Redação

33342 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Júri popular dos acusados pela morte de David Ruan é marcado para o dia 10 de julho, em Juazeiro

0

O julgamento dos acusados pelo assassinato do jovem David Ruan de Souza Silva, ocorrido em 2024, no distrito de Maniçoba, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, foi marcado para o dia 10 de julho, às 8h30, no Fórum Luiz Viana Filho. Segundo informações divulgadas pela família da vítima, os réus são: Ezequiel Barbosa Silva, Matheus da Silva Pereira, Henrique Nascimento da Silva e Ian Vitor Andrade Ribeiro.

David Ruan tinha 19 anos quando foi assassinado no povoado de Campos. Na ocasião, ele estava em um bar quando foi atingido por disparos de arma de fogo. José Batista de Queiroz Filho, de 48 anos, também foi baleado e morreu após ser atingido pelos tiros.

Ao Portal Preto no Branco, a mãe de David, Jainete Silva, afirmou que espera que os responsáveis sejam condenados e agradeceu o trabalho das forças de segurança na investigação do caso.

“Primeiro, eu quero agradecer à Polícia Civil e à Polícia Militar da Bahia, de Juazeiro, por terem se empenhado nessa luta para que a justiça fosse feita e para que a morte do meu filho não ficasse impune. Eu espero que a justiça seja feita, que eles peguem a pena máxima, porque o que fizeram com o meu filho não justifica nada”, declarou.

Emocionada, Jainete relembrou a dor de ter presenciado o assassinato do filho.

“Era um menino bom, um menino da sociedade, um menino que nunca fez mal a ninguém, ser morto dessa forma, covardemente, e na minha frente. A dor que eu sinto vai durar pela minha vida toda. Essa dor não vai passar. A falta do meu filho não vai passar, a saudade é muito grande”, desabafou.

Apesar do sofrimento, ela diz acreditar na atuação da Justiça.

“Eu creio que a justiça vai ser feita, já está sendo feita, e creio que no dia desse júri a gente vai ter a certeza de que a justiça existe e que eles irão pagar. Eles irão pagar por cada tiro que deram no meu filho, por terem tirado a vida de um jovem de 19 anos”, afirmou.

Dois dos acusados pela morte do jovem foram presos no dia 09 de abril de 2024. Na ocasião, um adolescente foi apreendido.

Ainda conforme as informações, o acusado identificado como Matheus segue foragido. .

Ainda de acordo com as investigações, um dos acusados também é apontado como autor do homicídio de Rafael da Silva Lima, de 18 anos. O crime ocorreu no dia 3 de dezembro de 2023, também no distrito de Maniçoba.

Redação PNB 

Condutor de moto envolvido em acidente que matou Mari Mesquita na última quarta-feira (10) recebe alvará de soltura em Juazeiro

0

O condutor da motocicleta que transportava a jovem Mari Mesquita, de 36 anos, vítima de um grave acidente de trânsito registrado no último dia 10, no bairro João XXIII, em Juazeiro, recebeu alvará de soltura. Ele havia sido preso no dia do ocorrido, mas posteriormente foi liberado por meio de decisão judicial.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem foi submetido ao teste do bafômetro após o acidente, que apresentou resultado positivo para o consumo de álcool. O acidente aconteceu após uma colisão entre uma motocicleta e uma bicicleta.

Segundo informações preliminares, após o impacto, a motocicleta perdeu o controle e acabou se chocando contra o meio-fio. Mari Mesquita, que estava na garupa da moto, sofreu ferimentos graves e morreu ainda no local do acidente.

De acordo com amigos da família, o condutor da motocicleta teria tentado desviar de um ciclista quando perdeu o controle do veículo. O ciclista, que também ficou ferido, foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Traumas, em Petrolina.

Mari havia comemorado aniversário na terça-feira (9), um dia antes da tragédia.

 

Redação PNB

UBS do Jardim Primavera em Juazeiro, está funcionando em horário ampliado, informa SESAU

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que, a partir desta segunda-feira (15), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Primavera passou a funcionar em horário integral, seguindo o mesmo padrão das demais unidades localizadas na zona urbana do município.

A mudança ocorre após a reclassificação do território do Jardim Primavera, que passou a integrar oficialmente a área urbana de Juazeiro. Com isso, a unidade adequa seu funcionamento aos protocolos estabelecidos para a rede urbana de Atenção Primária.

O atendimento na UBS passa a acontecer de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde ofertados no local.

Ascom

“Nossos filhos estão sem segurança”: relatam responsáveis por alunos devido à falta de monitor em transporte escolar de EMEI, em Juazeiro

0

Pais e responsáveis por alunos da EMEI Nélia de Sousa Costa, localizada no bairro João Paulo II, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para criticar a falta de monitor no micro-ônibus responsável pelo transporte das crianças até a unidade de ensino. Segundo eles, o problema persiste há quase três meses e tem provocado medo e insegurança.

“Gostaria de pedir ajuda na divulgação desse problema que enfrentamos no dia a dia das nossas crianças. A creche disponibiliza um micro-ônibus para transportar nossos filhos, mas já tem quase três meses que eles não contratam um monitor para acompanhar as viagens de ida e volta dos alunos”, relatou uma das mães.

De acordo com os responsáveis, a ausência do profissional deixa as crianças sem a assistência necessária durante o trajeto.

“Muitos pais relatam insegurança, assim como eu. As crianças acabam sem segurança nenhuma, sem um monitor para intervir em qualquer situação dentro do ônibus”, desabafou.

Os pais afirmam que já buscaram esclarecimentos junto à unidade escolar, mas alegam que a resposta recebida é sempre a mesma.

“A gente já fez muita reclamação na creche e só o que nos dizem é que a SEDUC ainda não contratou um monitor e que eles não podem fazer mais nada para resolver”, afirmou um pai de alunos.

Outro motivo de preocupação, segundo os responsáveis, são os relatos feitos pelas próprias crianças ao chegarem em casa.

“Infelizmente, a gente fica recebendo reclamações dos nossos filhos de que, durante a viagem, um colega bateu, empurrou o outro e aconteceram outras situações. Não tem ninguém para orientar ou separar quando há algum problema”, contou.

Outra mãe diz que a situação tem gerado indignação entre as famílias que dependem diariamente do transporte escolar.

“Isso, para qualquer pai ou mãe, é muito preocupante. Não podemos fazer nada e estamos indignados com a SEDUC, que não olha com atenção para essa situação. O que queremos é apenas que nossos filhos façam esse trajeto com segurança”, concluiu.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Educação de Juazeiro e aguardamos uma resposta.

 

Redação PNB 

Comerciante Reinaldo, do Restaurante do Rei, morre aos 74 anos em Juazeiro

0

Morreu na madrugada desta terça-feira (16), no município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, o comerciante Reinaldo Vieira de Souza, proprietário do tradicional Restaurante do Rei. Ele tinha 74 anos e, segundo informações apuradas pelo Portal Preto no Branco, foi vítima de complicações cardíacas.

O Restaurante do Rei é conhecido pela venda de comidas regionais e fica localizado no bairro Expedito Almeida Nascimento. O estabelecimento também já funcionou na Avenida Adolfo Viana, no Centro de Juazeiro.

Ainda conforme as informações, o comerciante passou recentemente por uma cirurgia no coração e ficou por cerca de 15 dias aguardando por uma regulação. Reinaldo era natural de Salvador.

O velório será realizado nesta quarta-feira (17), no SAF de Juazeiro, a partir das 6h. Já o sepultamento está marcado para as 10h, no Cemitério João Paulo II, também em Juazeiro.

O Portal Preto no Branco se solidariza com os familiares e amigos de Reinaldo neste momento de dor.

Redação PNB

Jovem atropelado em faixa de pedestres na Orla de Petrolina morre após cinco dias internado; motorista fugiu sem prestar socorro

0

Um jovem que havia sido vítima de um grave atropelamento na Orla de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, não resistiu aos ferimentos e morreu após permanecer internado por cinco dias. A vítima foi identificada como Jhonatan Felipe Gomes dos Santos.

Segundo as informações, o jovem estava internado no Hospital Universitário de Petrolina desde a noite da última terça-feira (9), quando foi atingido por uma caminhonete enquanto atravessava uma faixa de pedestres na Avenida Cardoso de Sá,  e morreu no último domingo (14).

O atropelamento aconteceu nas proximidades de uma rotatória da Orla de Petrolina e foi registrado por uma câmera de segurança. As imagens mostram o momento em que uma caminhonete Fiat Toro branca atinge Jhonatan e a namorada que atravessavam a via pela faixa destinada aos pedestres.

A jovem recebeu atendimento médico e sobreviveu ao atropelamento. Até o momento, não foram divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde dela. Após atingir as vítimas, o motorista deixou o local sem prestar socorro.

Segundo a Polícia Civil, o veículo envolvido no caso foi localizado e apreendido para a realização de perícia. No entanto, até o momento, não há informações oficiais sobre a identificação do condutor ou eventual responsabilização pelo atropelamento.

Redação PNB 

Moradores questionam retorno do Centro POP à Visconde do Rio Branco; Sedes esclarece

0

Moradores da Visconde do Rio Branco, no centro de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco na manhã desta terça-feira (16) para questionar o retorno do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Dom José Rodrigues para a rua. Conforme os relatos, mesmo após os transtornos que teriam sido enfrentados na época em que o equipamento funcionou na via, o serviço voltou a ser realizado no local.

“Fizeram um abaixo-assinado para tirar o Centro POP do bairro Maria Goretti, agora, mesmo depois dos moradores da Visconde passarem por tudo que passaram, vão ter que aguentar tudo novamente. Como pode isso?”, questionou um morador.

Outra moradora destacou que a gestão municipal deve transferir os atendimentos para um local apropriado.

“O secretário disse que as equipes técnicas estavam realizando levantamento de imóveis para definição de um novo espaço que atenda de forma adequada às necessidades do serviço, mas acabou trazendo o Centro POP para um endereço onde já funcionou anteriormente e que já foi comprovado que não deu certo. Será que vão insistir no erro?”, questiona.

O PNB entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro em busca de esclarecimentos. Em resposta, o órgão explicou que o Centro POP segue sem um novo endereço, e que, por ora, o programa Corra Pro Abraço está acolhendo as pessoas em situação de rua com o apoio da Sedes.

Centro POP

O Centro POP deixou de funcionar no bairro Maria Goretti no fim da semana passada, após moradores vizinhos ao equipamento apontarem transtornos causados pelos usuários do serviço. O equipamento foi instalado no bairro em abril do ano passado e, desde os primeiros dias de funcionamento, eles rejeitam a presença do equipamento no local, alegando que passaram a conviver com problemas de segurança, sujeira e desordem pública.

Nos últimos anos, o Centro Pop, criado pelo governo federal, já passou pelo bairro Country Clube, pela Rua Visconde do Rio Branco, no centro da cidade, e pelo bairro Maria Gorete, e em todas às vezes, vizinhos rejeitam a instalação do serviço na rua em que moram.

Ao PNB, o secretário Igor Luiz declarou que “a decisão pela retirada do equipamento do bairro Maria Goretti foi tomada após um período de escuta e diálogo com moradores da comunidade, além de reuniões realizadas com órgãos de segurança pública, diante das demandas apresentadas pela população local relacionadas à sensação de insegurança e registros de ocorrências na região”.

O gestor reforçou que “a mudança tem como objetivo garantir melhores condições de funcionamento do serviço, bem como a convivência equilibrada com a comunidade, assegurando a continuidade do atendimento à população em situação de rua com dignidade e respeito”.

Igor Luiz informou que as equipes técnicas estão realizando levantamento de imóveis para definição de um novo espaço que atenda de forma adequada às necessidades do serviço.

“Enquanto isso, os atendimentos seguem sendo realizados por meio das equipes de abordagem social nas ruas, incluindo o Consultório na Rua, que continua atuando ativamente para acolher, orientar e encaminhar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, os usuários estão sendo assistidos provisoriamente pelo Espaço Transformar, que oferece serviços essenciais como alimentação, higiene pessoal e acolhimento”, afirmou.

O secretário destacou que “nenhuma pessoa em situação de rua ficará desassistida durante esse período de transição” e reafirmou “seu compromisso com a proteção social, o cuidado humanizado e a garantia de direitos”.

 

Redação PNB 

Paciente internado no Hospital Regional de Juazeiro aguarda há quase três meses por vaga para hemodiálise fora da unidade e família faz apelo: “ele precisa de uma vida digna”

0

Familiares de um paciente que está internado no Hospital Regional de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para criticar a demora na liberação de uma vaga para tratamento de hemodiálise em clínicas ou instituições da região.  De acordo com Néia Santos, apesar de já ter recebido alta médica, o irmão Nelton segue hospitalizado por não ter onde continuar o tratamento.

“Meu irmão está internado há quase três meses no Hospital Regional de Juazeiro. Graças a Deus ele já recebeu alta médica, mas continua no hospital aguardando uma vaga para continuar o tratamento de hemodiálise fora da unidade hospitalar. São meses de luta, angústia e espera. A cada dia que passa, o desgaste físico e emocional aumenta. Ver alguém que amamos preso a uma situação sem previsão de solução é muito doloroso”, relatou a familiar.

Ainda de acordo com a família, diversas tentativas já foram feitas para tentar agilizar o encaminhamento, mas, até o momento, não houve uma resposta concreta sobre quando a vaga será disponibilizada.

“Já buscamos ajuda pelos meios que estavam ao nosso alcance, mas ainda aguardamos uma resposta. Por isso, chamamos a atenção das autoridades competentes. Queremos que este apelo chegue a alguém que possa nos orientar, nos ajuda, para que meu irmão consiga a vaga que tanto precisa. Não estamos procurando privilégios, estamos apenas lutando pelo direito de continuar um tratamento essencial e pela oportunidade de ele voltar para perto da família com dignidade e segurança”, apelam.

Encaminhamos a situação para o Hospital Regional de Juazeiro e para a Secretaria de Saúde do Estado em busca de esclarecimentos.

Relembre

Em abril deste ano, pacientes internados no HRJ já haviam reclamado da demora no acesso ao tratamento fora da unidade.

“Estou aqui há 86 dias aguardando uma vaga para fazer o tratamento que preciso. Não sei onde estão as autoridades de Petrolina e Juazeiro que não conseguem essa vaga?”, questionou na época o paciente João.

“Estou há quase três meses aqui, precisando de uma vaga para fazer o tratamento, e nenhuma autoridade toma providência para resolver a situação”, relatou Antônio,  que também estava a espera de atendimento.

Uma cuidadora de um paciente, também internado na época no Hospital Regional, reclamou da demora no acesso à hemodiálise em clínicas da região.

“Sou cuidadora de um paciente de 56 anos que já está há quase dois meses esperando para fazer hemodiálise e nada. Só falam que não tem vaga nas clínicas de Juazeiro e Petrolina. Ele não quer mais comer, está depressivo. É cansativo ver tudo isso acontecendo e não poder tomar uma atitude”, afirmou na ocasião.

Ela destacou na época que ,lo problema não era isolado, e outros pacientes também enfrentavam a mesma dificuldade dentro da unidade.

“Tem várias pessoas nessa situação. Muitos idosos aguardando para fazer o procedimento e nada”, disse.

Após a reclamação da cuidadora, a gestão hospitalar se manifestou. Em nota encaminhada ao PNB, o Hospital Regional de Juazeiro informou que já havia solicitado a vaga para que o paciente pudesse realizar as sessões de hemodiálise junto a outras clínicas e/ou instituições. A unidade disse ainda que aguardava no momento, a disponibilização da referida vaga.
O complexo hospitalar salientou ainda que o paciente seguia realizando a hemodiálise no próprio HRJ, até que fosse disponibilizada vaga para a realização das sessões em outra instituição.

 

Redação PNB 

Comerciários de Juazeiro pedem redução da carga horária no São João e mais segurança no período festivo: “temos uma vida e família além do trabalho”

0

Com a proximidade do São João, trabalhadores que atuam no comércio de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para relatar a insatisfação com a falta de informações sobre o funcionamento das lojas durante o período junino. Segundo eles, enquanto os servidores públicos já têm definições sobre os pontos facultativos, a categoria segue sem qualquer orientação oficial.

“Está se aproximando a data mais esperada do ano, o nosso tão querido São João, e mais um ano nós, comerciários, ficamos à mercê do pronunciamento do suposto representante do comércio, o digníssimo Sindicato dos Comerciários. Inclusive, até parei de seguir as redes sociais deles porque não tem nenhuma informação que seja relevante e interessante para mim, comerciário”, declaram.

Os trabalhadores afirmam ainda que os decretos de ponto facultativo não costumam contemplar a categoria, e pedem mais sensibilidade com quem atua no comércio.

“O governo já decretou ponto facultativo para as repartições públicas. Sei que nós, escravos do comércio, iremos trabalhar, porque ponto facultativo nunca valeu para nós. O apelo que faço aos representantes é que ao menos reduzam a nossa carga horária nessa data, para que possamos nos arrumar e comemorar com nossa família”.

A insegurança enfrentada pelos funcionários também foi destacada na reclamação. “Que de fato ocorra uma fiscalização no horário de funcionamento do comércio, porque ficamos sujeitos a assaltos e riscos nessas datas comemorativas. Muitos donos de lojas vão curtir, viajar, e nós, funcionários, ficamos tomando conta do patrimônio deles, sem hora definida para ir para casa, nos arriscando em ponto de ônibus”.

Os trabalhadores disseram ainda que a categoria se sente ignorada quando busca esclarecimentos. “Que alguém possa ter consciência pela nossa classe, que chega a ser ignorada. Quando vamos reclamar com o sindicato, eles falam que é a Prefeitura que determina as datas comemorativas. Precisamos de respostas, seja da Prefeitura ou do sindicato. Temos uma vida e família além do trabalho”

Encaminhamos os relatos para o Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Juazeiro (Sindilojas Juazeiro) e aguardamos uma resposta.

 

Redação PNB