromete a qualidade da água. Para manter o padrão de potabilidade da água ofertada a população as equipes do SAAE estão lavando os filtros até seis vezes mais do que o habitual e aumentando a dosagem de produtos usados na desinfecção da água. O sistema foi religado na tarde de ontem, mas como toda rede de distribuição trabalha sob pressurização, nos bairros mais distantes leva-se um pouco mais de tempo para normalizar o abastecimento. Todas as equipes do SAAE estão mobilizadas para regularizar o fornecimento de água o mais rápido possível, afetado pelo fenômeno natural das fortes chuvas que caem em toda a região”.

Redação PNB

Violência contra a mulher: Homens são presos acusados de agredir as companheiras em Juazeiro

0

Dois casos de violência doméstica foram registrados no município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, nessa quinta-feira (05). Os acusados foram presos.

Conforme informações da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o primeiro caso foi registrado na madrugada de ontem, no bairro Jardim Flórida. A vítima relatou que foi agredida pelo companheiro após uma discussão motivada por ciúmes, enquanto o casal consumia bebida alcoólica.

A mulher contou ainda que ao tentar fugir para a via pública, ela escorregou e caiu, sendo alcançada pelo agressor, que a puxou pelos cabelos e a levou de volta para casa. Diante da situação, a vítima e o acusado foram conduzidas para a Delegacia de Polícia (DEPOL), onde foi lavrado um Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD).

O segundo caso ocorreu por volta das 12h40, no bairro Quidé. De acordo com a 73ª CIPM, uma mulher relatou ter sido agredida pelo companheiro.

A vítima foi encontrada pelos policiais em um ponto afastado da residência por questão de segurança. Durante o atendimento, a mulher informou o endereço onde o acusado se encontrava.

Os policiais localizaram o suspeito, em seguida, as partes foram conduzidas para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, onde foi registrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito.

Redação PNB

Juazeiro: 35ª Caminhada da Mulher acontece nesta sexta-feira (6)

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), realiza nesta sexta-feira (6), a partir das 15h30, a 35ª Caminhada da Mulher. A concentração será no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), no bairro Novo Encontro, com percurso até a Orla II da cidade.

Com o tema “Direitos. Justiça. Ação. Para todas as mulheres e meninas”, a mobilização tem como objetivo fortalecer a conscientização contra o machismo estrutural, reafirmar a política de tolerância zero à violência contra a mulher e ampliar o debate sobre igualdade de direitos e empoderamento feminino no município.

A caminhada reunirá mulheres, homens, movimentos sociais, coletivos femininos e representantes do poder público, promovendo um ato coletivo de visibilidade e defesa das pautas relacionadas à proteção social, à cidadania e à garantia de direitos das mulheres.

A programação ainda vai contar com a apresentação de Joyce Guirra, que vai animar o percurso com muita música. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro e integra as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, fortalecendo as políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade de gênero no município.

SERVIÇO:

Evento: 35ª Caminhada da Mulher

Data: Sexta-feira – 06/03

Horário: 15h30

Concentração: CIAM – Bairro Novo Encontro

Percurso: CIAM até a Orla II

Tema: Direitos. Justiça. Ação. Para todas as mulheres e meninas

 

Ascom

Prefeitura de Juazeiro leva assistência emergencial ao pré-assentamento Terra Nossa, na região do Salitre, com atuação da Defesa Civil, Programa Juazeiro Sem Fome, atendimento social e de saúde

0

A Prefeitura de Juazeiro realizou uma ação integrada, nesta quarta-feira (04), no pré-assentamento Terra Nossa, na região do Salitre, zona rural do município, mobilizando a Defesa Civil de Juazeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes) e a Secretaria de Saúde de Juazeiro para garantir assistência emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa contou com a entrega de cestas básicas por meio do Programa Juazeiro Sem Fome, atendimento social, acompanhamento de saúde e avaliação sanitária das condições da comunidade. As equipes também vistoriaram as moradias, muitas ainda improvisadas com lona, e realizaram um levantamento das necessidades mais urgentes, especialmente diante das dificuldades de acesso e dos impactos causados pelas chuvas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Italo Ferreira, a força tarefa foi organizada para dar respostas rápidas às demandas da população. “Nós formamos uma força tarefa e fomos até lá com a vigilância sanitária, representando a Secretaria de Saúde, além do Juazeiro Sem Fome com as cestas básicas. Fizemos uma operação de apoio, levando assistência e fazendo os primeiros ajustes necessários à comunidade”, afirmou.

“A gente também coletou informações sobre tudo o que eles ainda precisam. As cestas foram entregues de forma emergencial, analisamos as casas e barracos cobertos de lona e vamos elaborar um relatório para encaminhar à Saúde e à Sedes, porque eles ficam em uma região muito isolada e, com as chuvas, a situação fica ainda mais difícil”, completou.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro reduz impacto do período intenso de chuvas com ações preventivas e imediatas

0

A Prefeitura de Juazeiro tem reforçado as ações de monitoramento e prevenção em todo o município durante o período chuvoso registrado entre os meses de fevereiro e março. De acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuvas neste mês de março já chega a 50 milímetros na área urbana da cidade, enquanto nas regiões do interior o volume ultrapassa os 100 milímetros.

Diante desse cenário, a gestão municipal intensificou o trabalho integrado entre a Defesa Civil, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e a Secretaria de Obras Estruturantes (SOEST), com equipes atuando diretamente no monitoramento das áreas centrais, bairros da periferia e também nas comunidades da zona rural.

As equipes seguem realizando vistorias e acompanhando os pontos considerados mais sensíveis do município, adotando medidas preventivas para reduzir riscos e minimizar possíveis transtornos à população. Entre os bairros que registraram maior impacto com as chuvas estão Dom José Rodrigues, Residencial São Francisco, João Paulo II, Antônio Guilhermino, Itaberaba, Pedro Raimundo e Tabuleiro.

A Secretaria de Serviços Públicos tem atuado de forma conjunta com a Secretaria de Obras Estruturantes no acompanhamento das áreas de drenagem, além do monitoramento de ocorrências como queda de árvores e problemas na iluminação pública. As equipes também seguem realizando serviços de limpeza de canais e desobstrução de drenagens para garantir o escoamento adequado das águas da chuva.

Durante o período chuvoso, foi registrada a queda de uma árvore na região central da cidade, provocada pelos ventos fortes. A Secretaria de Serviços Públicos realiza a retirada com apoio da Coelba, garantindo segurança durante a execução do serviço. Outras ocorrências envolvendo queda de árvores também foram registradas em regiões mais afastadas do centro, sendo acompanhadas e atendidas pelas equipes da prefeitura.

De acordo com o alerta meteorológico, a previsão é de continuidade de chuvas com intensidade moderada ao longo do dia. Por isso, as equipes da Prefeitura seguem nas ruas realizando vistorias, acompanhando áreas mais sensíveis e executando ações preventivas para reduzir riscos de alagamentos.

A gestão municipal destaca ainda que esse trabalho vem sendo realizado de forma contínua e antecipada, com a limpeza de bueiros, galerias pluviais e canais de drenagem em diversos bairros da cidade. As ações têm como objetivo melhorar a vazão das águas da chuva e evitar transtornos para a população.

Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do WhatsApp (74) 99981-1279, canal disponível para atendimentos emergenciais.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro divulga nova lista de contemplados do Bolsa Família; 68 famílias passam a receber benefício em março

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Coordenação do Programa Bolsa Família da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), divulga a nova lista de famílias contempladas pelo programa social no município.

Ao todo, 68 famílias começam a receber o benefício a partir deste mês de março, conforme o calendário de pagamentos vinculado ao Número de Identificação Social (NIS).

Os beneficiários podem consultar a lista completa de contemplados e o calendário de pagamentos AQUI .

Para ter direito ao Bolsa Família, a principal regra é que a família tenha renda mensal de até R$ 218 por pessoa. O cálculo é feito a partir da soma da renda total familiar, dividida pelo número de integrantes. Se o valor por pessoa for inferior a R$ 218, a família pode ser elegível ao programa.

Além do critério de renda, é necessário cumprir outros requisitos, como:

* manter crianças e adolescentes frequentando a escola;

* realizar o acompanhamento pré-natal, no caso de gestantes;

* manter a caderneta de vacinação dos filhos atualizada.

 

Ascom

Elevado nível de turbidez na água do Rio São Francisco obriga SAAE a antecipar parada programada para essa quinta-feira (5)  

1

Os níveis elevados da turbidez que é água suja ou turva, por conta das fortes chuvas, causou a presença de partículas sólidas, como microrganismos, impedindo a passagem pelos filtros de tratamento, que interfere na qualidade da água e potabilidade, obrigando a equipe técnica antecipar uma parada emergencial, nessa quinta (5), que estava prevista para sábado (7), evitando a alteração dos padrões de água servida a população.

Diante da crítica situação as equipes técnicas de engenharia e meio ambiente do SAAE, ao analisarem os parâmetros da água estão promovendo a retrolavagem dos filtros e limpeza dos decantadores, o mais rápido possível, para retomar gradativamente o abastecimento, interrompido temporariamente em toda a cidade.

A direção do SAAE pede a compreensão a população nesse momento de crise pelo fenômeno natural da chuva ao tempo em que reafirma o compromisso em servir água de qualidade para todos.

 

Ascom

Moradora alerta sobre buraco formado em avenida do bairro Country Clube, em Juazeiro, após intervenção do SAAE: “A situação é extremamente preocupante”

1

Uma moradora do bairro Country Clube, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para relatar sobre um serviço realizado pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) em frente à sua residência, que teria ficado inacabado. Conforme um relato, equipes do órgão teriam deixado um buraco na Avenida Miguel Silva Souza, causando transtornos e elevando os riscos de acidentes no local.

“Há mais de um mês, foi feita uma intervenção na via e, após a conclusão do serviço, ficou um buraco enorme na pista que até hoje não foi devidamente fechado. A situação é extremamente preocupante, pois o buraco ocupa parte considerável da rua, colocando em risco motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Recentemente, inclusive, quase ocorreu um acidente envolvendo um caminhão, que por pouco não sofreu danos maiores ao tentar desviar do buraco. Com as chuvas, o risco se torna ainda maior, já que o buraco acumula água e pode não ser visualizado com facilidade, aumentando significativamente a chance de acidentes.”, alertou.

A moradora relata ainda que o SAAE já foi acionado diversas vezes, mas até o momento nenhuma providência foi adotara.

“O serviço já foi contatado diversas vezes, e a resposta é sempre a mesma: informam que a equipe está ciente da situação. No entanto, até o momento, nenhuma providência foi tomada e nenhuma equipe compareceu ao local para resolver o problema. É inadmissível que um serviço público seja realizado e deixado dessa forma, sem a devida finalização e sem qualquer sinalização adequada. Solicito providências urgentes para que o reparo seja feito quanto antes, garantindo a segurança de todos que transitam pelo local. A comunidade aguarda uma resposta e uma solução imediata”, cobra.

Encaminhamos a reclamação da moradora para o SAAE e aguardamos uma resposta.