Arquivos anuais: 2021

Aprovada pelo Senado recriação do Ministério do Trabalho e Previdência

0
A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal.

Foi aprovado nesta terça-feira (23), pelo plenário do Senado a medida provisória que recria o Ministério do Trabalho e Emprego e também transfere a Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania para a pasta do Turismo.

Já aprovada pela Câmara dos Deputados, a MP não sofreu alteração pelo Senado e segue para sanção presidencial.

O Ministério do Trabalho, criado na década de 30, pelo governo de Getúlio Vargas, foi incorporado ao Ministério da Economia, no início do governo Bolsonaro.

O Ministério do Trabalho e Previdência será responsável por definir políticas sobre geração de emprego e renda, apoio ao trabalhador, fiscalização do trabalho, política salarial, segurança no trabalho, registro sindical e previdência, entre outras, responsabilizando-se, inclusive, pela previdência complementar.

A medida que recria a pasta está em vigor desde que foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro, em julho.

Redação PNB

 

Covid-19: Bahia registra 1.158 novos e mais 10 óbitos nesta terça-feira (23)

0

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.158 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,09%) e 842 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (23) também registra 10 óbitos.

Dos 1.256.811 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.226.534 já são considerados recuperados, 3.026 encontram-se ativos e 27.251 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Vacinação

Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 100 municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

 

Ascom Sesab

“Esta gestão parece que veio pra apagar Juazeiro de vez”: moradores demostram indignação com a escuridão na cidade e reivindicam solução

0

 

“Pedimos por tudo que a prefeita veja a situação em que se encontra o entorno do Mercado do Produtor de Juazeiro. Não tem iluminação nenhuma. A parte que liga os bairros Tabuleiro, Itaberaba, Sol Levante até o mercado, está tudo escuro, no breu. Muitos acidentes acontecendo, os moradores que chegam do trabalho e fazem o percurso ariscam suas vidas, e a prefeitura só sabe fazer propaganda enganosa”, esse foi o desabafo do morador do Tabuleiro Carlos Antônio, que em contato com nossa redação, reclamou da falta de iluminação na região do entreposto comercial.

A comerciária Edvânia Campos reforçou: “Estamos esquecidos. Moro há 17 anos aqui e nunca vi uma escuridão dessa. Era comum uma área ou outra ficar sem iluminação, mas logo botavam as lâmpadas. Mas esta gestão parece que veio pra apagar Juazeiro de vez. Toda essa área esta escura, faltam lâmpadas nos postes. A gente reclama, mas não dá em nada. Não ouvem ou fingem que não ouvem. Nós que somos obrigados a transitar pelas ruas é que ficamos expostos a um assalto, a um estupro. O que está faltando? Comprar lâmpadas? Equipe para colocar? um gestor competente que faça seu papel”? questionou a trabalhadora.

Tem sido recorrente a reclamação de moradores de vários bairros de Juazeiro sobre a falta de iluminação na cidade, principalmente na região da BR 407, proximidades de Piranga, João XXIII, Alto do Cruzeiro e Castelo Branco.

“Da banca pra lá está uma escuridão só. Chega assusta. O trecho do shopping de Juazeiro, entrada da cidade e área do Mercado do Produtor está sem iluminação nenhuma!”, relatou um leitor ao PNB.

As reclamações chegam nesta terça-feira (23), bem no dia em que a Prefeita Suzana Ramos visitou o entreposto comercial e a gestão municipal divulgou que a prefeitura está iluminando a área externa do mercado.

“Serviços de melhoria estão sendo implantados no Mercado do Produtor, tanto na questão do trânsito como nos setores de infraestrutura e iluminação”.

A Ascom informou “que o Ceasa ganhou 50 novos refletores de LED 200W na área externa e mais 200 luminárias Tubulares LED 18W na área interna”. Ela também garantiu que foram instaladas  câmeras de segurança com  reconhecimento facial”.

Mais uma vez, estamos encaminhando as reclamações dos moradores para o setor de iluminação da prefeitura.

Redação PNB

Secretaria de Segurança pública informa ao deputado Zó a abertura da licitação para construção e reforma de delegacias em Curaçá, Pilão Arcado e Sento Sé

0

 

 

Na manhã desta terça-feira, 23, o deputado estadual Zó recebeu a informação do secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, que foi aberta a licitação para construção e reforma de unidades policiais em vários municípios do estado, entre eles Pilão Arcado, Curaçá e Sento Sé, demanda apresentada pelo parlamentar ao governador Rui Costa.

Para o deputado, mais uma ação do Governo da Bahia para melhorar a infraestrutura dos servidores e otimizar o trabalho policial. “Fizemos esta solicitação, que nos foi demandada pelas lideranças locais. O governador e o secretário entenderam a necessidade de melhorar os espaços de atuação dos policiais e agora vamos acompanhar o processo para que tudo ocorra dentro do prazo e os municípios tão logo sejam beneficiados com esta política de Segurança Pública, pois com melhor estrutura otimiza as ações, aumenta efetivo no combate à criminalidade “, declarou Zó.

O deputado tem sido atendido nas diversas solicitações, como mais viaturas e equipamentos. Recentemente, foi solicitada uma viatura de maior porte para a Ronda Maria da Penha de Juazeiro, que comemorou 5 anos nesta semana.

Ascom

Rede SAC lança videoatendimento para consulta a vagas de emprego

0

Os cidadãos baianos que precisam realizar consulta às vagas de emprego ofertadas pelo Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) poderão, a partir desta terça-feira (23), agendar o serviço por videoatendimento pelo SAC Digital. A solicitação poderá ser feita por meio deste endereço ou do app SAC Digital, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

A funcionalidade é uma parceria entre as secretarias da Administração (Saeb) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e SineBahia – que promove o serviço de intermediação com apoio do governo federal.

Para realizar o atendimento é preciso ter uma conta cadastrada no SAC Digital e acesso a um computador, celular ou qualquer outro dispositivo móvel com internet, além de seguir as orientações e requisitos informados para prestação do atendimento.

Na plataforma, basta buscar pelo serviço e agendar horário no dia disponível que lhe for mais conveniente. Uma confirmação é enviada por e-mail ou mensagem de celular, junto com o link do atendimento, que deve ser acessado na data e hora do agendados.

As vagas são atualizadas diariamente pelo SineBahia. Com isso, o candidato poderá se candidatar às oportunidades de emprego, caso se enquadre no perfil da oferta. A Rede SAC ainda disponibiliza aos cidadãos videoatendimento para serviços do Procon-BA, Planserv e Ceprev.

Ascom/Saeb

“Miguel Coelho é aliado a Bolsonaro e governa como ele”: revoltados, servidores do município de Petrolina criticam reforma da previdência aprovada pelo legislativo

0

A aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 004/2021 que altera a lei municipal nº 1.990/2007, instituindo a Reforma da Previdência em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, gerou revolta nos servidores públicos do município. Mesmo com críticas e manifestações contrárias, as mudanças propostas pelo poder executivo, foram aprovadas na última quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores Plínio Amorim.

Entre as alterações estão o aumento das idades mínimas para a aposentadoria dos profissionais, que passarão a ser de 62 anos para a mulher, e 65 anos para o homem. Em contato com o Portal Preto no Branco, um servidor que preferiu não ser identificado, por medo de represálias, criticou a reforma.

“O Prefeito investiu muito dinheiro na ornamentação de natal no centro da cidade, e enquanto isso, mandou na calada para os vereadores um projeto que só prejudica os servidores. Agora teremos que esperar mais anos para conseguir uma aposentadoria. Nenhuma melhoria é proposta para os servidores. Os trabalhadores da saúde por exemplo, seguem sem ajuste salarial, recebendo apenas o salário mínimo. Isso é uma vergonha. Infelizmente Miguel Coelho é aliado a Bolsonaro e governa como ele”, disse o trabalhador.

A Reforma da previdência de Petrolina também fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o art. 40 da Constituição Federal e autoriza a adesão a plano de benefícios de previdência complementar, determina a colaboração de 14% equiparada a todos os servidores da ativa e seus dependentes, autoriza a adesão a plano de benefícios de previdência complementar além dos aposentados e pensionistas, institui 25 anos de contribuição, desde que cumprido o tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício de serviço público e de cinco anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria, entre outras mudanças.

Nas redes sociais, outros servidores públicos do município criticaram a lei complementar. Veja alguns comentários:

“O Prefeito de Petrolina está confiscando o dinheiro dos aposentados. Isso é roubo! O prefeito está roubando o dinheiro dos aposentados isso sim. É esse prefeito que quer ser governador?”

“Petrolina é município que deveria dar exemplo de como tratar melhor seus servidores”.

“Nunca na história política de Petrolina se viu uma câmara tão rendida, tão omissa e conivente! Uma vergonha.”

“Absurdo e falta de respeito com nós servidores. Cada dia que passa me decepciono mais com a Câmara dos vereadores de Petrolina”.

“Petrolina era para ter os melhores salários para seus servidores, pois se trata de um município com excelentes condições financeiras. Ao invés de tentar melhorar a vida dos servidores de Petrolina, que é um dos municípios de maior arrecadação em Pernambuco, dá uma qualidade de vida após uma vida de trabalho, querem somente sugar cada vez mais seus poucos ganhos salariais.”

“Prefeito covarde. Isso não se faz! Esses aposentados trabalharam a vida toda para se aposentar e agora estão sendo maltratados e humilhados pelo o prefeito Miguel Coelho”

“Vergonha! Terão as respostas nas urnas. E, espero eu, que os colegas servidores, lembrem desse crime cometido contra nós”.

“Mais outro projeto sem discussão nenhuma!? Um projeto de reforma previdenciária ( em observância aos princípios da legalidade, moralidade, transparência e regimento da casa) precisam ser debatidos e discutidos amplamente e de forma detalhada com as categorias envolvidas e discutidas com a sociedade, e isso demanda um tempo regimental de tramitação nas comissões técnicas da Câmara para que se possa de maneira clara e transparente discutir o objeto de cada proposta de alteração, em virtude de que se trata de matéria vital para os servidores, isso não se faz da noite para o dia como foi feito. Não se faz uma reforma previdenciária em um dia! Até por que matéria previdenciária, constitucionalmente, tem que está de acordo com a regra geral contida na Constituição Federal! Vale salientar que as alterações nas regras de aposentadorias promovidas pela EC 103/2019 só se aplicam aos servidores da União!”

Posicionamento do Sindsemp

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) declarou que mobilizou
servidores para acompanhar a votação do projeto de lei e que propôs as mudanças necessárias, como um novo PL, trazendo as alterações que garantiam os direitos e benefícios de servidores e servidoras quanto a aposentadoria.

Ainda de acordo com o Sindicato, apesar da proposta, o IGEPREV encaminhou o projeto de lei sem nenhuma alteração pleiteada pelo Sindsemp, de forma arbitrária e impositiva trazendo prejuízos à categoria.

“Nós mobilizamos os servidores e servidoras porque não aceitamos que a categoria seja ignorada nos seus direitos. O projeto como foi aprovado não está de acordo com o que pleiteamos,” destacou o Presidente do Sindsemp, Walber Lins.

Votação

O Projeto de Lei Complementar nº 004/2021v teve 17 votos a favor e quatro contrários. A sessão contou com servidores municipais, que realizaram protesto durante a votação da reforma previdenciária.

Como justificava para a aprovação das mudanças, os vereadores da base do governo alegaram que a reforma é necessária, devido ao déficit previdenciário. Eles também defenderam que o projeto é uma adequação à Lei que trata da previdência pública em todo o país, aprovada na reforma de 2019.

Já os vereadores da oposição criticaram duramente a reforma. O vereador Gilmar Santos (PT), afirmou que os vereadores não tiveram tempo hábil para analisar o tema, já que o PL chegou na calada da noite, no dia 16 de novembro, e a Comissão de Justiça, em 24h, deu o parecer favorável. Ele chegou a classificar ainda o projeto como “uma versão piorada” da reforma proposta por Jair Bolsonaro.

Outros dois vereadores da oposição, Samara da Visão (PSD) e Marquinhos do N04 (Podemos) declararam que o PL era um injustiça e tirava direitos dos servidores. Ele pediram ainda informações mais detalhadas sobre as finanças do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (Igeprev).

O PL foi aprovado em primeira e segunda votação, com os votos de César Durando, Osório Siqueira, Alex de Jesus, Edilsão do Trânsito, Wenderson Batista, Maria Elena, Zenildo do Alto do Cocar, Josivaldo Barros, Ruy Wanderley, Ronaldo Silva, Gaturiano Cigano, Rodrigo Araújo, Manoel da Acosap, Diogo Hoffmann, Capitão Alencar, Júnior Gás e Major Enfermeiro (apenas na 2ª votação).

Os vereadores Gilmar Santos, Samara da Visão, Elismar Gonçalves e Marquinhos do N4 votaram contra.

Da Redação PNB

Juazeiro chega a 400 mortes por complicações da covid-19; dois óbitos foram registrados nesta terça-feira (23)

0

Juazeiro registrou dois óbitos por complicações da Covid-19 nesta terça-feira (23). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Com isso, o município contabiliza 400 mortes provocadas pela doença.

Os óbitos foram de pessoas do sexo masculino, de 62 e 74 anos. Um dos pacientes possuía histórico de comorbidade. As mortes aconteceram em um hospital particular de Juazeiro.

Foram confirmados 25 novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 19.108 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.519 já estão recuperados. Os casos descartados somam 34.281. Juazeiro tem 189 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.891 testes rápidos pela prefeitura e 4.392 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 42%, com 70 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 60% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 4 leitos disponíveis.

Redação PNB, com informações Ascom Sesau

Guedes nega que haja conflito entre sua atuação e offshore no exterior

0
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista coletiva.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que não há conflitos de interesse entre a atuação dele no cargo e a participação na Dreadnoughts Internacionaloffshore localizada nas Ilhas Virgens Britânicas. Ele falou, hoje (23), em audiência pública conjunta das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados sobre suas movimentações financeiras no exterior.

“Não há nada mais claro e transparente do que declarar que tem um parente seu lá e ele não está fazendo nenhuma ação que tem conflito de interesse. O que tinha de conflito de interesse no Brasil foi removido”, disse, explicando que se desvinculou de toda a atuação no mercado privado desde que assumiu o cargo de ministro, inclusive do controle da offshore, conforme exigido pela Comissão de Ética Pública da Presidência,

A abertura de contas no exterior e a manutenção de offshores não são ilegais, desde que declaradas à Receita Federal e às demais autoridades. No entanto, o Código de Conduta da Alta Administração Federal proíbe que membros do alto escalão sejam administradores diretos de investimentos estrangeiros no Brasil e no exterior após assumirem funções públicas.

“Fiz um depósito lá fora, 2014 e 2015 quando a empresa foi criada o dinheiro foi para lá. Não houve mais depósitos e não houve remessas para o Brasil. Essa ideia que está ganhando, especulou, com dólar subindo, esquece, não existe isso, são recursos que foram e é parte da sucessão familiar”, completou. De acordo com Guedes, os recursos são administrados por uma plataforma independente de custódia e investidos em ativos “que têm zero a ver com o Brasil”, como fundos de longo prazo. “A minha mão [atuação como ministro] não chega lá”, ressaltou.

Segundo o ministro, a empresa foi criada por decisão pessoal de investir parte de seu patrimônio no exterior, mas sem estar submetido à cobrança de impostos. “Offshore é um veículo de investimento absolutamente legal”, disse.

“Por razões sucessórias, se quiser investir alguma coisa nos Estados Unidos, se comprar ações, se tiver uma conta em nome da pessoa física, se você falecer, 46%, 47% são expropriados pelo governo americano. Mesmo sendo estrangeiro, se fizer investimento na pessoa física, todo seu trabalho de vida, em vez de deixar para herdeiros, vira imposto sobre herança e é apropriado pelo governo. Então, o melhor é usar offshore, usar uma companhia que está fora do continente”, explicou aos deputados.

Pandora Papers

A existência da offshore de Guedes foi revelada em outubro pelo Pandora Papers, investigação de um consórcio internacional de jornalistas com base em documentos vazados de 14 escritórios internacionais de abertura de empresas em paraísos fiscais no exterior. As matérias citam figuras públicas como políticos e até cantores e monarcas.

Segundo as reportagens, a offshore Dreadnoughts Internacional foi fundada por Guedes e por sua filha, a empresária Paula Drumond Guedes, em setembro de 2014. A companhia recebeu investimentos de US$ 8 milhões na abertura e aportes de US$ 1,54 milhão em 2015, totalizando US$ 9,54 milhões.

Além de Guedes, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, também foi citado com participações em offshores. Na ocasião, ambos informaram que as empresas foram declaradas à Receita Federal, ao Banco Central, à Comissão de Ética Pública e às demais autoridades brasileiras competentes e não violam a legislação.

“Vou reafirmar que todos os dados foram entregues, seja minha saída da empresa, seja a permanência de familiar como proprietário dos recursos, que é absolutamente uma obviedade. São recursos que pertencem à família, como um patrimônio, foi colocado lá em 2014, não tem nada a ver com a minha atuação como ministro”, reafirmou. “Como eu podia imaginar em 2014 que ia ser ministro em 2019, que ia ser atingido por um covid [pandemia], que ia empurrar [o dólar] ainda mais pra cima?”, questionou, dizendo que não está no governo “por oportunismo”.

Atuação no governo

O ministro Guedes negou ainda que tenha atuado para elevar a cotação do dólar. Como os valores depositados na offshore estão em moeda norte-americana, os investimentos se valorizam se o dólar aumenta. “Ninguém lutou mais por um Banco Central independente. O poder de determinar taxas de juros, de trabalhar com o câmbio é o BC que tem. Se eu tivesse interesse em fazer alguma coisa, eu ficava com o BC sob meu comando”, disse.

Ele apresentou um levantamento que aponta que, nos últimos três anos, o dólar subiu mais de 2% em 27 ocasiões. “Nenhuma pela Economia. Não houve nenhuma declaração da Economia que fizesse subir 2%. Foi covid, Sérgio Moro sai do governo, ex-presidente Michel Temer é preso; política ou doença que foram os eventos mais contundentes”, disse.

Além disso, no ano passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN), do qual Guedes participa, decidiu elevar de US$ 100 mil para US$ 1 milhão o valor mínimo a ser declarado ao BC sobre capitais no exterior. Segundo Guedes, ele não se beneficiou da mudança.

“De novo, está completamente ausente qualquer conflito de interesse”, disse. “Se estou passando para US$ 1 milhão e minha offshore tem mais que isso, em nenhum momento estou me fazendo qualquer favor”, disse.

Guedes também afirmou que a versão original da reforma do Imposto de Renda, enviada pelo Ministério da Economia ao Congresso Nacional, previa a taxação de recursos mantidos no exterior, mas que a proposta foi retirada durante a tramitação pela Câmara dos Deputados. “Tem muita gente por aí com amigo no mercado financeiro, porque derrubaram a nossa proposta de tributar os 60 mil brasileiros que ganham R$ 300 bilhões [com ativos no exterior]”, destacou. “Mas não podemos simplificar entre mocinho e bandido, temos que trabalhar juntos”.

Agência Brasil

Sancionada Lei Mariana Ferrer, que protege vítimas de crimes sexuais

0
Nesta terça-feira (23) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 14.245, intitulada de Lei Mariana Ferrer, que prevê punição para atos contra a dignidade de vítimas de violência sexual e das testemunhas do processo durante julgamentos.
Oriunda do Projeto de Lei (PL) 5.096/2020, a norma foi aprovada pelo Senado em outubro, numa pauta dedicada exclusivamente a proposições da bancada feminina, para marcar o encerramento do Outubro Rosa. O texto, conhecido da Lei Mariana Ferrer, foi sancionado sem vetos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
A nova lei aumenta a pena para o crime de coação no curso do processo, que já existe no Código Penal. O ato é definido como o uso de violência ou grave ameaça contra os envolvidos em processo judicial para favorecer interesse próprio ou alheio, e recebe punição de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Essa pena fica sujeita ao acréscimo de um terço em casos de crimes sexuais.
A matéria foi inspirada no caso da influenciadora digital Mariana Ferrer, que denunciou ter sido dopada e estuprada durante uma festa em Santa Catarina, em 2018. Durante o julgamento, a defesa do acusado fez menções à vida pessoal de Mariana, inclusive se valendo de fotografias íntimas. Segundo a depoente, as fotos foram forjadas. O réu foi inocentado por falta de provas.
Vários senadores e senadoras censuraram a condução do processo judicial, que motivou a apresentação do projeto de lei. Durante a votação da proposta, Rose de Freitas (MDB-ES), por exemplo, considerou a medida legislativa “um passo na direção de recuperar a justiça para as mulheres”.
Redação PNB