Arquivos anuais: 2021

Nova variante do coronavírus deve se chamar “Nu

0

A nova variante do coronavírus, encontrada na África do Sul no início da semana, já tem um nome provável: Nu. Segundo O Globo, a pronúncia seria “niu”, e é a 13ª letra do alfabeto grego, que tem sido usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para nomear as variantes do Sars-CoV-2 que precisam ser monitoradas.

Especialistas internacionais apontam Nu como o provável nome da nova cepa, por conta da lógica do alfabeto grego, mesmo sem que a OMS ainda ter anunciado oficialmente o nome da nova variante.

Bocão News

Anvisa recebe pedido para uso emergencial de medicamento contra covid

0

O molnupiravir, medicamento para combate à covid-19, teve o seu pedido de uso emergencial apresentado, nesta sexta-feira (26), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela empresa Merck Sharp & Dohme.

De acordo com a empresa, “estudos demonstram que o medicamento, quando administrado no início da infecção, tem a capacidade de reduzir casos de hospitalização e mortes”, dados que serão revisados pela Anvisa.

“As primeiras 24 horas de análise serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informação importante faltando, a Anvisa pode solicitar ao laboratório”, informou a agência.

A Anvisa lembrou que o prazo de avaliação do uso emergencial e temporário de medicamento é de até 30 dias. “A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela agência dentro do processo”.

No dia 19 de novembro, a Anvisa e o laboratório já haviam realizado a reunião de pré-submissão do produto, que ocorreu antes do envio formal do pedido à Anvisa pela empresa.

Agência Brasil

Professora de Direito da Facape é convidada para apresentar seminário na Universidade do Chile

0

A Professora de Direito da Faculdade de Petrolina – Facape, Doutoranda em Direito Penal pela Universidade de Buenos Eires, Jaiza Sammara de Araújo Alves foi convidado para participar de uma conferência na Universidade do Chile.

O “3º Encuentro Internacional de Cine, Séries y Derecho”(Terceiro Encontro Internacional de Séries, Cinema e Direito),é organizado pelas Faculdades de Direito das Universidades de Buenos Aires e Chile.

A proposta do evento, como o próprio nome já diz, é falar sobre direito, cinema e séries, envolvendo também a literatura. O encontro já está em seu terceiro ano e dessa vez acontecerá de forma híbrida, pois uma parte dos participantes estará presencialmente no Chile e a outra em seus respectivos países.

O encontro ocorrerá nos dias 02 e 03 de dezembro através de plataforma a ser divulgada pela equipe organizadora.

A professora da Facape vai apresentar um estudo comparado entre o cárcere feminino e um harém, baseado na obra ‘Noites no harém’, de Michel de Grèce. O estudo apresentado terá como título “Carcel femenina, haren estatal? Un estudio sobre la obra Noches en el haren (La nuit du Serail) de Michel de Grèce”.

“Acredito que será um ótimo momento para discussão de temas aliando o direito as artes, algo que facilita a compreensão de situações do dia a dia que são retratadas nas obras. Com relação a Facape, haverá uma maior visibilidade para a Faculdade, já que levo o nome da instituição para o meio internacional”, destacou a Professora Jaiza.

 

Assessoria de Comunicação da Facape

Empresários vencedores de festival buscam qualidade e inovação de produtos

0

Vencedores do 1º Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro, além de agregar um verdadeiro selo de qualidade aos seus nomes, trouxeram, no bojo do reconhecimento, o desafio da busca constante pela qualidade e inovação na criação de alternativas para o público consumidor.

Foram contemplados no evento os pratos Nego D’água, categoria Prato Principal; Yazuka, segmento de Lanches; Buchada Nordestina, Comida de Boteco; e Bonna Juá, da classe Sobremesa.

E essa busca por qualidade constante faz parte do dia a dia de dona Maria da Glória do Amaral, proprietária do Restaurante Rio Center, criadora do prato Nego D’água, campeão da categoria Prato Principal. Com a experiência de 25 anos no mercado de alimentos, e com participação em vários concursos de culinária no currículo, dona Glória assegura que a reação pela escolha foi de total surpresa. “Como se fosse a primeira vez, levando-se em consideração o potencial dos concorrentes”.

No seu entendimento, a conquista eleva o ânimo no dia a dia dos negócios. “O reconhecimento faz com que procuremos melhorar cada vez mais, elevando a autoestima como empreendedora, fortalecida pela efetiva participação do Sebrae como o grande apoiador dos pequenos negócios”.

Estreante em festivais gastronômicos, Neilton Cruz da Silva, da Cantina do Ney, teve seu prato Buchada Nordestina selecionado como vencedor da categoria Comida de Boteco. Passada a euforia, Neilton já faz planos para o futuro. “Essa conquista me motivou muito e se antes eu tinha minha cantina como passatempo, penso agora em investimento e ampliação do negócio com a ajuda do Sebrae, é claro”, projeta o empresário.

O empreendedor Robert Mike Paulino Silva, da lanchonete Porão, criador do sanduíche Yakuza, declaradamente uma homenagem aos filmes policiais, afirmou que recebeu a deferência com extrema felicidade. “A premiação vem para coroar e reconhecer um trabalho que nós fazemos com muito amor e empenho, e nossos agradecimentos vão para todos que fizeram o festival acontecer e, principalmente, para nossos clientes e colaboradores”, enfatiza Robert.

A categoria Sobremesa foi conquistada pela empresa familiar Nane Bolos Caseiros, com o elogiado Bonno Juá, criação de Elaine Cristina Sousa Gonçalves. “Após o festival, a procura por nossos produtos teve um aumento considerável no delivery, apoiado pelo cadastro do app do pede.ai”, contabiliza Elaine.

Evento pioneiro da gastronomia local, o Festival Sabores de Juazeiro foi promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura, Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem e Alimentação do Município (SINDHAJ) e apoiado pelo aplicativo pede.ai.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

“Largaram de mão”: consumidor de Petrolina (PE) cobra que supermercados cumpram protocolos sanitários contra a covid-19

0

Com a pandemia do novo coronavírus, diversas medidas de segurança passaram a ser adotadas para frear o avanço da Covid-19. Nos supermercados, por exemplo, considerado serviço essencial e um dos poucos segmentos do comércio que não fecharam as portas, logo na porta de entrada alguns procedimentos de prevenção se tornaram obrigatórios.

Além de exigir o uso das máscaras, os estabelecimentos passaram a aferir a temperatura dos clientes, realizar a higienização dos carrinhos e disponibilizar álcool em gel. Porém, após 1 ano e 8 meses do início da pandemia, muitos estabelecimentos deixaram de adotar as medidas.

Em contato com o Portal Preto no Branco, Herbeth Freitas, empreendedor do ramo de bar e restaurantes, morador do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, reclamou da negligência.

“Os supermercados que recebem milhares de pessoas por dia, não fazem mais nenhuma medida de segurança contra a Covid-19. Isso é um absurdo! Largaram de mão, e a pandemia ainda não acabou. Eu tenho um comércio pequeno, do ramo de bar e restaurante, e por muitos meses tivemos que fechar nossas portas. Para reabrir, realizamos um grande investimento e até hoje trabalhamos de acordo com as regras, e esses comércios grandes não estão mais cumprindo nada. Cadê a fiscalização?”, questionou o morador.

Em um vídeo enviado a nossa redação, ele mostra a situação em um dos supermercados de Petrolina. Veja:

O PNB encaminhou a reclamação para a Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária de Petrolina.

 

Da Redação PNB

COVID-19: Secretaria de Saúde divulga cronograma de testagem no final de semana em Petrolina 

0

 

Neste sábado (27) e domingo (28) a Secretaria de Saúde de Petrolina continuará com o trabalho da testagem contra a COVID-19 em pontos estratégicos da cidade, a ação será por demanda espontânea. A programação para os dois dias contempla pontos da zona urbana da cidade.

No sábado, as equipes estarão na Unidade Básica de Saúde Dr. João Moreira, bairro Henrique Leite, e no Centro de Convenções, os atendimentos ocorrerão das 8h às 12h. Já no domingo, a testagem acontece no Centro de Convenções, das 8h às 12h.

Qualquer pessoa que esteja passando por algum ponto de apoio e tenha ou não sintomas gripais ou tenha tido contato com caso positivo pode fazer o teste. O exame do tipo Swab Rápido é realizado na hora e o resultado sai em até 20 minutos.

 

Débora Sousa- Ascom Sesau

Eventos com até 3 mil pessoas continuam liberados na Bahia: protocolos sanitários devem ser respeitados

0

Toda a Bahia segue com permissão para realizar eventos com até 3 mil pessoas, na condição de respeitar os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras e comprovação do quadro vacinal contra a Covid-19 em dia. Já eventos desportivos mantêm a ocupação em 70% dos espaços.

A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26), no decreto nº 20.907, como parte das medidas para enfrentamento ao coronavírus.

Ainda de acordo com o decreto, nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid estiver superior a 50% por cinco dias consecutivos, os eventos e atividades devem se restringir ao público máximo de 100 pessoas. As medidas valem para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, parques de diversões, museus e similares.

Quanto à vacinação, esta deve ser comprovada mediante apresentação de documentos oficiais ou através do aplicativo Conect SUS, estando as doses em conformidade com o calendário vacinal por faixa etária, profissão, entre outros critérios.

Servidores – Também no DOE desta sexta, no Decreto n° 20.906, referente à obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 para servidores públicos estaduais, o Governo estabelece que “a vacinação será considerada completa de acordo com a Campanha de Imunização contra a COVID-19, que recomenda dose única, duas doses e doses de reforço subsequentes, e deverá ser comprovada pelo servidor, através de autodeclaração e anexação do cartão de vacinação junto ao Sistema de Recursos Humanos do Estado”.

Este decreto atualiza o anterior (n° 20.885, de 17/11/2021), assinado pelo governador Rui Costa, para garantir a vacinação contra a Covid-19 para servidores públicos e empregados públicos estaduais. A medida estabelece que a recusa em se submeter à vacinação, sem justa causa, é passível de apuração de responsabilidade pelo não cumprimento de ordem superior, conforme estabelecido nos incisos III e IV do art. 175 da Lei nº 6.677, de 1994, e no inciso IV do art. 51 da Lei nº 7.990, de 2001.

 

Ascom Gov Bahia

Carro da vacina: unidades móveis vão levar vacina contra a COVID-19 para bairros e comunidades de Petrolina

0

A Secretaria de Saúde em Petrolina segue avançando e inovando na vacinação contra a Covid-19. Assim, neste sábado (27) e domingo (28), unidades móveis passarão pelas ruas de bairros e comunidades da cidade levando a imunização. O objetivo é disponibilizar de maneira prática, eficiente e sem agendamento o imuno para o público-alvo. A vacina utilizada é o da Pfizer, serão vacinadas pessoas com primeira, segunda e terceira dose em cada bairro que o veículo passar.

No sábado (27), das 9h às 12h, os carros com as vacinas passarão pelas ruas dos bairros: João de Deus, Vila da Fé e na ocupação Santa Terezinha. Já das 13h às 17h, os veículos passarão pela Vila Chocolate e Vila Dilma.

No domingo (28), das 9h às 12h, será a vez das ocupações nos Carneiros, Vila Militar e Nossa Senhora dos Milagres. À tarde, das 13h às 17h, os moradores do assentamento Luiz Inácio Lula da Silva e na ocupação Santa Helena serão contemplados com a vacina.

Para receber a primeira dose é necessário ter 12 anos ou mais. Para o público entre 12 e 17 anos é necessário a presença de um responsável, munido de documentação oficial com foto, para assinar o termo de consentimento de recebimento da vacina. Pessoas com mais de 18 anos devem estar com documento com foto, portar comprovante de residência, CPF ou cartão do SUS.

Para receber a segunda dose da Pfizer, precisa estar com intervalo de 60 dias do recebimento da primeira. Já a dose de reforço será aplicada no público de 18 a 54 anos que tomou a segunda dose há cinco meses. A população a partir de 55 anos, o intervalo entre a terceira e segunda dose deverá ser de quatro meses.

 

Ascom

Petrolina: três pessoas morreram em acidente de trânsito na Transnordestina

0

Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 22h dessa quinta-feira (25),  em um trecho da  Av. Transnordestina, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Uma motocicleta e um carro acabaram colidindo.

De acordo com informações da polícia, três pessoas acabaram não resistindo aos ferimentos, e foram a óbito. As vítimas foram identificados como Lairton Ferreira Neto, condutor da motocicleta, Jeisa dos Santos, passageira da moto, e  Rosicleide dos Santos, condutora do veículo.

Ainda de acordo com o boletim, Rosicleide era natural do Ceará, Lairton de Juazeiro e Jeisa de Petrolina. O acidente está sendo investigado pela polícia.

 

 

Da Redação PNB