Arquivos anuais: 2021

Sindicato denuncia irregularidades em atestados odontológicos

0

 

O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), denunciou ao Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO –PE), na última segunda-feira (22), a emissão de atestados odontológicos em desconformidade com o Código de Conduta e Estatuto de Ética da categoria (Aprovado Pela Resolução Cfo-42, de 20 de maio de 2003).

Na denúncia, a direção do Sindicato informa à fiscalização da Delegacia Regional do CRO em Petrolina, que identificou o profissional e a clínica responsável pela emissão dos atestados em discordância com a veracidade dos fatos e solicita a instauração de um processo administrativo e ético-profissional. De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, alguns associados já vinham desconfiando do número excessivo de atestados odontológicos nos últimos meses.

“Temos uma gravação com uma funcionária de um dos nossos associados, na qual ela revela no último dia 9, que o cirurgião dentista deu um atestado com o Código Internacional de Doenças (CID): K 08.1 (para tratar de perda de dentes devido a acidentes, extração dentária ou doenças periodontais), quando a trabalhadora na verdade foi submetida a uma manutenção de aparelho ortodôntico. Procedimento que não necessita de afastamento de um dia, devendo o profissional ter concedido uma Declaração de Comparecimento durante o período”, ressaltou o presidente.

Segundo o conselheiro estadual do CRO – PE, Avelar Amador, a Comissão de Ética da entidade está apurando a veracidade da denúncia através das provas, documentos e testemunhas apresentadas. “Uma vez constatada as irregularidades será instaurado um processo ético e ambas as partes serão chamadas para fazer a ampla acusação e defesa. A pena vai variar conforme seja a gravidade das infrações cometidas e comprovadas”, pontuou.

Avelar Amador adiantou ainda que o CRO vai desenvolver uma campanha na região do Vale do São Francisco para alertar e orientar a classe odontológica com relação ao comportamento ético no que diz respeito à emissão de atestados odontológicos.

CLAS

Prefeitura de Juazeiro vacina adolescentes de 12 a 17 anos por demanda livre nesta quarta; confira planejamento

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (24). A vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos será por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. Também haverá vacinação de população com 18 anos ou mais que ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segunda dose e dose de reforço.

Adolescentes de 12 a 17 anos

Este público que ainda não recebeu a primeira dose deve não precisa realizar agendamento para vacinação nesta quarta-feira. A vacinação por demanda livre será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caic e Alagadiço. O horário é das 8h às 11h30. Serão 100 doses em cada unidade. É preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Repescagem- Público 18 anos ou mais

Quem tem 18 anos ou mais e ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 deve buscar pela UBS Antônio Guilhermino. O horário é de 8h às 11h30. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose – Pfizer, Oxford/AstraZeneca e CoronaVac

A vacinação com a Pfizer será realizada no Juá Garden Shopping, das 10h até o encerramento das doses; nas UBSs Jardim Flórida e CSU, de 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h; e na UBS João Paulo II, das 8h às 11h30. A vacinação com Oxford e CoronaVac será no Auditório do Centro de Saúde III (bairro Angary), no horário das 8h às 11h30. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias). Também haverá vacinação de segunda dose na zona rural.


Dose de Reforço (3ª dose)

A dose de reforço é destinada a pessoas, residentes em Juazeiro, com 55 anos ou mais e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação destes públicos será na Univasf, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida). Também haverá vacinação de terceira dose na zona rural.

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

PSOL quer que MPF apure omissão de dados sobre desmatamento por ministro durante Cop26

0

A liderança do PSOL na Câmara dos Deputados acionou a 4ª Câmara do Meio Ambiente do Ministério Público Federal (MPF) solicitando que o órgão apure “ilegalidades e irregularidades” eventualmente cometida pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, durante a 26ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (Cop26).

De acordo com informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o partido defende que o titular da pasta omitiu dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento da Floresta Amazônica durante o evento finalizado no último dia 13 de novembro em Glasgow, Escócia.

A legenda argumenta que, ao divulgar dados desatualizados sobre o desmatamento na Amazônia durante a Cop26, tanto Leite, quanto o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes – ao qual o INPE é ligado –, teriam cometido ato de improbidade administrativa – “sendo possível ainda apontar a possível prática do crime de prevaricação”.

Bocão News

Enem: estudantes com covid-19 podem pedir reaplicação da prova

0
Estudantes chegam para o primeiro dia de prova do Enem 2021.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, assim como o Enem 2020, tem uma série de medidas de segurança contra a covid-19. As provas começaram a ser aplicadas no último domingo (21) e quem apresentou algum sintoma poderá pedir a para participar da reaplicação do exame. O mesmo vale para quem apresentar sintomas da doença até o segundo dia de prova, no próximo domingo (28).

A reaplicação será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes isentos da taxa de inscrição em 2020, que por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem.

A reaplicação deverá ser solicitada na Página do Participante, entre 29 de novembro e 3 de dezembro, junto com a documentação que comprove a condição de saúde do inscrito.

A documentação deve apresentar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde do inscrito e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento deve estar legível e constar a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem direito a reaplicação o participante que apresentar sintoma de covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame. A mesma orientação serve para quem estiver com alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas nos editais do Enem impresso e Digital: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O Inep analisará a documentação comprobatória das condições dos participantes. Quem tiver a documentação aprovada terá a participação garantida na reaplicação.

Uso de máscara

O Enem ocorre em um momento em que a vacinação avança no Brasil e há redução nos casos e no número de mortes por covid-19. Mesmo assim, segundo especialistas a orientação é manter as medidas de segurança, ainda mais em um exame de grandes proporções como o Enem. O exame prevê o distanciamento entre as carteiras e a disponibilização de álcool em gel.

O uso de máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, é obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova, sendo permitido retirá-la apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para comer. Quem descumprir a regra, poderá ser eliminado.

Problemas logísticos

Os candidatos que foram afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas também devem estar atentos ao prazo de 29 de novembro a 3 de dezembro para pedir a reaplicação do exame. São considerados problemas logísticos falta de energia elétrica, infiltrações por conta de chuvas, falhas no computador – no caso do Enem digital, entre outros que prejudiquem a realização das provas.

Enem 2021

O Enem 2021 começou a ser aplicado no dia 21 e segue no dia 28 de novembro, tanto na versão impressa quanto na versão digital. No primeiro dia do Enem, os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, dos 3,1 milhões de inscritos, 74% compareceram ao exame. No segundo dia, participantes farão as provas de matemática e ciências da natureza. Por conta da pandemia, o exame adotou uma série de medidas de segurança.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Questões do Enem

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tem uma programação intensa de cobertura do Enem, com dicas e correção de provas. Mais informações estão disponíveis aqui. Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem, um banco que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2020. No sistema, é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.

Agência Brasil

Mais de 90% dos internados por Covid-19 na Bahia não tomaram vacina ou não completaram esquema de imunização

0

Entre 95% e 98% dos internados por Covid-19 na Bahia são pessoas que não tomaram as vacinas contra a doença, ou não completaram o esquema de imunização com a segunda dose. O dado é registrado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), como explica o coordenador estadual de imunização e vigilância das doenças imunopreveníveis e mestre em Saúde Coletiva, Ramon Saavedra.

“Os indicadores nos mostram que em torno de apenas 2 a 5% dos internados são pessoas vacinadas, ou seja, as pessoas que estão precisando ser encaminhadas para uma internação, ou por ventura evoluem para óbito, é de pessoas não vacinadas, ou sem o esquema vacinal completo, sem as duas doses: tomou uma e não voltou para tomar a segunda. Isso é um ponto que nos preocupa bastante”, ponderou.

Em todo o estado, cerca de 10,7 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose, enquanto mais de 7,8 milhões retornaram aos pontos de vacinação para tomar a segunda dose. Nos casos das doses únicas, a Bahia já aplicou mais de 259 mil vacinas.

A secretaria detalhou que região do estado com o maior número de vacinados é a Leste, onde fica Salvador, e a com menor percentual é o extremo sul. Ramon chamou a atenção para as diferenças na cobertura vacinal.

“A gente tem uma preocupação para que a gente tenha uma uniformidade no avanço da cobertura vacinal. Não basta termos uma cobertura vacinal alta, a Bahia como um todo ter uma alta cobertura vacinal, não. A gente tem que ter uma cobertura vacinal alta e também homogênea”.

“Não adianta uma cidade, uma região da Bahia, bater 90% de cobertura vacinal – estou trazendo um número hipotético – e a gente ter uma outra região com 50%. A gente vai chegar em uma média ali satisfatória, mas não vai ser um resultado heterogêneo e isso coloca em risco a população”.

Ascom Gov Bahia

Bancada governista na AL-BA indica nomes para CPI da Coelba

0

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT), indicou os nomes dos parlamentares da bancada que irão compor Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Coelba. A escolha foi publicada na edição desta terça-feira (23), do Diário Oficial do Legislativo (DOL).

Os deputados estaduais escolhidos foram: Antônio Henrique Júnior (PP), Jusmari Oliveira (PSD), Tum (PSC), Osni Cardoso (PT), Vitor Bonfim (PL), Fabrício Falcão (PCdoB), Eduardo Salles (PP), Diego Coronel (PSD) e Alex Lima (PSB).

A decisão sobre a instalação da CPI foi publicada na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial do Legislativo (veja aqui). No deferimento, a Procuradoria destacou que o pedido da CPI se dá por conta das elevadas tarifas cobradas, ausência de transparência, má qualidade de prestação de serviço e elevado índice de satisfação dos clientes.

A CPI é uma iniciativa do deputado estadual Tum (PSC). No pedido de abertura de investigações, o parlamentar alega que a Coelba não tem prestado um bom serviço ao estado e, apesar disso, obteve um lucro líquido de R$ 10 bilhões no primeiro quadrimestre do ano.

Bahia Notícias

Facape promove a aula magna sobre “Justiça e Pacificação Social”

0

A Faculdade de Petrolina – FACAPE, promove a aula magna sobre “Justiça e Pacificação Social” e o lançamento do projeto de extensão JUSPAS sob coordenação da Profa. Ana Carla Mendes Coelho, docente da disciplina Formas Consensuais de Solução de Conflitos.

O evento ocorrerá no dia 25 de novembro de 2021 às 19h e contará com os seguintes painéis:

– Direito Sistêmico com Cleoneide Diniz (Advogada, Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB Petrolina);

– Comunicação Não-Violenta com Raquel Pinheiro (Terapeuta e Consteladora Sistêmica Familiar);

– Justiça Restaurativa com Valecius Passos Beserra (Juiz de Direito do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Juazeiro/BA).

Faça sua inscrição no link abaixo:

https://www.even3.com.br/juspas/

 

Assessoria de Comunicação Facape

Moradora reclama de falta médicos, medicamentos e insumos no posto de saúde do CAIC; Sesau responde

0

A falta de médicos, medicamentos e demais insumos nas unidades de saúde de Juazeiro, no Norte da Bahia, tem sido uma reclamação constante dos usuários nesta atual gestão. Desta vez, a reclamação veio da moradora Edna Ribeiro.

De acordo com ela, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Malhada da Areia está sem atendimento médico e de odontologia há dois meses. Além, disso, também há, segundo ela, desabastecimento de material para curativos.

“Sou Edna Ribeiro, moro no bairro Antônio Conselheiro e o nosso posto de saúde é o do CAIC, na Malhada da Areia. O posto está sem médico. Tem dentista, mas os procedimentos não são feitos por falta de material. Falta material até para fazer um curativo. Os pacientes acamados, que precisam de receitas de remédios controlados, estão todos sem assistência. Estamos há uns 2 meses nessa situação e o enfermeiro gerente e responsável pela unidade diz não poder fazer nada”, reclamou.

Ainda de acordo com Edna, as receitas dos pacientes estão ficando retidas.

“Há três semanas eu fui orientada a deixar as receitas de minha mãe e de meu irmão no posto, pois o funcionário pegaria as receitas e levaria para a secretaria e que elas seriam devolvidas na semana seguinte, só que até o momento eles não trouxeram de volta. Segundo o gerente do posto e os agentes comunitário, a secretaria não escuta as solicitações deles e a comunidade é quem deve recorrer.  Precisamos de um médico na unidade. Até o momento não tive nenhuma resposta, nem também em relação as receitas”, acrescentou.

Edna contou ainda que um abaixo-assinado está sendo feito pelos moradores para cobrar providências à Secretaria de Saúde de Juazeiro.

” Preciso das receitas com urgência. Já digitei o abaixo assinado e já recolhi algumas assinaturas. Amanhã estaremos passando em toda a área atendida pela UBS para recolher mais assinaturas e encaminhar para a Sesau. Precisamos de respostas”, finalizou.

O PNB encaminhou as reclamações para a Sesau. Em resposta o órgão informou que, em relação à demanda de dentista, a unidade tem o profissional e está realizando manutenção do equipamento que estava defasado na sala para intensificar os atendimentos. Em relação ao médico, o órgão disse que está aguardando o chamamento da seletiva para a vaga da unidade. Sobre as receitas, a informação é que estão sendo encaminhadas para outra unidade de saúde normalmente para renovação. O encaminhamento e retorno das receitas são feitos semanalmente, garantiu a Sesau, que ainda afirmou “as receitas das duas pessoas citadas na matéria já estão para renovação. Elas não estão reprimidas. A assistência aos pacientes acamados é feita normalmente conforme necessidade. Em relação a medicamento e materiais, as unidades estão sendo reabastecidas”, informou a Sesau.

Da Redação PNB

Covid-19: Petrolina confirma mais um óbito e 190 novos casos da doença

0

O boletim epidemiológico dessa segunda-feira (22) informa que dos 25 leitos de UTI disponíveis, 11 estão ocupados, sendo cinco pacientes de Petrolina e seis de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 44% no município.

O boletim traz ainda a atualização de pessoas infectadas. Foram registrados 190 novos casos, os números são resultado dos testes realizados durante o fim de semana (20 e 21). Dos casos positivos 91 são do sexo masculino, com idades de seis a 73 anos, e 99 do sexo feminino, com idades de sete meses a 95 anos. Dos resultados, 182 foram obtidos por meio de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e oito por meio de exames laboratoriais. Com isso, o município está com 35.379 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 33.132 já estão recuperadas, isso representa 93,6% de cura clínica.

Há ainda o registro de um óbito. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 30 anos, com histórico de comorbidade. A morte ocorreu no último domingo (21) em um hospital privado da cidade. Assim, o município está com 578 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 613 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.

– Casos por raça/cor: 16 pessoas se declararam pretas; 141 pardas; três amarelas; 21 brancas e nove optaram por não declarar.

– Casos descartados: Até agora, 153.352 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 1.669 casos ativos do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

 

Ascom Sesau