Arquivos anuais: 2021

Prefeitura de Sobradinho promove capacitação dirigida aos motoristas dos ônibus escolares

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação (SME), realizou, na semana passada, uma capacitação para os motoristas dos ônibus escolares do município, com o objetivo de atualizar os trabalhadores a respeito das regras de utilização dos veículos públicos, orientando sobre a Política Nacional de Transporte Escolar, bem como sobre os princípios da administração pública.

A capacitação foi ministrada pelas formadoras, Elisângela Lopes, responsável pelo setor de transporte escolar da Secretaria de Educação, e pela advogada Jaíra Cavalcanti. Cinco motoristas, que não haviam participado do primeiro treinamento oferecido antes do retorno semipresencial das aulas, em agosto, participaram do treinamento.

“A gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio assume o compromisso de trabalhar para o desenvolvimento da educação. Logo, formações dirigidas aos motoristas, que também são trabalhadores da educação, são muito importantes, e nesse caso específico a capacitação cumpre uma função esclarecedora sobre a utilização dos transportes, e a compreensão sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação na perspectiva de fortalecer o Sistema Municipal de Ensino para cumprimento da missão de garantir acesso, permanência e sucesso do estudante na escola. Os profissionais foram orientados sobre as normativas relacionadas ao uso do transporte escolar, exclusivo para os estudantes da rede pública de ensino”, afirmou a secretária de educação, Ducilene Kestering.

O município de Sobradinho conta atualmente uma frota com 6 ônibus escolares, que servem principalmente ao transporte dos estudantes que residem no interior. Os veículos cobrem 27 rotas entre as comunidades rurais e as escolas. Além disso, a Secretaria de Educação de Sobradinho também possui um caminhão frigorifico equipado adequadamente para o transporte de alimentos da merenda escolar destinados às escolas da sede e da zona rural.

Ascom PMS

Dia da Consciência Negra foi marcado pelo lançamento do livro “Memórias do Povo de Terreiro: histórias da religiosidade de matriz africana no município de Juazeiro/BA”, da escritora e pesquisadora Ioná Pereira

0

Foi lançado no último sábado(20), Dia da Consciência Negra, o livro “Memórias do Povo de Terreiro: histórias da religiosidade de matriz africana no município de Juazeiro/BA”, da escritora e pesquisadora Ioná Pereira.

O evento, aberto ao público, foi realizado na Vila Bossa Nova – Nord Haus, em Juazeiro, e contou com a presença de diversos executivos da Atlas Renewable Energy (idealizadora da publicação), integrantes dos terreiros da região e demais convidados.

A obra conta a história das atividades do Candomblé e da Umbanda no município de Juazeiro (BA), contribuindo com o reconhecimento, preservação e valorização das religiões de matriz africana, que são parte fundamental da construção da identidade e do patrimônio cultural do Brasil.

Ascom

Vacina da Pfizer contra Covid tem eficácia de 100% para jovens de 12 a 15 anos

0

Os laboratórios Pfizer e BioNTech divulgaram nesta segunda (22) que sua vacina contra Covid-19 teve 100% de eficácia em jovens de 12 a 15 anos, após quatro meses de ensaio clínico de fase três (em que são comparados os resultados em voluntários que são tratados com o fármaco e em outros que recebem placebo). O imunizante é autorizado para essa faixa etária no Brasil, nos EUA e na Europa.

De acordo com os fabricantes, dados de 2.228 participantes do ensaio não identificaram nenhum caso de Covid entre os completamente vacinados, enquanto houve 30 casos sintomáticos da doença no grupo que recebeu o placebo. Os dados serão enviados para revisão científica por pares, para publicação potencial.

Também não houve efeitos colaterais relevantes, de acordo com as duas empresas. Após seis meses de observação para segurança, as reações foram “geralmente consistentes com outros dados de segurança clínica da vacina”, diz o comunicado.

Os fabricantes pretendem usar os resultados para reforçar pedido de uso emergencial do produto nessa faixa etária, feito em maio à FDA (agência regulatória dos EUA).

No começo deste mês, a FDA autorizou também a aplicação emergencial entre os 5 e os 11 anos de idade. A EMA (regulador europeu) e a Anvisa (agência brasileira) avaliam pedido para a faixa dos 5 aos 11 anos.

O presidente do conselho da Pfizer, Albert Bourla, afirmou que os resultados recém-divulgados são importantes porque “as taxas de Covid estão subindo nessa faixa etária em algumas regiões, enquanto a administração da vacina diminuiu”.

A eficácia da vacina foi alta em todos os gêneros, raças, etnias, índices de massa corporal e comorbidades, segundo as empresas. O resultado de 100% tem intervalo de confiança de 95%.

A recomendação para crianças a partir de cinco anos de idade é de duas doses da vacina, com intervalo de três semanas.

A partir dos 12 anos, uma terceira dose pode ser administrada quatro semanas após a segunda, em indivíduos com imunidade comprometida.

 

 

Bocão News

Deputado Zó comemora sucesso da 3a Etapa do Baiano de Canoagem realizado pela primeira vez em Juazeiro

0

 

O deputado estadual Zó comemorou o sucesso da 3a Etapa do Baiano de Canoagem, realizado neste domingo (21/11), na Orla 2/Parque Fluvial, nas águas do Rio São Francisco, em Juazeiro. Através da articulação do mandato do parlamentar, a Federação Baiana de Canoagem organizou o evento que reuniu 150 atletas, com apoio fundamental da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), Superintendência dos Desportos da Bahia(SUDESB), Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Juazeiro e parceria da Marinha do Brasil, Polícia Militar e Companhia de Segurança, Transito e Transporte (CSTT).

Atletas das cidades de Maraú, Itacaré, São Félix e Ubaitaba e Ubatã disputaram várias categorias, enfrentando a forte correnteza do São Francisco para completar a prova de 200m. Aqui, receberam apoio logístico da equipe do deputado Zó, que não se privou em contribuir com o intercâmbio entre atletas de Juazeiro e de outros municípios.

“As pessoas chegavam para nos falar como um evento de atletismo pode despertar o interesse dos jovens juazeirenses para disputar modalidade como esta. Nosso Velho Chico, nossa cidade receber uma competição deste nível cria a possibilidade de fomentar a formação de novos praticantes. Aqui presenciamos vários diálogos, trocas de contatos, possíveis criação de escolinha de Canoagem. Quero agradecer demais o apoio do nosso governador Rui Costa, do secretário Davidson Magalhães, do diretor da SUDESB, Vicente Neto, do Chefe de Gabinete, Diogo Rios, o coordenador de Esporte da SETRE, Gustavo Miranda, e toda a equipe técnica. Vocês são parceria firme e eu tenho um carinho e respeito muito grande por cada um”, declarou o deputado Zó.

Para Camila Lima, presidenta da FEBAC, foi um evento histórico. “Geralmente, as competições acontecem mais ao Sul do Estado. Mas o deputado Zó teve esta visão de realizar uma etapa do baiano aqui, em Juazeiro, nas águas do São Francisco e foi isso aí, um sucesso. Muito agradecida pela recepção dos juazeirenses, por trocar experiências e também pelo apoio que todos nos deram para que tivéssemos um resultado exitoso”, destacou a dirigente da entidade.

Foram premiadas 12 categorias e mais de 20 atletas. Várias personalidades da política e do esporte prestigiaram o evento, como o deputado estadual Roberto Carlos, o ex-deputado Pedro Alcântara e o diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE10), Régis Menezes, além dos vencedores da Maratona do Rio 2021, Justino Pedro e Edson Amaro, junto com o professor e treinador de atletismo, Marciano Barros. “O deputado Zó é um incentivador do esporte em Juazeiro e região. Só tenho a parabenizá-lo por mais esta ação e também por manter uma parceria com a SUDESB e o Governo da Bahia”, disse Edson Amaro.

Em dezembro, mais atividades esportivas acontecerão em Juazeiro e em outras cidades da região como as 10 milhas da Corrida da Ararinha Azul, em Curaçá, a Copa Rural de Uauá(em andamento), a Copa Judô do Vale e o projeto Arena Multiesportiva- Esporte Para Todos, também em Juazeiro.

Ascom

Covid-19: Bahia registra 172 novos casos e mais 11 óbitos pela doença nesta segunda-feira (22)

0

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 172 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 252 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (22) também registra 11 óbitos. Dos 1.255.653 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.225.692 já são considerados recuperados, 2.720 encontram-se ativos e 27.241 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.614.043casos descartados e 250.117 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.476 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 62 municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, não será possível consolidar os dados relativos à vacinação nesta segunda-feira.

Até este domingo (21), 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Redação PNB

Deputado Roberto Carlos homenageia a Deam de Juazeiro pela passagem dos seus 15 anos

0

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, participou, nesta segunda-feira (22) das festividades em homenagem aos 15 anos de implantação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – Deam, de Juazeiro, ao lado da Dra. Rosineide Motta Sampaio, da investigadora Pollyanna Niedja, da empresária Radmylla e da escrivã Cirlene Anjos.

Na oportunidade, o parlamentar parabenizou à Deam pelo importantíssimo trabalho de amparo e defesa das mulheres, contra a violência doméstica da região de Juazeiro, liderada pelo excelente trabalho da delegada Dra. Rosineide.

 

Ascom Deputado Roberto Carlos

“É desesperador. Ela corre o risco de ter uma perna amputada”: idosa está há 49 dias, no Hospital Regional de Juazeiro, aguardando regulação para uma cirurgia; família cobra uma solução com urgência

0

Em contato com a redação do PNB, na tarde desta segunda-feira (22), Erineide da Mota, relatou o drama que sua família vem passando para conseguir uma regulação para a paciente Lucilia Conceição da Mota, 60 anos, moradora do João Paulo II, em Juazeiro, internada no Hospital Regional, há 49 dias.

A idosa é cega e sofre de diabetes. Ela foi internada na unidade hospitalar no dia 5 de outubro com complicações da doença. Após fazer um desbridamento, procedimento realizado para remover tecidos necrosados, ela teve um dedo do pé amputado e corre o risco de perder outro membro, caso não seja transferida, contou a filha de Dona Lucila.

“Minha mãe deu entrada no Regional há 49 dias, com pé diabético, onde foi feito um desbridamento ,mas infelizmente concorreu para a amputação do dedo do pé esquerdo. Desde então minha mãe entrou para uma fila de regulação para a cirurgia de revascularização e até o momento não nos dão uma previsão de transferência para uma unidade que realize o procedimento.

Ela conta que tem cobrado do hospital uma previsão para a transferência, mas não consegue nenhuma resposta.

“Estamos todos os dias no setor de assistencial social e só dizem que não tem vaga. Já estive na Ouvidoria do hospital e me disseram que iriam me dá um retorno de 3 a 4 dias, mas até hoje não me retornaram. O estado minha mãe é grave, porque ela precisa, com urgência, dessa cirurgia. Hoje o médico informou que, mesmo depois da cirurgia eles vão ter que amputar os 3 dedos dela, e que a cirurgia dela tem que ser feita essa semana, pois se ela não conseguir fazer, vão amputar a perna esquerda, acima do joelho. Ele também disse que ela está com pneumonia, o que não sabíamos. Quando foi questionado sobre essa pneumonia, sem relatos anterior, ele ficou calado.

A filha da idosa pediu uma solução imediata para o drama que sua família tem vivido há quase 2 meses.

“Estamos aflitos com esta situação. Queremos providências urgentes para regulação de minha mãe. Como vão  solucionar? A cada dia que se passa piora o quadro dela. Ela já está deprimida no hospital, tememos pela sua saúde mental. Ela está se alimentando mal no hospital. Somos uma família humilde não temos condições de pagar uma cirurgia, que custa 200 mil reais, para tirar minha mãe deste sofrimento e risco. Temos medo de sermos chamados no hospital, a qualquer momento, para fazer uma difícil escolha para a amputação da perna dela. Imaginem uma pessoa, que já é cega, perder uma perna? A gente não sabe mais a quem recorrer, o que fazer. É desesperador”, desabafou Erineide.

Nós estamos encaminhando a demanda para a Central de Regulação e também para o Hospital Regional de Juazeiro.

Redação PNB

Petrolina: Ammpla orienta sobre lei de trânsito que dispensa obrigatoriedade do porte da CNH

0

A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) está orientando os condutores de Petrolina acerca de uma importante mudança de trânsito, que ainda é desconhecida por muitos motoristas: trata-se da lei  Lei 14.071,  que está em vigor desde abril deste ano, e dispensa a obrigatoriedade do condutor portar a Carteira Nacional de Habilitação fisicamente.

Antes da lei, quando o motorista era parado em uma abordagem, apresentar o documento era algo que fazia parte da rotina, caso o mesmo não estivesse, poderia haver multas. Agora, a orientação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é que os motoristas disponham da versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e), com a comodidade de não ter mais que se dirigir ao órgão e sem custo.

O diretor-presidente da Ammpla, Franklin Alves, lembra que muitos motoristas ainda não conhecem a lei e acabam enfrentando filas desnecessárias. “Recebemos relatos de muitos condutores que estão indo ao Detran em busca da CNH em papel e desconhecem essa praticidade. Diante disso, estamos inclusive orientando os condutores nas blits de rotina para que eles façam a adesão e usufruam dessa ferramenta que só traz vantagens ao cidadão”, disse.

Para realizar o procedimento, o cidadão precisa possuir a carteira impressa com QR-Code e baixar o aplicativo oficial da CNH-e, no site do Departamento Nacional de Trânsito (www.denatran.gov.br). Em seguida, ele deve cadastrar a carteira e criar uma senha. Não é preciso ter certificado digital nem pagar nenhuma taxa pelo serviço. Para o motorista que ainda não tem a carteira com QR-Code e deseja obter a CNH-e, é necessário tirar a segunda via da habilitação no Detran.

Vantagem

Além da comodidade, outra vantagem é que no aplicativo da CNH-e, o condutor pode aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) que permite que os motoristas paguem multas com até 40% de desconto.

Ascom PMP

Estatuto da Pessoa com Câncer é sancionado

0
São Paulo - O hospital A.C. Camargo, que é referência no tratamento de câncer, realiza parceria internacional de pesquisa sobre a doença com o programa Grand Challenge (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com o atendimento integral à saúde da pessoa com câncer obrigatório no Sistema Único de Saúde (SUS), o Estatuto da Pessoa com Câncer – Lei 14.238/2021 – foi publicado na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial da União. Pela norma, de iniciativa da Câmara dos Deputados, aprovada com modificações em agosto pelo Senado, o atendimento integral inclui, por exemplo, assistência médica e psicológica, fármacos e atendimentos especializados, além de tratamento adequado da dor, multidisciplinar e cuidados paliativos.

Direitos fundamentais

O estatuto passa a vigorar hoje e lista como direitos fundamentais da pessoa com câncer a obtenção de diagnóstico precoce e acesso a tratamento universal, equânime e adequado, além de informações transparentes e objetivas sobre a doença e o tratamento. O paciente deverá ter direito também à assistência social e jurídica e à prioridade de atendimento (respeitadas outras como para idosos, gestantes e pessoas com deficiência e emergências de casos mais graves).

E em vez de ser prioridade, passa a ser direito fundamental o acolhimento pela própria família, em detrimento de abrigo ou instituição de longa permanência, exceto para carentes.Também passará a ser direito, e não mais prioridade, a presença de acompanhante durante o atendimento e o período de tratamento.

Outro ponto assegurado entre os direitos fundamentais, no caso especialmente de crianças ou jovens com a doença, é o atendimento educacional em classe hospitalar ou em regime domiciliar, conforme o interesse da pessoa e sua família, e nos termos do respectivo sistema de ensino. O estatuto prevê ainda a garantia de atendimento e internação domiciliares no âmbito do SUS.

Já o direito à assistência social e jurídica deve ser garantido com base na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas — Lei 8.742, de 1993)  e pelo acesso da pessoa com câncer ao Ministério Público, à Defensoria Pública e ao Poder Judiciário em todas as instâncias.

Políticas

Pelo Estatuto, o Estado tem o dever de desenvolver políticas públicas de saúde específicas voltadas à pessoa com câncer, das quais devem resultar, por exemplo, ações e campanhas preventivas; acesso universal, igualitário e gratuito a serviços de saúde; e processos contínuos de capacitação dos profissionais que atuam diretamente nas fases de prevenção, diagnóstico e tratamento da pessoa.

Objetivos e princípios

Entre os princípios definidos pelo estatuto estão o respeito à dignidade da pessoa humana, à igualdade e à não discriminação; o diagnóstico precoce e a sustentabilidade dos tratamentos. Quanto aos objetivos, podem ser citados o estímulo à prevenção; e a promoção da articulação entre países, órgãos e entidades sobre tecnologias, conhecimentos, métodos e práticas na prevenção e tratamento da doença.

Veto

A norma sofreu um veto do presidente Jair Bolsonaro no artigo que obrigava o Estado a garantir “o acesso de todos os pacientes a medicamentos mais efetivos contra o câncer”. Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência justificou que esta nova obrigação ao Estado conflitaria com as atuais diretrizes terapêuticas em oncologia. “A medida comprometeria o processo estabelecido de análise de tecnologia em saúde no Brasil. E afrontaria a equidade em relação ao acesso a tratamentos medicamentosos de outros pacientes portadores de enfermidades igualmente graves, ao pretender garantir oferta de medicamentos apenas a pacientes portadores de neoplasias malignas — câncer”, avaliou a Secretaria-Geral.

A norma ainda pode passar vigorar como aprovada por deputados e senadores, caso em sessão conjunta do Congresso, ainda sem data, os parlamentares decidam derrubar o veto presidencial.

Agência Brasil