Redação

33342 POSTS 20 COMENTÁRIOS

PM localiza carro envolvido em acidente que matou sargento em Petrolina; motorista já foi identificado, mas segue foragido

0

As investigações sobre o acidente que resultou na morte do 3º sargento Juscelino, da Polícia Militar de Pernambuco, avançaram neste domingo (14). Em uma ação conjunta, equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) e da Agência Setorial de Inteligência (ASI) localizaram e apreenderam o veículo envolvido na colisão que vitimou o militar na Estrada das Pedrinhas, zona rural de Petrolina.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar, o automóvel, de cor branca, foi encontrado escondido em um condomínio da cidade durante as diligências realizadas pelas equipes. O carro foi apreendido e encaminhado para os procedimentos legais e periciais.

Ainda segundo a corporação, o condutor responsável pelo veículo já foi identificado, mas ainda não havia sido localizado até o momento da divulgação das informações. As buscas continuam e o caso segue sendo investigado pelas autoridades competentes.

O acidente aconteceu na tarde do último sábado (13), na PE-626, conhecida como Estrada das Pedrinhas. O sargento Juscelino conduzia a moto e  chegou a ser socorrido para uma unidade hospitalar de Petrolina, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital.

Redação PNB 

Velório do empresário Mário Assunção é realizado nesta segunda-feira em Petrolina; sepultamento está marcado para as 17h

0

O empresário Mário Moraes de Assunção, proprietário da tradicional Casa Assunção,  morreu neste domingo (14), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Até o momento, não há confirmação sobre a causa da morte.

O velório de Mário Assunção está sendo realizado nesta segunda-feira (15 ), no SAF da Avenida Sete de Setembro, em Petrolina. O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Campo das Flores, localizado no Centro da cidade.

O Portal Preto no Branco se solidariza com os familiares, amigos e todos aqueles que conviveram com Mário Assunção neste momento de dor.

 

Redação PNB 

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

0

O Ministério da Saúde passará a inserir, no Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento combinado de venetoclax com azacitidina para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada.

A combinação dos medicamentos é indicada a pacientes que, por condições clínicas, não são elegíveis ao tratamento padrão com quimioterapia intensiva, sendo mais uma alternativa de terapia para esse público.

De acordo com Portaria nº 30/2026, publicada nesta segunda-feira (15), a nova opção será disponibilizada na rede pública de saúde em 180 dias, conforme prevê norma federal que regula a incorporação de tecnologias no SUS.

A medida segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e está alinhada ao Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.

O relatório técnico que embasou a decisão ficará disponível para consulta pública no portal da Conitec.

Leucemia

Segundo o Ministério da Saúde, a leucemia é um tipo de câncer sanguíneo originado na medula óssea, tecido responsável por produzir glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Quando há alguma mutação genética, esses componentes podem se transformar em células cancerígenas.

Na forma aguda, a doença se torna ainda mais fatal se não tratada de forma precoce. O diagnóstico nos primeiros estágios e o encaminhamento especializado são essenciais para bons resultados do tratamento.

Essa é a forma mais comum da leucemia aguda em adultos e atinge, principalmente, pacientes idosos.

Agência Brasil 

Única representante de Juazeiro, Encanto do Vale conquista título do Concurso de Quadrilhas Juninas e emociona público com homenagem a Geraldo Azevedo

0

A grande final do Concurso de Quadrilhas Juninas de Juazeiro foi marcada por emoção, tradição e um espetáculo de cores, dança e identidade cultural. Promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), o evento, realizado neste sábado (13), reuniu quadrilhas de diferentes cidades e estados, consolidando-se como um importante espaço de valorização da cultura popular nordestina.

A noite teve um significado ainda mais especial para os juazeirenses. Única representante da cidade na competição, a Junina Encanto do Vale conquistou o primeiro lugar do concurso e levou para casa o prêmio de R$ 10 mil, além de vencer as categorias de Melhor Marcador e Melhor Rainha, recebendo R$ 1 mil em cada uma delas. A única premiação individual que não ficou com a quadrilha campeã foi a de Destaque de Animação, conquistada pela Danado de Bom.

O segundo lugar ficou com a quadrilha Danado de Bom, premiada com R$ 8 mil, enquanto a Explode Coração garantiu a terceira colocação e o prêmio de R$ 6 mil.

A apresentação campeã encantou público e jurados com o espetáculo “Viva Geraldo”, uma homenagem ao cantor, compositor e poeta petrolinense Geraldo Azevedo. O tema destacou a trajetória artística do músico, sua relação com o povo sertanejo e sua resistência durante o período da ditadura militar, transformando a arena em um verdadeiro palco de memória, arte e celebração da cultura regional.

Para Breno Sepedro, marcador e um dos diretores da Encanto do Vale, o resultado representa a recompensa de meses de dedicação e pesquisa. “Receber o título de primeiro lugar é algo muito gratificante. É o resultado de mais de seis meses de trabalho, pesquisa e dedicação. Queríamos homenagear alguém da nossa região e encontramos em Geraldo Azevedo uma história linda, de arte, resistência e amor à sua terra”, destacou.

O público também aprovou o espetáculo. Presente na final, George Diaurum acompanhou mais uma edição do concurso e celebrou a riqueza cultural apresentada pelas quadrilhas. “É meu segundo ano assistindo ao concurso de quadrilhas e é fantástico. Acompanhar as apresentações e as ideias que elas trazem, mostrando aspectos da nossa cultura e do nosso sertão, é algo que encanta. Estou adorando”, afirmou.

A edição deste ano também foi marcada pela inovação no processo de julgamento. Juazeiro se tornou a primeira cidade da Bahia a utilizar um sistema tecnológico para a apuração dos votos das quadrilhas juninas. A ferramenta permitiu o lançamento e a contabilização das notas em tempo real, garantindo mais agilidade e transparência ao concurso. De acordo com a organização, após serem registradas no sistema, as notas não podem ser alteradas, o que impede qualquer possibilidade de manipulação dos resultados. A expectativa da Seculte é ampliar a utilização da tecnologia para outros concursos e festivais promovidos pelo município.

O superintendente de Cultura da Seculte, Hertz Félix, ressaltou a importância do evento para a preservação das tradições juninas e comemorou o sucesso da competição. “Fechamos o ciclo junino com chave de ouro. Foi um grande espetáculo, realizado em um espaço de educação e cultura. Estamos muito felizes por promover um concurso que reuniu grupos de diferentes estados e que fortalece uma tradição que precisa ser preservada. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Seculte, segue trabalhando para manter vivas as nossas manifestações culturais”, enfatizou.

A realização do Concurso de Quadrilhas Juninas reforça o compromisso da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), com a valorização das tradições populares, o fortalecimento da cultura nordestina e a preservação do legado dos festejos juninos. Em uma noite marcada pela beleza, emoção e celebração das raízes do povo sertanejo, o evento reafirmou a força do São João como patrimônio cultural e expressão da identidade de Juazeiro, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações e continua encantando públicos de todas as idades.

Ascom

Torcida, forró e tradição: Avenida Flaviano Guimarães reúne público para celebrar o São João e a estreia do Brasil na Copa do Mundo

0

A paixão pelo futebol e a tradição junina se encontraram em uma noite especial na Avenida Flaviano Guimarães. Neste sábado (13), moradores e visitantes ocuparam o espaço desde cedo para acompanhar a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, em partida contra Marrocos, e, logo após o apito final, seguiram celebrando ao som do autêntico forró no “Juazeiro, Aqui Tem Forró 2026”, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte).

Em um ambiente marcado pela alegria, segurança e convivência familiar, o público transformou a avenida em uma grande arquibancada a céu aberto. Vestidos de verde e amarelo, torcedores vibraram a cada lance da partida e, sem deixar o clima de festa esfriar, permaneceram no local para aproveitar a programação musical da noite, reforçando a união entre duas paixões do povo brasileiro: o futebol e as celebrações juninas.

Para a torcedora Giselda Silva, a experiência foi inesquecível. “Foi a primeira vez que saí de casa para assistir a um jogo fora e amei. Não perco mais nenhum. Vou ficar para o forró até o final e, se Deus quiser, amanhã estou aqui de volta. Gostei muito da programação”, contou.

Após a transmissão da partida, a programação seguiu com muito arrasta-pé e animação, reunindo famílias, amigos e visitantes em mais uma noite de festa no Centro da cidade. O evento reforçou a proposta de valorizar a cultura nordestina, movimentar os espaços públicos e proporcionar momentos de lazer e convivência para a população durante o período junino.

O comerciante Rafael Amorim destacou a movimentação na cidade e os benefícios gerados pelo evento. “A festa é maravilhosa porque fortalece a economia, movimenta a cidade e valoriza a Avenida Flaviano Guimarães. A população abraçou a ideia, o espaço ficou cheio e o clima foi de muita felicidade. Parecia que a gente estava dentro de um estádio”, afirmou.

Quem participou pela primeira vez também aprovou a iniciativa. “A pergunta que fica é: por que eu não vim antes? Está tudo muito bem organizado, a segurança está de parabéns e o ambiente é familiar. Com certeza estarei aqui todos os dias”, disse Maianny Cristina.

O “Juazeiro, Aqui Tem Forró 2026” vem consolidando a Avenida Flaviano Guimarães como um dos principais pontos de encontro dos festejos juninos da cidade, reunindo música, cultura, lazer e momentos de integração para moradores e turistas.

A combinação entre a emoção da estreia do Brasil na Copa do Mundo e a alegria do São João transformou a noite em uma celebração genuinamente brasileira, onde a torcida pela Seleção e o som da sanfona caminharam lado a lado, mostrando a força das tradições que unem e emocionam o povo.

A programação continua neste domingo (14), a partir das 18h, com abertura de Sérgio do Forró, seguida por Raimundinho do Acordeon, Assisão, Lucy Alves e Matheus Torres.

O “Juazeiro, Aqui Tem Forró 2026” reafirma o compromisso da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), com a valorização das tradições juninas, o fortalecimento da cultura nordestina e a promoção de espaços de convivência para a população. Entre sanfonas, bandeirolas, forró e momentos de confraternização, a festa segue mantendo viva a essência do São João e fortalecendo uma das mais importantes manifestações culturais do povo juazeirense.

 

Ascom

Homem é preso em Juazeiro acusado por tráfico de drogas e crime ambiental

0

A Polícia Militar da Bahia informa que, na noite desta sexta-feira (12), policiais militares da CIPE Caatinga, em conjunto com policiais militares da 75ª CIPM, durante a realização da Operação Protetor de Divisas no bairro Alto do Cruzeiro, em Juazeiro (BA), prenderam um indivíduo por tráfico de drogas e crime ambiental.

Ao abordarem o indivíduo em atitude suspeita, encontraram em sua posse diversas porções de substâncias ilícitas. Ao se deslocarem para a sua residência encontraram diversas aves silvestres mantidas em gaiolas, evidenciando indícios da prática de crime ambiental. Ao adentrarem ao local, foi relatada pelo indivíduo a posse de outras substâncias ilícitas.

Foram localizados em sua residência sete invólucros contendo aproximadamente 20 gramas de uma substância análoga à cocaína, onze invólucros contendo aproximadamente 100 gramas de uma substância análoga à maconha, quatro invólucros contendo comprimidos de ecstasy, nove aves de diversas espécies, uma balança de precisão, além de um celular, um capacete e de uma moto CG 160 FAN.

Diante dos fatos, o indivíduo e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Juazeiro para adoção das medidas legais cabíveis.

 

Ascom

‘Não houve exoneração’, afirma Seduc ao se manifestar sobre caso envolvendo professora da rede municipal de Juazeiro

0

Após o relato do professor Nilton Miranda, sobre a demissão de uma professora da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro (Seduc) divulgou uma nota para esclarecer as circunstâncias que resultaram no encerramento do vínculo da profissional. Em nota, a pasta negou que a condição de saúde da professora tenha influenciado na medida adotada, sustentando que o encerramento do contrato decorreu de um processo administrativo formal e teve como objetivo garantir o adequado funcionamento da unidade escolar.

Veja a nota na íntegra:

Nota

A Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro (Seduc) vem a público esclarecer, com responsabilidade e transparência, os fatos relacionados ao encerramento do contrato temporário da referida professora Carla Soraia Pereira dos Santos Costa.

Inicialmente, é importante esclarecer que não houve exoneração, a profissional mantinha vínculo por meio de contrato temporário, firmado com base na Lei Municipal nº 2.017/2009, que regulamenta as contratações por tempo determinado para atender necessidades excepcionais e transitórias da Administração Pública.

Trata-se de uma modalidade de contratação com prazo e condições estabelecidos em lei, podendo ser encerrada quando cessada a necessidade que justificou sua celebração ou por interesse da Administração Pública, conforme previsto no art. 13, inciso V, da referida legislação.

A Seduc esclarece ainda que a decisão adotada não ocorreu de forma repentina ou sem fundamentação. A medida foi resultado de um processo administrativo pautado em registros formais relacionadas a questões de ordem pedagógica e institucional. Diante das situações identificadas e da necessidade de garantir o adequado funcionamento da unidade escolar, a gestão adotou as providências cabíveis dentro dos limites legais e administrativos.

No que se refere à condição de saúde da profissional, a Seduc reafirma que essa circunstância não teve qualquer relação com o encerramento do contrato temporário. A decisão foi tomada exclusivamente com base em critérios administrativos e pedagógicos, observando o interesse público e a necessidade do serviço. Nesse sentido, a Administração Pública deve atuar em conformidade com os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e eficiência, previstos no art. 37 da Constituição Federal, assegurando tratamento igualitário e decisões fundamentadas na legislação vigente.

A Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso com a oferta de uma educação pública de qualidade, pautada pela responsabilidade administrativa, pelo respeito à comunidade escolar e pela garantia de um ambiente seguro, acolhedor e favorável ao desenvolvimento dos estudantes. Todas as medidas adotadas pela gestão têm como objetivo assegurar o pleno funcionamento das unidades escolares e o direito à aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino.

Reclamação

Professor Nilton Miranda questiona exoneração de educadora da rede municipal de Juazeiro que enfrenta problemas de saúde

 

Redação PNB 

Prefeito Andrei recebe para Juazeiro mais de R$ 16 milhões em investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura e desenvolvimento por meio de parcerias com os governos Estadual e Federal

0

Evento realizado na 6ª Superintendência Regional da Codevasf nesta sexta-feira (12) reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, a deputada federal Lídice da Mata, os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, a secretária de saúde Roberta Santana, o superintendente da 6ª Regional da Codevasf, Nino Rangel, representantes do Ministério da Integração e prefeitos de diversas cidades da Bahia para anunciar obras de pavimentação e entregar máquinas e equipamentos

A agenda institucional desta sexta-feira (12) consolidou um importante pacote de investimentos para Juazeiro. Além da garantia de recursos para pavimentação asfáltica e da entrega de máquinas e equipamentos voltados ao fortalecimento da produção e do abastecimento de água na zona rural, o município recebeu a ordem de serviço para a construção do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), um investimento superior a R$ 14,6 milhões, viabilizado por meio da parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia.

Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, de parlamentares e lideranças regionais, o prefeito Andrei Gonçalves destacou que os novos investimentos representam uma mudança de realidade para Juazeiro e para toda a região Norte da Bahia.

“Estamos vivendo um momento histórico, fruto do diálogo permanente e da união entre a Prefeitura de Juazeiro, o Governo da Bahia e o Governo Federal. São investimentos que chegam para transformar vidas, levando mais infraestrutura, mais saúde e mais oportunidades para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Durante o anúncio, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a interiorização dos serviços especializados é uma das prioridades da gestão estadual e destacou o impacto do novo equipamento para a população do Norte baiano.

A secretária estadual de Saúde enfatizou que o Centro Especializado em Reabilitação será referência regional no atendimento às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, incluindo pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade permitirá que milhares de famílias tenham acesso a atendimento especializado sem a necessidade de deslocamentos para outras regiões do estado.

Somados aos R$ 1,5 milhão destinados à pavimentação asfáltica e às entregas de equipamentos para fortalecimento das ações produtivas e do abastecimento de água, os investimentos anunciados durante a programação ultrapassam R$ 16 milhões destinados diretamente a Juazeiro, reforçando o compromisso das parcerias institucionais com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ascom Prefeito Andrei Gonçalves

Criança de 3 anos morre após ser atingida durante ataque a tiros em Petrolina

0

Uma criança de apenas 3 anos morreu após ser atingida por disparos de arma de fogo durante uma ataque a tiros registrado na noite desta sexta-feira (12), no bairro Mandacaru, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O menino morreu ainda no local.

Imagens de uma câmera de monitoramento mostram o momento em que duas pessoas chegam ao local em uma motocicleta. Nas imagens, o passageiro desce do veículo e efetua diversos disparos em direção a pessoas que estavam reunidas em uma calçada.

As primeiras informações apontam que a criança não seria o alvo dos criminosos. A suspeita é de que os autores do ataque pretendiam atingir outras pessoas que estavam no local no momento dos disparos.

O caso será investigado pela Polícia Civil de Pernambuco, que deverá apurar a motivação do ataque, identificar os suspeitos envolvidos e esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Redação PNB