Arquivos anuais: 2021

Covid-19: Petrolina confirma mais um óbito e 166 novos casos da doença

0

O boletim epidemiológico dessa quinta-feira (25) informa que dos 25 leitos de UTI disponíveis, 18 estão ocupados, sendo 10 pacientes de Petrolina e oito de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 72% no município.

O boletim traz ainda a atualização de pessoas infectadas, foram registrados 166 novos casos. Dos casos positivos 68 são do sexo masculino, com idades de um a 77 anos, e 98 do sexo feminino, com idades de 10 meses a 70 anos. Todos os resultados foram obtidos por meio de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina. Com isso, o município está com 35.909  pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 33.458  já estão recuperadas, isso representa 93,2% de cura clínica.

Há o registro de um óbito. Trata-se de uma pessoa do sexo feminino,  de 62 anos, portadora de cirrose hepática. A morte aconteceu na terça-feira (23) em um hospital privado de Petrolina. Assim, o município está com 581 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 623 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.

– Casos por raça/cor: nove pessoas se declararam pretas; uma indígena; 126 pardas; 26 brancas e quatro optaram por não declarar.

– Casos descartados: Até agora, 156.458 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 1.870 casos ativos do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

 

 

Ascom Sesau

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta sexta-feira

0

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (26). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos à partir das 21h.

 

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Uva Itália (1ª) por R$ 80,00 a caixa com 20kg; Melão Amarelo por R$ 1,10 o Kg; Maracujá 1ª por R$ 75,00 a caixa com 16kg; Melancia por R$ 0,60 o Kg; Tomate 1ª por R$ 110,00 a caixa com 26kg; Cebola Pera Cx 3 por R$ 36,50 o saco com 20kg e Batatinha por R$ 120,00 o saco com 50kg.

Veja a cotação completa 

COTAÇÃO 26-11-2021

 

 

Welington Alves – Ascom AMA

Reativados e instalados novos radares fixos nas avenidas Adolfo Viana e João Goulart

0

 

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), iniciou a operação de reativação de radares fixos para controle de velocidade, avanço do sinal e parada irregular sob a faixa de pedestres na Avenida Adolfo Viana, e a instalação de um novo equipamento na Avenida João Goulart, no bairro Quidé, para controle de velocidade.

Esta semana a área de educação para o trânsito da CSTT tem trabalhado para conscientizar os motoristas quanto à ativação e reativação dos radares com uma ação educativa nesses locais, cuja velocidade aceita é de até 50 km/h na Avenida Adolfo Viana e de até 40 km/h na Avenida João Goulard.

De acordo com o setor de engenharia de tráfego da Companhia, os novos radares substituem os anteriores, sendo mais modernos, com tecnologia atualizada, e a mudança também visa facilitar o trabalho de manutenção e aferição desses equipamentos.

Ascom CSTT

Estado começa entrega de absorventes higiênicos do programa Dignidade Menstrual

0

O Governo da Bahia começou, nesta quinta-feira (22), a distribuição dos absorventes descartáveis higiênicos do programa Dignidade Menstrual.

Serão beneficiados mais de 226 mil estudantes e pessoas que menstruam regularmente, matriculadas na rede estadual de ensino e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos.

O programa ofertará mensalmente um pacote de absorventes descartáveis por beneficiária e terá um investimento de R$ 5,6 milhões.

Para o governador Rui Costa, a falta de absorventes para esse público “é uma triste situação vivida por pessoas que, pela falta de recursos e conhecimento, não têm acesso aos cuidados básicos de higiene e saúde durante a menstruação”. Ele destacou que o programa também contempla “ações pedagógicas nas escolas voltadas à saúde e ao bem-estar para que as estudantes e pessoas que menstruam tenham mais tranquilidade durante o período”.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a abrangência da iniciativa. “A previsão é a de que o programa seja incluído no Plano Plurianual e passe a integrar as políticas públicas do Estado. A pobreza menstrual afeta negativamente parte importante das pessoas que menstruam no país e impacta, inclusive, na frequência escolar e, consequentemente, na aprendizagem. A saúde menstrual é um direito e, com este programa, o Governo da Bahia mostra mais uma vez que cuida de gente, que tem um olhar diferenciado e de zelo para a nossa juventude”, afirmou.

De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, o que impacta nos percursos educativos. Na rede estadual de ensino, o programa Dignidade Menstrual é desenvolvido pela Secretaria da Educação (SEC), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

A secretária de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, comentou que a dignidade menstrual deve ser garantida a todas as pessoas que menstruam. “É uma questão de direitos humanos. Buscamos uma educação não discriminatória em relação às pessoas que menstruam. Precisamos romper mitos e transformar essa realidade com ações de sensibilização e educativas. Isso é também a busca da equidade de gênero”.

A entrega começou por 34 municípios do interior, pelas empresas que venceram os primeiros lotes da licitação. Este primeiro lote contempla três Núcleos Territoriais de Educação (NTE): o Núcleo do Sisal, com sede em Serrinha (NTE 04); Extremo Sul, com sede em Teixeira de Freitas (NTE 7); e Feira de Santana (NTE 19). Os próximos NTEs a serem alcançados com a entrega são: Litoral Sul, com sede em Itabuna (NTE 05); Médio Sudoeste da Bahia, com sede em Itapetinga (08); Vale do Jequiriçá, com sede em Amargosa (NTE 09); Piemonte do Paraguaçu, com sede em Itaberaba (NTE 14); Piemonte da Diamantina, com sede em Jacobina (16); NTE Semiárido Nordeste II, com sede em Ribeira do Bombal (NTE 17); Médio Rio de Contas, com sede em Jequié (22); Bacia do Rio Corrente, com sede em Santa Maria da Vitória (NTE 23); e Costa do Descobrimento, com sede em Eunápolis (NTE 27). Nos demais NTEs, incluindo Salvador, a entrega dos absorventes deverá ser feita até a primeira semana de dezembro.

Formação e consciência

Além da entrega dos absorventes, o programa Dignidade Menstrual contempla uma série de iniciativas que abordam o tema pedagogicamente nas escolas estaduais. A SEC já fomenta ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e situações de agravos à saúde nas unidades escolares, por meio da temática transversal Educação para a Saúde – Saúde na Escola, constituindo-se este como um dos temas integradores do Documento Curricular Referencial da Bahia.

Diversos materiais didáticos também estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Dentre eles, a Cartilha Educativa sobre Saúde Menstrual, que explica o que é a menstruação e quais as mudanças que provoca no organismo, bem como contribui para desmistificar tabus relacionados ao tema. Fazem parte das ações da SEC ainda processos formativos para estudantes, professores e gestores, visando ajudar na promoção da cultura, do cuidado, da empatia e do respeito.

 

Secom Governo da Bahia 

Bahia: apresentação do comprovante da 3ª dose da vacina contra Covid passa a ser obrigatória em eventos

0

O governo da Bahia passou a exigir, desde esta quinta-feira (26), a terceira dose da vacina contra Covid-19 para as pessoas que já estão aptas a toma,r em eventos, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

A exigência existia apenas para a segunda dose do imunizante, mas com avanço do público apto a tomar a dose de reforço, o governador Rui Costa decidiu exigir o comprovante de vacinação também da terceira dose.

Esta semana o governador Rui Costa anunciou também que o estado da Bahia vai exigir o comprovante de vacinação contra a covid-19, para pessoas que forem utilizar o transporte público intermunicipal. A medida passa a valer a partir do dia 10 dezembro.

Redação PNB

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen

0

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica na noite dessa quinta-feira (25)  em que orienta que os 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com o imunizante da Janssen tomem uma dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A recomendação do ministério é que seja utilizado a vacina do mesmo fabricante.

Segundo a nota, a orientação foi baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses.

Se a dose de reforço, segundo estudos, for aplicada com um intervalo de seis meses, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana com a imunização da Janssen. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

A nota técnica citou uma pesquisa norte-americana que demonstrou que a dose de reforço, quando aplicada com um intervalo mínimo de dois meses, fornece até 94% de proteção contra a covid-19. Com dose única do imunizante, o índice é de 75%. O estudo também demonstrou que os níveis de anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes com a dose de reforço.

Os resultados  embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) a também recomendar a dose de reforço da Janssen.

No caso de mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação é que a dose de reforço seja feita com a vacina da Pfizer.

O Brasil recebeu, até agora, 6,6 milhões de doses de vacinas da Janssen. No momento, cerca de 2 milhões de doses estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão do laboratório é que mais 2,8 milhões de doses sejam entregues no começo de dezembro e o restante até o fim do mês. “Esses quantitativos são suficientes para a aplicação do reforço de quem se vacinou com a Janssen dentro do intervalo recomendado de até seis meses”, informou o ministério em nota.

Agência Brasil

Sento-Sé: Tribunal de Contas dos Municípios representa Prefeita Ana Passos ao MPE por irregularidades em contrato com empresa

0

Na sessão desta quinta-feira (25), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram termo de ocorrência apresentado contra a prefeita de Sento Sé, Ana Luíza da Silva Passos, em razão de irregularidades no contrato firmado com a empresa “CF Consultoria Tributária Municipal”, no exercício de 2018.

O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa pela gestora.

Segundo o TCM-BA, também foi determinado o ressarcimento solidário entre a prefeita e a empresa contratada da quantia de R$2.578.778,58 aos cofres municipais, tendo em vista a discrepância entre o valor efetivamente recuperado para o município de Sento Sé e o valor pago à empresa. A gestora ainda foi multada em R$20 mil. Cabe recurso da decisão.

De acordo com o termo de ocorrência, lavrado pela 21ª Inspetoria Regional do TCM, a contratação questionada visava a realização de auditorias, supervisão, acompanhamento e controle fiscal na Prefeitura de Sento Sé, “voltados para o incremento do ingresso e combate à sonegação do ISS ou ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) incidente sobre grandes obras e sobre os serviços prestados por instituições financeiras localizadas no município”.

O TCM-BA destaca ainda que para os auditores do tribunal, os serviços não foram plenamente prestados, vez que município só teria efetivamente incrementado ou recuperado, no exercício de 2018, o montante de R$769.448,94, muito aquém da expectativa que havia sido apresentada quando da contratação (R$45.491.867,86) e também menos do que alegado pela prestadora de serviços (R$16.498.042,69). Assim, entendem que o pagamento efetuado pela Administração Municipal à empresa, no montante de R$2.578.778,58, é indevido e desproporcional aos benefícios auferidos pela municipalidade.

O valor correto desse pagamento, pelos cálculos dos auditores, seria de R$115.417,34, ou seja, 15% dos reais benefícios auferidos pelo município com o acréscimo das arrecadações do ISSQN, conforme o contrato celebrado, o que provocou um dano à municipalidade no montante de R$2.463,346,24.

O conselheiro José Alfredo afirmou, em seu voto, que as planilhas de arrecadação apresentadas como suposta comprovação de recolhimento dos recursos do ISS, trazidas pela defesa para justificar os pagamentos realizados, não comprovam a participação da empresa contratada naqueles resultados. Isto porque, os recursos referentes ao ISS eram recolhidos espontaneamente pelas empresas tomadoras de serviços, por meio de retenção do tributo no ato do pagamento dos serviços, na condição de contribuintes substitutos e, quando efetuados posteriormente, com a devida correção com base na taxa SELIC. Concluiu, desta forma, ser incabível que a municipalidade tivesse realizado os pagamentos sem fazer a correlação entre o alegado trabalho e aqueles números planilhados.

A relatoria, como bem destacou o Ministério Público de Contas, também chamou a atenção para as discrepâncias entre os valores relatados na defesa, os constantes dos extratos bancários e registros do sistema SIGA, do TCM, o que demonstra que a empresa “CF Consultoria Tributaria Municipal” não apurou todas as grandes obras realizadas no município de Sento Sé, confirmando, mais uma vez, a ausência de conhecimento preciso acerca de todas as empresas que atuam regularmente na municipalidade e dos valores arrecadados a título de ISS no ano de 2018.

E, por fim, diante do grave quadro de absoluta falta de controle e fiscalização quanto aos serviços supostamente prestados e, como visto, a realização de pagamentos sem a contrapartida da contratada, considerou descabida a celebração do termo aditivo no montante de R$568.738,35.

O Ministério Público de Contas, através da procuradora-geral Camila Vasquez, também se manifestou pela procedência do termo de ocorrência, sugerindo a imputação de multa à prefeita Ana Luíza da Silva Passos, bem como o ressarcimento dos pagamentos efetuados à empresa “CF Consultoria Tributária Municipal”.

Redação PNB, com informações TCM-BA

Entidades da sociedade civil e poder público devem apresentar seus representantes para nova composição do Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro

0

O Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro (CMS), através da Casa dos Conselhos, convoca instituições públicas e da sociedade civil, com vaga assegurada no colegiado, para apresentarem os seus representantes para o período 2021-2023. Os candidatos indicados devem ser apresentados até o dia 15 de dezembro.

Integram a composição do CMS as seguintes instituições: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, representantes dos prestadores do Sistema Único de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Sindicato de Trabalhadores da Saúde, Conselho de Classe da Área da Saúde, Federação das Associações de Moradores, movimento sindical, entidades religiosas, clubes de serviços, instituição de ensino superior na área de saúde, instituição de ensino médio da área de saúde, entidades organizadas de trabalho social, representantes de associações comerciais e representantes de entidades de preservação ambiental.

O processo de discussão e escolha das representações de cada entidade que compõe o conselho serão realizadas assembleias com datas definidas através de ofícios que serão encaminhados às instituições para que, entre si, escolham seus representantes titulares e suplentes. Todas as assembleias serão realizadas na Casa dos Conselhos, localizada na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), nº 12, Centro, com horário e data determinados.

Mais informações no edital de convocação ou através dos telefones (74) 3612-1483 ou 98823-6897.

CMS

Órgão colegiado, deliberativo e fiscalizador, o Conselho Municipal de Saúde tem por finalidade atuar na formação de estratégias, propostas e controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Ascom Sedes

O Vereador Dr. Salvador, de Juazeiro, celebra aprovação do piso dos enfermeiros, no senado, e já se mobiliza para cobrar aprovação na Câmara Federal

0

O médico e vereador de Juazeiro, Dr. Salvador Carvalho, comemorou com entusiasmo a aprovação do Projeto de lei 2654/2000, aprovado nesta quarta-feira (24) no Senado Federal. O PL 2654 garante um piso salarial de R$ 4.750,00 para enfermeiros; de R$ 3.325 para Técnicos de Enfermagem e de R$ 2.375 para auxiliares de enfermagem e parteiras.

A pauta reivindicatória dos profissionais de enfermagem na região sempre encontrou  apoio no gabinete do parlamentar, seja na discussão da pauta, nos bastidores e no plenário da Câmara Municipal de Juazeiro, na imprensa, seja pelo encaminhamento de ofícios ao senado, Câmara dos deputados, aos governos do estado e federal, com pedidos de apoio e justificando a necessidade da aprovação urgente da matéria.Em requerimento aprovado na Câmara de Vereadores de Juazeiro, em maio deste ano, encaminhado oficialmente aos senadores baianos, Jaques Wagner, Ângelo Coronel e Otto Alencar, o vereador pediu a atenção para o pleito dos profissionais de enfermagem da região: “Requeiro, nos termos regimentais vigentes, após ouvido o Plenário, aos Excelentíssimos Senhores Senadores Jaques Wagner, Angelo Mário Coronel de Azevedo Martins (Ângelo Coronel) e Otto Roberto Mendonça de Alencar (Otto Alencar), para que intercedam junto aos demais Senadores e Deputados Federais, para apoio a votação do Projeto de Lei 2564 de 2020, de autoria do Senador Fabiano Contarato, que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira”, requereu.Médico e com uma atuação destacada no segmento de saúde, o vereador conhece bem a categoria dos enfermeiros e técnicos em enfermagem e auxiliares, com quem lida diariamente e faz questão de testemunhar: “Muito Justo. Esses profissionais são fundamentais nas nossas vidas e dos pacientes que tratamos, mas ainda não são tratados como merecem quando se fala em remuneração justa. Abraçamos essa causa desde o início e nosso mandato não se furtou a encampar essa causa, pois ela é uma causa que favorece não só os profissionais desse setor, mais a população como um todo”, justificou.O vereador Dr. Salvador lembrou ainda da importância desses profissionais neste tempo de pandemia: “Eles foram verdadeiros guerreiros nesses tempos de pandemia, enfrentando com garra a missão que assumiram, muitos deles até perderam a vida, mais não saíram do front e mostraram o quanto são valorosos, corajosos, dedicados à causa da enfermagem. O senado reconheceu isso e um grande passo foi dado, agora é fortalecer a luta e acionar, de todas as maneiras possíveis, os nossos deputados para cobrar urgência na votação na Câmara, para que a conquista justa e definitiva possa ser celebrada”, finalizou.