As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Juazeiro, no Norte da Bahia, retornaram de forma gradual no dia 25 de outubro, com as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas localizadas na sede. Os alunos do Ensino Infantil em escolas que ofertam o segmento, Fundamental I e II (1º ao 9º) e da Educação de Jovens e Adultos (Eja), de unidades de ensino localizadas na sede, também já retomaram as aulas presenciais de maneira híbrida e escalonada, com o revezamento de turmas.
Antes da retomada, a gestão garantiu que o retorno das atividades letivas seguiria protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. Porém, de acordo com alguma profissionais de educação do município, algumas medidas não estão sendo cumpridas.
Em contato com o Portal Preto no Branco, uma professora de uma EMEI, que por medo de represália preferiu não ser identificada, declarou que mesmo após um profissional ter testado positivo para a Covid-19, o restante do corpo escolar ainda não foi testado e as aulas já serão retomadas.
“A Seduc (Secretaria de Educação e Juventude) não tem nenhuma responsabilidade para com os funcionários. Mesmo com um caso positivo na instituição, eles não queriam sequer suspender as aulas e nem adotar outras medidas de segurança. Foi preciso os funcionários afirmarem que não iam trabalhar, para a secretaria prometer a desinfecção da unidade e a testagem dos outros profissionais. Apesar disso, eles afirmaram que a sanitização será feita hoje e as aulas já vão retomar amanhã (17), sem a testagem do corpo escolar, mesmo sabendo que todos tivemos contato com o profissional que testou positivo. Isso é um absurdo.”, reclamou a profissional.
Ainda de acordo com ela, a situação vem acontecendo em diversas Escolas Municipais de Educação Infantil de Juazeiro.
“Infelizmente, aqui na região, as EMEIS serviram de cobaias para esse retorno as aulas presenciais e estamos pagando um alto preço por isso. São funcionários que pegam ônibus lotados, casos aparecendo e apenas o funcionário que testou positivo é afastando. Nas escolas estaduais, por exemplo, quando há confirmação da doença, as aulas são suspensas por 15 dias e só retornam quando todos já tiverem sido testados, para que o retorno seja feito com mais segurança. Já o município está fazendo a diferença no errado. Se os funcionários dessa EMEI que eu trabalho não tivessem parado, eles nem lá iam para fazer a sanitização. Já os testes, nem sabemos quando serão marcados”, acrescentou.
O PNB encaminhou a reclamação para a Seduc. Até o momento não obtivemos respostas.
Retorno das aulas presenciais
Entre os dias 22/11 a 26/11, as aulas da Educação Infantil em escolas do interior também serão retomadas. Já entre os dias06/12 a 10/12, o ensino presencial será retomado na Fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos (Eja) em escolas do interior. O calendário foi validado pela Comissão Municipal para Articulação e Organização do Retorno às Aulas Presenciais, composta por representantes da Seduc, Secretaria de Saúde (Sesau) e de diversas entidades e sindicatos representativos dos segmentos da educação.
As aulas devem acontecer respeitando a lotação máxima de 50% de ocupação das salas, seguindo os seguintes critérios de segurança sanitária: uso obrigatório de máscara; disponibilização de álcool em gel em locais acessíveis; escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos para as refeições; interdição de bebedouros coletivos; e higienização de superfícies de toque (mesas, cadeiras e livros e etc) no início e final das atividades.
Redação PNB