Arquivos anuais: 2021

UNEB em Juazeiro realizará, a partir da próxima semana a 10ª edição do Workshop Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro incluindo a 1ª edição internacional do eventoC

0

O X Workshop Nacional e I Internacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro (WECSAB), realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), inicia sua programação na próxima terça-feira (16).

O X WECSAB apresenta como tema “Educação Contextualizada, diálogos e conflitos interculturais: entre o local e o global” e será realizado a partir de uma articulação entre o Departamento de Ciências Humanas, Campus III, em Juazeiro, e a Universidade de Pádua /Itália, cujo convênio e parceria datam de décadas, em especial através do intercâmbio de estudantes da graduação e da pós-graduação.

 

A programação inclui mesas temáticas, sessões coordenadas, conferências, seminários e grupos de trabalho, com objetivo de promover reflexões em relação ao atual momento, à contemporaneidade, à pandemia do Covid-19 e aos desafios deste período, em especial, nos contextos educacionais das relações e formações dos povos, grupos e instituições.

 

Será realizado, ainda, o II Cyber Encontro Internacional de Estudantes Universitários, em colaboração com o programa Scholas Chairs e aberto a estudantes do mundo inteiro, além de apresentações culturais.

Por conta da pandemia de Covid-19, o evento será realizado apenas no formato on-line, através do canal no PPGESA no Youtube. As inscrições para ouvintes seguem abertas, são gratuitas e podem ser feitas através do site https://xwecsab.wixsite.com/unebdch3 , onde está disponível programação completa.

Clique aqui e veja a programação

 

Ascom

“Vivia disfarçado de juiz e agora vai se disfarçar de político”, diz Ciro Gomes sobre Moro

0

O presidenciável Ciro Gomes (PDT), diz que a possível candidatura do ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro à Presidência só vai “agravar sua crise de identidade”.

“Ele vivia disfarçado de juiz e agora vai se disfarçar de político. Nenhuma das vestes lhe cabe”, afirma o pedetista.

Moro anunciou ontem (10), sua filiação ao Podemos, e seu discurso sinalizou uma possível candidatura à Presidência. Ele enalteceu o legado da Lava Jato e atacou Lula e Bolsonaro.

“Chega de corrupção, chega de mensalão, chega de petrolão, chega de rachadinha, chega de orçamento secreto. Chega de querer levar vantagem em tudo e enganar o povo brasileiro”, discursou Moro para um auditório com cerca de 700 pessoas.

Após repetir que nunca entraria na política, o ex-juiz, sinalizou uma candidato à Presidência.

“Esse não é um projeto pessoal de poder, mas sim um projeto de país. (…) Se, para tanto, for necessário assumir a liderança nesse projeto, meu nome sempre estará à disposição do povo brasileiro. Não fugirei dessa luta, embora saiba que será difícil.”

Redação PNB

Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina da CanSino contra Covid-19

0

Um pedido de uso emergencial da vacina Convidecia, fabricada pelo laboratório CanSino, foi apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pedido foi apresentado pelo laboratório Biomm, que é o representante no Brasil do fabricante da vacina, produzida na China.

Conforme a Anvisa, o prazo de análise previsto na legislação é de sete dias úteis. Esse prazo não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela agência dentro do processo.

A Convidecia é uma vacina de dose única. Em maio deste ano, uma outra empresa chegou a pedir o uso emergencial dessa vacina no país, mas o processo foi posteriormente encerrado pela Anvisa devido ao rompimento da relação comercial entre o laboratório chinês e a então representante no Brasil.

O pedido foi enviado na segunda-feira (8), e divulgado pela agência nesta quarta-feira (10).

A análise dos dados já está sendo feita pela equipe técnica da Anvisa. Nos pedidos de uso emergencial, as primeiras 24 horas são dedicadas a uma triagem do processo para verificar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informações importantes faltando, a agência pode solicitar as informações adicionais ao laboratório.

Neste caso, e de forma excepcional, o processo foi disponibilizado para a equipe técnica nesta quarta (10) e por isso a triagem inicial deve ser concluída nesta quinta-feira (11).

Para fazer sua avaliação, a Anvisa utiliza as informações apresentadas junto com o pedido e também as informações já analisadas por meio da submissão contínua. A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar que envolve especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção. A equipe vem atuando de forma integrada, com as ações otimizadas e acompanhadas pela comissão que envolve três diretorias da Agência.

 

 

Bahia Notícias

“A situação é de grande abandono”, reclama moradora do Novo Encontro, em Juazeiro

0

 

A moradora do Novo Encontro, em Juazeiro, Lucinha Melo, em contato com nossa redação, relatou a situação de “abandono em que se encontra o bairro”, e pediu atenção do poder público municipal.

“Desde o mês de janeiro, que pedi limpeza no bairro e até hoje nada. A situação é de grande abandono. Faço parte de um grupo de moradores do Novo Encontro, e as pessoas estão indignadas com o abandono, onde faltam capina, limpeza e iluminação.

[new_royalslider id=”308”]

 

Moradora do bairro há quase 30 anos, ela pediu providências ao setor responsável.

“Só limpam a Luiz Inácio Lula da Silva e a Avenida Elizeu Martins, mas as demais ruas estão abandonadas”, relatou a moradora que nos enviou fotos de várias partes do bairro.

Da Redação PNB

Prefeitura de Juazeiro realiza vacinação contra Covid-19 nesta sexta-feira; adolescentes da sede devem realizar agendamento na plataforma

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (12). Os adolescentes de 12 a 17 anos da zona urbana precisam realizar agendamento. Também haverá vacinação de adolescentes na zona rural, aplicação de segunda dose e da dose de reforço (3ª dose).

Zona urbana- Adolescentes 12 a 17 anos agendados

Este público deve realizar o agendamento na plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br. Serão disponibilizadas 300 vagas, 100 em cada unidade. A vacinação vai ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Parque Residencial, São Geraldo e Alto da Aliança, das 8h às 12h. No dia da vacinação, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e devem levar RG, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência.

Zona rural- Adolescentes 12 a 17 anos

Também haverá vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos nesta sexta-feira na zona rural nas comunidades de Abóboras, Porções, Juremal, Massaroca, Carnaíba do Sertão, Goiabeira, Junco, Jardim Primavera, Lagoa do Salitre, Pinhões, Lagoa do Boi, Itamotinga A e Itamotinga B. A vacinação da zona rural é exclusiva para os moradores destas localidades. O horário é das 8h às 12h. Na zona rural não é necessário agendamento. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e devem levar RG, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose- Pfizer, Oxford/AstraZeneca e CoronaVac

A vacinação com a Pfizer será realizada no Juá Garden Shopping, das 10h às 16h, na UBS Tabuleiro, das 8h às 11h30; e na Uneb e UBSs Jardim Flórida e CSU, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

A vacinação com Oxford/AstraZeneca e CoronaVac será no Juá Garden Shopping, das 10h às 16h e no Auditório do Centro de Saúde III, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.

Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias).

Dose de Reforço (3ª dose)

A dose de reforço é destinada a idosos, residentes em Juazeiro, com 60 anos ou mais e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação destes púbicos será na Univasf, das 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida).

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Moradores reclamam do abandono das praças de Juazeiro

2

As praças do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, que deveriam ser espaços públicos para a convivência e recreação, estão completamente abandonadas, de acordo com reclamações de moradores. A falta de manutenção nos espaços é uma das principais insatisfações da população.

De acordo com moradores do bairro Castelo Branco, a praça da quadra B ainda não recebeu nenhum reparo da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) neste ano.

[new_royalslider id=”306″]

 

“Desde quando essa gestão assumiu nunca limparam essa praça. Nós  moradores é que nos juntamos para limpar ou para pagar alguém que faça o serviço. Além disso, o local está às escuras, pois as lâmpadas dos postes estão queimadas. É um descaso total com a população, mas nas contas as cobranças de taxa de iluminação pública e taxa de lixo sempre chegam”, reclamaram.

Moradores do bairro Alagadiço também reclamaram do estado de abandono da praça da Mônica.

[new_royalslider id=”307″]

 

“A praça está completamente suja e abandonada. A estátua da Mônica, por exemplo, está precisando de reparos, assim como os brinquedos e canteiros. Essa praça tem mais de 40 anos, faz parte da história de Juazeiro e precisa ser conservada. Os moradores precisam fazer a sua parte, mas a prefeitura também tem que realizar os reparos necessários”, cobraram.

O PNB já encaminhou as reclamações para a Sesp, mas até o momento não obtivemos respostas.

Da Redação PNB

“Como ele ficará todos esses dias isolado”: moradora de Juazeiro reclama de demora para receber o resultado de exame de Covid-19

0

Em contato com o Portal Preto no Branco, uma moradora do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, reclamou da espera para receber o resultado do teste de Covid-19. De acordo com ela, que preferiu não ser identificada, apesar do esposo ter realizado o exame na última segunda-feira (08), a previsão é de que somente na próxima semana saia o resultado.

“Gostaria de relatar uma situação de descaso da Secretaria de Saúde de Juazeiro e do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública). Meu esposo está gripado e procurou o posto de saúde na segunda feira 08/11. Lá ele foi notificado e encaminhado ao local de testagem, na praça da igreja, onde foi feito o teste e dada a previsão de resultado para a quarta feira 10/10. Ao ligar para o Lacen ontem, pediram para ligar hoje. Ao ligar nesta manhã, ele foi informado que só vai ter o resultado na próxima terça feira, dia 16/11. Como ele ficará todos esses dias isolado, sem trabalhar, sem nem ter certeza se é covid-19 ou não? Mais de uma semana para ter o resultado? Isso não existe! É uma imensa falta de respeito com o cidadão. Estão de brincadeira, só pode”, reclamou.

Ainda de acordo com a moradora, a equipe do Lacen declarou que a demora está sendo provocada pelo aumento de testagem nas escolas.

“Falaram que a amostra foi para análise em Salvador, e que devido ao aumento de casos nas escolas, estão sendo feitos muitos testes. Mas não acho que isso justifica. Como pegam mais demanda, se não estão dando conta de atender a população? “, acrescentou.

O PNB entrou em contato com a Sesau. O órgão esclareceu que realiza apenas a coleta do material e encaminha para o Lacen, em Salvador.  Nossa equipe também está encaminhando a reclamação para o Lacen.

 

Da Redação PNB

 

Após resolver pendência salarial dos concursados, servidores questionam à Secretaria de Saúde de Juazeiro sobre descontos e contratados reivindicam pagamentos em atraso

0

Após reclamações enviadas ao pelo Portal Preto No Branco, por profissionais de saúde do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, sobre o atraso no pagamento dos salários do mês de outubro, a gestão informou que quitou a folha de pagamento dos servidores concursados e efetivos da pasta do município. Os contratados, no entanto, continuam com os salários atrasados.

Após o pagamento efetuado na tarde de ontem (10), alguns servidores voltaram a entrar em contato com nossa redação estranhando os descontos que foram feitos, e pedindo esclarecimentos à gestão municipal.

“Além das péssimas condições de trabalho, com falta de insumos básicos e de quadro de profissionais, com a crescente demanda de atendimentos, o salário referente ao mês de outubro foi atrasado. Após diversas reclamações e cobranças, com paralisação ontem, liberaram o salário apenas para alguns profissionais e com redução de até mais de 585 reais para alguns concursados.”, reclamou um profissional, que preferiu não ser identificado.

A técnica de enfermagem, Elisangela Santos, que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), também reclamou dos descontos.

“Estou de licença maternidade e tive um desconto de R$ 800,00. Não sei o que aconteceu. Gostaria de solicitar explicações da gestão”, declarou.

Já os profissionais contratados, relatam dificuldades financeiras por conta do atraso salarial e questionam quando a situação será regularizada.

“Apenas os profissionais concursados e efetivos receberam os seus salários. Já, nós, que somos contratados, continuamos sem respostas. Também precisamos ser respeitados e valorizados. A remuneração já é baixa e o trabalho extenuante. Não podemos permitir que os profissionais trabalhem preocupados com as dívidas, gastos com locomoção e até mesmo com alimentação. Alguns profissionais são pais e mães de família, precisam ter seu direito de salário respeitado, pois sabemos como o valor da cesta básica tem aumentado dia após dia. Pedimos respeito a todos os trabalhadores e trabalhadoras de saúde do município”, desabafaram.

Em contato com o PNB, a presidente do SINTRAB (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde), Telma Marineide, orientou que os profissionais que tiveram descontos podem procurar a sede do sindicato, com o contracheque, para verificar a situação.

O PNB encaminhou as reclamações para a Secretaria de Saúde. Sobre os descontos, o órgão informou que os pagamentos foram feitos de acordo com os valores que constam na folha e que os servidores que tiveram descontos, devem procurar o setor de Recursos Humanos.

Sobre o pagamento dos servidores contratados, a Sesau esclareceu que está aguardando os repasses de recursos do Ministério da Saúde, que devem ser feitos por esses dias.

“O secretário Fernando Costa já entrou em contato com o Governo Federal para entender se houve algum impedimento no repasse. O que nos foi informado é que o repasse deve ser feito até o dia 10 de cada mês. Estamos atentos, aguardando o recebimento desta verba”, acrescentou o órgão.

Da Redação PNB

Covid-19: Novas vagas para agendamento de segunda e terceira dose serão abertas nesta quinta-feira em Petrolina

0

Faixa etária para terceira dose agora é a partir de 55 anos e o intervalo entre as doses é de 4 meses

A Prefeitura de Petrolina abre novamente nesta quinta-feira (4), às 16h, a plataforma, vacina.petrolina.pe.gov.br, para o agendamento da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Serão disponibilizadas vagas para os três imunizantes disponíveis no município: CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Serão liberadas também vagas para a terceira dose que, neste momento, contemplam pessoas de 55 anos ou mais, trabalhadores de saúde e pessoas com doenças imunossupressoras.

As marcações da segunda dose precisam acontecer de acordo com a data aprazada no cartão de vacina. A plataforma proporciona a escolha do dia, horário e local que se deseja completar o esquema vacinal. Já para tomar a dose de reforço os contemplados precisam estar com um intervalo de 4 meses da segunda. O público com 55 anos ou mais que não quiser agendar na plataforma, pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para programar a dose de reforço no próprio posto de saúde. As pessoas com doenças imunossupressoras devem tomar a terceira dose com no mínimo 28 dias de intervalo, é necessário fazer o agendamento na plataforma.

A imunização acontece a partir desta sexta-feira (12), das 9h às 17h, e segue até a próxima quinta-feira (18). Para a população da zona rural, que recebeu a primeira dose na comunidade, não é necessário agendamento. As equipes volantes retornarão para completar o ciclo vacinal.

Para receber a vacina, é necessário chegar no horário agendado e levar documento de identificação com foto e cartão de vacina. Em caso de perda do cartão, é preciso levar também o Boletim de Ocorrência. De acordo com a Secretaria de Saúde, o agendamento será aberto semanalmente de forma contínua. Assim, à medida que for chegando a data da segunda dose no cartão, as pessoas já podem entrar no site e fazer o agendamento.

Ascom