Arquivos anuais: 2021

“Não vamos jogar trabalho fora”, diz Rui Costa sobre carnaval de Salvador

0

O governador Rui Costa (PT), criticou a “pressa descabida” para anunciar a realização do Carnaval de Salvador de 2022 e voltou a dizer que “não vai aceitar ultimato” e jogar “trabalho fora” só para atender a demanda do setor de entretenimento.

“A decisão será tomada no momento em que as condições que a saúde, sanitárias e de contaminação permitirem. Mais uma vez, hoje, temos 2.487 pessoas contaminadas e 183 pessoas na UTI. Então, não temos um cenário de confirmar ainda o Carnaval”, lembrou o governador, em coletiva de imprensa terça-feira (16).

“Nós vamos aguardar. Não vamos tomar medidas açodadas. E, como já disse, não vamos aceitar ultimato.Respeito as pessoas que investem no carnaval, que geram empregos no Carnaval, que contratam e que têm resultados positivos. Mas, acima do resultado econômico de qualquer investidor, está a vida das pessoas” continuou.

“Temos que comemorar juntos o fato de a Bahia ser o segundo estado com a menor taxa de mortalidade do Brasil. E não vamos jogar todo um trabalho fora em função dessa pressa descabida de anunciar ou cancelar o Carnaval. Vamos ter paciência. A Europa, infelizmente, vive um novo surto. E sempre foi assim: primeiro chega lá e depois chega aqui. Vamos aguardar para ver o que acontece. Assim que a gente tiver segurança, a gente anuncia o cancelamento ou a realização do Carnaval”, completou.

Redação PNB

Brasil passa Estados Unidos em percentual de imunizados contra a Covid

0

Apesar e ter iniciado a vacinação depois e de forma mais lenta, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos no percentual de vacinados contra a Covid-19. O dado foi apontado pelo Our World in Data, vinculado à Universidade de Oxford, na Inglaterra.

De acordo com a Folha de S. Paulo, os dados consolidados pela plataforma Our World in Data, no dia 14 de novembro apontam que 59,8% dos brasileiros já estavam com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Enquanto nos EUA, na mesma data, o índice chegou a 57,6%.

A reportagem ainda destaca que informações do consórcio de veículos de imprensa, também do dia 14 de novembro, indicavam que o Brasil atingiu 125,4 milhões de pessoas vacinadas com duas doses, de um total de 213,3 milhões — número que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta para a população brasileira atual.

Assim, estão completamente imunizados contra a Covid 58,8% da população do país. Os percentuais do consórcio de imprensa e do Our World in Data diferem ligeiramente por usarem bases de dados diferentes, com atualizações distintas, acrescenta a Folha.

O percentual de imunização do Brasil é semelhante ao computado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. O órgão registra a vacinação completa de cerca de 195,3 milhões de americanos.

Bahia Notícias

Ministério da Saúde anuncia dose de reforço contra a covid a todos com mais de 18 anos;

0

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (16/11), a ampliação da aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para toda população adulta brasileira. A nova orientação é de que pessoas com 18 anos ou mais procurem um posto de saúde para tomar a dose adicional cinco meses após a aplicação da segunda dose do imunizante contra a covid-19. Anteriormente, o reforço era recomendado apenas para idosos com mais de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

Além disso, o intervalo para aplicação desta dose adicional também também foi reduzido. Antes, o indicado era tomar o imunizante seis meses após completado o esquema vacinal contra a covid-19.

“Agora, graças às informações que temos dos estudos científicos, decidimos ampliar a dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses. Temos doses de vacinas suficientes para garantir que essas vacinas cheguem tempestivamente a todas as unidades básicas de saúde do Brasil “, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, hoje, durante coletiva de imprensa.

A indicação da pasta é de que essa dose adicional seja, preferencialmente, feita com uma vacina diferente daquela que a pessoa recebeu anteriormente. “É o que nós chamamos de vacinação heteróloga. Essa decisão é apoiada na ciência. Temos dados que embasam isso”, ressaltou o ministro.

Segundo a secretária especial de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite, ainda não há estudos para determinar a necessidade da dose de reforço na população com menos de 18 anos.

Ao todo, 10,7 milhões de doses de reforço da vacina contra o coronavírus já foram aplicadas. Neste momento, segundo a pasta, há 12.471.432 de pessoas aptas para receber a dose adicional.

Correio Braziliense Foto: Walterson Rosa

Ex-presidente do Inep diz ter ficado assustada com declaração de Bolsonaro sobre Enem

0

O ex-presidente do Inep e atual presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida, Maria Inês Fini disse em entrevista à rádio CBN, que ficou assustada com as recentes falas do presidente Jair Bolsonaro, que sugeriu interferência ideológica do seu governo na elaboração das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo ela, é preciso que as “autoridades possam checar” se existiu de fato a intervenção no exame, e se Bolsonaro efetivamente viu alguma questão incluída nas provas, ou se algum servidor lhe revelou o conteúdo.

Ela esclareceu que servidores do Inep pediram demissão dos cargos de confiança, inclusive de vários que cuidavam justamente do Enem. Maria Inês relata tentativas de enfraquecimento do órgão que sofre represálias desde o início do governo Bolsonaro.

“O problema é gravíssimo e ele acontece agora com muita visibilidade no Enem trazendo muita insegurança para os jovens, para as famílias, e pode desacreditar o exame, que tem 24 anos, e o Inep, uma instituição de mais de 84 anos”, declarou.

Bocão News

Ministério da Saúde muda orientação e vacina da Janssen contra Covid terá duas doses

0

A vacina da Janssen contra a Covid-19 passará a ser administrada em duas doses. Até então, o imunizante vinha sendo usado em dose única. A nova orientação foi feita pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (16).

Com a mudança na orientação, o Brasil vai adiministrar todas as vacinas em esquema de duas aplicações. Já funcionavam desta forma os imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.

De acordo com a Folha de S. Paulo, as pessoas com 18 anos ou mais que tomaram esse imunizante também receberão a dose de reforço após cinco meses do esquema primário completo.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva do Ministério da Saúde nesta terça-feira (16), quando a pasta informou que a dose de reforço contra Covid estava liberada para toda a população adulta do país.

Bahia Notícias

Local que oferecia serviço oftalmológico sem autorização é interditado em Petrolina

0

Durante fiscalização da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina foi interditado um local que oferecia serviço de consultas oftalmológicas sem a presença de um profissional da área. A ação ocorreu no fim de semana e foi feita após denúncia da população. Além da notificação e autuação, foram apreendidos os equipamentos utilizados para consulta.

Para atuar na prestação de serviço é necessário ter autorização dos órgãos sanitários, sendo obrigatório a licença sanitária, isso assegura aos usuários que o local foi inspecionado e atende as necessidades para prestar atendimento ao público dentro das condições de segurança em saúde.

De acordo com o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, as fiscalizações estão sendo intensificadas mediante participação da população. “Recebemos diariamente muitas denúncias de usuários dos serviços em Petrolina, a partir disso, nossas equipes vão até o local para averiguar a procedência. Nos casos que não atendem às normas sanitárias, existe a notificação e interdição dos espaços. Não é um fato isolado e nem em área específica, trabalhamos em todos os campos de oferta de serviço, nosso papel é garantir ao usuário ambientes e serviços com qualidade”, destacou Marcelo.

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária disponibiliza os telefones (87) 3864-2738 e (87) 99190-7667 para que as pessoas tirem dúvidas e façam a solicitação de licenciamento. Denúncias podem ser registradas através da Ouvidoria Municipal, pelo 156.

 

Débora Sousa- Ascom

Sem SUS: moradores de Remanso-BA estão descobertos pelo Serviço Único de Saúde

0

Em contato com o Portal Preto no Branco, o colaborador e ambientalista Roberto Malvezzi (Gogó), denunciou a ausência do Serviço Único de Saúde de Remanso, no Norte da Bahia.

De acordo com ele, além de não ter um hospital público no município, atualmente também não há nenhum convênio entre a prefeitura e alguma unidade privada.

Se o funcionamento do SUS já é tantas vezes precário, imaginem para a maioria do povo brasileiro o que é não ter sequer o SUS. É exatamente o que está acontecendo na cidade de Remanso-BA. Ali, por não haver sequer um hospital público, o costume sempre foi a prefeitura conveniar o SUS com entidades privadas do município. Assim, o povo pode ter acesso ao SUS. Agora, com a mudança de gestão na prefeitura, o convênio foi encerrado. O resultado é que ninguém agora pode fazer sequer uma consulta básica sem ter que pagar”, declarou.

Malvezzi reivindicou ainda que a gestão encontre urgentemente uma solução adequada para o “bem dos mais necessitados”.

“Há ali uma emergência a ser resolvida e isso não pode continuar assim. A prefeitura tem que ver uma forma de conveniar o SUS para o atendimento básico da população desprovida de recursos para bancar sua saúde. Essa negociação deve envolver o Governo do Estado e outros órgãos competentes. Aliás, o Ministério Público tem uma tarefa específica nessa questão, que é fazer valer a lei. É bom lembrar que Remanso é um ponto de atendimento também de Pilão Arcado, Campo Alegre de Lurdes, parte de Casa Nova e de outros municípios vizinhos do Piauí”, finalizou.

O PNB está encaminhando a reclamação para a assessoria de comunicação da Prefeitura de Remanso.

 

Da Redação PNB

 

“O município está fazendo a diferença no errado”: casos de covid- 19 nas Escolas Municipais de Educação Infantil, de Juazeiro preocupam profissionais

0

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Juazeiro, no Norte da Bahia, retornaram de forma gradual no dia 25 de outubro, com as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas localizadas na sede. Os alunos do Ensino Infantil em escolas que ofertam o segmento, Fundamental I e II (1º ao 9º) e da Educação de Jovens e Adultos (Eja), de unidades de ensino localizadas na sede, também já retomaram as aulas presenciais de maneira híbrida e escalonada, com o revezamento de turmas.

Antes da retomada, a gestão garantiu que o retorno das atividades letivas seguiria protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. Porém, de acordo com alguma profissionais de educação do município, algumas medidas não estão sendo cumpridas.

Em contato com o Portal Preto no Branco, uma professora de uma EMEI, que por medo de represália preferiu não ser identificada, declarou que mesmo após um profissional ter testado positivo para a Covid-19, o restante do corpo escolar ainda não foi testado e as aulas já serão retomadas.

“A Seduc (Secretaria de Educação e Juventude) não tem nenhuma responsabilidade para com os funcionários. Mesmo com um caso positivo na instituição, eles não queriam sequer suspender as aulas e nem adotar outras medidas de segurança. Foi preciso os funcionários afirmarem que não iam trabalhar, para a secretaria prometer a desinfecção da unidade e a testagem dos outros profissionais. Apesar disso, eles afirmaram que a sanitização será feita hoje e as aulas já vão retomar amanhã (17), sem a testagem do corpo escolar, mesmo sabendo que todos tivemos contato com o profissional que testou positivo. Isso é um absurdo.”, reclamou a profissional.

Ainda de acordo com ela, a situação vem acontecendo em diversas Escolas Municipais de Educação Infantil de Juazeiro.

“Infelizmente, aqui na região, as EMEIS serviram de cobaias para esse retorno as aulas presenciais e estamos pagando um alto preço por isso. São funcionários que pegam ônibus lotados, casos aparecendo e apenas o funcionário que testou positivo é afastando. Nas escolas estaduais, por exemplo, quando há confirmação da doença, as aulas são suspensas por 15 dias e só retornam quando todos já tiverem sido testados, para que o retorno seja feito com mais segurança. Já o município está fazendo a diferença no errado. Se os funcionários dessa EMEI que eu trabalho não tivessem parado, eles nem lá iam para fazer a sanitização. Já os testes, nem sabemos quando serão marcados”, acrescentou.

O PNB encaminhou a reclamação para a Seduc. Até o momento não obtivemos respostas.

Retorno das aulas presenciais

Entre os dias 22/11 a 26/11, as aulas da Educação Infantil em escolas do interior também serão retomadas. Já entre os dias06/12 a 10/12, o ensino presencial será retomado na Fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos (Eja) em escolas do interior. O calendário foi validado pela Comissão Municipal para Articulação e Organização do Retorno às Aulas Presenciais, composta por representantes da Seduc, Secretaria de Saúde (Sesau) e de diversas entidades e sindicatos representativos dos segmentos da educação.

As aulas devem acontecer respeitando a lotação máxima de 50% de ocupação das salas, seguindo os seguintes critérios de segurança sanitária: uso obrigatório de máscara; disponibilização de álcool em gel em locais acessíveis; escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos para as refeições; interdição de bebedouros coletivos; e higienização de superfícies de toque (mesas, cadeiras e livros e etc) no início e final das atividades.

Redação PNB

Três estupros são registrados durante o final de semana em Petrolina; meninas de 9 e 12 anos estão entre as vítimas

0

Pelo menos três estupros foram registrados nesse final de semana, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Duas meninas de 9 e 12 anos estão entre as vítimas.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Plantão 213ª na tarde do sábado (13), a menina de nove anos de idade foi abusada sexualmente no bairro Palhinhas por um homem de 44 anos, que não teve o nome divulgado. O crime foi denunciado por uma testemunha, que filmou o momento em que o acusado levantou a blusa da vítima e lambeu seus seios.

Ainda de acordo com o boletim, o homem pulou o muro de um condomínio e levou a vítima para baixo de uma carroça. As imagens do homem com a criança foram gravadas pela testemunha  na sexta-feira (12) e no sábado.  O acusado foi preso e deve responder pelo crime de estupro de vulnerável.

Já no domingo (14), outro homem foi preso no bairro João de Deus por estuprar a própria irmã, uma menina de 12 anos. A vítima relatou que após ser abusada sexualmente pelo irmão, foi ameaçada.

O homem, que não teve o nome divulgado, também é acusado de agredir fisicamente a própria mãe, de acordo com o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia da Polícia Civil no bairro Ouro Preto. Foram solicitadas medidas protetivas pelas vítimas.

Ainda no domingo, uma mulher de 52 anos foi atacada e estuprada enquanto dormia dentro de casa, no bairro José e Maria. De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima informou que foi surpreendida por um homem de estatura baixa, gordo e de pele morena.

Na tentativa de fugir, a vítima teria entrado em luta corporal com o acusado, mas não conseguiu evitar o estupro. A polícia foi acionada e encontrou a mulher com escoriações do cotovelo, perna e boca.

Ainda de acordo com as informações, no telhado da residência havia um buraco, por onde provavelmente o acusado  entrou no imóvel. A vítima foi submetida a exame sexológico no IML e receberá atendimento especializado após a violência sofrida.

O acusado fugiu do local logo após o crime. O caso está sendo investigado.

Da Redação PNB