Redação

33320 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Plano de Gerenciamento Costeiro avança em Juazeiro com instalação de boias no Rio São Francisco

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), deu início a uma nova etapa do Plano de Gerenciamento Costeiro com a instalação de boias de sinalização ao longo da margem do Rio São Francisco. A ação conta com o apoio da Marinha do Brasil e dos Bombeiros Civis do município. Nesta primeira fase, o boiamento foi implantado na área da Marinha, mas outros pontos estão previstos nas próximas etapas.

A instalação das boias tem o objetivo de garantir maior segurança aos banhistas e organizar o uso do espaço, separando a área destinada ao banho da circulação de embarcações. O índice de afogamentos no rio é considerado elevado, o que reforça a necessidade de medidas preventivas, além de ajudar a evitar acidentes envolvendo embarcações e jet-skis, que frequentemente se aproximam da margem em alta velocidade. O boiamento também pode servir como apoio emergencial, permitindo que banhistas se segurem nas cordas ou nas boias até a chegada do socorro.

De acordo com a SEMA, o projeto será ampliado para outros pontos de grande movimentação, como a área dos caiaques, a Ilha do Fogo, o Nego d’Água e a Ilha do Rodeadouro, além de demais trechos que demandem reforço na sinalização.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Fernandes, destacou a importância da iniciativa para a segurança da população. “O nosso objetivo é organizar a margem do Rio São Francisco e garantir mais tranquilidade para quem utiliza o espaço para lazer. O boiamento é uma medida preventiva fundamental, que delimita as áreas de banho, reduz o risco de acidentes com embarcações e ainda oferece um ponto de apoio em situações de emergência”, afirmou.

A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à organização da orla e à promoção do bem-estar da população que frequenta a margem do rio, especialmente durante períodos de maior fluxo de visitantes.

Ascom

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para contratação de enfermeiro oncologista e técnico de segurança do trabalho

0

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), abriu nesta segunda-feira (23), o processo seletivo para os cargos de enfermeiro oncologista e técnico de segurança do trabalho. Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço de e-mail curriculo.hrj@irmadulce.org.br, até o dia 27 de fevereiro (sexta-feira). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga que deseja concorrer.

Para concorrer ao cargo de enfermeiro oncologista, os candidatos precisam ter o superior em enfermagem e especialização ou residência em oncologia. Além disso, é preciso registro no conselho da categoria e desejável. Já para o cargo de técnico de segurança do trabalho é necessário curso técnico na área e registro no conselho da categoria. Para ambas as funções é desejável experiência

Caso o candidato tenha alguma dúvida sobre processo e seleção, entrar em contato como HRJ pelo número de telefone:(74) 2102-2867.

A função também está disponível para Pessoas com Deficiência (PCD).

Ascom

Seculte confirma Meia Maratona Tiradentes e Corrida Tiradentinhos em abril

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), já iniciou o planejamento de dois importantes eventos do calendário esportivo municipal, que irão movimentar Juazeiro no mês de abril: a tradicional Corrida Tiradentinhos, no dia 21 de abril, e a Meia Maratona Tiradentes, marcada para o dia 26 de abril.

As provas têm como objetivo incentivar a prática esportiva, fortalecer o atletismo local, promover saúde e integração entre atletas, famílias e a comunidade.

A Meia Maratona Tiradentes é uma das competições mais tradicionais de corrida de rua em Juazeiro e na região do Vale do São Francisco, que reúne atletas locais e de outros estados em um evento que se consolidou ao longo dos anos como referência no atletismo nacional.

Já a Corrida Tiradentinhos, realizada tradicionalmente no feriado de Tiradentes, é voltada ao público infantil e juvenil, com percursos adaptados por faixa etária, incentivando a prática esportiva desde cedo e fortalecendo a cultura do esporte entre crianças e adolescentes.

A Seculte destaca que, nos próximos dias, serão divulgadas as informações oficiais sobre inscrições, regulamento, percurso e demais orientações, garantindo que atletas e o público em geral possam se programar com antecedência.

De acordo com Bruno Lopes, Assessor Especial da Seculte, a edição deste ano será marcada por melhorias e atenção especial aos atletas.

“Quarenta anos de história merecem uma edição à altura. Vamos apresentar melhorias estruturais e operacionais que colocam o bem-estar e a valorização do atleta como prioridade absoluta. Nossa expectativa é proporcionar uma experiência memorável que honre a tradição desta prova tão importante para o cenário esportivo de Juazeiro.”

Ascom PMJ

“Estamos isolados”: moradores do Alto do Alencar criticam intervenções realizadas durante a obra da Travessia Urbana em Juazeiro

0

Moradores do bairro Alto do Alencar, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para denunciar transtornos causados por intervenções realizadas pela empresa CLC, responsável pelas obras da Travessia Urbana. Segundo eles, a construção de um meio-fio transformou ruas tradicionais do bairro em vias sem saída, dificultando o acesso à via marginal e comprometendo a mobilidade de quem vive no local.

“Com a obra da Travessia Urbana, algumas ruas do Alto do Alencar ficaram sem saída. Recentemente, construíram um meio-fio com um desnível de mais de meio metro da rua, impedindo completamente a passagem de carros. Fecharam tudo. Estamos isolados. É mais um absurdo para a conta. Custava aterrar e deixar o acesso da rua para a via marginal? Existem ruas que sempre tiveram acesso à via marginal e agora a Travessia Urbana está fazendo sarjeta, meio-fio e isolando tudo. O cidadão não pode ficar preso dentro da própria rua, sem poder sair de casa e seguir pela marginal”, relata um morador.

De acordo com os relatos, há casos ainda mais críticos. “Tem uma rua, na área do Colégio Lomanto Júnior, que se uniu ao CSU, que ficou sem saída para a marginal e também sem saída para o próprio bairro. Como é que um bairro funciona assim, com ruas bloqueadas dos dois lados?”, questiona.

Os moradores relatam ainda que a explicação apresentada pelos responsáveis pela obra é de que haverá, no futuro, a urbanização do Riacho do Macarrão, entre os bairros Lomanto e Alto do Alencar.

“Eles dizem que vai ter rua margeando o canal, com calçada, melhorando a mobilidade, e que esse meio-fio pode até deixar de existi. Mas e até lá? A gente vai ficar esperando um projeto que ainda está sendo finalizado, que ainda vai para licitação e que ninguém sabe se vai sair?”, questiona.

Como reivindicação, os moradores pedem uma medida urgente. “O mínimo que deveriam fazer é retirar esse meio-fio nessas ruas e fazer uma descida, uma rampa. Não dá para esperar anos por um projeto enquanto a gente fica ilhado”, concluem.

Estamos encaminhando a situação para a empresa CLC em busca de esclarecimentos.

Redação PNB

Após reinvindicação de estudantes de colégio estadual em Maniçoba, Juazeiro, Seduc afirma que ajuste no transporte escolar depende de dados das escola

0

Após pais e estudantes do Colégio Estadual do Campo Olavo Ferreira Neto, no distrito de Maniçoba, em Juazeiro, relataram que os alunos estão sem o transporte escolar e assim impedidos de frequentarem as aulas iniciadas no último dia 9 de fevereiro, a Secretaria de Educação se manifestou.

Em nota, a SEDUC alegou que a adequação das rotas depende do envio correto do quantitativo e da localização dos estudantes por parte das unidades escolares e do órgão gestor da Educação estadual. O órgão informou ainda que após as reclamações, entrou em contato com a gestão da instituição em busca de informações sobre o número de alunos atendidos.

Veja a nota na íntegra:

“A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc informa que a adequação das rotas de transporte escolar da rede estadual de ensino depende da informação do quantitativo e localização dos estudantes enviada pela unidade escolar e pelo órgão gestor da Educação na rede estadual. Ao receber a denúncia, a Seduc entrou em contato com a gestão do Colégio Estadual do Campo Olavo Ferreira Neto, que informou o quantitativo de estudantes, e vai adequar as rotas do transporte escolar”.

Reclamação

“Fomos pegos de surpresa com a suspensão do serviço, sem aviso prévio ou qualquer comunicado oficial. A situação tem prejudicado diretamente a frequência dos alunos e o andamento das atividades escolares. Desde o início das aulas da rede estadual, no último dia 9 de fevereiro, os alunos do distrito de Maniçoba seguem sem transporte escolar, que é de responsabilidade da Prefeitura de Juazeiro”, relatou um aluno.

Segundo o estudante, as localidades mais afetadas com a suspensão das rotas são: Maniçoba Velha, Cachoeirinha, Jatobá e Conchas.

“Muitos estudantes impossibilitados de chegar à escola. Reforçamos que o transporte escolar é um direito dos alunos e um dever do poder público. A comunidade escolar aguarda uma solução urgente para que nossos estudantes não sejam ainda mais prejudicados”, cobrou.

Redação PNB

“Escola integral sem almoço é um absurdo”, criticam pais de alunos do CODEFAS em Juazeiro

0

Pais e responsáveis por alunos do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para denunciar a falta de almoço na unidade escolar, mesmo com o início das aulas em regime integral.

Segundo os relatos, os estudantes estão sendo mantidos na escola durante todo o dia, mas sem a oferta de alimentação no horário do almoço.

 “A escola iniciou as aulas no modo integral, mas não está tendo almoço. Isso é um absurdo, porque tem crianças que moram longe e não têm como ir para casa para almoçar”, desabafa uma mãe.

Ela conta que os alunos estão sendo liberados às 11h para se alimentar e devem retornar à tarde. “Meu filho não tem como vir para casa. Ele precisa voltar para assistir aula à tarde. Tem aluno que está ficando sem comer ou comendo na casa de vizinho ou colega, pedindo comida. Outros estudantes estão saindo da escola sem um responsável para comprar almoço. Quem vai se responsabilizar se acontecer alguma coisa? Eu não confio que meu filho saia sozinho para comprar marmita”, relata.

O problema tem gerado impacto direto na rotina das famílias. “Eu levo meu filho às sete da manhã, volto às onze horas para levar comida para ele e depois tenho que buscar às três e pouco da tarde. Hoje mesmo disseram que ia ter almoço e depois voltaram atrás. É uma desorganização tremenda”, critica.

Ainda de acordo com os pais, a situação também está pesando no bolso. “Está gerando uma despesa enorme. Nem toda criança pode sair da escola para ir para casa. A gente não confia. Meu filho mesmo não sabe pegar ônibus, não anda sozinho. É um absurdo uma criança menor sair da escola para se alimentar”, diz outra responsável.

A responsável afirma ainda que buscou explicações junto à gestão escolar. “A direção disse que o dinheiro está na conta, mas só pode comprar alimentação depois que sair o dinheiro oficial, e não tem data prevista. Como iniciaram o ensino integral sem ter alimentação para as crianças?”, questiona.

Uma das mães relata que sugeriu uma alternativa à coordenação. “Falei que, se não tem alimentação, liberem os alunos ao meio-dia. Mas disseram que quem não tiver comida pode ir para casa e justificar a falta, só que vai perder aula da tarde. Ou seja, quem não tem dinheiro vai ser prejudicado”, lamenta.

Os responsáveis cobram providências do Governo do Estado. “Se já sabiam a data de início das aulas, por que não organizaram isso antes? Uma escola integral sem almoço, eu nunca vi. Querem manter o ensino integral sem dar condições”, conclui a mãe.

Encaminhamos os relatos para o NTE-10 em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

Semáforo derrubado por caminhão é substituído e trânsito volta a fluir na Avenida Adolfo Viana, em Juazeiro

0

O semáforo derrubado após ser atingido por um caminhão nas proximidades do Hospital Sote, na Avenida Adolfo Viana, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, foi substituído. O impacto que deixou equipamento danificado foi registrado no último dia 08.

Conforme informações da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) pela com a substituição do semáforo, o tráfego foi normalizado, trazendo mais fluidez e segurança para quem passa pela região diariamente.

A AMTT orienta que, ao identificar semáforos apagados, danificados ou com funcionamento irregular em qualquer ponto da cidade, a população entre em contato pelo telefone (74) 3611-8836 para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

Redação PNB

“Nossos filhos estão em casa sem estudar”, relatam mães sobre falta de transporte escolar no distrito de Itamotinga, em Juazeiro

0

Mães de alunos que residem na comunidade de Sítio Santana,e que estão matriculados na Escola Municipal Rural da comunidade de São José, localizada também no distrito de Itamotinga, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para relatar que os filhos estão sem frequentar as aulas por falta de transporte escolar.

“Eu e outras mães matriculamos nossos filhos na Escola Rural do São José, mas até hoje eles não foram para a escola porque a Secretaria de Educação não liberou o transporte escolar para levá-los”, afirma.

De acordo com ela, as mães buscaram esclarecimentos junto ao responsável pelo transporte escolar do município, mas não obtiveram retorno.

“Procuramos o responsável pelo transporte e ele não nos deu nenhuma resposta. Enquanto isso, nossos filhos seguem em casa, perdendo aulas e sendo prejudicados”, desabafa.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Educação de Juazeiro e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

Trump eleva tarifa global de 10% para 15% após decisão da Suprema Corte

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado que elevará de 10% para 15% a tarifa global sobre produtos estrangeiros. A decisão ocorre após a Suprema Corte dos EUA considerar ilegal o mecanismo utilizado por ele para aplicar as taxas.

“Eu, como presidente dos Estados Unidos da América, estarei, com efeito imediato, elevando a Tarifa Mundial de 10% sobre países, muitos dos quais vêm ‘explorando’ os EUA há décadas, sem retaliação (até eu chegar!), para o nível de 15%, totalmente permitido e legalmente testado”, escreveu Trump nas redes sociais.

Horas antes, na sexta-feira, após a decisão da Suprema Corte, o presidente havia anunciado uma tarifa global de 10% sobre produtos importados, como forma de manter sua agenda comercial.

Segundo comunicado da Casa Branca, a taxa anunciada na sexta estava prevista para entrar em vigor em 24 de fevereiro, às 0h01 (horário de Washington). Na publicação deste sábado, Trump não detalhou quando passará a valer o novo percentual de 15%.

Bahia Notícias