Arquivos anuais: 2021

Juazeiro registra três óbitos por Covid-19 no boletim desta segunda-feira; taxa de ocupação é de 75%

0

Juazeiro registrou três óbitos por complicações da Covid-19 nesta segunda-feira (22). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Com isso, o município contabiliza 398 mortes provocadas pela doença.

Os óbitos foram de pessoas do sexo masculino, de 73, 83 e 87 anos. Dois dos pacientes possuíam histórico de comorbidades. Duas mortes foram em um hospital particular de Petrolina e uma em um hospital particular de Juazeiro.

Foram confirmados seis novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 19.083 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.496 já estão recuperados. Os casos descartados somam 34.216. Juazeiro tem 189 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.826 testes rápidos pela prefeitura e 4.344 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 47%, com 63 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 75% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 2 leitos disponíveis.

Ascom Sesau

Polícia Rodoviária Federal apreende quase 8 quilos de cocaína em um veículo na BR 407, Juazeiro; motorista foi preso por tráfico de drogas

0

No último sábado (20), durante fiscalização no Km 13 da BR 407, em Juazeiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 7,8 Kg de cocaína, na abordagem a um veículo Chevrolet/Onix, conduzido por um homem de 49 anos.

De acordo com a PRF, na abordagem o homem deu informações desencontradas e apresentou um comportamento anormal, levantando suspeita, o que resultou em uma busca mais detalhada no veículo.

No para-choque traseiro do veículo, os policiais encontraram vários sacos com cocaína, com pesagem total de 7,8 Kg  da droga.

Ainda segundo a PRF, o condutor do veículo confessou que receberia 10.000 reais pelo transporte da droga, que seria entregue em Juazeiro.

O acusado foi preso e deve responder pelo crime de tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/2006).

Com essa apreensão, o prejuízo para o narcotráfico foi de R$ 1.400.000,00, informou a PRF.

Redação PNB

“Irresponsabilidade”: família de jovem que morreu após sofrer descarrega elétrica em uma cerca de arame farpado, em Juazeiro, acusa dono de propriedade de instalar o equipamento de forma irregular, sem sinalização, e pede justiça

0

No último dia 15, o músico William Vieira dos Santos, de apenas 23 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica em uma cerca eletrificada instalada em uma propriedade da comunidade de ingazeiras, bairro São Geraldo, em Juazeiro, no Norte da Bahia. No momento do ocorrido, a vítima, que estava com amigos, tentava resgatar um dos seus cachorros.

William chegou a ser socorrido pelos amigos e levado para o Hospital Regional de Juazeiro, mas não resistiu e foi a óbito. Em contato com o Portal Preto no Branco, os familiares da vítima culpam os responsáveis pela propriedade pela morte trágica do jovem. De acordo com eles, a cerca de arame farpado foi instalada de forma irregular.

“Meu irmão era um jovem trabalhador, pai de família, cheio de sonhos, que teve a vida ceifada por uma descarga elétrica, em uma cerca clandestina, em uma roça na beira do rio, que fica atrás do Curtume Campelo. O dono da propriedade colocou a cerca com a intenção de “pegar” pessoas que estariam roubando mangas da roça dele, mas não teve a consciência que poderia “pegar” um pai de família, um inocente. Meu irmão estava tomando banho no rio e um dos seus cachorros entrou na propriedade e ele foi para regatar quando pegou na cerca e recebeu a descarga elétrica. Uma irresponsabilidade sem tamanho”, declarou Edvan Lira dos Santos.

A família de William prestou queixa na Delegacia Territorial de Juazeiro. De acordo com Edvan, o caso está sendo investigado como homicídio.

“A esposa dele fez a denúncia e os próprios policiais disseram que foi um homicídio, pois a cerca era de arame farpado, e não tinha nenhuma placa sinalizando que tinha eletricidade. Queremos justiça, pois foi uma barbaridade o que aconteceu. Todos estamos revoltados”, finalizou.

Veja o B.O

 

Da Redação PNB

Sobradinho: Palmeirinhas vence o 1º Campeonato de Futebol Society de Várzea de Sobradinho

0

 

A grande final do Campeonato de Futebol Society de Várzea, que aconteceu neste domingo (21), foi decidida pelas equipes Palmeirinhas e Lagoa Grade.

A competição aconteceu no Campo do Palmeirinhas e contou com a participação de 8 times, que disputaram as 10 rodadas.

Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, a final contou com a presença de torcedores e amantes de futebol que vibraram com cada lance em campo.

Num confronto disputado, que teve como destaque a ofensividade proposta pelas duas equipes e a boa atuação dos goleiros, responsáveis por manterem o zero no placar, acabou decidindo a partida nos pênaltis.

Com a sensacional defesa do goleiro Ayala, o Palmeirinhas sagrou-se campeão da competição com o placar final de 4 a 3, total de gols do Lagoa Grande.

Muito emocionado, o organizador do torneio João da Cruz Romualdo, mais conhecido como João Bala falou sobre o evento.

“Estou muito feliz pelo grande sucesso que foi a realização do 1º Campeonato de Futebol Society de Várzea, em Sobradinho. Esta competição só foi possível graças ao apoio que o prefeito Cleivynho Sampaio tem dado ao esporte amador e profissional da nossa cidade, e a flexibilização das regras de segurança sanitária. Hoje comemoro o sucesso desta iniciativa que alcançou o seu principal objetivo que foi o de proporcionar diversão sadia para os esportistas da cidade, abrindo espaço também para que novos talentos mostrassem suas potencialidades,” comemorou o organizador.

Acompanhado pelo Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, o Prefeito Cleivynho Sampaio esteve presente e assistiu à partida na beira do campo. Ele agradeceu a todos os times, diretores e comissão organizadora, e entregou os troféus e medalhas aos vencedores.

“Este é um momento de coroação de todo um esforço, que fez do evento um sucesso. Eu sei da importância de competições como esta e o quanto movimentam a cidade. Todos os participantes desta competição são grandes campeões, pois acreditam no esporte da nossa cidade e buscam fazer a diferença. É importante destacar que estamos avançando no registro da Liga Desportiva de Sobradinho junto à Federação Baiana de Esportes que irá fortalecer cada vez mais os atletas da nossa cidade. Também parabenizo toda equipe da coordenação de esporte da SETUC juntamente com o Secretário Patrick de Lima Carvalho pelo trabalho desenvolvido em favor do setor desportivo de nossa cidade,” concluiu o prefeito.

Ascom PMS

Presidente sanciona lei que institui o auxílio gás

0

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria o Programa Gás dos Brasileiros, o chamado auxílio gás, que vai subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A medida foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União e ficará em vigor por cinco anos, contados a partir da abertura dos créditos orçamentários necessários.

Cada família beneficiada vai receber, a cada dois meses, o equivalente a 50% da média do preço nacional do botijão de 13 quilos. Esse valor será estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos seis meses anteriores, conforme regras que ainda serão definidas em decreto.

O auxílio será destinado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que morem na mesma casa de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ele será concedido, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento também será para a mulher responsável pela família.

O governo utilizará a estrutura do Auxílio Brasil para fazer os pagamentos do auxílio gás. A operacionalização do programa social é feita pela Caixa Econômica Federal.

Fonte de recursos

O programa será financiado com recursos dos royalties pertencentes à União na produção de petróleo e gás natural sob o regime de partilha de produção, de parte da venda do excedente em óleo da União e bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e de gás natural. Além disso, serão utilizados outros recursos que venham a ser previstos no Orçamento Geral da União e dividendos da Petrobras pagos ao Tesouro Nacional.

A lei tem ainda como uma das fontes de financiamento o montante que cabe à União da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que passará a incidir sobre o botijão de gás de 13 quilos.

Aprovado no mês passado pelo Congresso, a previsão é que o benefício terá um custo de cerca de R$ 592 milhões e poderá atender dois milhões de famílias do CadÚnico.

Agência Brasil

Paraná Pesquisas: Lula venceria Bolsonaro em todos os cenários; Moro ultrapassa 10%

0

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para presidência do Brasil em 2022 em todos os cenários do levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (22). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em segundo lugar e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) em terceiro.

No cenário espontâneo, em que não são apresentadas as opções de candidatos aos eleitores, Lula desponta na frente com 19,7%. Seguido por Bolsonaro com 18,4%; Sergio Moro com 2,8%; Ciro Gomes (PDT) 1,3%; e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Eduardo Leite (PSDB) com 0,2%.

Num primeiro cenário estimulado, quando os pesquisadores apresentam os nomes dos candidatos para que o eleitor aponte em quem votaria, Lula segue na liderança e vai a 34,9%. Jair Bolsonaro soma 29,2% e Moro aparece na terceira posição com 10,7%. Os nomes seguintes são de Ciro 6,1%; João Doria 3,1%; Mandetta 1,2%; Simone Tebet 0,6%; Alessandro Vieira 0,4%; e Rodrigo Pacheco 0,4%. Não souberam responder 3,5% dos eleitores e votariam branco ou nulo 9,9%.

 

Bahia Notícias

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma de vacinação para terça-feira

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (23). Os adolescentes de 12 a 17 anos da zona urbana precisam realizar agendamento na plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br. Também haverá vacinação para adolescentes na zona rural sem agendamento, população com 18 anos ou mais que ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segunda dose e dose de reforço. Confira planejamento:

Agendamento Adolescentes de 12 a 17 anos – zona urbana

Este público que ainda não recebeu a primeira dose deve realizar agendamento na plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br. A vacinação na terça-feira será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maringá, João XXIII, Parque Residencial e Alagadiço. O horário é das 8h às 11h30. Serão 100 doses em cada unidade. É preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. O agendamento segue até o encerramento das doses.

Adolescentes 12 a 17 anos- zona rural

Também haverá vacinação de adolescentes na zona rural nas comunidades CAJ, Conchas, Maniçoba IA, Itamotinga B, Mandacaru II, Maniçoba IB, NH4, NH1/NH2, Campos, Capim de Raiz, Itamotinga A e NH3. O horário é das 8h às 12h. A vacinação da zona rural é exclusiva para os moradores destas localidades. É preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. Não é necessário agendamento para a zona rural.

Repescagem- Público 18 anos ou mais

Quem tem 18 anos ou mais e ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 deve buscar pela Uneb. O horário é de 8h às 14h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose – Pfizer, Oxford/AstraZeneca e CoronaVac

A vacinação com a Pfizer será realizada no Juá Garden Shopping, das 10h às 16h; nas UBSs Jardim Flórida e CSU, de 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h; e no Residencial Juazeiro, das 8h às 11h30. A vacinação com Oxford e CoronaVac será no Auditório do Centro de Saúde III (bairro Angary), no horário das 8h às 11h30. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias).

Dose de Reforço (3ª dose)

A dose de reforço é destinada a pessoas, residentes em Juazeiro, com 55 anos ou mais e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação destes públicos será na Univasf, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida).

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Estão abertas as inscrições para vagas de estágio no Procon Facape

0

A Faculdade de Petrolina – Facape, abriu inscrições para a seleção de vagas de estágio no Projeto Procon Facape. Serão disponibilizadas 20 vagas para a função de Técnico em Atendimento do Procon e podem se candidatar os alunos regularmente matriculados no semestre de 2021/2 no curso de Direito.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira consistindo em uma prova escrita, dissertativa, a ser realizada no dia 28 de novembro, por meio da plataforma Classroom, cujo tema se relaciona ao papel desempenhado pelo Procon na defesa do Direito do Consumidor. A segunda etapa será uma entrevista com o candidato que tenha obtido nota 7 ou superior, na prova escrita.

As entrevistas serão presenciais, entre os dias 09 e 10 de dezembro, a partir das 09 horas, na sede do PROCON/PE – FACAPE e valerão no máximo 10 pontos.

Inscrições

Para se inscrever basta preencher a ficha de inscrição que está disponível no endereço eletrônico: www.facape.br, opção Portal do Aluno e depois Concurso Bolsa. Ou direto no link: http://sistemas.facape.br:8080/concursoBolsa/. As inscrições se encerram no dia 24 de novembro.

A lista contendo a ordem dos candidatos aprovados na prova escrita será divulgada no dia 06 de dezembro, no site da FACAPE (www.facape.br). Onde também será divulgado o cronograma contendo o dia e a hora da entrevista de cada candidato, aprovado na primeira etapa.

O aluno aprovado deverá cumprir carga horária de, no mínimo, 300 horas, de segunda a sexta-feira, podendo, no ato da inscrição, escolher se cumprirá o estágio no turno matutino, das 08 às 12 horas, ou, no turno vespertino, das 14 às 18 horas.

Mais informações no Edital Nº 00/2021, disponível no site www.facape.br.

 

Assessoria de Comunicação da Facape

Homem é preso em Juazeiro acusado de ameaçar vizinha com uma faca; outra briga entre vizinhos deixou um homem morto na cidade

0

Um homem foi preso na noite desse domingo (21), acusado de ter ameaçado uma vizinha com uma faca no residencial Juazeiro 1, no bairro Itaberaba, em Juazeiro, no Norte da Bahia.  De acordo com informações da 75 CIPM,  os policiais foram acionados e se deslocaram até o local.

A vítima relatou a situação e informou que o acusado teria fugido. Ainda de acordo com as informações, após buscas pelos três conjuntos habitacionais, os policiais encontraram um homem com as mesmas características do suspeito e durante abordagem, confirmaram a identidade do mesmo e encontraram a faca utilizada pelo mesmo para ameaçar a vítima.

Os envolvidos, juntamente com a faca, foram conduzidos para a delegacia a fim de que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Já na última segunda-feira (15), uma discussão entre vizinhos no bairro Dom José Rodrigues acabou com a morte de um homem. De acordo com as informações, na noite anterior, a vítima teria ameaçado uma vizinha, afirmando que se a mesma não retirasse o carro de próximo à residência do mesmo, ele colocaria fogo no veículo.

A mulher, juntamente com o irmão, chegou a prestar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Plantão. Ainda segundo as informações, no dia do crime, o homem teria ido a até a residência dos vizinhos com uma barra de ferro, quando foi atingido no abdômen com um disparo de arma de fogo.

O homem chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Universitário de Petrolina, mas acabou indo a óbito na última sexta-feira (19). O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.

 

Da Redação PNB