Redação

33339 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Prefeitura de Juazeiro inicia georreferenciamento para implantação do Cadastro Multifinalitário e regularização fundiária

0
Screenshot

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Fazenda, deu início ao trabalho de georreferenciamento das áreas urbanas e rurais do município. A iniciativa, que terá duração estimada de oito meses, tem como objetivo estruturar o Cadastro Territorial Multifinalitário, uma base integrada de informações que permitirá ao Município conhecer com mais precisão sua realidade territorial, urbana, social e econômica.

O serviço está sendo executado por empresa contratada, com o uso de drones que sobrevoam ruas, bairros, comunidades e áreas rurais, realizando registros técnicos e georreferenciados. As imagens e dados coletados serão utilizados para atualizar a base cartográfica municipal, identificar imóveis, edificações, vias, equipamentos públicos, áreas ocupadas, vazios urbanos e demais informações necessárias ao planejamento da cidade.

De acordo com a secretária da Fazenda, Luanna Mudo, o trabalho representa uma etapa estratégica para modernizar a gestão pública municipal. “Esse levantamento vai permitir que Juazeiro tenha uma base de dados mais precisa, atualizada e integrada. O Cadastro Multifinalitário não é apenas uma ferramenta da Fazenda; ele servirá para diversas áreas da gestão, como saúde, educação, desenvolvimento social, infraestrutura, planejamento urbano e regularização fundiária”, destacou a secretária.

A proposta é que o cadastro reúna informações imobiliárias, urbanísticas, sociais e territoriais, possibilitando ao município planejar melhor a oferta de serviços públicos. Com os dados atualizados, será possível identificar, por exemplo, áreas com maior demanda por escolas, unidades de saúde, pavimentação, iluminação, drenagem, regularização de imóveis e outros investimentos públicos.

Luanna Mudo explicou ainda que o georreferenciamento ajudará a Prefeitura a comparar o que existe de fato no território com as informações atualmente registradas nos sistemas municipais. “Muitas vezes, a cidade cresce mais rápido do que os cadastros conseguem acompanhar. Com esse trabalho, vamos enxergar melhor a realidade de Juazeiro, corrigir inconsistências, planejar políticas públicas com mais segurança e avançar na regularização fundiária”, afirmou.

O Cadastro Multifinalitário também será importante para fortalecer a regularização fundiária no município, uma vez que permitirá identificar ocupações, delimitar áreas, organizar informações territoriais e subsidiar processos de reconhecimento e titulação de imóveis. A secretária ressaltou que o trabalho será conduzido com responsabilidade técnica e respeito à população.

“Os drones fazem registros externos e técnicos do território. O objetivo é construir uma base moderna de informações para melhorar a gestão da cidade, ampliar a eficiência dos serviços públicos e garantir mais segurança no planejamento das ações do Município”, explicou Luanna Mudo.

Com a implantação do Cadastro Multifinalitário, Juazeiro passará a contar com uma ferramenta estratégica para tomada de decisões, integração entre secretarias e qualificação dos investimentos públicos. A expectativa é que, ao final do levantamento, o município disponha de um diagnóstico territorial mais completo, capaz de orientar políticas públicas mais eficientes e alinhadas às necessidades reais da população.

 

Ascom

Suspeito de participação no assassinato de Gerlane Maria dos Santos e Danrley Lopes da Silva é preso em Petrolina

0

Um homem investigado por participação no duplo homicídio da merendeira Gerlane Maria dos Santos e do motorista de aplicativo Danrley Lopes da Silva, ocorrido em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi preso preventivamente pela Polícia Civil de Pernambuco. O crime foi registrado em fevereiro deste ano.

Segundo informações da Polícia Civil, a prisão do suspeito identificado apenas pelas iniciais F.D.M.T  foi realizada na manhã dessa terça-feira (16) por equipes da 25ª Delegacia de Homicídios (DH) do município. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Petrolina.

Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu em uma estrada de terra que liga a Avenida Transnordestina ao Projeto Senador Nilo Coelho (PSNC) – Núcleo 9. As investigações apontam que as vítimas foram sequestradas e assassinadas no local. Os corpos, no entanto, só foram encontrados no dia 23 de fevereiro, cerca de 11 dias após o crime.

A Polícia Civil não divulgou detalhes sobre a participação do suspeito no caso nem informou se há outras pessoas investigadas. O inquérito segue em andamento sob responsabilidade da 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina.

O caso continua sendo apurado para esclarecer a motivação do crime e identificar todos os envolvidos.

Redação PNB 

Adolescentes são apreendidos por envolvimento no assassinato de uma mulher de 33 anos, em Petrolina; vítima estava dormindo no momento do crime

0

Dois adolescentes foram apreendidos na manhã dessa terça-feira (16), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, durante uma operação da Polícia Civil que investiga o assassinato de Leidiane Silva Lima. O crime aconteceu no dia 18 de abril deste ano, no povoado de Nova Descoberta, zona rural do município.

De acordo com a Polícia Civil, os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Regional da Infância e Juventude da 18ª Circunscrição Judiciária de Petrolina, após o avanço das investigações que apontam o envolvimento dos menores em um ato infracional análogo ao crime de homicídio.

Leidiane Silva Lima foi morta dentro da própria residência enquanto dormia. O caso causou grande comoção entre moradores de Nova Descoberta, onde a vítima era bastante conhecida e querida.

A ação foi realizada por equipes da 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina, sob coordenação dos delegados Neilson Albuquerque e Bruno Paixão.

Segundo a corporação, os adolescentes foram localizados e apreendidos na presença de seus representantes legais. Após serem submetidos a exames traumatológicos, eles foram encaminhados à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), onde permanecerão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil informou que as investigações sobre o caso seguem em andamento.

Redação PNB

DESTAQUE NACIONAL: Juazeiro registra o maior avanço do país na alfabetização entre cidades com mais de 200 mil habitantes

0

Juazeiro registrou o maior crescimento proporcional do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) entre os 142 municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes. O percentual de estudantes alfabetizados na rede municipal passou de 29% em 2024 para 50% em 2025, um avanço de 21 pontos percentuais que colocou o município baiano à frente de capitais e importantes polos regionais, como Teresina, Salvador e Campina Grande. O resultado foi alcançado já no primeiro ano da gestão do prefeito Andrei Gonçalves.

Os dados constam nos resultados de 2025 do Indicador Criança Alfabetizada, que mede a proporção de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que alcançam desempenho superior a 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No recorte das maiores cidades do país, Juazeiro apresentou um crescimento proporcional de 72,4%, calculado a partir da relação entre o ganho obtido e o índice registrado no ano anterior. Feira de Santana ficou em segundo lugar, com crescimento de 48,5%, e Vitória da Conquista em terceiro, com 44,2%. Teresina alcançou o maior índice absoluto da lista, com 81% de crianças alfabetizadas, porém apresentou avanço proporcional menor, de 42,1%.

O desempenho de Juazeiro também lidera outros dois recortes importantes. Entre os 27 municípios do Nordeste com mais de 200 mil habitantes, a cidade ocupa a primeira colocação. Entre os seis municípios baianos do mesmo porte, Juazeiro aparece com ampla vantagem, seguida por Feira de Santana e Vitória da Conquista.

O avanço ganha ainda mais relevância quando analisada a trajetória recente da rede municipal. Em 2023, o índice de alfabetização de Juazeiro era de 31%. No ano seguinte, houve uma queda para 29%. Já em 2025, o município não apenas recuperou os resultados anteriores, como atingiu um patamar inédito, alcançando 50% de crianças alfabetizadas, com taxa de participação de 88,27% dos estudantes na avaliação. A meta estabelecida para o município em 2025 era de 46%, superada em quatro pontos percentuais.

O prefeito Andrei Gonçalves afirmou que o resultado é fruto dos investimentos da gestão municipal na alfabetização, considerada uma das prioridades do governo. “Recebemos a rede com o indicador em queda e tínhamos clareza de que alfabetizar na idade certa precisava ser a prioridade absoluta do nosso primeiro ano. Investimos na formação de professores, em material estruturado e no acompanhamento de cada turma. O resultado mostra que Juazeiro tem competência para estar entre os melhores do Brasil quando há método e compromisso com a sala de aula”, destacou.

A secretária de Educação, Maéve Melo, atribuiu o avanço à articulação entre diagnóstico, formação continuada e monitoramento próximo das escolas. “Mapeamos turma por turma, identificamos onde estavam as maiores defasagens e levamos apoio pedagógico para esses pontos. Os coordenadores passaram a acompanhar o avanço de cada criança ao longo do ano, e os professores receberam suporte permanente. Esse crescimento é fruto do trabalho dos educadores e das crianças de Juazeiro. Nosso papel foi garantir as condições necessárias para que esse trabalho gerasse resultados”, afirmou.

O Indicador Criança Alfabetizada integra o monitoramento nacional da alfabetização e serve como parâmetro para a definição de metas anuais para os municípios brasileiros. Para Juazeiro, o próximo desafio é continuar ampliando o número de crianças alfabetizadas em 2026. O resultado alcançado em 2025 transformou o município em referência nacional na alfabetização entre as grandes cidades do país.

Os dados referentes ao ano de 2025 estão disponíveis no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na seção “Resultados e Metas – Municípios (Rede Municipal)”.

 

Ascom

Moradores cobram cumprimento de lei que restringe fogos com estampido durante festejos juninos em Juazeiro: “É preciso conciliar as tradições com a preservação do bem-estar coletivo”

0

Com a aproximação dos festejos de São João e o aumento da utilização de fogos de artifício em comemorações públicas e particulares, moradores de Juazeiro, na região Norte da Bahia, pedem o cumprimento de uma legislação em vigor no município, que proíbe de mecanismos que provoquem ruídos acima dos limites permitidos. A regra está prevista na Lei Complementar nº 18/2016, que institui o Código de Polícia Administrativa do Município.

“É importante lembrar que em Juazeiro existe uma lei complementar de 2016, do código de Polícia Administrativa do Município que proíbe mecanismo que causam ruídos que ultrapassem os limites e fogos de artifícios está entre esses mecanismos. O Código de Polícia Administrativa prevê ainda que qualquer descumprimento das regras contidas no capítulo está sujeito às penalidades previstas na legislação municipal, cuja aplicação deve seguir os procedimentos administrativos estabelecidos pela própria lei. Mas é preciso que a legislação saia do papel e seja cumprida”, cobram.

Os moradores destaca ainda que muitas famílias convivem com bebês, idosos, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), outros transtornos sensoriais e animais domésticos que sofrem com os estampidos.

“São João é uma tradição linda e ninguém está pedindo o fim da festa. O que queremos é respeito à lei e às pessoas que sofrem com os fogos barulhentos. Há muitas casas com bebês recém-nascidos, idosos acamados, pessoas autistas, e animais que passam por momentos de grande sofrimento quando começam as explosões”, relatam.

Outro cidadão destacou que a conscientização da população é tão importante quanto a fiscalização por parte do poder público.

“Muita gente não sabe que existe uma lei municipal tratando desse assunto. Os fogos de baixo ruído já são uma alternativa. Não faz sentido continuar utilizando artefatos que causam tanto desconforto para quem tem sensibilidade auditiva ou problemas de saúde. Além disso, quem tem cachorro ou gato sabe o desespero que eles passam. Muitos tentam fugir, ficam agitados e até adoecem por causa do medo provocado pelos estampidos. É uma questão de empatia. É preciso conciliar as tradições com a preservação do bem-estar coletivo”, finalizam.

Estamos encaminhando a reinvindicação para os órgãos responsáveis.

Redação PNB

Prefeitura de Juazeiro anuncia ponto facultativo nos dias 23 e 24 de junho; serviços essenciais serão mantidos

0

A Prefeitura de Juazeiro decretou, nesta quarta-feira (17), ponto facultativo para os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal nos dias 23 e 24 de junho. A decisão considera a importância histórica, cultural, religiosa e social das festividades juninas para Juazeiro, além da necessidade de harmonizar o calendário administrativo municipal com o do Governo da Bahia.

A medida leva em conta a relevância do São João como uma das principais manifestações culturais do Nordeste e parte importante da identidade do povo juazeirense. O expediente será mantido normalmente no dia 22 de junho, em observância aos princípios da eficiência e da continuidade dos serviços públicos.

O decreto não se aplica aos serviços essenciais e indispensáveis à população, como saúde, limpeza pública, fiscalização, guarda municipal, mobilidade urbana, defesa civil e serviços funerários, que funcionarão por meio de plantões e escalas especiais. Confira o decreto completo Aqui.

 

Ascom/PMJ

Júri popular dos acusados pela morte de David Ruan é marcado para o dia 10 de julho, em Juazeiro

0

O julgamento dos acusados pelo assassinato do jovem David Ruan de Souza Silva, ocorrido em 2024, no distrito de Maniçoba, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, foi marcado para o dia 10 de julho, às 8h30, no Fórum Luiz Viana Filho. Segundo informações divulgadas pela família da vítima, os réus são: Ezequiel Barbosa Silva, Matheus da Silva Pereira, Henrique Nascimento da Silva e Ian Vitor Andrade Ribeiro.

David Ruan tinha 19 anos quando foi assassinado no povoado de Campos. Na ocasião, ele estava em um bar quando foi atingido por disparos de arma de fogo. José Batista de Queiroz Filho, de 48 anos, também foi baleado e morreu após ser atingido pelos tiros.

Ao Portal Preto no Branco, a mãe de David, Jainete Silva, afirmou que espera que os responsáveis sejam condenados e agradeceu o trabalho das forças de segurança na investigação do caso.

“Primeiro, eu quero agradecer à Polícia Civil e à Polícia Militar da Bahia, de Juazeiro, por terem se empenhado nessa luta para que a justiça fosse feita e para que a morte do meu filho não ficasse impune. Eu espero que a justiça seja feita, que eles peguem a pena máxima, porque o que fizeram com o meu filho não justifica nada”, declarou.

Emocionada, Jainete relembrou a dor de ter presenciado o assassinato do filho.

“Era um menino bom, um menino da sociedade, um menino que nunca fez mal a ninguém, ser morto dessa forma, covardemente, e na minha frente. A dor que eu sinto vai durar pela minha vida toda. Essa dor não vai passar. A falta do meu filho não vai passar, a saudade é muito grande”, desabafou.

Apesar do sofrimento, ela diz acreditar na atuação da Justiça.

“Eu creio que a justiça vai ser feita, já está sendo feita, e creio que no dia desse júri a gente vai ter a certeza de que a justiça existe e que eles irão pagar. Eles irão pagar por cada tiro que deram no meu filho, por terem tirado a vida de um jovem de 19 anos”, afirmou.

Dois dos acusados pela morte do jovem foram presos no dia 09 de abril de 2024. Na ocasião, um adolescente foi apreendido.

Ainda conforme as informações, o acusado identificado como Matheus segue foragido. .

Ainda de acordo com as investigações, um dos acusados também é apontado como autor do homicídio de Rafael da Silva Lima, de 18 anos. O crime ocorreu no dia 3 de dezembro de 2023, também no distrito de Maniçoba.

Redação PNB 

Condutor de moto envolvido em acidente que matou Mari Mesquita na última quarta-feira (10) recebe alvará de soltura em Juazeiro

0

O condutor da motocicleta que transportava a jovem Mari Mesquita, de 36 anos, vítima de um grave acidente de trânsito registrado no último dia 10, no bairro João XXIII, em Juazeiro, recebeu alvará de soltura. Ele havia sido preso no dia do ocorrido, mas posteriormente foi liberado por meio de decisão judicial.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem foi submetido ao teste do bafômetro após o acidente, que apresentou resultado positivo para o consumo de álcool. O acidente aconteceu após uma colisão entre uma motocicleta e uma bicicleta.

Segundo informações preliminares, após o impacto, a motocicleta perdeu o controle e acabou se chocando contra o meio-fio. Mari Mesquita, que estava na garupa da moto, sofreu ferimentos graves e morreu ainda no local do acidente.

De acordo com amigos da família, o condutor da motocicleta teria tentado desviar de um ciclista quando perdeu o controle do veículo. O ciclista, que também ficou ferido, foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Traumas, em Petrolina.

Mari havia comemorado aniversário na terça-feira (9), um dia antes da tragédia.

 

Redação PNB

UBS do Jardim Primavera em Juazeiro, está funcionando em horário ampliado, informa SESAU

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que, a partir desta segunda-feira (15), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Primavera passou a funcionar em horário integral, seguindo o mesmo padrão das demais unidades localizadas na zona urbana do município.

A mudança ocorre após a reclassificação do território do Jardim Primavera, que passou a integrar oficialmente a área urbana de Juazeiro. Com isso, a unidade adequa seu funcionamento aos protocolos estabelecidos para a rede urbana de Atenção Primária.

O atendimento na UBS passa a acontecer de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde ofertados no local.

Ascom