Redação

33313 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Moradores do bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro, relatam que estão há horas sem energia elétrica: “a previsão é que só volte amanhã”

0

Moradores do bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para relatar que estão há horas sem fornecimento de energia elétrica. Conforme os relatos, o serviço foi interrompido às 05h da manhã desta quinta-feira (05) e, até o momento, não foi restabelecido.

“Algumas ruas do Alto da Maravilha estão sem energia desde as 5h. Desde então, estamos enfrentando diversos transtornos. Sofremos com o calor e as muriçocas. Além disso, estamos preocupados com nossos alimentos que estão na geladeira e que podem estragar. Aqui no bairro tem estabelecimentos que dependem de energia elétrica para funcionar”, declarou um morador.

Os moradores relatam ainda que já entraram em contato com a Neoenergia Coelba e foram informados de que o fornecimento só será restabelecido nesta sexta-feira (06).

“Já ligamos para a Coelba e disseram que houve um problema em um transformador e que a previsão é que a energia só volte amanhã. Um absurdo este prazo. Como vamos passar mais de 24 horas sem energia? Quem vai arcar com os prejuízos?”, questiona outra moradora.

Encaminhamos os relatos para a Neoenergia Coelba e aguardamos uma resposta.

Redação PNB 

Homens são presos em Juazeiro acusados de violência doméstica

0

Homens, que não tiveram os nomes divulgados, foram presos nesta semana no município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, acusados de violência doméstica. Um dos casos ocorreu por volta das 20h30 da última terça-feira (03), no distrito de Maniçoba.

Conforme informações da Polícia Militar, uma mulher estava sendo vítima de cárcere privado e agressões físicas e psicológicas. Após denúncia, uma guarnição do PETO RURAL foi até o local e constatou a situação.

O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia especializada para adoção das medidas cabíveis.

Já na tarde dessa quarta-feira (04), um homem foi preso no bairro Pedro Raimundo, acusado de pular o muro da residência da ex-companheira, arrombar a porta e quebrar diversos objetos no interior do imóvel da vítima.

A Polícia Militar informou ainda que, após colher informações com a vítima e uma testemunha, os policiais realizaram diligências e localizaram o suspeito nas proximidades, sendo realizada a sua condução à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Juazeiro.

Ainda segundo relato da vítima, o autor já teria proferido ameaças em outras ocasiões, havendo inclusive registro anterior de ocorrência e medida protetiva em seu desfavor.Diante dos fatos, as partes foram apresentadas à autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.

 

Redação PNB 

“Somos humilhados de todas as formas”: relatam usuários do transporte coletivo de Juazeiro

0

Usuários do transporte coletivo de Juazeiro, na região Norte da Bahia, seguem criticando o serviço prestado pela empresa Atlântico, responsável pelo transporte coletivo no município. Uma das principais insatisfações, segundo os relatos, é o descumprimento dos horários dos ônibus.

“Nesta semana, o ônibus que faz a linha das 22h30, passando pelos bairros Dr. Humberto, Residencial São Francisco e Dom José Rodrigues, só tem passado por volta das 23h, no mínimo. Esse atraso recorrente tem gerado transtornos, especialmente para os estudantes que utilizam o transporte à noite e relatam se sentirem inseguros ao permanecerem esperando no terminal”, declarou uma usuária.

Também em contato com o PNB, outra usuária que utiliza diariamente a linha do Residencial Praia do Rodeadouro criticou uma suposta proibição por parte da empresa.

“Essa nova empresa de ônibus fica humilhando os passageiros de tudo quanto é jeito. Nos dias de sol forte, a gente chega no ponto onde não há nenhum tipo de cobertura, e mesmo o ônibus já estando parado e faltando apenas 10 a 5 minutos para ele sair, nós não podemos entrar no veículo. A gente fica no sol quente esperando, o condutor só abre na hora que está marcada a saída. Além disso, nunca sai no horário previsto, sempre sai atrasado. E agora, esses dias de chuva estão sendo outro terror. Logo cedo, a gente sai correndo de casa para o ponto, fica esperando o ônibus. Quando ele chega, faltando 10 minutos para sair, não abre a porta para o passageiro entrar de jeito nenhum. A gente fica tudo aqui na chuva. Ontem, o motorista disse que ligou para a empresa avisando que faltava só 5 minutos de saída e perguntando se podia abrir a porta, e foi avisado que não podia abrir. Resultado: ficamos todos molhados. Eu mesma cheguei ao trabalho encharcada. Não entendo o motivo dessa proibição. Isso, para mim, é uma humilhação”.

Estamos encaminhando os relatos para a empresa Atlântico Transporte e para a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro,. órgão responsável por fiscalizar o serviço no município.

Redação PNB 

AMTT intensifica Fiscalização de Trânsito em Juazeiro

0

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) intensificou a fiscalização de trânsito em Juazeiro. A medida visa organizar o tráfego, garantir maior fluidez e reforçar a segurança viária no município. A ação tem caráter preventivo e educativo. Durante as abordagens, os agentes verificam a documentação obrigatória dos condutores e dos veículos, além das condições gerais de circulação.

A fiscalização também está concentrada no combate ao estacionamento irregular, especialmente em áreas proibidas, faixas de pedestres, canteiros e calçadas. Condutores e veículos que não estiverem em conformidade com as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) poderão ser autuados ou ter o veículo recolhido ao pátio.

 

Além das ações de fiscalização, a equipe promove atividades educativas e de conscientização voltadas a condutores e pedestres, buscando transformar o trânsito de Juazeiro em um ambiente mais seguro, pautado no respeito mútuo, na empatia e na redução de sinistros.

A AMTT reforça a importância de respeitar a sinalização e as regras de trânsito, evitando multas e contribuindo para a organização e segurança nas vias da cidade.

 

Ascom

Moradores do projeto Mandacaru 2, em Juazeiro, questionam qualidade da água fornecida pelo SAAE: “muito barrenta”; órgão se manifesta

1

Moradores do Projeto Mandacaru 2, na zona Rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para questionar a qualidade da água fornecida pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). Conforme os relatos, o líquido está chegando às torneiras da comunidade com bastante turbidez.

“A água está saindo das nossas torneiras com cor de barro. Com certeza é uma água suja, sem tratamento. Já temos crianças e adultos com diarréia e vômito por conta das condições dessa água. Alguns moradores estão tirando dinheiro do próprio bolso para comprar água mineral, mas muitas pessoas não têm essa condição de compra e se obrigam a consumir essa água barrenta”, declarou uma moradora.

Outro morador atribui a situação à falta de um filtro para tratar a água que chega à comunidade.

“Este é um problema que estamos vivendo há muito tempo. O Projeto Mandacaru 2 precisa de um filtro de para filtrar água que o SAAE manda para a comunidade. O filtro antigo foi retirado no ano passado porquê estava enferrujado e até agora não foi substituído por um novo. Precisamos que essa situação seja resolvida, pois não pode ficar assim”, acrescenta.

Encaminhamos os relatos para o SAAE em busca de esclarecimentos. Em nota, o órgão informou que “Nesse período de intensas chuvas na região, com o aumento do volume de água nova no rio e a acentuada turbidez, as equipes do SAAE têm intensificado o trabalho para manter a qualidade da água ofertada aos moradores da sede e do interior de Juazeiro. Para manter o padrão de potabilidade, as equipes aumentaram a dosagem dos produtos e estão monitorando diariamente a qualidade da água. A equipe de Divisão do Interior do SAAE reafirma o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria de todos os sistemas de abastecimento, inclusive já com a programação para substituição de alguns filtros e também do leito filtrante destes equipamentos”.

Redação PNB 

Árvore cai e interdita trânsito no setor bancário de Juazeiro

0

Uma árvore caiu e interditou o trânsito no setor bancário de Juazeiro, na manhã desta quarta-feira (4). A queda ocorreu em frente ao Banco Itaú, no centro da cidade, e foi provocada pelas fortes chuvas que atingiram o município. Com o impacto, a árvore acabou puxando fios de energia e de internet, derrubando também um poste.

Equipes da Coelba já estão no local realizando a substituição da estrutura danificada. Servidores da Prefeitura de Juazeiro trabalham na retirada dos destroços.

A Prefeitura orienta que a população evite transitar pela área até que a situação seja completamente normalizada.

Agentes da AMTT também estão no local organizando o tráfego e orientando os motoristas.

 

Ascom PMJ

9° BBM realiza monitoramento de área atingida por incêndio no bairro João XXIII, em Juazeiro; causa ainda não foi identificada

0

O 9° Batalhão de Bombeiros Militar segue realizando o monitoramento da área atingida por um incêndio na noite dessa terça-feira (03), no bairro João XXIII, no município de Juazeiro, na região Norte da Bahia. As chamas atingiram um depósito de mercadorias localizado na Rua Rio de Janeiro.

Ao Portal Preto no Branco, o 9° BBM informou que o incêndio foi totalmente debelado e ninguém ficou ferido. Até o momento, a causa do ocorrido é desconhecida.

Testemunhas relataram que as chamas tiveram início por volta das 22h47 e se espalhou rapidamente pelo depósito. O caso deve ser investigado.

 

Redação PNB 

Prefeitura de Juazeiro lança Jogos Escolares 2026

0

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, lançou, nesta terça-feira (03), a 46ª edição dos Jogos Escolares de Juazeiro. O evento, considerado a maior competição de esporte escolar da Bahia, vai acontecer de 10 de abril a 8 de maio e deve reunir cerca de 5 mil estudantes, de 9 a 17 anos, em diversas modalidades esportivas.

Com a participação de professores de Educação Física das redes municipal, estadual e privada de ensino, o lançamento teve como objetivo divulgar a 46ª edição dos Jogos e apresentar as principais datas do evento. “Esse é o nosso primeiro contato com os professores para apresentar o cronograma dos Jogos e a participação deles é de extrema importância para garantir um evento de excelência esse ano, assim como aconteceu em 2025”, pontuou o diretor de Esportes da Seduc, Wagner Rocha.

O professor de Educação Física da Escola Municipal Professora Dinorah Albernaz Melo da Silva, Augusto Soares, destacou o papel educacional e social dos Jogos Escolares. “Essa competição é de suma importância tanto para mim, como para os alunos, com a questão da socialização e da educação. Os Jogos Escolares educam muito no sentido de participar, obedecer às regras e respeitar os colegas”.

O lançamento ainda contou com a presença do vice-prefeito Tiano Felix, da secretária de Educação, Maéve Melo, e do jogador de futebol Petros Matheus, ex-atleta dos jogos escolares. “Eu fiz questão de estar aqui nesse lançamento para falar um pouco sobre a importância dos Jogos Escolares na minha vida”, frisou Petros, que foi campeão dos Jogos 16 vezes.

 

Ascom

Assinatura da ordem de serviço para obras no HU-Univasf pelo ministro da Educação é adiada para esta quinta-feira (05)

0

A visita do ministro da Educação, Camilo Santana à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), prevista para acontecer nesta quarta-feira (04), foi adiada para essa quinta-feira (05). A informação foi divulgada pela instituição de ensino.

Conforme a Univasf, a alteração na data ocorreu em virtude de imprevistos na agenda do ministro. A previsão agora é que a Cerimônia de inaugurações e assinatura de termos de autorização de obras aconteça a partir das 9h30 dessa quinta, no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina.

Ainda de acordo com a Univasf, dentre os recursos destinados à instituição, o ministro Camilo Santana vai assinar a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação do Centro Cirúrgico e da Central de Material de Esterilização (CME) do Hospital Universitário da Univasf, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Ao todo, os recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) somam R$ 14 milhões, que serão executados pela estatal vinculada ao MEC no Hospital Universitário de Petrolina.
Relação PNB com informações da Univasf