Arquivos anuais: 2021

Prefeitura de Sobradinho realiza a Primeira Oficina de Construção do Plano Municipal de Saúde nesta sexta-feira (26)

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta sexta-feira (26), às 9 horas,  na Câmara Municipal de Vereadores, a primeira Oficina de Construção do Plano Municipal de Saúde, com o objetivo de planejar as ações de saúde a partir das necessidades reais da comunidade.

O Plano Municipal de Saúde (PMS) é o instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde para o quadriênio de 2022-2025. No documento, constam os compromissos da gestão para o setor saúde, elaborados a partir de uma análise situacional das necessidades de saúde da população, estabelecendo diretrizes, objetivos e metas a médio prazo, norteadores das ações que serão executadas.

“O Plano Municipal de Saúde é elaborado a cada 4 anos, por meio de conferência, no entanto a metodologia precisou ser simplificada para oficina, devido a pandemia do Covid-19. Além das propostas apresentadas durante a oficina, também serão analisadas as sugestões elencadas por meio da Consulta Pública Online que foi realizada. Portanto, a participação da gestão, dos trabalhadores e dos usuários nesta oficina é fundamental para termos um plano que priorize as demandas da população usuária do SUS,” explicou a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.

Ascom PMS

Covid-19: Petrolina disponibiliza mais vagas de agendamento para segunda e terceira dose

0

A Prefeitura de Petrolina está disponibilizando mais vagas de agendamento para segunda e terceira dose da vacina contra a COVID-19. A população deve acessar a plataforma: http://vacina.petrolina.pe.gov.br/. As vagas são para os três imunizantes disponíveis no município: CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.

As marcações da segunda dose precisam acontecer de acordo com a data aprazada no cartão de vacina. A plataforma proporciona a escolha do dia, horário e local ao qual deseja completar o esquema vacinal. Já para terceira dose, as pessoas de 18 a 54 anos precisam ter um intervalo de no mínimo 5 meses da segunda dose. Para os trabalhadores da saúde e população com 55 anos ou mais o intervalo é de 4 meses. As pessoas com doenças imunossupressoras devem tomar a terceira dose com no mínimo 28 dias, e é necessário fazer o agendamento na plataforma.

A imunização acontece a partir desta sexta-feira (26), das 9h às 17h, e segue até a próxima quinta-feira (2). Para a população da zona rural, que recebeu a primeira dose na comunidade, não é necessário agendamento. As equipes volantes retornarão para completar o ciclo vacinal.

Para receber a vacina, é necessário chegar no horário agendado e levar documento de identificação com foto e cartão de vacina. No casos dos trabalhadores de saúde que irão tomar a terceira dose, é necessário levar um comprovante empregatício e as pessoas com doenças imunossupressores é necessário levar também um laudo médico. Em caso de perda do cartão, é preciso levar também o Boletim de Ocorrência.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o agendamento será aberto semanalmente de forma contínua. Assim, à medida que for chegando a data da segunda dose no cartão, as pessoas já podem entrar no site e fazer o agendamento. Com relação a segunda dose da Jassen, ainda estamos aguardando a chegada no imuno no município para disponibilizar para a população.

Ascom 

Câmara aprova MP que autoriza postos a comprar etanol de produtores

0
Posto de combustível

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (25), a Medida Provisória (MP) 1063/21, que autoriza os postos de combustíveis a comprarem álcool combustível (etanol hidratado) diretamente de produtores e importadores. O texto segue apara análise do Senado.

Segundo o governo, a MP tem a intenção do governo de aumentar a competição no setor de combustíveis ao eliminar a obrigatoriedade dos postos de comprar o etanol apenas dos distribuidores. Estes poderão continuar atuando, mas os postos terão a opção de comprar o etanol diretamente de produtores nacionais, que são os maiores fornecedores do produto, ou do importador.

O texto do relator, deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), incorpora ao texto trechos da MP 1069/21, que permite a venda direta aos postos também para as cooperativas de produção ou comercialização de etanol e as empresas comercializadoras desse combustível.

Durante a votação dos destaques, os deputados aprovaram um destaque apresentado pelo PT que retirou a permissão para a venda de combustíveis de outros fornecedores diferentes do vinculado à bandeira do posto.

Agência Brasil

Bahia registra 468 novos casos de Covid-19 e mais 12 óbitos pela doença nesta quinta-feira (25)

0

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 468 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 487 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (25) também registra 12 óbitos. Dos 1.257.612 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.227.419 já são considerados recuperados, 2.923 encontram-se ativos e 27.270 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.620.188 casos descartados e 253.698 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.510 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, nem todos os municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por alguns municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.  Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.
Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Redação PNB, com informações Secom

STF marca para próxima semana julgamento sobre caso da ‘rachadinha’ de Flávio Bolsonaro

0

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para a próxima terça-feira (30) o julgamento que discute o caso da “rachadinha” do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ).

O colegiado irá julgar recurso apresentado pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) contra decisão do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) que concedeu foro especial ao filho do presidente Jair Bolsonaro e retirou a condução da apuração do juiz de primeira instância Flávio Itabaiana, que vinha dando duras decisões contra o parlamentar.

Também será julgado um recurso da defesa de Flávio contra as ações do MP-RJ. Os processos foram liberados para julgamento pelo relator do caso, ministro Gilmar Mendes, e incluído em pauta pelo presidente da turma, ministro Kassio Nunes Marques.

A corte segura há mais de 16 meses a análise do tema. Nesse período, o senador obteve diversas vitórias no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que obrigam as investigações a praticamente serem retomadas do início.

Matérias Relacionadas: 1º turma do STF marca julgamento do habeas corpus de Zé Trovão

Aras diz que vai encaminhar relatório e provas da CPI da Covid ao STF

Nesta semana, por exemplo, o ministro João Otávio de Noronha determinou que o caso só pode ter prosseguimento se o MP-RJ apresentar nova denúncia contra Flávio.

A decisão atendeu a um pedido de Fabrício Queiroz, que também foi denunciado no caso e é acusado de ser o operador do esquema de recolhimento de parte dos salários de funcionários de Flávio quando era deputado estadual no Rio de Janeiro.

A controvérsia chegou ao STF em junho do ano passado após a 3ª Câmara Criminal do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) retirar a investigação de Itabaiana e remetê-la à segunda instância.

Por 2 votos a 1, os desembargadores afirmaram que, como ele havia trocado o mandato de deputado por senador, não deveria perder a prerrogativa de ser julgado diretamente por órgão colegiado de segunda instância, e não por apenas um juiz.

O MP-RJ, então, recorreu ao STF sob o argumento de que a decisão violou a jurisprudência da corte de restringir o foro especial de políticos.

O entendimento atual do Supremo determina que o foro só existe para crimes cometidos durante o mandato e que tenham conexão com a função.

Como Flávio não está mais no cargo em que teria cometido os crimes, os supostos delitos deveriam ser apurados em primeiro grau, segundo o Ministério Público.

Em resposta à ação apresentada pelos investigadores ao Supremo, até o TJ-RJ reconheceu que a decisão pode ter sido inédita, mas ponderou que não foi absurda.

Folhapress

Geladeira com defeito, falta de vacinadoras: usuários voltam a reclamar da falta de vacinas de rotina nas UBSs de Juazeiro

0

Em contato com a redação do PNB, Ianca Fernandes, mãe de um bebê de 4 meses, protestou contra a falta de acesso às vacinas de rotina, que deveriam ser disponibilizadas pelas Unidades Básicas de Saúde, em Juazeiro. De acordo com a mãe, em 4 unidades de bairros diferentes procurados por ela, a vacinação não estava sendo realizada.

“Moro no centro da cidade de Juazeiro. Tenho um filho prestes a fazer 4 meses e até então não conseguir encontrar a vacina de de 2 meses. Na Ubs que atende à população do centro, localizada no bairro Alagadiço, dizem que não tem vacina porque a geladeira está com defeito ou falam que não tem vacinadora. Já fui em outros 3 postos de saúde da cidade onde também não conseguir vacinar, pois todas as vacinadoras resolveram tirar atestado no mesmo tempo”, disse Ianca.

O PNB vem recebendo, frequentemente, reclamações como a de Ianca Fernandes. A Secretaria de Saúde de Juazeiro, sempre procurada por nossa redação, afirma que “está resolvendo o problema”.

Mais uma vez, estamos encaminhando a reclamação para a Sesau.

Outras reclamações

No último dia 18, usuários da Unidade Básica de Saúde do bairro Piranga, em Juazeiro, no Norte da Bahia, relataram que estavam há meses sem conseguir ter acesso as vacinas de rotina. De acordo com os moradores, a UBS estava sem geladeira para armazenar os imunizantes.

“Procurei o posto de saúde para atualizar o cartão de vacina do meu filho de 2 anos e fui informada que há meses a unidade está sem geladeira para armazenar as vacinas. Eles mandaram que eu procurasse uma UBS do centro da cidade. O que está acontecendo com a saúde de Juazeiro? Estou revoltada com essa situação”, reclamou a usuária Daniela Gomes da Silva.

O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Saúde e Juazeiro. Em resposta, o órgão informou apenas que “Na UBS Piranga houve um problema na geladeira, mas já está sendo resolvido”.

Em outubro, uma mãe de duas crianças gêmeas de 04 anos, também reclamou que precisou percorrer cinco Unidades Básicas de Saúde para conseguir que os filhos tomassem as vacinas recomendadas para a idade.

“O que está acontecendo com a saúde de Juazeiro? Meus filhos completaram 4 anos e precisam tomar as vacinas indicadas para essa idade. Fui em 5 postos próximos a nossa casa, que fica no bairro Santo Antônio, e não consegui. No primeiro, fui informada que o atendimento estava sendo 100% de Covid. Em outros dois postos as vacinadoras estavam de férias, e nos outras dois, fui informada que não tinham todas as vacinas. Eu fiquei horrorizada com o que eu vi ontem. As pessoas são tratadas como lixo. Nunca passei por isso aqui em Juazeiro”, reclamou a moradora.

Redação PNB

Covid-19: Juazeiro registra um óbito e 27 novos casos nesta quinta-feira (25); taxa de ocupação é de 70%

0

Juazeiro registrou 27 novos casos do novo Coronavírus nesta quinta-feira (25). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Também foi registrado um óbito por complicações da Covid-19. Com isso, o município contabiliza 402 mortes provocadas pela doença.

O óbito foi de uma pessoa do sexo masculino, de 75 anos em um hospital particular de Petrolina. O paciente possuía histórico de comorbidade.

De acordo com o levantamento, 19.167 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.550 já estão recuperados. Os casos descartados somam 34.427. Juazeiro tem 215 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 40.015 testes rápidos pela prefeitura e 4.531 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 47%, com 64 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 70% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 3 leitos disponíveis.

Redação PNB, com informações Ascom Sesau

Câmara aprova texto-base da MP que cria Auxílio Brasil

0
Plenário da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (25) o texto-base da Medida Provisória (MP) 1061/2021 que cria o Auxílio Brasil. O programa, que substitui o Bolsa Família, muda alguns critérios para recebimento do benefício, com incentivos adicionais ligados ao esporte, desempenho no estudo e inserção produtiva.

A MP também cria o programa Alimenta Brasil que ficará no lugar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que atende agricultores familiares. Os deputados votam agora destaques aos texto.

Partidos da oposição firmaram um acordo para votar favoravelmente ao parecer do relator, Marcelo Aro (PP-MG). Com isso, o texto foi aprovado por 344 votos favoráveis e nenhum contrário.

O relatório apresentado trouxe uma série de modificações ao texto encaminhado pelo governo. Entre outros pontos, Aro incluiu na MP valores dos benefícios definidos por um decreto que regulamentou o programa. Para o Benefício Primeira Infância o valor apresentado foi de R$ 130 e para o Benefício Composição Familiar o valor é de R$ 65.

O texto alterado também diz que passarão a ser elegíveis para o Auxílio Brasil as famílias em situação de pobreza, cuja renda familiar per capita mensal se situe entre R$ 105,01 e R$ 210; e as famílias em situação de extrema pobreza, com renda familiar per capita mensal igual ou inferior a R$ 105.

Os valores são diferentes do previsto no decreto que regulamentou a MP, que fixou a renda da extrema pobreza até R$ 100, e da pobreza entre R$ 100,01 e R$ 200. O efeito prático da mudança é ampliar o universo de elegíveis.

Após pressão de partidos da oposição, Aro também retirou a parte que permitia aos beneficiários do programa social contratarem crédito consignado. A proposta previa que até 30% da renda fossem comprometidos.

Ao apresentar seu parecer, Aro disse que, apesar dos esforços dos governo anteriores para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, atualmente existem 17 milhões de famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza no país.

“Atualmente, temos 17 milhões de famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Vale salientar que a maioria se encontra, infelizmente, em situação de extrema pobreza, condição em que prevalecem a insegurança alimentar severa e a dificuldade de acesso a direitos básicos de cidadania, como o direito ao trabalho digno”, disse.

O novo programa de transferência de renda prevê diversas parcelas: uma, chamada de Benefício Primeira Infância que será paga quando houver crianças de até 3 anos; uma parcela, composição familiar, para cada integrante familiar gestante ou com idade de 3 a 21 anos; há ainda a previsão de pagar um complemento, chamado de superação da extrema pobreza se a renda familiar mensal per capita, incluídos os benefícios anteriores, não for suficiente para superar a linha da extrema pobreza.

Há ainda um complemento de transição que será dado às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, que tiverem redução no valor financeiro total dos benefícios recebidos, em decorrência do enquadramento na nova estrutura de pagamento do benefício.

Além desses benefícios, o programa também institui os auxílios Esporte Escolar; Bolsa de Iniciação Científica Júnior; Criança Cidadã; Inclusão Produtiva Rural e Inclusão Produtiva Urbana, classificados como “incentivos ao esforço individual e à emancipação.

Segundo o governo, o valor médio do benefício é de R$ 217,18, mas haverá uma complementação para que o valor atinja o mínimo de R$ 400. Esse complementação, contudo, por decisão do governo, será temporária e valerá até dezembro do próximo ano.

A votação foi antecedida por negociações no Plenário em torno do projeto de lei de conversão, que contaram com a participação do ministro da Cidadania, João Roma, que é deputado federal licenciado.

“Foram meses de trabalho para um texto que avança muito, reajustando pisos de pobreza e extrema pobreza e estipulando metas para a redução dos índices de pobreza”, disse Roma.

Oposição

Mesmo votando favoráveis à aprovação do projeto, deputados da oposição criticaram a extinção do programa Bolsa Família. Um dos argumentos é que o novo programa não leva em consideração as políticas já estruturadas pelo Bolsa Família e que passam pelo atendimento nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

“[Foi desmontada] Toda uma rede de informação de cada família em cada município. Toda uma estrutura de assistência que existe há quase duas décadas. O Bolsa Família era um projeto estruturado que está vinculado à política de saúde e educação”, disse o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ)

Freixo criticou ainda a previsão de pagar a complementação do benefício até o final de 2022. Na avaliação do deputado, a previsão do governo de dar a complementação do auxílio somente até o final do próximo ano evidencia que a proposta do governo tem caráter eleitoreiro.

“Na nossa opinião, de todos os deputados da oposição, o Bolsa Família era um projeto que deveria ser ampliado. A gente deveria estar votando aqui o valor maior do Bolsa Família e a abrangência do numero de pessoas e não um pix eleitoral”, disse.

O deputado José Guimarães lembrou que o novo programa do governo vai deixar de atender uma parcela da população que recebia o auxílio emergencial. Segundo o deputado serão 23 milhões de pessoas que recebiam o auxílio emergencial e que vão deixar de receber algum benefício de transfer6encia de renda.

“São 23 milhões de pessoas que recebiam o auxílio emergencial e que vão ficar sem receber qualquer benefício, estas famílias não vão ter qualquer renda e como pagar suas contas. Como vão ficar essas famílias?”, questionou o deputado que também cobrou a elevação no valor do benefício para R$ 600 e que o programa seja permanente.

Segundo Guimarães, o valor proposto pelo governo não é suficiente para repor a inflação dos últimos anos.

Agência Brasil

Covid-19: Juazeiro amplia vacinação da dose de reforço para 18 anos e mais; confira orientações

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ampliou a vacinação das pessoas que precisam receber a dose de reforço. A partir de agora pessoas com 18 anos ou mais que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose podem buscar um dos pontos para receber a dose de reforço. Também haverá pontos de vacinação de primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, população com 18 anos ou mais e segunda dose.

– Adolescentes de 12 a 17 anos

Este público que ainda não recebeu a primeira dose não precisa realizar agendamento para vacinação nesta sexta-feira. A vacinação por demanda livre será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Itaberaba, Argemiro, Parque Residencial, Alto do Cruzeiro, Alagadiço e São Geraldo, das 8h às 11h30; e na UBS CSU das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis.

– Repescagem- Público 18 anos ou mais

Quem tem 18 anos ou mais e ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 deve buscar a Uneb. O horário é de 8h às 14h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

– Segunda dose – Pfizer e CoronaVac

A vacinação com a Pfizer será realizada no Juá Garden Shopping, das 10h até às 16h; e na UBS Jardim Flórida, de 8h às 11h30 e das 14h às 16h. A vacinação com CoronaVac será no Auditório do Centro de Saúde III (bairro Angary), no horário das 8h até o encerramento das doses. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias).

– Dose de Reforço (3ª dose)

A dose de reforço é destinada a pessoas, residentes em Juazeiro, com 18 anos ou mais e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação destes públicos será na Univasf, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h e nas UBSs Itaberaba, Argemiro, Parque Residencial, Alto do Cruzeiro, Alagadiço e São Geraldo, das 8h às 11h30; e na UBS CSU das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida).

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

Ascom Sesau