Arquivos anuais: 2021

“É um ato abusivo”: comerciantes de Petrolina reclamam que estão sendo multados por estacionarem em frente as suas lojas

0

Em contato com o Portal Preto No branco, uma comerciante de Petrolina, que pediu para não ser identificada, reclamou da atuação da Ammpla-Autarquia Municipal de Mobilidade na fiscalização do trânsito no centro comercial da cidade.

De acordo com ela, um veículo com câmeras instaladas fica circulando as ruas do centro, multando os carros que estão estacionados, sem qualquer comunicação.

“Nós comerciantes do centro de Petrolina estamos sendo surpreendidos com multas por estarmos estacionados em frente as nossa lojas. O método que a Ammpla achou foi colocar um carro com câmeras em cima, multando quem encontra pela frente”, reclamou.

Ela também relatou sobre a dificuldade para pagar o estacionamento rotativo.

“Diferente de Juazeiro, aqui em Petrolina, não tem parquímetro e nem funcionários do sistema de estacionamento rotativo para que se pague pela vaga. A gente tem que procurar uma loja que receba a cobrança. Muitas vezes não tem perto e temos que sair procurando uma loja conveniada para efetuar o pagamento. Neste momento, eles já aplicam a multa. Um tratamento desrespeitoso com a população e com os comerciantes que investem na cidade. Péssimo serviço esta agência presta”, avaliou.

Ainda de acordo com a comerciante, uma vizinha da sua loja, situada na Avenida Souza Filho, recebeu 7 multas em menos de um mês.

“Foram 7 multas por estacionar em frente a loja dela. O tempo em que estamos procurando um ponto para pagar o estacionamento, o tal carro já passou multando. Um absurdo!”, disse.

Ela também informou que procurou a CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas e a informação foi de que, uma nova empresa foi licitada para fazer a fiscalização. A comerciante pede providências.

” Chega uma nova empresa, adotam este novo método e não comunicam a população, nem aos comerciantes. Este é um ato abusivo. Pedimos a CDL que intervenha nesta situação, junto a Prefeitura de Petrolina. Já não basta os tantos impostos que pagamos para manter nossos comércios e agora mais esta cobrança absurda para estacionar em frente as nossas lojas”, concluiu a empreendedora.

Estamos enviando a reclamação para a Ammpla-Autarquia Municipal de Mobilidade.

Redação PNB

“Pague nossos direitos”: servidores do município de Juazeiro, contratados nas gestões passadas, acusam prefeitura de demissões em massa e cobram cumprimento de direitos trabalhistas

0

Servidores do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, contratados nas gestões passadas, voltaram a procurar o Portal Preto no Branco para acusar a atual prefeita, Suzana Ramos (PSDB) de realizar demissões em massa. De acordo com os trabalhadores, desde que o grupo político assumiu, houve ameaças de demissões e cortes de direitos trabalhistas.

“Dia 30/11, teremos as demissões em massa dos restantes dos servidores da gestão passada. Servidores experientes, que se doaram com excelência, profissionalismo e à cima de tudo ética profissional. E por falar em ética, é o que está faltando na gestão da prefeita Susana Ramos. Posso dizer com toda convicção que esse foi o ano mais difícil pra classe trabalhadora que não votou na prefeita. Trabalhamos com constantes ameaças de demissão, cortaram nossos vales transporte, nosso direto ao gozo das férias, o direito de concorrer ao processo seletivo. Fomos humilhados de diversas formas, fizeram de tudo para que pedíssemos pra sair”.

Os servidores alegam ainda que a gestão está se recusando a pagar o décimo terceiro salário e as férias aos profissionais que estão sendo demitidos e cobram providências das autoridades.

“Hoje presenciei uma cena que me cortou o coração. Uma idosa que se doou ao município por muitos anos, nunca faltou ao trabalho. Uma senhora humilde, que é provedora do sustento da família. Presenciei o seu choro. Choro do desespero por ter a confirmação da demissão, sem receber as férias e o décimo. Ela e muitos trabalhadores estão angustiados. Fim de ano, em plena pandemia, onde não poderemos recorrer ao auxílio emergencial, como será nosso natal em família? Nos demitem antes do mês de dezembro para não pagar nosso décimo. Se a demissão é certa, pague nossos direitos! Essa senhora chora, os demais trabalhadores se angustiam e a prefeita brinca com as leis trabalhistas, subestima o Mistério Público, a Justiça do Trabalho…E a maioria dos vereadores? Silenciam! Não podemos e não iremos permitir que brinquem com nossos direitos! Não vão nos calar e não iremos ficar de braços cruzados”, finalizaram.

Em nota enviada no último dia 19 para a imprensa, a Prefeitura de Juazeiro alegou que está cumprindo uma recomendação do Ministério Público que pede desligamento de funcionários por contratação irregular em mandatos de ex-gestores.

Veja a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Juazeiro, em cumprimento ao disposto na Recomendação nº 003/2021, expedida nos autos do Inquérito Civil nº 003.9.110777/2017 do Ministério Público (MP), informa a necessidade de desligar todos os servidores temporários admitidos em gestões anteriores que estejam em situação irregular e não se adequem aos requisitos estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A determinação de desligamento dos funcionários em situação irregular atinge os contratados em gestões anteriores dos ex-prefeitos, Isaac Cavalcante de Carvalho e Marcus Paulo Alcântara Bomfim, mediante Processo Seletivo Simplificado, cujos contratos estão vencidos e seus titulares mantidos no quadro de servidores temporários do Município.

Prezando pela transparência e legalidade na condução da gestão pública e de acordo com o desdobramento do Inquérito Civil, a administração municipal tem a obrigação de corrigir a irregularidade administrativa e se compromete a adotar todas as medidas legais e cabíveis no cumprimento de seus princípios constitucionais e da legalidade de suas ações, agindo sempre com zelo e responsabilidade.

As vagas geradas com os desligamentos serão preenchidas através de convocação dos Processos Seletivos Simplificados vigentes, conforme a demanda da gestão”.

Da Redação PNB

Alemanha bate novo recorde de casos de Covid e chega a 100 mil mortes pela doença

0

A Alemanha registrou um novo recorde diário de casos nesta quinta-feira (25) em meio a quarta onda da Covid-19. Segundo informações da CNN Brasil, o Instituto Robert Koch de Saúde Pública contabilizou 75.691 novas infecções no País.

Este é o segundo dia seguido de recorde na Alemanha, que relatou 66.884 novos casos no dia anterior. A média móvel dos últimos sete dias está em 50 mil. Agora, a Alemanha soma 5.573.756 de casos totais do novo coronavírus.

Também nesta quinta, o país registrou 351 novas mortes pela doença – alcançando a marca de 100.119 mil óbitos pela doença. Para o ministro da Saúde, Jens Spahn, o país enfrenta uma “emergência nacional” e não descarta nenhuma possibilidade para combater o vírus.

Após dois meses de negociações, três dos principais partidos políticos da Alemanha apresentaram na última quarta-feira (24) um acordo para um novo governo de coalizão, o que deve facilitar a adoção de novas medidas no combate à Covid-19.

Bocão News

Bolsonaro repete inverdades sobre vacinas ao falar da 4ª onda na Europa

0

O presidente Jair Bolsonaro levantou dúvidas sobre a duração da eficácia das vacinas contra a Covid-19 e sugeriu, sem citar fontes científicas para embasar a afirmação, que a proteção só duraria seis meses, enquanto quem foi infectado e teve a doença ficaria imune por um período maior. O presidente citou ele mesmo como exemplo. A declaração foi dada em resposta a um questionamento sobre a quarta onda de contaminações enfrentada por países da Europa. O mandatário concedeu entrevista à Rádio Sociedade da Bahia na manhã desta quinta-feira (25).

Bolsonaro sinalizou que a informação trazida por ele seria “comprovada”, mas não há indícios científicos que confirmem a afirmação. Ele voltou a falar sobre o uso de remédios comprovadamente ineficazes contra a doença, novamente se usando como exemplo. Não citou nomes, mas fez referência a cloroquina e ivermectina ao falar que quando testou positivo para Covid-19 “tomou aquele remédio da malária e aquele para piolho”. “Me dei bem, me safei, e olha que sou grupo de risco”, acrescentou ao citar que tem 66 anos de idade.

Outro argumento repetido pelo presidente foi de, caso o Brasil volte a registrar crescimento de casos, que apenas os grupos de risco fiquem isolados e sob atenção.

Durante a transmissão, Bolsonaro repetiu críticas às medidas de restrição impostas nos estados e municípios e previu que se novas medidas deste tipo fossem adotadas no Brasil, “quebraria a economia de vez”.

Segundo ele, se “lockdowns” forem adotados, isso seria como “dar golpe mortal na economia” e mortes viriam por outros motivos que não a Covid-19. Entre os exemplos citados pelo chefe do Executivo está a desnutrição.

Bahia Notícias

Ministério da Saúde deve desistir da 2ª dose da Janssen no esquema primário

0

O Ministério da Saúde deve recuar na decisão de aplicar uma segunda dose da vacina da Janssen como parte do esquema primário. A pasta deve adotar apenas a dose de reforço para quem tomou o produto contra a Covid.

A vacina da Janssen é a única aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em dose única. As vacinas da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca precisam de duas doses para o esquema primário completo.

Segundo membros da pasta ouvidos pela reportagem, a recomendação será de que essa dose de reforço seja aplicada de dois a cinco meses depois da dose única.

Ainda será analisada a possibilidade de uma terceira dose após a aplicação das duas doses. Isso porque ainda há estudos em andamento sobre a necessidade ou não dessa aplicação extra.

Em coletiva de imprensa na terça-feira (16), o Ministério da Saúde havia anunciado, porém, que a segunda dose da Janssen deveria ser aplicada dois meses após a primeira na população adulta.

Já a dose de reforço, conforme dito na terça, deveria ser usada após cinco meses do esquema primário completo. A recomendação era que fosse feita com um imunizante diferente, preferencialmente o da Pfizer.

“No início a recomendação é que ela fosse de dose única. Hoje nós sabemos que é necessário essa proteção adicional. Esses que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante. E como nós temos quantitativo não vai ser um esforço muito grande”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na ocasião.

“A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço preferencialmente com uma vacina diferente, heteróloga […] A Janssen também requer duas doses para a vacinação primária. As evidências científicas vão sendo construídas com o tempo”, continuou.

A pasta foi procurada para comentar o recuo, mas não respondeu aos questionamentos até a publicação do texto.

O anúncio da aplicação da segunda dose e da dose de reforço da vacina da Janssen para a Covid-19 feito no dia 16 pegou de surpresa gestores de saúde, a Anvisa e até o laboratório produtor da vacina de surpresa.

Dois dias depois, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) solicitou dados ao Ministério da Saúde sobre a decisão de passar a aplicar a vacina da Janssen em duas doses no esquema primário.

Na data, a agência reguladora também pediu explicações sobre a decisão de liberar a dose de reforço da vacinação contra Covid-19 a todos adultos. Para a Anvisa, o Ministério da Saúde respondeu que o reforço da vacina da Janssen deve ser aplicado com o mesmo imunizante.

“Como vislumbrado, a estratégia para as doses de reforço é preferencialmente da plataforma RNA mensageiro ou, alternativamente, vacina de vetor viral. Assim, recomendamos o esquema homólogo para os imunizantes da Pfizer e Janssen e heterólogo para os demais, orientação já consolidada nas Notas Técnicas anteriores que trataram da dose de reforço para população acima de 60 anos e trabalhadores da saúde”, mostra ofício da pasta a que a reportagem teve acesso.

Em pedido enviado à Anvisa no último sábado (20), a Janssen solicitou a manutenção do ciclo básico de dose única e a aplicação do mesmo produto no reforço.

Bocão News

Bolsonaro minimiza ‘rejeição’ de baianos, defende liberdade para imprensa e fala do PL

0

Com a desaprovação em alta na Bahia, o presidente Jair Bolsonaro diz não se preocupar em ser popular. O chefe do Executivo acusou governos anteriores de “comprarem” espaço nos veículos de comunicação para que “notícias boas” fossem veiculadas e assim aumentar a popularidade. Ele ainda disse sofrer ataques “da grande mídia 24 horas por dia”. Em entrevista à rádio Sociedade da Bahia, nesta quinta-feira (25), Bolsonaro disse que para ser popular ele investe em recursos e obras em todo o país.

Pesquisa do Instituto Paraná realizada no primeiro semestre deste ano apontou que a gestão do presidente Jair Bolsonaro é desaprovada por 59,9% dos baianos. Os dados indicaram nna época que o governo era aprovado por 34,4%. Ainda houve 5,7% que não sabe ou não opinou.

REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA

Questionado sobre uma declaração do principal adversário político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a regulamentação da mídia, Bolsonaro defendeu que a “imprensa tem que existir”, mesmo, na avaliação dele, alguns veículos veiculando fake News e ataques ao governo.

“Só quer regulamentar a mídia quem quer governar sem ela”, disse ao citar como exemplo a Venezuela, onde os veículos de comunicação são “totalmente controlada pelo governo Maduro”.

A leitura feita pelo presidente é de que “sem imprensa livre, mesmo com alguns órgãos mentindo, não se pode falar em democracia”.

FILIAÇÃO AO PL

Bolsonaro ainda falou sobre a filiação ao PL. O martelo foi batido nesta semana após alguns ajustes sobre a aliança serem discutidas entre o presidente do Brasil e o do partido, Valdemar Costa Neto.

Entre as exigências impostas por Bolsonaro está a de que não haverá qualquer aliança com partidos de esquerda nos estados.

O presidente ainda falou sobre as eleições de 2022, que o objetivo é ter candidatos do PL ou ao menos apoio a candidatos bolsonaristas em vários estados. “A gente não tem nomes para todo o Brasil, mas buscaremos melhor maneira possível para fazer coligações de nomes para o respectivo estado”, sinalizou.

Bahia Notícias

Deputado Roberto Carlos garante investimentos para Feira Agropecuária de Gavião

0

Junto com o prefeito de Gavião, Laurindo Nazário, o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, garantiu para a 3ª Feira Agropecuária e Cultural, do município, um apoio durante a audiência na Secretaria de Agricultura do Estado, quando foram recebidos pelo chefe de gabinete, Alisson Guimarães.

A 3ª Feira Agropecuária e Cultural acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no Centro de Comercialização de Animais Anizio Ferreira da Cunha.

Ascom

Curaçá: foi preso o homem que atirou em ex-namorada e matou atual companheiro dela; ele confessou a autoria do crime

0

Joaquim de Araújo, acusado de efetuar disparos de arma de fogo contra a ex-namorada e o atual companheiro dela, na noite da última segunda-feira (22) no município de Curaçá, no Norte da Bahia, foi preso pela Polícia Civil nessa quarta-feira (24). De acordo com informações da Polícia Civil, Joaquim foi interrogado na presença de um advogado e em admitiu, em depoimento admitiu ser o autor do crime.

As vítimas, Maria Gorethe e Sebastião Evangelista, estavam em um bar no centro da cidade, no momento que foram surpreendidos por Joaquim. Uma câmera de segurança registrou o momento em que o suspeito chegou ao local.

Maria e Sebastião foram socorridos para o Hospital Universitário de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, mas o homem não resistiu aos ferimentos. Já a ex-companheira do acusado segue internada e o seu estado de saúde é estável.

Testemunhas informaram que Joaquim cometeu o crime porque não aceitava o fim do relacionamento com Maria Gorethe. Em depoimento, o acusado relatou que atirou por ter se sentido “ofendido pelas vítimas” e legou que perdeu a arma do crime em um rio da região.

Ainda segundo a polícia, o suspeito confessou já ter cometido outro atentado contra outra ex-companheira. Joaquim passou por exames de lesões corporais e segue preso à disposição da Justiça nesta quinta (25). Ele deve ser indiciado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e dificultar a defesa da vítima, e tentativa triplamente qualificada. O acusado será encaminhado para o Conjunto Penal de Juazeiro.

Da Redação PNB

Cia Biruta de Teatro inscreve para oficina gratuita ‘Palhaçada para Criação Cênica’

0

Estão abertas as inscrições para a oficina do projeto ‘Palhaçada para Criação Cênica’ promovida pela Cia Biruta de Teatro. Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do edital Funcultura Geral 2018/2019, a iniciativa visa contribuir para a profissionalização e formação artística de jovens das periferias de Petrolina.

Dividida em 10 encontros presenciais, de 03 a 19 de dezembro, a oficina tem carga-horária total de 28 horas e acontecerá sempre de sexta a domingo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de novembro, através do endereço eletrônico: https://forms.gle/Z8Bjk3akbyAYzJfV8. As vagas são limitadas e as aulas acontecerão no Cineteatro CEU das Águas, no bairro Rio Corrente.

A coordenadora do projeto, Camila Rodrigues revela o que os interessados podem esperar da oficina. “Durante as atividades serão apresentados aos participantes treinamentos físicos, jogos de improvisação e possibilidades de criação cênica. As aulas serão ministradas por Antônio Veronaldo, Cristiane Crispim e Juliene Moura”, conta. Ao final da oficina, os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência nas aulas serão certificados.

A produção executiva do projeto é de Cristiane Crispim, com assistência de produção de Antonio Veronaldo, e a coordenação de comunicação é de Letícia Rodrigues, que também faz o apoio técnico do projeto.

Culminância

A oficina será encerrada no dia 19 de dezembro com uma Mostra de Esquetes, onde os participantes terão a oportunidade de apresentar ao público esquetes construídas durante os encontros. Na Mostra, que contará com tradução em libras, a Cia Biruta também fará a apresentação do trabalho ‘Histórias de Cascudo’.

O projeto também inclui uma demonstração aberta ao público que acontecerá no dia 18 de dezembro, com a apresentação de ‘Flicts’ e ‘Estrelas Mudam de Lugar’, textos do repertório da Cia Biruta, que compõem a pesquisa do grupo sobre o universo da palhaçada e da contação de história.

Palhaçada

O projeto consiste na criação cênica através da palhaçaria, que é um dos processos de investigação da Cia Biruta de Teatro. Ao longo de 13 anos de existência, o grupo estuda essa linguagem com personalidades da área de circo e palhaçaria, como o Ésio Magalhães, Demian Reis, Caravana Tapioca, Cia dois Palitos etc. Trabalhar com a palhaçaria tem trazido pedras preciosas de experimentação cênica para a Cia Biruta, como a descoberta das palhaças Mariola, Pitôca e Pirrite e o palhaço Futrica.

Para mais informações: birutaciadeteatro@gmail.com

Encontre a Cia Biruta nas redes sociais

Instagram: https://instagram.com/ciabiruta?utm_medium=copy_link

Facebook: https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro

Ascom