Redação

33320 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Orla de Juazeiro recebe Festival de Verão Velho Chico com programação esportiva e atividades para toda a família

0

A Orla de Juazeiro será palco de um grande encontro de esporte, lazer e convivência entre os dias 5 e 8 de março, com a realização da segunda edição do Festival de Verão Velho Chico. O evento promete transformar a margem do Rio São Francisco em um espaço de integração, saúde e entretenimento para públicos de todas as idades, com apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

A programação reúne cerca de 20 modalidades esportivas, como natação, corrida e futvôlei, além de atividades ao ar livre e ações desenvolvidas em parceria com instituições e grupos locais. A proposta é valorizar o rio, incentivar a prática esportiva e ocupar a orla com vida, movimento e energia positiva.

Planejado para atender públicos diversos, o festival deve reunir famílias, atletas amadores, jovens e idosos em um ambiente seguro e acolhedor. A iniciativa também estimula o convívio social e a adoção de hábitos saudáveis, aproveitando os espaços públicos da cidade.

Mais do que competições, o Festival de Verão Velho Chico celebra Juazeiro, promovendo integração social e destacando os potenciais naturais e culturais do município, reforçando a orla como espaço de lazer, esporte e encontro da população.

Ascom

Artistas de todas as linguagens são chamados para o Mapeamento Cultural de Juazeiro

0

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, convoca artistas, grupos culturais e profissionais da cultura para participarem do Mapeamento Cultural do município, uma iniciativa fundamental para fortalecer e organizar a produção artística local.

O mapeamento é destinado a artistas de todas as linguagens, residentes tanto na sede quanto no interior de Juazeiro, e é requisito obrigatório para participação no Edital da Lei Aldir Blanc – Ciclo 2. A ação permitirá a construção de um diagnóstico completo do fazer cultural juazeirense, orientando políticas públicas, projetos e investimentos no setor.

Por meio do cadastro, os artistas contribuem diretamente para o planejamento do futuro da cultura no município, facilitando a comunicação institucional e ampliando as oportunidades de participação em editais, eventos e ações culturais promovidas pelo poder público.

O cadastramento já está disponível e pode ser realizado online, por meio de formulário digital [https://docs.google.com/forms/u/1/d/e/1FAIpQLSc-UUNqZFJOAjppl6EQL87Nph7LqfQJFonyCv6w_e6-ykWMXg/viewform?usp=send_form], ou pelo WhatsApp (74) 98818-7033. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura Municipal de Juazeiro reforça o chamado: ATENÇÃO ARTISTAS DE JUAZEIRO! Participe, compartilhe e ajude a mostrar a força e a diversidade da arte juazeirense.

Ascom

Abastecimento de água é interrompido em dois residenciais de Juazeiro nesta terça-feira (24)

0

Moradores dos residenciais Dr. Humberto Pereira e São Francisco, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, enfrentam a interrupção no abastecimento de água nesta terça-feira (24). A suspensão do fornecimento teve início às 8h e, conforme previsão, deve seguir até as 17h.

Segundo o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE), a paralisação ocorre para a realização de um serviço de entroncamento de rede, com a finalidade de melhorar a oferta de água nas duas comunidades.

O órgão informou ainda que, caso os trabalhos sejam concluídos antes do horário previsto, o abastecimento será retomado de forma gradativa. Enquanto o serviço não é finalizado, a recomendação é que os moradores utilizem a água de forma consciente para reduzir os transtornos.

Redação PNB com informações do SAAE

Homens acusados de latrocínio, em Petrolina, são presos em flagrante pela Polícia Civil

0

Dois homens, que não tiveram as identidades divulgadas, foram presos em flagrante suspeitos da prática de latrocínio no município de Petrolina, no sertão de Pernambuco. O crime ocorreu no último dia 19 de fevereiro, no bairro Idalino.

Segundo informações da Polícia Civil de Pernambuco, com os acusados foram apreendidas armas de fogo e munições, além de bens subtraídos da vítima, entre eles uma motocicleta, um capacete e um aparelho celular.

A investigação aponta, ainda, que um dos presos possui envolvimento em pelo menos outros 15 homicídios. Os delegados responsáveis pelo caso irão detalhar na manhã desta terça-feira (24), durante uma coletiva de imprensa, as diligências que resultaram na identificação e localização dos suspeitos.

Redação PNB

Homem é preso acusado de tentativa de estupro de vulnerável na zona rural de Petrolina

0

Um homem que não teve a identidade divulgada foi preso acusado de tentativa de estupro de vulnerável no Núcleo 8 do Projeto Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina, no sertão de Pernambuco. A prisão ocorreu por volta das 10h35 desta segunda-feira (23).

Segundo informações da Polícia Militar, a Guarnição Tática Rural GTR 5.236 (PROTEGER) atendeu a denúncia e ao chegar ao local informado, foi constatado a suspeição de tentativa de estupro de vulnerável contra uma criança. O suspeito e demais envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas legais cabíveis.

Redação PNB

Foragido suspeito de integrar facção criminosa é preso em ação conjunta em Petrolina

0

Um homem apontado como integrante de uma facção criminosa com atuação no tráfico de drogas foi preso no fim da tarde desta segunda-feira (23), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A prisão ocorreu durante uma ação integrada entre equipes da Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 12ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico (12ª DPRN), e forças da Polícia Militar.

De acordo com informações apuradas, o alvo, identificado pelas iniciais V. S. d. A., era considerado foragido da Justiça e teve a prisão decretada por envolvimento com o tráfico de drogas. Ele é citado como membro da facção conhecida como Bonde do Maluco (BDM).

A captura foi resultado de troca de informações e diligências realizadas em conjunto com a 213ª Delegacia Circunscricional e equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar, incluindo grupos especializados em operações táticas. Após ser localizado, o suspeito teve o mandado de prisão cumprido e foi conduzido para a carceragem da Polícia Civil.

Depois dos procedimentos legais, o preso deverá ser apresentado em audiência de custódia, onde a Justiça vai decidir sobre a manutenção da prisão.

A operação faz parte de ações voltadas ao combate ao tráfico de drogas e à atuação de facções criminosas na região de Petrolina, área estratégica por fazer divisa com a Bahia. Segundo a Polícia Civil, somente neste ano, 45 pessoas foram assassinadas na cidade, sendo a maioria dos casos ligadas à disputa pelo tráfico de drogas.

Segunda a delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Beatriz Leite, que esteve em Petrolina nessa segunda-feira (23) para anunciar medidas de contenção da violência, somente nos últimos dias, cinco pessoas ligadas à guerra entre facções em Petrolina já haviam sido presas.

Redação PNB com informações da Polícia Civil

Moradores relatam abandono de rua no bairro Castelo Branco, em Juazeiro, após intervenção do SAAE; órgão garante aplicação de asfalto

0

Moradores do bairro Castelo Branco, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para criticar uma intervenção realizada por equipes que prestam serviço ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). Segundo eles, a obra foi iniciada há mais de três meses e nunca foi finalizada, deixando a rua em situação crítica.

“Eles vieram, quebraram todo o asfalto da rua e simplesmente não voltaram mais. Já tem mais de três meses que está assim, largado. A ficou cheio de buracos e paralelepípedos expostos. ”, relata um morador.

Além dos danos no asfalto, os moradores relatam um problema ainda mais grave durante o período de chuvas. “Quando chove, o esgoto toma conta da rua. A água volta, mistura com lama e fica aquele mau cheiro insuportável. É um risco para a saúde de todo mundo”, afirma um residente.

Os moradores destacando que a sensação é de completo descaso. “A rua está totalmente abandonada. Ninguém aparece para dar uma explicação, ninguém diz quando vai consertar. A gente se sente esquecido. Só queremos que concluam o que começaram e deixem a rua como estava antes. Não é pedir demais”, desabafa outro morador.

Encaminhamos os relatos para o SAAE. Em nota, o órgão informou que que “a equipe de engenharia do SAAE está concluindo a regularização do terreno para que possa receber a camada de asfalto quente, que deve ser aplicado de imediato. Trata-se de um desvio da rede principal visando melhorias no abastecimento de água nos Bairros Castelo Branco, Dom Thomaz, Barranqueiro, Monte Serrat e Monte Castelo. Para a devida reposição o solo deve passar por período de cura, mas já está tudo no cronograma para a execução do serviço”.

Redação PNB

Fevereiro Roxo: Sesau promove palestra sobre lúpus na Maternidade Municipal de Juazeiro

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) realizou, nesta segunda-feira (23), uma palestra com o tema “Fevereiro Roxo – Se não houver cura, que haja conforto”, em alusão à conscientização sobre o lúpus. A atividade aconteceu no Hospital Materno Infantil Municipal e reuniu usuários, acompanhantes e profissionais de saúde em um momento de informação e diálogo.

O bate-papo foi mediado por Ana Patrícia Lima, enfermeira e pessoa com lúpus, que compartilhou orientações sobre a doença autoimune, abordando sintomas, diagnóstico, tratamento, cuidados diários e, sobretudo, aspectos relacionados à qualidade de vida. A iniciativa integrou as ações educativas desenvolvidas pela Sesau dentro da campanha Fevereiro Roxo, que visa ampliar o conhecimento da população sobre doenças crônicas e reforçar a importância do diagnóstico precoce.

Durante o encontro, a mediadora ressaltou que a informação é uma ferramenta essencial no enfrentamento da doença. “Falar sobre lúpus é fundamental para reduzir o preconceito e fortalecer a rede de apoio. A campanha nos lembra que, além do tratamento médico, as pessoas que convivem com a doença precisam de compreensão, acolhimento e empatia social”, destacou.

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro reforça que ações de educação em saúde são estratégicas para promover o cuidado integral, estimular o autocuidado e sensibilizar a comunidade sobre a realidade de pacientes que convivem com condições crônicas.

Ascom

Banhista detalha afogamentos na Croinha, em Juazeiro, e cobra sinalização e salva-vidas em área de risco do rio São Francisco

1

Em contato com o Portal Preto no Branco, um banhista que presenciou o afogamento de três jovens registrado na manhã desse domingo (22), no Rio São Francisco, na área conhecida como Croinha, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, detalhou como o acidente aconteceu.

“Eles estavam brincando de bola dentro do rio. A bola se afastou e o primeiro foi buscar, mas não voltou. O segundo entrou para ajudar e também não voltou. O terceiro foi tentar socorrer e acabou afundando também”, contou o banhista.

Ainda de acordo com o relato, um nadador que passava pelo local percebeu a situação e tentou o resgate. “Ele conseguiu salvar dois, mas o terceiro afundou. Aí um pescador pegou a canoa, remou até perto e encontrou o jovem. Um mergulhador conseguiu localizar a vítima e trazê-la até a superfície. Colocaram ele em cima da canoa e começaram a fazer a respiração ali mesmo, por mais de cinco minutos. Quando chegaram à terra, ele estava inconsciente, mas continuaram os primeiros socorros e ele voltou a respirar”, relatou.

O banhista também criticou a demora no atendimento especializado. “O SAMU demorou muito para chegar. O primeiro socorro foi feito ali mesmo, pelos nadadores e mergulhadores que estavam no local. Só depois o SAMU chegou e levou o jovem para o hospital”, afirmou.

Além do relato do resgate, o banhista fez um apelo às autoridades municipais.

“A Prefeitura iniciou a instalação de boias de sinalização na área conhecida como Marinha, mas a Croinha segue totalmente desassistida, sem sinalização e sem salva-vidas. Lá é o lugar que mais morre gente. Enquanto na área da Marinha morre uma pessoa, aqui morrem dez”, criticou.

Para os frequentadores da área, o risco é conhecido e antigo. “Por isso é preciso que a prefeitura continue com trabalhos intensivos, sinalizando essas áreas de risco. Não dá para proteger só um trecho do rio e deixar outro completamente abandonado”, concluiu o banhista.

Até o momento não há informações sobre o estado de saúde do jovem encaminhado só hospital após o afogamento.

Plano de Gerenciamento Costeiro

Nesta segunda-feira (23), a Prefeitura de Juazeiro anunciou que iniciou uma nova etapa do Plano de Gerenciamento Costeiro com a instalação de boias de sinalização no Rio São Francisco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), com apoio da Marinha do Brasil e dos Bombeiros Civis. Nesta primeira fase, conforme as informações, o boiamento foi implantado na área da Marinha, com previsão de ampliação para outros pontos de grande fluxo, como Ilha do Fogo, Ilha do Rodeadouro, área dos caiaques, e Nego d’Água, além de demais trechos que demandem reforço na sinalização.

Segundo a SEMA, a medida tem como objetivo aumentar a segurança dos banhistas, delimitar áreas de banho, reduzir o risco de acidentes com embarcações e oferecer apoio emergencial em situações de afogamento, diante do elevado número de ocorrências no rio. ” O índice de afogamentos no rio é considerado elevado, o que reforça a necessidade de medidas preventivas, além de ajudar a evitar acidentes envolvendo embarcações e jet-skis, que frequentemente se aproximam da margem em alta velocidade. O boiamento também pode servir como apoio emergencial, permitindo que banhistas se segurem nas cordas ou nas boias até a chegada do socorro”, destacou o órgão.

Redação PNB